Logo Hardware.com.br
Vitor Machado
Vitor Machad... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 72 Curtidas

Tudo no PC dá choque

#1 Por Vitor Machad... 05/03/2006 - 23:15
Oi pessoal, seguinte:
Meu PC dá choque. Tudo. Agora mesmo levei um choque na saída de fone de ouvido da caixa de som. :x
Em outro momento eu estava verificando uma coisa com PC aberto, aí dei uma encostada mínima na parte metálica do HD, e levei um baita choque.

Eu tinha uma fonte genérica Maxxtro 450W, achava que a culpa era dela. Cheguei a envolver as partes que ela encostava no gabinete, pra pelo menos a estrutura dele parar de dar choque. (o que pelo menos isso resolvia, mas o resto ainda dava choque)
Assim fiquei até agora, que troquei a fonte por uma Enermax 350W. Qual a minha surpresa ao ver que ainda dá choque. :cry:
Sim, o meu PC não tem aterramento, mas nem por isso, é normal o PC ficar dando choque não é?
E pra falar a verdade, eu ainda não testei se a estrutura do gabinete está dando choque, não tô afim de levar mais um. :lol: (que eu já acostumei também a não encostar no gabinete, aí não acontece por acaso)
Mas se acabo de levar um choque na caixa de som, vejo que está tudo igual (e o choque do HD também alguns dias atrás).

Já tentei inverter a tomada, mas não resolve.
O gabinete é um Maxxtro Capricorn I, e a config é a da assinatura.
Alguma idéia???

Valeu! smile.png

PS.: Detalhe que eu levo choques também por que vivo descalso, mas ainda assim, no meu K6-2 antigo eu vivia descalso também e nada dava choque. :roll:
Responder
Vitor Machado
Vitor Machad... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 72 Curtidas
#4 Por Vitor Machad...
05/03/2006 - 23:57
messa88
Cara é bom arrumar, isso pode danificar seu hd, bom vc deve estar sem terra aí! de uma boa conferida no Terra,! meu p...
Eu disse aí acima que está sem terra. E aqui é apartamento (e prédio antigo por sinal), não tem menor condição de aterrar.

E já venho usando o PC assim já quase 3 anos, e pelo visto nada com problemas por isso. Mas queria resolver porque esses choques são muito chatos...
[Essa conta não será mais utilizada]
Vitor Machado
Vitor Machad... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 72 Curtidas
#7 Por Vitor Machad...
06/03/2006 - 00:02
Pessoal, eu sei que se tivesse terra resolveria. Mas já falei NÃO DÁ PRA TER TERRA AQUI, e acho que nem por isso é normal um PC dar choque. Afinal não tinha terra no meu outro PC e ele não dava choque.
D2
Ja tentou trocar de tomada?
Vc quer dizer a tomada que vai da fonte pra parede (no caso estabilizador)?
Eu troquei sim, estou usando a que veio na fonte nova. :wink:
E quanto ao estabilizador eu já usava ele com o PC antigo, portanto creio que não é o culpado...
[Essa conta não será mais utilizada]
Vitor Machado
Vitor Machad... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 72 Curtidas
#9 Por Vitor Machad...
06/03/2006 - 00:07
HOT_(0\_!_/0)_VW
.....Como assim não dá para ter aterramento?

..É prédio?....Se for dá sim....dá um pouco de trampo mas
fiz um par...
Como foi, e principalmente, quanto $aiu isso? Porque não tem condições também de gastar com isso agora... :roll:

Ah e vale dizer que vi esse tópico sobre usar neutro como terra, mas não acho que é uma idéia muito legal...

EDIT:
messa88
Cara de uma Boa conferida para ve se não há nada fazendo terra no chasi algum fio a popia placa mãe sei lá!
Será? Outro dia eu desmontei o PC e montei denovo, não parece que tem nada nessa situação. Só quem sabe pelos parafusos que prendem a mobo no chassi?
Mas aí se fosse isso, acho que não resolveria quando eu isolava a fonte antiga do gabinete e parava o choque nele... :roll:
[Essa conta não será mais utilizada]
HOT_(0\_!_/0)_VW
HOT_(0\_!_/0... Super Participante Registrado
731 Mensagens 3 Curtidas
#12 Por HOT_(0\_!_/0...
06/03/2006 - 00:36
Vitor Machado
Como foi, e principalmente, quanto $aiu isso? Porque não tem condições também de gastar com isso agora... :roll:

...


....Meu amigo mora no sexto andar 8O ....na reunião de condomínio ele
expôs o problema e descobriu que não era só ele que tinha o problema...

....Eu dei a idéia de fincar três barras afastadas no jardim e a fiação
sobe rente as janelas ....quem tivesse interesse no terra faria a ligação
pra dentro do apartamento....

....Todos quiseram ,aí ficou fácil o valor foi dividido....nem lembro mais,
mas ficou uma merreca pra cada apartamento

....É uma opção.....
Sven
Sven Super Participante Registrado
769 Mensagens 14 Curtidas
#14 Por Sven
06/03/2006 - 01:08
Com certeza os colegas tem razão ao dizer que um aterramento resolveria, mas resolveria apenas o fato de evitar os choques ao descarregar a tensão que está indevidamente presente nas partes metálicas expostas. Como já disse o Vitor Machado não é normal levar choque em equipamentos, mesmo estes estando sem terra.

É preciso verificar a origem desta tensão que está causando os choques, já que o gabinete e todas as outras partes metálicas externas normalmente deveriam estar isolados das voltagens presentes internamente nos equipamentos.

Se você tem um multímetro pode fazer um teste simples e seguro, desde que feito com cuidado: coloque-o para medir volts AC, e segurando uma das pontas encoste a outra no equipamento: em uma condição normal você não deve obter nenhuma leitura. Quanto à segurança deste método, como o multímetro tem uma resistência extremamente alta ao medir voltagens você não levará nenhum choque.

Em seguida tente isolar os equipamentos, desconectando os cabos que os interligam (desligue tudo da tomada e desconecte os cabos de vídeo, rede, áudio, etc) e refazendo o teste com o multímetro para ver se descobre de onde provém essa tensão. Esse teste também serve para identificar o neutro e a fase (em condições normais apenas a fase deve apresentar alguma leitura).

Se existe a impossibilidade de se fazer um aterramento dentro dos padrões essa dica do Laércio Vasconcelos poderá ser útil (sobre o uso do neutro como terra):

Aterramento

Moro no quinto andar de um prédio que não possui fio terra, como posso fazer para aterrar o meu PC? Existe algum meio de improvisar um aterramento para o PC?

Resposta:

Um aterramento improvisado muito bom consiste em ligar um fio de terra no NEUTRO, no seu quadro de disjuntores, dentro do seu apartamento (normalmente fica na cozinha). O fio NEUTRO é aterrado no poste que chega ao seu prédio, portanto o potencial do neutro é praticamente o mesmo do terra. Este fio terra não precisa ser grosso, pois o terra não transporta corrente, é usado apenas para fixar um potencial elétrico nulo. Pode usar fio de bitola 22 ou 24. Este fio teria que ser introduzido nos eletrodutos até a tomada onde será ligado o computador, que deve ser uma tomada de 3 pinos. Há quem prefira ligar o terra diretamente no neutro da própria tomada, entretanto este neutro não é tão bom, devido à queda de voltagem ao longo da fiação. No quadro de disjuntores, a queda de tensão no neutro terá sido menor.



Pessoalmente, eu já fiz e com certeza funciona, mas deve ficar claro que isso é uma improvisação e que foge aos padrões ABNT, por isso não é recomendável.

Apenas um alerta: ao descarregar essa tensão que está causando os choques (seja por um aterramento verdadeiro ou por esta improvisação) poderá ocorrer queima de fusível, componente ou desarme de disjuntor, pois certamente existe algo errado e a função do terra é exatamente essa: proteger o usuário acima de tudo. Daí a importância de se pesquisar antes a causa deste problema, evitando algum prejuízo em potencial.

[ ]´s
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal