Logo Hardware.com.br
Roger_Wolff
Roger_Wolff Membro Senior Registrado
168 Mensagens 1 Curtida

Entendendo, Criando e Editando pacotes debian (.deb)

#1 Por Roger_Wolff 21/09/2006 - 15:36
Entendendo, Criando e Editando pacotes debian (.deb)


Entenda, crie e edite pacotes debian apartir de um simples editor feito com o kommander. Uma boa maneira de organizar e tornar instalaveis seus scripts, imagens, executáveis ou qualquer outro tipo de arquivo e/ou diretório!

O que são pacotes debian?

Os pacotes debian (.deb) são arquivos compactados instalaveis composto por um diretório chamado "DEBIAN" e os arquivos e diretórios que serão instalados. O diretório "DEBIAN" guarda um arquivo texto chamado "control", nele contém informações que identificam o pacote como o nome do pacote, versão, arquitetura do sistema, prioridade, dependências, mantenedor, descrição, etc...

Na minha opinião, o melhor sistema de intalação que já foi inventado, simples, rápido, aberto e não deixa sujeira nas desinstalações ao contrario das formas de instalação do Windows por exemplo, que usa um arquivo compilado onde que você nem sebe o que ele fará no seu sistema e ao desistalar sempre deixa algum tipo de dado, não é atoa que o sistema vai ficando lento até a morte. Caso você queira ver o que o pacote debian vai instalar no seu sistema basta por exemplo abrir ele com o Kpackage e olhar na aba "Lista de arquivos" os arquivos e seus respectivos diretórios que serão instalados.

Imagem

Para instalar um pacote debian basta abri-lo num gerenciador de pacotes como mostrado acima, clicar em instalar (caso o usuário não tiver permissão, será solicitada a senha root) então se o gerenciador não estiver sendo usado por outro processo, será instalado o pacote.

resposta retorna '0' se executada corretamente:

RESULT=0


Faremos isso com o pacote de instalação debian do EPD a seguir...

EPD (instalação)

Como o artigo se trata de arquivos de instalação debian, não poderia ser mais fácil a inatalação do EPD que fiz como um ".deb". Segue o link:

http://moltt.250free.com/downloads/epd-0.6.deb
Dependências: kommander, Xdialog, dpkg


Depois de ter feito o download do epd-0.6.deb, basta abri-lo com um gerenciador de pacotes como o Kpackage e instala-lo com permissão root.

Instalado no linux, basta dar o comando abaixo para abri-lo:
$ epd

Imagem


Criando pacotes instalaveis ".deb"

Primeiro você tem que entender como é feita a arquitetura de diretórios dentro do arquivo ".deb". Você pode montar uma cadeia de diretórios e arquivos dentro do arquivo ".deb" como se ele fosse o diretório raiz do sistema e ao instalar o arquivo ".deb" com um gerenciador de pacotes como o Kpackage por exemplo, a sua estrutura é aplicada a partir do diretório raiz do sistema seguindo a organização da estrutura de diretórios e arquivos contidos dentro do arquivo ".deb". Assim como desinstalar, retira os mesmos sem comprometer os diretórios que ainda estão sendo usados por terceiros, mesmo que gerado pelo pelo pacote de instalação debian.


Imagem


Por exemplo, eu fiz com que fosse instalado o arquivo "epd.kmdr" dentro do diretório "/etc/kmdr/", então na raiz do pacote como mostrado abaixo (Abrir o Pacote), criei os respectivos diretórios "etc" e dentro dele o "kmdr" onde coloco o arquivo "epd.kmdr". Ao ser instalado, o gerenciador cria os diretórios que não existem como o "kmdr" para que não haja problemas. Se outro arquivo ou diretório for colocado dentro dele, na desinstalação ele não será desistalado para não prejudicar tais arquivos.

Imagem

Depois de toda estrutura de diretórios e seus respectivos arquivos estiverem pronta dentro do pacote você pode transformar em pacote instalavel ".deb". E está pronto seu pacote instalavel debian.

Editando pacotes instalaveis ".deb"

Bom, agora que você já sabe a parte mais difícil (criar), editar é barbada, basta clicar no botão "Editar Pacote Debian" e selecionar o pacote a ser editado. Ao fechar a janela do pacote será perguntado a você se quer salvar o que fez.

____________________________________
epd-0.6
revisão do código
funciona com parametro: $ epd [arquivo.deb]
opção "Abrir com EPD" nas ações do botão direito para o KDE
____________________________________


abraço

Roger Wolff
Responder
Roger_Wolff
Roger_Wolff Membro Senior Registrado
168 Mensagens 1 Curtida
#3 Por Roger_Wolff
26/09/2006 - 00:16
angelight ,

Não falei da estrutura do arquivo "control" por que é inrrelevante no caso do epd, repare que na janela "Criando" são os dados referentes ao que você quer saber (preencha e abra o pacote que o control será gerado!). Caso você queira colocar mais do que o necessário, basta seguir a sintaxe dos outros.

bom.. já o link, não estou conseguindo achar um server que o disponibilize sem um monte de burocracia e tempo. Estou tentando, pesso que me desculpem.

obrigado
Na ImovelaVenda.com.br você anuncia seu imóvel sem custo nenhum, adiciona até 50 fotos, marca o imóvel no Mapa e promove informações que terão visibilidade relevante na internet.

ImovelaVenda.com.br
Roger_Wolff
Roger_Wolff Membro Senior Registrado
168 Mensagens 1 Curtida
#6 Por Roger_Wolff
27/12/2006 - 23:45
A página foi limitada a 4 imagens e com isso quebrou o link mais uma vez!

aki está o link: http://moltt.250free.com/downloads/epd-0.5.deb

abraço
Na ImovelaVenda.com.br você anuncia seu imóvel sem custo nenhum, adiciona até 50 fotos, marca o imóvel no Mapa e promove informações que terão visibilidade relevante na internet.

ImovelaVenda.com.br
DivX
DivX Super Participante Registrado
470 Mensagens 3 Curtidas
#7 Por DivX
28/12/2006 - 00:22
Uma outra forma de criar pacotes do Debian é com o Checkinstall. Deve ter nos repositórios do Debian e do Ubuntu. Funciona mais ou menos assim: você usa o comando ./configure e make normalmente, como se fosse compilar algo. Na hora do make install, você digita, no lugar, o comando checkinstall. O negócio cria um pacote que você pode instalar e remover normalmente com o dpkg.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal