Logo Hardware.com.br
OPERAman
OPERAman Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 55 Curtidas

Overview: Monitor Samsung LED XL2370 23"

#1 Por OPERAman 11/04/2010 - 13:10
[BLOG]Em se tratando de peças de informática eu sempre tenho uma máxima: tem que ser definitivo (entenda-se por definitivo me servir bem pelos próximos 5 anos). No ano de 2003 fiz uma das melhores compras da minha vida, adquiri um monitor Samsung 17" 765MB, monitor top de linha da marca no Brasil na época. Foram 7 anos de uso intenso, em 1152x864 @100Hz. Um belo monitor.

Imagem

Um dos recursos que mais me prenderam a ele foi o Magic Bright, com 1 toque você altera brilho e contraste de acordo com o tipo de aplicação (texto, internet, diversão).

Porém o monitor, depois de tanto tempo, já estava pequeno para os padrões atuais, o que ficou mais evidente depois que comecei a usar o Windows 7.
Então começou a minha saga atrás de um subistituto à altura do meu trambolhão. Sempre olhei os LCD com muita desconfiança, venho acompanhando de perto a evolução deles e nunca me surpreenderam ou me fizeram ter vontade de abrir a carteira pra comprar uma tecnologia claramente imatura. Mas como não dava pra ficar o resto da vida esperando, pesquisei sobre as melhores tecnologias e defini uma faixa de preço a qual eu poderia gastar. Na minha visão, o LCD ideal seria:

- 23" ou 24" polegadas;
- FullHD (1920x1080);
- LED backlight (maior contraste, maior durabilidade, menor consumo);
- Painel IPS ou derivados (maior ângulo de visão e fidelidade de cores);
- 120Hz (compatibilidade com tecnologias 3D).

Não demorou pra eu perceber que esse monitor não existe (ao menos no Brasil) e os que mais se aproximam disso custam o olho da cara. Então o negóco é se virar com o que tem. Foi assim que eu optei pelo Samsung XL2370, o que chegava mais perto disso e se encaixava na faixa de preço que eu defini (de 600 a 900 reais).[/BLOG]


Samsung LED LX2370

Imagem

Principais características
readetransferncia1.png

O que é LED? Qual a diferença para um LCD e Plasma?
Uma breve explicação do site http://www.monitorled.com.br/ (atenção, não confundir LED com OLED, o OLED é uma tecnologia muito mais avançada e experimental que ainda não foi massificada devido ao valor alto):

Monitor de Plasma
Os monitores de plasma operam com milhares de micro células que reagem de maneira independente aos estímulos elétricos, sendo que cada uma delas possui como sua própria fonte emissora de luz e dispensa iluminação central. Por este motivo as televisões de plasma são capazes de produzir grandes contrastes, brilho acentuado, tempo de resposta menor e cores mais ricas. Entretanto, possuem um custo mais elevado e alguns modelos sofrem com o burn-in.

Monitor de LCD
O mecanismo básico de um monitor de LCD consiste em incidir uma determinada iluminação sobre uma tela de cristal líquido. Através de diferentes comportamentos do cristal, as imagens são produzidas por uma única fonte luminosa. Desta forma os monitores de LCD são incapazes de produzir uma grande variedade de cores e a tecnologia perde em resolução, brilho e contraste para os televisores de plasma, mas leva a melhor na vida útil do aparelho.

Monitor de LED
Já os painéis LCD com retro iluminação LED, ou monitor LED, usam o mesmo mecanismo básico de um LCD mas com iluminação LED. Ao invés de uma única luz branca que incide sobre toda a superfície da tela, encontra-se um painel com milhares de pequenas luzes coloridas e independentes que acendem e geram a imagem. É mais ou menos como aplicar uma tecnologia similar ao plasma a uma tela de LCD.


Eu só acrescentaria que o monitor LED, ao que eu sei, não tem um LED independente para cada pixel como a Plasma (onde cada pixel gera sua própria luz). Ainda assim é um bom avanço sobre a iluminação dos LCD tradicionais, onde uma única luz ilumina o monitor inteiro, criando efeito ruins, como cores distorcidas (principalmente preto e branco), vazamento de backlight (em uma imagem escura, você perce as bordas do monitor mais clara).

Outra (grande) vantagem do monitor com LED é seu baixo consumo. Esse monitor tem picos de 28w (31w, segundos alguns sites), mas pode consumir muito menos se for usado brilho menos intenso (pra quem está saindo de um tubo de 17" que consumia 83w, é incrível).
Mais uma vantagem é a espessura do monitor, podem ser mais finos que os LCD convencionais, embora esse modelo em específico "trapaceeie", devido a sua fonte externa.

Imagem
Visão lateral do monitor: muito fino e leve, mas com fonte externa.

O monitor conta com uma gama adequada de conexões, apesar de não ter a saída D-SUB (VGA), ele conta com um cabo DVI-VGA, que permite liga-lo em qualquer computador.

Imagem
Da esquerda para a direita:

- Entrada para a fonte de alimentação;
- Entrada DVI (Digital);
- Entrada HDMI;
- Saída P2 (para ligar em um som com amplificação, não funciona com fones de ouvido e só está disponível quando a conexão de entrada for HDMI);
- Saída de som óptica digital (só está disponível quando a conexão de entrada for HDMI).


Na minha opinião...
Meu intuito não é fazer um review pois nem cabo HDMI eu tenho pra testar no micro, nem um filme FullHD e a minha placa de vídeo se borra toda em jogos 1080P. Então fica aqui um overview para aqueles que não conheciam essa nova opção de monitores disponíveis no Brasil (esse monitor foi lançado a cerca de 6 meses no mercado).

O monitor é lindão, embora o acabamento black piano suje com facilidade incrível. Os "botões" do monitor são frontais e sensíveis ao toque, funcionam bem e são bem elegantes.

Falando da tela em si, eu me surpreendi em alguns pontos e me decepcionei em outros. De bom posso dizer que não vi vazamento de backlight, a definição de imagem é excelente, as letras no desktop não ficam pequenas demais em 1080p, o contraste é gigante, o preto e o branco são bons, em especial o preto, que é o calcanhar de aquiles dos LCD convencionais. O micro fica na sala de casa, que é muito clara, eu sofria com o meu tubo de dia, mas com esse monitor eu não tenho problemas mais com claridade.
Não vi ghosts em jogos e filmes, a opção Magic Bright, que eu tinha no meu tubão está disponível nele e melhor que nunca.

Agora falando dos contras...não tem jeito, nem uma retroiluminação LED consegue esconder a mediocridade de uma painel TN e uma tela grande escancara ainda mais as deficiências desse tecnologia, já que você se foca no centro dela e para qualquer lado que olhe, cima, baixo, esquerda e direta, há leves mudanças nas cores devido ao ângulo de visão. Eu consegui diminuir um pouco esse (d)efeito usando o monitor com uma inclinação de uns 25º para tentar conseguir enxergar a barra de tarefas do Windows com as cores normais e afastando um pouco mais o monitor da minha vista.
Podem falar o que quiser, que o TN melhorou, que IPS é só pra profissionais de imagem, mas pra mim não tem jeito, painel TN é lixo tecnológico.

De 0 a 10 dou 7,5 para o monitor. A iluminação LED trouxe bons avanços ao LCD, mas não faz milagres sobre tecnologias obsoletas. Em resumo, não vejo esse monitor como definitivo, como eu vi o meu vi o meu velho 765MB. Espero daqui uns 2 ou 3 anos pegar algo melhor. Seja como for, na sua faixa de preço é uma das opções mais viáveis.

Pra quem quer outras opções de monitor LED, a LG e a AOC já lançaram os seus. São:

LG:
W2486L
E2050T
E2350V

AOC:
E2236VWA
Intel Core i5 8400 + DeepCool 240T | Asrock Fatal1ty Z370 Gaming-ITX/ac | 16GB DDR4 3200MHz G.Skill Ripjaws V
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming | Sandisk SSD Plus 480GB | Crucial BX500 2TB
BitFenix Prodigy White | Corsair TX650M | Edifier E3100 | LG OLED B7P 55"
Responder
flattakk
flattakk Ubbergeek Registrado
3.8K Mensagens 629 Curtidas
#2 Por flattakk
11/04/2010 - 14:04
Parabéns OPERAman, lindão esse monitor isso_ai.png
Infelizmente telas TN é lixo mesmo, concordo contigo.
Dei uma rápida "googleada" mas não encontrei a informação se a DVI/HDMI possuem HDPC ???
Acho que deve ter mas é bom dar uma confirmada.

Para enriquecer o tópico... tem um comparativo na xbit com diversos monitores da samsung inclusive essa XL2370 LED.
http://www.xbitlabs.com/articles/monitors/display/samsung-touchofcolor2.html
arkOrange">arkOrange">
OPERAman
OPERAman Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 55 Curtidas
#4 Por OPERAman
11/04/2010 - 14:59
flattakk disse:
Parabéns OPERAman, lindão esse monitor isso_ai.png
Infelizmente telas TN é lixo mesmo, concordo contigo.
Dei uma rápida "googleada" mas não encontrei a informação se a DVI/HDMI possuem HDPC ???
Acho que deve ter mas é bom dar uma confirmada.

Para enriquecer o tópico... tem um comparativo na xbit com diversos monitores da samsung inclusive essa XL2370 LED.
http://www.xbitlabs.com/articles/monitors/display/samsung-touchofcolor2.html


O que seria HDPC?

quemsou_naodigo
Muito bom OperaMAN.
Só não se esqueça de calibrar o seu brinquedo novo:
http://www.lagom.nl/lcd-test/


Achei um pouco complicado, baixei a versão offline pra ver se entendo.
Intel Core i5 8400 + DeepCool 240T | Asrock Fatal1ty Z370 Gaming-ITX/ac | 16GB DDR4 3200MHz G.Skill Ripjaws V
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming | Sandisk SSD Plus 480GB | Crucial BX500 2TB
BitFenix Prodigy White | Corsair TX650M | Edifier E3100 | LG OLED B7P 55"
apterix
apterix Zumbi Registrado
9.4K Mensagens 171 Curtidas
#6 Por apterix
11/04/2010 - 16:23
Você desistiu de comprar um com painel IPS, só aí já entrou em contradição com o que você disse sobre "comprar para durar". E, para piorar, pegou um com ângulo 170/160, onde é fácil encontrar monitores 178/170 ou 178/178 nessa faixa de preço. E isso garantiria um ângulo melhor de visibilidade mesmo não sendo IPS.

Depois ainda deixou de escolher um com 120hz.

No final você comprou apenas um monitor fullhd que usa LED... o seu review é até legal, mas passa uma impressão errada para quem começa lê-lo... o monitor não tem nada de fantástico dentro da faixa de 500~600 reais.

A única vantagem que vi é usar LED (consumo elétrico) e ser fullhd com tempo de resposta 2ms, mas embora o contraste estático seja 1000:1, 250cd/m2 de brilho é pouco, enquanto que o mais comum até 22-23" é 300cd/m2 e 24" em diante 400cd/m2 para mais.
Hospedagem de sites low-end: www.ilax.com.br Com cPanel 11 e suporte técnico inteligente. isso_ai.png
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#7 Por GNMilasi
11/04/2010 - 16:55
apterix disse:
Você desistiu de comprar um com painel IPS, só aí já entrou em contradição com o que você disse sobre "comprar para durar". E, para piorar, pegou um com ângulo 170/160, onde é fácil encontrar monitores 178/170 ou 178/178 nessa faixa de preço. E isso garantiria um ângulo melhor de visibilidade mesmo não sendo IPS.

Depois ainda deixou de escolher um com 120hz.

No final você comprou apenas um monitor fullhd que usa LED... o seu review é até legal, mas passa uma impressão errada para quem começa lê-lo... o monitor não tem nada de fantástico dentro da faixa de 500~600 reais.

A única vantagem que vi é usar LED (consumo elétrico) e ser fullhd com tempo de resposta 2ms, mas embora o contraste estático seja 1000:1, 250cd/m2 de brilho é pouco, enquanto que o mais comum até 22-23" é 300cd/m2 e 24" em diante 400cd/m2 para mais.


E eu ia comprar um desses...

Na faixa de R$ 800,00 a R$ 1.000,00...

Qual o melhor monitor atualmente prá se comprar no Brasil?

Abs!
flattakk
flattakk Ubbergeek Registrado
3.8K Mensagens 629 Curtidas
#8 Por flattakk
11/04/2010 - 17:25
OPERAman disse:
O que seria HDPC?

É necessário ter o HDPC (High Digital Content Protection) para poder visualizar conteúdos protegidos em alta definição como por exemplo os filmes em discos bluray.
Para maiores detalhes visite o sítio oficial:
http://www.digital-cp.com/

A propósito, faça o teste do angulo de visão e veja a distorção das cores nas telas TN.
Se testar com a seu Samsung 765MB verá que toda a tela (com a palavra lagon) estará com as cores uniformes.
http://www.lagom.nl/lcd-test/viewing_angle.php

PS.:Tenho um Dell S-PVA e um samsung TN... é de "chorar" quando colocadas lado a lado.
Imagem

Imagem
arkOrange">arkOrange">
flattakk
flattakk Ubbergeek Registrado
3.8K Mensagens 629 Curtidas
#9 Por flattakk
11/04/2010 - 17:51
GNMilasi disse:
E eu ia comprar um desses...

Na faixa de R$ 800,00 a R$ 1.000,00...

Qual o melhor monitor atualmente prá se comprar no Brasil?

Abs!

Minha sugestão seria a Dell UltraSharp 2209WA só que não sei está dentro do seu orçamento e nem sei se ainda é comercializada... dá uma pesquisada.
http://www1.la.dell.com/br/pt/corporativo/Perif%C3%A9ricos-Dell/monitor-dell-2209wa/pd.aspx?refid=monitor-dell-2209wa&cs=brbiz1&s=biz
arkOrange">arkOrange">
OPERAman
OPERAman Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 55 Curtidas
#10 Por OPERAman
11/04/2010 - 18:55
apterix disse:
Você desistiu de comprar um com painel IPS, só aí já entrou em contradição com o que você disse sobre "comprar para durar". E, para piorar, pegou um com ângulo 170/160, onde é fácil encontrar monitores 178/170 ou 178/178 nessa faixa de preço. E isso garantiria um ângulo melhor de visibilidade mesmo não sendo IPS.

Depois ainda deixou de escolher um com 120hz.

No final você comprou apenas um monitor fullhd que usa LED... o seu review é até legal, mas passa uma impressão errada para quem começa lê-lo... o monitor não tem nada de fantástico dentro da faixa de 500~600 reais.

A única vantagem que vi é usar LED (consumo elétrico) e ser fullhd com tempo de resposta 2ms, mas embora o contraste estático seja 1000:1, 250cd/m2 de brilho é pouco, enquanto que o mais comum até 22-23" é 300cd/m2 e 24" em diante 400cd/m2 para mais.


O IPS mais barato que eu achei foi o Dell UltraSharp 2209WA, mas além de fugir da faixa de preço que eu pretendia, só tinha a tela IPS mesmo dos requisitos que eu procurava. O monitor que chegou mais perto do que eu queria foi o LG 26LU50FR, mas além de ser grande demais, consome muito e é caro. A minha escolha pelo XL2370 foi justamente pelo consumo baixo, TN por TN, o mais econômico então.
Quanto ao review, realmente, o monitor não tem nada de excepcional, espero que eu tenha deixado isso claro na minha conclusão. Uma pessoa menos exigente pode acha-lo maravilhoso, mas eu sou chato para as coisas. Não tenho do que reclamar das cores, contraste, brilho, tempo de resposta, nitidez, tudo muito bom. A única coisa que mata ele é o angulo de visão mesmo. Hoje afastei um pouco mais o monitor (está a uns 35cm dos meus olhos) e melhorou um pouco a questão da distorção nos angulos de visão.
Intel Core i5 8400 + DeepCool 240T | Asrock Fatal1ty Z370 Gaming-ITX/ac | 16GB DDR4 3200MHz G.Skill Ripjaws V
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming | Sandisk SSD Plus 480GB | Crucial BX500 2TB
BitFenix Prodigy White | Corsair TX650M | Edifier E3100 | LG OLED B7P 55"
OPERAman
OPERAman Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 55 Curtidas
#12 Por OPERAman
18/06/2010 - 13:21
alexandre.silva1 disse:
Amigo Poderia me ajuadar este monitor consegue exibir uma resolução por exemplo 1024x768 sem distorcer a imagem esticando ela para wide como no lg e2250v que exibe a imagem em 1024x768 deixando as extremidades do monitor apagado nao esticando a imagem para wide exibindo 1024x768


Sim, ele tem essa opção também, eles exibe videos, jogos, etc, em 4:3 sem esticar a imagem.
Intel Core i5 8400 + DeepCool 240T | Asrock Fatal1ty Z370 Gaming-ITX/ac | 16GB DDR4 3200MHz G.Skill Ripjaws V
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming | Sandisk SSD Plus 480GB | Crucial BX500 2TB
BitFenix Prodigy White | Corsair TX650M | Edifier E3100 | LG OLED B7P 55"
OPERAman
OPERAman Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 55 Curtidas
#14 Por OPERAman
19/06/2010 - 09:48
Ôpa, está ai:

Imagem

A opção que define isso no monitor é:

Menu > Tamanho / Posição > Formato Imagem > Automatico
Intel Core i5 8400 + DeepCool 240T | Asrock Fatal1ty Z370 Gaming-ITX/ac | 16GB DDR4 3200MHz G.Skill Ripjaws V
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming | Sandisk SSD Plus 480GB | Crucial BX500 2TB
BitFenix Prodigy White | Corsair TX650M | Edifier E3100 | LG OLED B7P 55"
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal