Logo Hardware.com.br
elissonandrade
elissonandra... Tô em todas Registrado
1.3K Mensagens 166 Curtidas

A última fronteira do linux finalmente foi quebrada: Steam anuncia cliente para linux

#1 Por elissonandra... 26/04/2012 - 13:59
Sim, é verdade. É impossível conter o entusiasmo já que sou usuário linux a quase 7 anos e só havia uma coisa que me prendia a platoforma Microsoft: os games. Não que o linux não tivesse capacidade técnica de suportar games pesados, pois as principais fabricantes de placa de vídeo(Nvidia pelo menos) há muito tempo liberavam drives oficias para a plataforma.

Contudo, os interesses das produtoras sempre foi mínimo. Seja pela falta de popularidade do sistema entre gamers até alguns anos atrás, ou seja pela falta de desenvolvedores que soubessem programar para a plataforma, os gamers linux sofriam ao ver grandes laçamentos como TF2, Assassin's creed e outros sendo jogados por todos os seus amigos, menos ele, que não tinha interesse em bancar o sistema operacional concorrente ou mesmo pirateá-lo. Sem esquecer que o linux não suporta nativamente o DirectX, a biblioteca de desenvolvimento oficial de uma grande quantidade de publicadoras, o que tornava o sonho de manter apenas o linux no desktop de muitos apenas um sonho (eu me incluía nessa lista).

É verdade que sempre houve lançamentos para plataforma, e cada vez com qualidade comparável aos grandes lançamentos, mas ainda faltava algo a mais, uma iniciativa realmente revolucionária. E ontem, dia 25 de Abril de 2012, ela finalmente veio.

Em entrevista ao site phoronix, Gabe Newell, o criador da Valve, disse que nos próximos meses eles estariam disponibilizando um cliente versão linux pra a plataforma Steam, a mais popular em termos de distribuição de jogos digitais. O site já tinha anunciado algo parecido em 2010, mas como nada ocorreu posteriormente, todos acharam que não passava de rumores de um site isolado. Dessa vez Michael Larabel, redator da matría no site, visitou a valve, verificou o que estava sendo produzido e até tirou alguams fotos que podem ser vistas no site oficial da matéria.

Além da plataforma Steam, os planos são de relançar os jogos feitos(ou que serão feitos) na Source Engine, da própria Valve. Para dar o pontapé inicial, o primeiro jogo disponibilizado é o Left 4 Dead 2. Isso foi decido porque o código do jogo possibilita a criação de um port com menos esforço, até porque tudo deve rodar nativamente. Infelizmente, isso significa que não será possível lançar logo de cara toda a biblioteca da Steam, até porque muitos dos games usam o DirectX, que continua sem suporte para linux.

A ídeia é lançar a plataforma em um formato de beta, para testes de performace e compatibilidade, um dos problemas enfrentado pelos desenvolvedores até agora. Em falando de desenvolvedores, a valve está interessada em profissionais da área para continuar sua expansão rumo a essa plataforma. Ela já contratou um desenvolvedor OpenGL com conhecimento em linux e agora está a procura de um profissional com conhecimento em programção do kernel linux. Se você tiver interesse, no site oficial da matéira você pode se comunicar com redator que ele encaminhará você, ou clique aqui para se comunicar com ele.

Além disso, Gabe estaria frustrado com a nova plataforma Microsoft (Windows 8), o que fez seu interesse por plataformas alternativas aumentar. Essa notícia, mais do que nunca, traz esperanças concretas pra quem quer migrar de vez pra sua distro preferida e não o fazia. Queira lembrar também que apesar de ainda levar um tempo (alguns anos) até a biblioteca do Steam linux ser comparável ao do windows, muitos dos nosso jogos preferidos estão sendo feitos com a source engine, como Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive. Esse jogos con certeza estarão diponíveis por lá em breve devido sua alta popularidade.

Então se você já estava se preparando pra enfiar mão no bolso pra comprar o Windows só por causa dos games, talvez você deva adiar seus planos por mais alguns mesesrindo_ate_agora.png.

Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=valve_linux_dampfnudeln&num=1
Responder
D.V
D.V Tô em todas Registrado
1.7K Mensagens 91 Curtidas
#2 Por D.V
27/04/2012 - 10:33
Ótima notícia. Essa notícia de 2010 eu também vi na época e gerou grandes expectativas. Tomara que esse projeto agora tome um rumo certo.
Processador: Core i5 2500|Fonte: Corsair cx430|MB: Asus P8H67-M PRO|Tela: LG W2053TQ 20"|Ram: 8 GB ddr3 1333 Kingston|HD: Samsung Sata II 80 GB + 500 GB + Seagate Barracuda SATA III 2 TB|Placa de vídeo: Gigabyte R7 260x 2 GB |Mouse: Logitech G400s, Mousepad: Mazer E-blue Médio|SO: Windows 7 HP x64 + Debian Jessie Multiarch
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56K Mensagens 4K Curtidas
#2 Por A6_INFO
26/04/2012 - 15:33
okokokokok
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
chumbalumba
chumbalumba Veterano Registrado
902 Mensagens 99 Curtidas
#9 Por chumbalumba
27/04/2012 - 20:49
ice2642 disse:
legal!

va ser igual no mac. começa aos poucos, logo tem muita coisa pra baixar.

o legal que quando lançam clientes, sempre soltam alguns jogos grátis pra moçada disseminar a noticia que tem o novo cliente.

[]'s


Sim vai ser que nem no Mac, já imaginava isto.

Que bom para o Linux! Gostei! Mesmo meu computador não suportando Nintendo 64 direito, gostei muito da notícia! Acho que quando eu tiver finalmente um bom computador vou usar o Linux para jogar.
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#11 Por Kraftwerk
28/04/2012 - 00:35
Olá amigos.anjinho.gif

Os games eram um dos empecilhos que para muita gente justificava não usar Linux, mas ainda há outros. Faltam bons aplicativos para substituir programas consolidados na plataforma Windows. Mesmo assim é uma excelente notícia, mais uma barreira que desmorona.

Até mais.bebi_demais.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#12 Por Bit0N3
28/04/2012 - 02:32
Kraftwerk disse:
Olá amigos.anjinho.gif

Os games eram um dos empecilhos que para muita gente justificava não usar Linux, mas ainda há outros. Faltam bons aplicativos para substituir programas consolidados na plataforma Windows. Mesmo assim é uma excelente notícia, mais uma barreira que desmorona.

Até mais.bebi_demais.gif


quais por ex ?

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal