Logo Hardware.com.br
Dyego Sousa
Dyego Sousa Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 38 Curtidas

PC popular: usuário troca Linux por Windows

#1 Por Dyego Sousa 07/06/2006 - 15:18
Essa já tava anunciada.
Com os vários problemas que já foram reportados, inclusive aqui no fórum, com esse computadores vendidos com Linux, já dava pra saber que isso ia acontecer.
Os fabricantes vendem o PC com Linux e, em muitos casos, não instalam drivers e configuram para que ele seja entregue em perfeitas condições de uso. Isso somado ao fato da maioria dos usuários já estarem mais acostumados com o windows e a facilidade da pirataria...É nisso que dá!

Se é pra vender PC com Linux, que seja configurado e pronto pra usar. Isso deveria ser regulamentado e fiscalizado.
E as empresas que não cumprissem, deveriam ser punidas.

Segunda pesquisa realizada pela Positivo, 75% dos compradores de PC's com Linux, mudaram para o Windows nos 3 primeiros meses.

Leiam notícia completa no link.
Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

EDIT: só no título.
Responder
Zero_Knight
Zero_Knight Geek Registrado
3.5K Mensagens 40 Curtidas
#2 Por Zero_Knight
07/06/2006 - 15:30
Poi sé, esse papo ai é um pouco velho, eu tenho um amigo meu que usa Windows, ele tem o computador a mais ou menos 1 ano e já pensou em instalar o Linux, e olha que ele mal sabe mexer no Windows. Pelo menos o Linux não é mais um sitema "underground" e já está mais difundido pela mídia (aleluia a mídia fazendo algo de bom, se bem que pela reportagem da Veja e da Época e de perder um olho né) hehehe. See ya
*MacMini 2011 Late, 4GB DDR3 1333MHz, 500GB, Radeon 6330M. Lion 10.7.4
csrocha
csrocha Ubbergeek Registrado
2.1K Mensagens 529 Curtidas
#3 Por csrocha
07/06/2006 - 18:19
Li essa notícia no site da PCWorld (que é a mesma coisa, praticamente do IDGNow). Lá tem também uma nota sobre o a diminuição dos computadores ilegais. E outra nota diz que a Positivo vendeu 300% mais no primeiro trimestre.

Qual a receita para isso? Preço menor, claro. Basta as indústrias diminuírem um pouco o lucro e o (des)governo reduzir a cobrança de impostos no geral, que o cidadão vai comprar no mercado legal. Se dá pra fazer com máquinas mais simples, com as mais potentes também.

Simples, simples, só não vêem justamente a indústria e o governo.
Bike: Sense Activ. Cell: Galaxy M14
Nek
Nek Super Participante Registrado
680 Mensagens 7 Curtidas
#4 Por Nek
07/06/2006 - 20:41
Olá pessoal!

Primeiramentem, gostaria de dizer que a "iniciativa" em si, de colocar os micros no mercado com o Linuxm é um enorme passo, mas realmente fico triste pelo sistema operacional estar vindo com "n" falhas, e que a população acabe trocando pela comodidade do Windows.

Eu já trabalhei em uma empresa de informática, que fazia licitações para o governo, e mantinha contato com "n" distribuidores, e eu pude constatar como é o cúmulo o preço de venda de alguns materiais de informática, e como se ganha sobre os valores reais de compra pelas empresas que montam as máquinas.

Esta empresa em que trabalhei é a maior concorrente da Positivo em vendas para o governo, e a Positivo não passa de uma empresa integradora, como muitas outras, inclusive a em que trabalhei.

O preço das máquinas obviamente sai ridículo, e pude ver realmente uma diferença um pouco significativa, mas nada brutal que justificasse um aumento ultra-mega enorme no preço das máquinas, quando se coloca Windows. O preço da licença não é tão alto assim, o que custa mais é a extensão de garantia.

Acho que as empresas deveriam ter um corpo técnico que pudesse instalar melhor tudo o que que se faz necessário no Linux, e assim poder oferecer melhor suporte aos novos usuários de Linux, afinal o objetivo é popularizar a tecnologia, bem como um sistema operacional livre.
arkOrange">www.trocando1ideia.com - Vista essa Ideia!!!comemorando.gif
jaguar_boadica
jaguar_boadi... Tô em todas Registrado
1.1K Mensagens 118 Curtidas
#6 Por jaguar_boadi...
08/06/2006 - 01:21
Para mim, essas "montadoras" de PCs do Governo usam o Linux como trampolim pra alavancar a venda dos seus equipamentos, nada mais do que isso, é um tremendo descaso, o que eu já vi de reclamação de PCs Populares com o Linux mal-configurado é uma coisa de doido, principalmente softmodems, mas o caso mais grave da incompetência é o horrível suporte técnico, isso se houver...
Lenovo M75S Gen 2 SFF

Ryzen 5 Pro 5650G || 32GB DDR4-3200 Smart || 512GB M2 || AMD RX550 4GB Pegatron
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.1K Mensagens 3.8K Curtidas
#7 Por apimente.br
08/06/2006 - 08:28
Para mim isso é como a história do copo pela metade, prefiro ver como meio cheio. Esses 25% que estão mantendo o Linux em suas máquinas poderão se tornar divulgadores das vantagens de se usar Linux e aos poucos convencerem outros.
É lamentável que as máquinas não estejam sendo entregues com tudo instalado e funcionando pois pode criar uma impressão de que o Linux não funciona (afinal se nem o fabricante conseguiu fazer funcionar...)

Cada pessoa que descubra o Linux da forma como ele é pode se tornar um fator de multiplicação, assim como cada um que tenha desgosto com máquina mal configurada vai se tornar um defamador.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

Dario Quiroz
Dario Quiroz Veterano Registrado
1K Mensagens 10 Curtidas
#8 Por Dario Quiroz
08/06/2006 - 08:32
jaguar .. isso com certeza!! ou alguem pensou que essas montadoras lutam ou estam com a mentalidade do software livre???? elas querem a grana delas e pronto!!!!! agora eu acho que isso era obvio .. as pessoas iam trocar e nao é culpa delas nao ... imagina voce compra um pc desses.. chega em casa quer conectar internet e no é reconhecido o modem .. ela pede ajuda a quem??? algum vizinho usa linux?? e justo essa distro?? quantas pessoas voces tem aoredor que usam linux?? se nos que usamos e tentamos nos mover entre pessoas que usam e quase nao achamos.. o que resta pra eles??? ai quando entra num forum alguem começa: coloca fedora.. nao o kurumin é melhor!!! leia o projeto messias... !!! mandriva!!! coloca um kernel antigo!!! .... é mais facil um vizinho que entende mais o menos colocar um xp e pronto!!!ai sai tudo funcinando perfecto (nao importa se tem virus, se é pirata,se tem tela azul....etc.etc..) é muito dificil mudar a cabeça das pessoas ... mas eu acho que tem que começar por mudar a nossa....... entao .. que tal aprender mesmo linux assim quando alguem tem um problema nois mesmo poder solucionar??? porque a maioria de nos realmente nao sabemos muito...... quantas veces voce posta algum problema e te respondem :su sudo if....... del....... etc e voce nao acaba sabendo o que faz .. faz mecanicamente e pronto??? assim nao aprendemos nada..........
e otra.. quantas distros existem hoje??? ai alguem que nao sabe nada .. acaba vendo isso com desconfiança... eu sei que alguem vai dizer que isso é liberdade...mas pense bem .. mais de 20 distros .. kde gnome w maker etc etc.... qualquer um se perde.. este pacote é pra red hat.. este pra ubuntu.. este pra kurumin .... ai o cara diz:melhor xp que todo mundo usa o mesmo e pronto........
jogos!???? o cara quer rodar half life 2 .... e agora????qual distro usa??? tem alguma que suporte?? acaba no xp
entao ja é um passo que um pc saia da fabrica com linux.. o proximo passo é o nosso
valeu galera!!!
Raphael Passini
Raphael Pass... Membro Junior Registrado
147 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por Raphael Pass...
08/06/2006 - 09:20
Dairo Quiroz
entao ja é um passo que um pc saia da fabrica com linux.. o proximo passo é o nosso
valeu galera!!!


Acredito que o proximo passo seja das empresas distribuidoras de prestar um suporte técnico decente, por que se você está comprando um computador com suporte técnico imagina-se que os técnicos sejam competentes o bastante para resolver problemas comuns! Por que nem todo usuário sabe usar um forum, ou tem tempo para isso frown.png

[]'s
Atenciosamente
Raphael Passini Diniz
Liberdadae, não é apenas uma ideologia humana!
Lipchitz
Lipchitz Membro Senior Registrado
343 Mensagens 2 Curtidas
#10 Por Lipchitz
08/06/2006 - 10:39
Mandei um e-mai pra Positivo perguntando qual distribuicao vem nos computadores deles.

Foi uma briga conseguir a resposta, mas depois de algumas insistencias me informaram que vem com o Conectiva 10 e os programas que acompanham a distribuicao.

Perguntei tambem sobre a senha de root, segundo eles o usuario que digita a primeira vez que liga o computador.

E sobre o computador vir configurado, eles me responderam que vem pra uso.

Olha só o trecho do email que recebi (o ultimo)

"Informamos que os computadores da Positivo já estão prontos para uso
des da fabrica. A senha do root o cliente que digita quando liga a 1ª vez o
computador."

Mas ate que ponto essas informacoes batem com a realidade ... :wink:
Debian Squeeze - AMD64 descolado.png
Slackware 12.1
Linux User: 444125 isso_ai.png
peczenyj
peczenyj Geek Registrado
3K Mensagens 75 Curtidas
#11 Por peczenyj
08/06/2006 - 11:49
Ainda estou pra ver um computador vir de fabrica com algo diferente de windows bem configurado - fora servidores e mac.

Alias, podiam colocar uma distribuição bem user-friendly, em bom portugues pt_BR, com todos os dispositivos reconhecidos e um livrinho de bolso. Bem mais barato que uma licensa de windows. Se é que não usam o cd de Backup de alguem...
Faraó
Faraó Super Participante Registrado
940 Mensagens 2 Curtidas
#12 Por Faraó
08/06/2006 - 11:52
Minha prima comprou um computador da Amazon PC também com linux, ela recebeu o computador e me ligou para ir lá instalar para ela. Instalei liguei e a distribuição que estava nele era o Kurumin 5.1 ... tudo configurado perfeitamente, inclusive o modem, passei o dia lá com ela ensinando ela a usar o linux e o KDE, ela nunca tinha visto falar de linux.

Configuramos a internet ilimitada da telefonica, mostrei para ela o firefox (já estava com os plugins do java, flash, mplayer e real player), thunderbird, OpenOffice, KPDF e mais uns outros aplicativos do kde.

Já fazem 3 meses que ela tá usando o computador, depois do primeiro dia, eu tive que voltar lá para ensinar ela a personalizar o KDE, instalar temas ícones, mostrei para ela o superkamba, e teve mais 4 ligações sobre dúvidas ... usa basicamente para navegar na NET e usar o MSN, eu nem falei para ela sobre usuário root, ela não sabe usar o sudo e nem usa o terminal e tá tudo funcionando perfeitamente.

Ela usa o Windows no trabalho e na faculdade com tudo bloqueado, e é lógico que ela tá gostando mais do Linux do que do Windows, eu configurei o squid para fazer cache da internet e como ela costuma sempre visitar as mesmas páginas o loading das páginas está super rápido.
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#13 Por Marcelo de M...
08/06/2006 - 12:05
Bom, o Faraó acaba de dar a dica: quer um computador com Linux, compra da Amazon!!! Talvez as empresas não se dêem conta da importância desse negócio, pois, embora comece devagar, bom, 25% já não voltaram para o Windows, e isso é uma fatia considerável de mercado. Se continuar nesses números, bom, daqui há uns cinco anos no máximo, quando todos já tiraram tudo o que tinham para tirar do micro velho, abriu-se espaço para mais crescimento ainda, afinal, usuários de Linux já serão por volta de 25%... aí, a gente já vai começar a encontrar pessoas que conhecem o sistema entre os vizinhos, como foi citado...
Fiquem com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
Pink
Pink Zerinho Registrado
2.9K Mensagens 3 Curtidas
#14 Por Pink
08/06/2006 - 12:22
Nos computadores do governo (aqueles de inclusão social) e que não são
nada baratos por questão, escutei falar que vão sair com dual boot.

Eu acho isso ótimo para o software livre e o Linux.

Porque?

Bom, eu acho que assim que o Windows pegar o primeiro vírus e se
tratando de pessoal de "baixa renda" que vai pagar a duras penas o
computador, vai preferir passar para Linux de que pagar para o técnico ou
"técnico" tirar a praga. Depois de usar alguns dias o Linux acho que as
impressões positivas sobre o sistema deve estar em 90% dos usuários.

Gostei da idéia do dual boot.

E como falou um colega em outro post, se for pelos jogos que alguém se
interessar nesses micros com Windows pode ir esquecendo porque a
configuração desses micros é ideal para que quer estudar.

Para jogos? Só se for rodar Diablo I ou Pac-Man :wink:
Faraó
Faraó Super Participante Registrado
940 Mensagens 2 Curtidas
#15 Por Faraó
08/06/2006 - 12:22
Marcelo de Matos Soeiro
Bom, o Faraó acaba de dar a dica: quer um computador com Linux, compra da Amazon!!! Talvez as empresas não se dêem co...

O problema não é esse, eu já testei um Itautec com Librix e tava todo configurado também, o problema é que o usuário VAI ter alguma dúvida, e para quem ele vai perguntar, se ele perguntar para uma pessoa que goste do Linux e tenha boa vontade de ajudar ela vai continuar no Linux.

Eu trabalho com suporte técnico de primeiro nível com mais 13 analistas, além de mim, apenas um usa e entende de linux, entende tanto que quando o mouse USB deu problema e ele comprou um PS/2 ele teve que reinstalar o Linux pq não conseguia configurar o mouse 8O

Desses 75% que foram para o Windows, muitos não foram por vontade própia, e sim porque quando surgiu um problema/dúvida ele procurou "técnico" que resolveu o problema instalando o Windows.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal