Logo Hardware.com.br
MD5
MD5 Zerinho Registrado
817 Mensagens 4 Curtidas

Linux é muito mais compatível do que se imaginam

#1 Por MD5 04/06/2006 - 20:21
Este tutorial é dirigido para usuários que não conhecem Linux
pelo tanto vai como dica (e serve para conhecimento é claro). sml0068

Linux é muito mais compatível do que se imaginam:

Introdução

Muito se falou e se fala sobre os sistemas Linux e sua compatibilidade com dispositivos de hardware, a falta de disponibilidade de drivers para hardwares como modens, placas de vídeo, disco rígido e dispositivos plug-and-play por parte das empresas, o que já prejudicou usuários veteranos e em potenciais do Linux, mas agora, com a grande disseminação do sistema, contribuição de usuários, grandes empresas colaborando, amadurecimento de distribuições e do sistema operacional, dentre inúmeros outros motivos, isso está mudando, afastando FUD's de que o Linux não suporta o equipamento X.

Neste artigo provo que o Linux tem um suporte fantástico a dispositivos plug-and-play, você comprovará que até mesmo um equipamento não muito comum como um dispositivo USB que funciona como placa de rede é totalmente reconhecido no Linux, contradizendo o que diz a fabricante na caixa do produto, sem precisar instalar nada, ao contrário de como você verá, do que acontece no Windows XP SP2, onde além de ele garantir que o equipamento funciona com toda a família de sistema operacionais da Microsoft, ele lhe reporta inúmeras mensagens de erro, como você poderá conferir no decorrer do artigo.

Os equipamentos testados e o processo de instalação

Os equipamentos testados:

Para esta demonstração utilizei equipamentos em que o fornecedor não garante uma total funcionalidade com sistemas Linux, são eles:

Linksys EtherFast 10/100 USB Network Adapter (USB100TX)


img15ej.jpg


Como pode ser observado na imagem, existe um campo na caixa do produto em que o fornecedor nos informa a compatibilidade com toda a família Microsoft de sistemas operacionais.

Roteador D-Link DI 604


imag28lv.png


Instalação dos equipamentos:

O primeiro equipamento que instalaremos é o USB network adapter, como pode ser observado no site da Linksys, existe um suporte completo para os sistemas Windows, mas não encontramos nenhum material referente para a instalação em um sistema Linux.


imag37qc.png


Após reiniciar a máquina no Windows XP, conectei o dispositivo USB100TX numa saída USB 1.0 do meu computador. O Windows XP reconheceu, como em qualquer outro sistema operacional, que havia um dispositivo USB sendo ligado nele, logo em seguida, quando o sistema tentava reconhecer o equipamento e o respectivo driver para instalar, fui surpreendido como a seguinte tela de erro:


imag58jt.png


Mas como isso poderia acontecer!? O fabricante me garantia que o equipamento funcionaria com o Windows XP sem problemas! Não conformado com essa mensagem de erro, inseri o disquete de instalação do driver na máquina e indiquei para que o sistema instala-se o driver que eu indicara, um driver que era feito para rodar em Windows XP.

E novamente recebi uma mensagem de erro, indicando que o driver não era compatível com o sistema e que continuar com a instalação colocaria em risco o funcionamento do Windows neste momento ou no futuro:


imag60vb.png


Como vocês podem ver, o Windows XP não reconheceu o driver quando este era 100% compatível. Agora tentaremos instalar o USB100TX no Mandriva Linux.

Instalação no Linux:

Após reiniciar o computador no Mandriva 2006, conectei o USB100TX novamente na máquina, e contradizendo o que dizia o fabricante, o dispositivo foi totalmente reconhecido e logo em seguida ele já me pedia pra que eu configurasse a rede:


imag75rk.png


Agora, para confirmar que o adaptador está funcionando corretamente, liguei um roteador D-Link 604 ao dispositivo:


imag80jj.jpg


E contradizendo todas as afirmações da Linksys e da D-Link, o Linux reconheceu sem problemas o adaptador de rede USB e o servidor DHCP do roteador, ao digitar no Firefox, o IP local da máquina 192.168.0.1:


imag96nw.png


Conclusão

Hoje o Linux é compatível com 99,9% de hardwares do mercado, afastando rumores de incompatibilidade que antes assolavam os usuários. Por mais que algumas empresas insistam em não oferecer um bom suporte a Linux, a comunidade de usuários e desenvolvedores sempre trabalham em conjunto para que isso não ocorra, superando o trabalho dessas empresas neste sentido.

Estas afirmações são baseadas em experiências próprias, que vocês podem conferir no artigo. Não tenho por objetivo reprimir estas empresas, mas sim ajudar para que elas "abram os olhos" para um futuro - e por que não um presente - inevitável, que é a disseminação do Linux nas mais variáveis plataformas e que elas tomem como exemplo empresas como IBM, Sun e Google, que investem e ajudam que seus usuários não fiquem presos a um monopólio que não ajuda o mundo da Tecnologia da Informação em nada. sml0068

Obrigado a todos por terem lido o artigo, comentários são sempre bem vindos para que eu possa sempre melhorar a qualidade de meus artigos.

Matheus Santana Lima

matheusslima@yahoo.com.br
Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=4749

OPS! eu não sou o Matheus Santana Lima.
Simplesmente gostei do material e decidi expor aos visitantes. sml0068
Responder
Inocullate
Inocullate Veterano Registrado
1.6K Mensagens 5 Curtidas
#4 Por Inocullate
04/06/2006 - 21:36
Muito bom. O que acho que acontece hoje em dia é que as empresas tem coragem de "afirmar" que produto x tem suporte a windows justamente pelo numero de usuarios microsoft, deve ser bem por aí. Para não desmerecer o produto a essa fatia do mercado.

E considero a sua afirmação "Por mais que algumas empresas insistam em não oferecer um bom suporte a Linux, a comunidade de usuários e desenvolvedores sempre trabalham em conjunto para que isso não ocorra, superando o trabalho dessas empresas neste sentido." boa e ruim. As comunidades e desenvolvedores estão aí superando as dificuldades, mas fica parecendo que estão tapando o buraco deixado pelos fabricantes. Não considero isso uma vantagem, considero como uma prova de que cedo ou tarde os drivers oficiais vão chegar.
"Não mate a mosca que pousa na cabeça do tigre"
blackdogX
blackdogX Membro Senior Registrado
308 Mensagens 1 Curtida
#7 Por blackdogX
07/06/2006 - 18:40
Isso já não é nenhuma novidade, faz tempo que Linux tem suporte a maior parte do hardware. Só os winmodens que pelo visto não tem solução. Para instalar esse tipo de dispositivo ainda é necessário um pouco de conhecimento de Linux ou ter vontade de mexer mesmo pela linha de comando. frown.png

A copa e o aluguel da copa me tem o s... cheio sml0128
Linux is
Dias
Dias Veterano Registrado
1.8K Mensagens 5 Curtidas
#8 Por Dias
08/06/2006 - 17:51
Claudio Hideki
Tópico limpo e liberado


Esté é o caminho para um fórum melhor e mais respeitado, parabéns Claudio Hideki pela atitude.

Parabéns MD5 pelo tópico :wink:
arkGreen">[Windows 7arkGreen"> Home PremiumarkGreen"> X64arkGreen">][AMD Athlon64 X2 5400+ 2.80GHz][Gigabyte GA-MA69VM-S2]
[
Video On Board ATI Radeon X1200 @ 256MB][HD Seagate ST3500320AS 500GB Sata][DVDRAM LG GH20NS10 Sata][Fonte 7Team 460W]
Claudio Hideki
Claudio Hide... Cyber Highlander Registrado
41.6K Mensagens 297 Curtidas
#15 Por Claudio Hide...
09/06/2006 - 19:51
the door 139
MEU windows xp NUNCA me deu problema de compatibilidade...EU não troco ELE por nada...
m...


Você e todos os usuários estão de sobreaviso sobre mensagens de conteúdo provocativo. Seu caso está sendo tratado pela Administração.

O USUÁRIO QUE SAIR DA LINHA SERÁ SUSPENSO, portanto vamos debater o assunto sem brigas :!:

Nós não vamos avisar mais..começou à brigar, vai ser suspenso, e se tiver passagem na lista negra vai ser expulso :!: :evil:
.
.
.
EU NÃO RESPONDO DÚVIDAS TÉCNICAS POR MP!!!!!
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal