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Kraftwerk
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Leia antes de comprar placas mãe e processadores.

#1 Por Kraftwerk 31/05/2009 - 23:59
Olá amigosanjinho.gif

Gerenciamento de 4 GB de memória RAM


Muitas pessoas ainda não compreendem o limite de 4GB de memória RAM no Windows 32-bits. Abaixo estão informações importantes e definitivas sobre essa questão, fornecidas por Miguel Ferreira, da equipe do Windows da Microsoft Brasil.

1. Qual edição você instalou?
a. Windows 32 bits tem um limite máximo de 4GB e não consegue "enxergar" acima de 4GB, exceto em hardwares de 36 bits (PAE).
b. Windows 64 bits pode utilizar pelo menos entre 8GB a 2TB dependendo da versão.

2. Qual o "address range" que o seu processador realmente acessa?
a. Tipicamente é de 40 bits para os x64 (Intel EM64T/AMD64), mas processadores antigos são limitados a 36 bits em workstations (conhecido como PAE) ou os tradicionais 32 bits em desktops.

3. O Chipset consegue mapear memória acima de 4GB?
a. A maioria dos chipsets para Desktops e Notebooks à venda atualmente não suportam mas alguns mais novos conseguem, os de última geração da Intel suportam até 8GB;
b. Normalmente os chipsets para Servidores e Workstations tem suporte acima de 8GB.

Quantidades significativas de endereçamento abaixo de 4GB (o máximo suportado via 32 bits – veja questões 1 e 2 acima) são reservados para o uso do hardware:
- BIOS incluindo ACPI e suporte a vídeo legado;
- Bus PCI incluindo bridges, etc...;
- Suporte a PCI Express que reservará pelo menos 256MB;

Se você possui uma placa de vídeo com 256MB ou 512MB de memória de vídeo, são mais 256 ou 512MB de endereçamento abaixo de 4GB que o Windows não poderá utilizar. Isso tudo significa que em um sistema padrão você terá entre ~512MB a 1.5GB de espaço de endereçamento abaixo de 4GB reservado para o uso do hardware que o Windows não pode acessar (ou qualquer outro Sistema Operacional).

O que você pode fazer?
O Windows pode remapear memória abaixo de 4GB para acima de 4GB e utilizá-la. Entretanto, isso baseia-se nos seguintes pontos:

1. Sua edição do Windows pode acessar memória acima de 4GB?
Se for 32 bits, em um desktop a resposta é NÃO. Se for 32 bits em uma uma workstation/servidor com PAE é bem provável que SIM. O Windows 64 bits acessa sem problemas.

2. Seu processador pode acessar memória acima de 4GB?
Se for recente, a chance é grande. Se for AMD64 ou EM64T, é quase garantido.

3. Seu chipset permite remapeamento acima de 4GB?
É esse ponto que atinge a maioria dos usuários que instalam o Windows 64 bits e mesmo assim não conseguem acessar acima de 4GB.

- Se o chipset possui address range de 32 bits = você vai poder utilizar até 4 GB de memória menos o address space usado pelo HW.
- Se o chipset possui address range de 36 bits = você vai poder utilizar até 64 GB de memória menos o address space usado pelo HW.
- Se o chipset possui address range de 40 bits = você vai poder utilizar até 2 TB de memória.


Com a crescente popularização do Windows 64 bits e a disponibilidade de sistemas com memórias acima de 3GB, esse problema deverá ser rapidamente resolvido pelos fabricantes. Porém, até lá você deverá pesquisar bastante antes de adquirir um novo computador.

Esteja atento para escolher processador e chipset cujo address range seja 40 bits ou superior (dual e quad-core com certeza) e principalmente motherboard, pois muitas placas a venda no mercado para desktops e notebooks não cumpre esse requisito, até mesmo placas como ASUS e Intel.


Fonte: Baboo

Leia mais.

Artigo da Microsoft.



Até mais.comemorando.gif
Responder
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
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#3 Por AkaMod
24/08/2009 - 08:54
Denilson Marcos disse:
Olá Kraft,

Eu entendi bem todos os pontos. Me restou apenas uma dúvida, de repente você me ajuda.

Porque o fabricante da placa mãe vende com o suporte a mais de 4 GB, se supostamente o chipset não consegue remapear acima dos 4 GB ?

Apenas chipsets antigos não conseguem remapear mais que 4GB de RAM. Logo se o fabricante diz que suporta mais que 4GB é porque o chipset tem essa capacidade.
Eddye
Eddye Ubbergeek Registrado
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#4 Por Eddye
24/08/2009 - 09:09
tenho a config da assinatura...

consigo fazer o vista 32 aki ler 4gb?

qnto a esse lance ae de n ler os 4...

tpw... se a vga tem 512mb, vai ficar 512mb da memo indisponivel? o q acontece com ela? (n me passem nenhum link... só me expliquem... eu ja li bastante sobre isso e nunca entendi)...

[EDIT]

lendo de novo ali, parece q entendi... tpw, é q ele só consegue enxergar 4GB de memo JUNTO com a memo da vga... é isso?

t+
The Dark Eternal Night...
Sn@ke Byte
Sn@ke Byte Super Participante Registrado
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#5 Por Sn@ke Byte
25/08/2009 - 10:04
Eddye disse:

tpw... se a vga tem 512mb, vai ficar 512mb da memo indisponivel? o q acontece com ela? (n me passem nenhum link... só me expliquem... eu ja li bastante sobre isso e nunca entendi)...

[EDIT]

lendo de novo ali, parece q entendi... tpw, é q ele só consegue enxergar 4GB de memo JUNTO com a memo da vga... é isso?

t+

Não amigo Eddye as memo da sua VGA não tem nada haver com as memo
do pc (isso é se ela não compartilhar com as do pc)sendo assim suponhamos que voce tem 4gb de memo e seu sistema de 32 bits (Desktop) não ira enxergar tudo ela apenas reconhecera 3.5GB voce pode ter uma VGA de 1GB ou mais que isso não influencia em nada em soma.
Como o amigo Kraftwerk disse para reconhecer os 4GB instalados vai depender dos hardwares e do sistema operacional...

Abraços
Linux Distro Mandriva Free 2010.1/i586
Linux User #495346

Visitem: http://mandrivahacks.blogspot.com/
Denilson Marcos
Denilson Mar... Super Zumbi Registrado
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#6 Por Denilson Mar...
25/08/2009 - 10:16
Sn@ke Byte disse:
Não amigo Eddye as memo da sua VGA não tem nada haver com as memo
do pc (isso é se ela não compartilhar com as do pc)sendo assim suponhamos que voce tem 4gb de memo e seu sistema de 32 bits (Desktop) não ira enxergar tudo ela apenas reconhecera 3.5GB voce pode ter uma VGA de 1GB ou mais que isso não influencia em nada em soma.
Como o amigo Kraftwerk disse para reconhecer os 4GB instalados vai depender dos hardwares e do sistema operacional...

Abraços


Olá,

Eu entendi exatamente o contrário.

confuso.png
Sn@ke Byte
Sn@ke Byte Super Participante Registrado
827 Mensagens 25 Curtidas
#8 Por Sn@ke Byte
25/08/2009 - 10:47
Denilson Marcos disse:
Olá,

Eu entendi exatamente o contrário.

confuso.png

Esse lance ta meio confuso mesmo...mas veja bem
suponhamos que eu tenha uma VGA de 1gb e 4GB de ram
em um sistema de 32 bits e nem meus hardwares são
atuais.O Sistema Operacional reconheceria somente 3.5GB
certo?Tanto faz eu ter uma VGA de 1GB ou 256MB ou 512MB eu não
eu não conseguiria ter mais que 3.5GB não pela soma da VGA mas
sim pelo sistema operacional de 32 bits eo hardwares do meu pc
que não tem as tecnologias citadas pelo kraftwerk...
Linux Distro Mandriva Free 2010.1/i586
Linux User #495346

Visitem: http://mandrivahacks.blogspot.com/
Denilson Marcos
Denilson Mar... Super Zumbi Registrado
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#9 Por Denilson Mar...
25/08/2009 - 11:03
Pelo que eu entendi. O sistema 32 bits pode endereçar até 4 GB de memória. O que o sistema irá apresentar como memória ram disponível será:

4 GB - Parte reservada para outros Hardwares (BIOS, ACPI, PCI) - Memória da placa de vídeo AGP/PCI/PCI-Express.

Quantidades significativas de endereçamento abaixo de 4GB (o máximo suportado via 32 bits – veja questões 1 e 2 acima) são reservados para o uso do hardware:
- BIOS incluindo ACPI e suporte a vídeo legado;
- Bus PCI incluindo bridges, etc...;
- Suporte a PCI Express que reservará pelo menos 256MB;

Se você possui uma placa de vídeo com 256MB ou 512MB de memória de vídeo, são mais 256 ou 512MB de endereçamento abaixo de 4GB que o Windows não poderá utilizar. Isso tudo significa que em um sistema padrão você terá entre ~512MB a 1.5GB de espaço de endereçamento abaixo de 4GB reservado para o uso do hardware que o Windows não pode acessar (ou qualquer outro Sistema Operacional).
Ciríaco
Ciríaco Membro Junior Registrado
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#11 Por Ciríaco
25/08/2009 - 13:57
Quanto a VGA é off-board a memória dela é somente dela, e não tem relação com a memória do PC. Mas se a vga é on-board ela reserva uma parte (quantidade que inclusive pode ser escolhida pelo bios) da memória ram exclusivamente para ela, ficando indisponível para o Sistema operacional.

Ex:

Memória RAM de 2GB + memória da vga OFF-BOARD de 512MB:
Vai ficar disponível para o sistema operacional: 2GB


Memória RAM de 2GB + memória da vga ON-BOARD usando 512MB:
O sistema vai enxergar: 1,5GB


Espero ter sanado as dúvidas quanto as memórias das vgas
Eddye
Eddye Ubbergeek Registrado
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#12 Por Eddye
25/08/2009 - 14:01
n fii... video on e off eu sei o q é...

é pq no texto ta falando sobre a memo da vga...


Se você possui uma placa de vídeo com 256MB ou 512MB de memória de vídeo, são mais 256 ou 512MB de endereçamento abaixo de 4GB que o Windows não poderá utilizar. Isso tudo significa que em um sistema padrão você terá entre ~512MB a 1.5GB de espaço de endereçamento abaixo de 4GB reservado para o uso do hardware que o Windows não pode acessar (ou qualquer outro Sistema Operacional).
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Fergo
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#13 Por Fergo
25/08/2009 - 14:31
Processadores de 32 bits conseguem endereçar 2^32 bytes, que dá os 4GiB. O que ocorre para o Windows não fazer uso dos 4GiB quando instalados é que nem toda a capacidade de endereçamento é utilizada para acesso à memória RAM livre. Essa parte reservada contém a tabela com os IRQs, endereçamento dos dispositivos conectados ao sistema, etc. Todo dispositivo conectado (via slots da placa mãe, por exemplo) possui uma faixa de endereços mapeada para que o sistema possa se comunicar com o mesmo. É possível inclusive visualizar esse mapeamento no gerenciador de dispositivos, selecionando "Exibir->Recuros por Tipo/Conexão". Pode-se ver que mesmo a VGA sendo off-board e com memória dedicada, é reservada uma parte da capacidade de endereçamento do processador para ela. Isso significa que, independente do vídeo usar memória compartilhada ou ter uma VGA offboard, não será possível ter os 4GiB de memória RAM para uso em aplicações, pois uma parte da capacidade de endereçamento é reservada para mapear esses dispositivos conectados ao micro.
Se você pegar item por item do gerenciador de dispositivos e for subtraindo o espaço mapeado para eles da quantidade de memória instalada no micro, vai dar bem próximo daquilo que o Windows exibe como memória disponível para uso convencional.

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#14 Por Ciríaco
25/08/2009 - 15:55
Fergo disse:
Processadores de 32 bits conseguem endereçar 2^32 bytes, que dá os 4GiB. O que ocorre para o Windows não fazer uso dos 4GiB quando instalados é que nem toda a capacidade de endereçamento é utilizada para acesso à memória RAM livre. Essa parte reservada contém a tabela com os IRQs, endereçamento dos dispositivos conectados ao sistema, etc. Todo dispositivo conectado (via slots da placa mãe, por exemplo) possui uma faixa de endereços mapeada para que o sistema possa se comunicar com o mesmo. É possível inclusive visualizar esse mapeamento no gerenciador de dispositivos, selecionando "Exibir->Recuros por Tipo/Conexão". Pode-se ver que mesmo a VGA sendo off-board e com memória dedicada, é reservada uma parte da capacidade de endereçamento do processador para ela. Isso significa que, independente do vídeo usar memória compartilhada ou ter uma VGA offboard, não será possível ter os 4GiB de memória RAM para uso em aplicações, pois uma parte da capacidade de endereçamento é reservada para mapear esses dispositivos conectados ao micro.
Se você pegar item por item do gerenciador de dispositivos e for subtraindo o espaço mapeado para eles da quantidade de memória instalada no micro, vai dar bem próximo daquilo que o Windows exibe como memória disponível para uso convencional.

Fergo


É o sistema operacional que endereça a memória da VGA offboard?
Fergo
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#15 Por Fergo
25/08/2009 - 19:15
As VGAs offboard em teoria são quase um sistema completo a parte. No caso delas o endereçamento de memória é realizado pelo processador gráfico da própria placa (GPU).
O mapeamento que o Windows faz para ela que eu mencionei no post anterior serve como uma interface de comunicação entre os dois sistemas, complementado pelo driver de vídeo (não é um acesso direto à memória presente na placa de VGA). É como se fosse a porta de comunicação entre o SO, CPU e GPU, possuindo um intervalo grande de endereços (aqui fica em torno dos 300MB) pois o volume de dados transferidos para a VGA é enorme, especialmente se comparados com outros dispositivos como placas de som, por exemplo.

Você não consegue usar uma aplicação convencional para escrever ou gravar alguma coisa diretamente na memória dedicada de vídeo usando o endereçamento padrão dos processadores x86/64. Para fazer isso é necessário escrever um código que seja processado pela GPU, como é o caso das linguagens de shader (HLSL, GLSL) e mais recentemente a implementação de sistemas GPGPU como CUDA/FireStream

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