Logo Hardware.com.br
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
6.9K Mensagens 694 Curtidas

Jogando Legacy of Kain - Soul Reaver dublado em PCs modernos

#1 Por sephiroth0 22/10/2010 - 20:41
Imagem


Oi Galera.

Quem já tentou jogar Soul Reaver no Windows XP sabe dos problemas que tem. Inicialmente, houve o patch do The Lost Worlds que resolvia os problemas, mas em placas modernas, o patch deixou de funcionar por problemas com o sistema de vídeo utilizado no jogo (o WinPlay da Eidos). Vários patches foram feitos não oficialmente que resolveram o problema, mas somente na versão em inglês do jogo. Como os tempos de fala da versão em português é um pouco diferente esses patches não funcionavam com o jogo traduzido. Até sairem dois patches que resolveram o problema.
Um que soluciona o problema com os vídeos RPL mesmo, e outro que permite os vídeos em formato bink.
Mas no caso do patch no formato Bink, os vídeos não foram traduzidos e faltava um vídeo no arquivo original disponibilizado. Resolvi então tentar colocar os vídeos no formato bink e dublados. E aqui estão eles:
Parte 1
Parte 2
Uma melhora é que consegui o vídeo inicial em resolução maior e coloquei o áudio original em português. O formato padrão dos vídeos em RPL tem resolução 320x240, assim como os outros em formato Bink, que retirei da versão de Dreamcast do jogo e converti para .bik. Mas o inicial está em 640x480, com ótima qualidade, bem superior aos originais. Somente o vídeo de créditos foi alterado, pois utilizei da versão Dreamcast (que é igual, mas sem os créditos específicos da versão PC).

Instalando os patches e os vídeos:
Para jogar com vídeos no formato original, utilizem o patch do Shoometsu. Para utilizar os vídeos no formato .bik, com vídeo inicial em maior resolução, utilizem o patch do Bruno César e os vídeos que disponibilizei.
Como utilizar os patches:
1) Instalar o jogo (óbvio).
2) Copiar todo conteúdo da pasta do patch escolhido para o diretório de instalação, sobrescrevendo o conteúdo.
3) Nos dois patches, uma modificação no registro do Windows é necessária. Isso pode ser feito de 2 formas: atualizando o registro manualmente, ou simplesmente executando o arquivo .reg que contém nos dois patches (nesse caso talvez seja necessário editar o arquivo, com o caminho em que você irá colocar os vídeos). Para atualizar manualmente, vá no menu Iniciar, e em Executar digite regedit . Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE, vá para a chave SOFTWARE, dentro dela procure pela chave Crystal Dynamics, dentro dela Legacy of Kain: Soul Reaver, dentro 1.00.000, e nela ache o registro MovieDirectory. Altere ele para o caminho onde instalou o jogo, e copie os vídeos para lá.
Se estiver usando o patch com os vídeos originais (do Shoometsu) copie do CD todos arquivos .rpl que encontrar e copie para a pasta onde instalou o jogo (ou outra que quiser). Caso esteja utilizando o patch do Bruno César (vídeos no formato bink), copie todos vídeos que disponiobilizei para a pasta onde instalou o jogo (ou outra que quiser).
4) A última coisa a fazer é alterar a compatibilidade do executável no jogo para Windows 98.


Feito isso, terá novamente o jogo funcional, todo em português e com vídeo inicial em alta resolução.

Então era isso, para quem tem o jogo e quer jogar novamente aqui fica a dica e os vídeos, e para quem nunca jogou ou ouviu falar do jogo fica a dica também (eu na verdade virei o Soul Reaver há mais ou menos 1 ano atrás). Um dos jogos mais criativos já criados, e todo traduzido funcionando perfeitamente no Windows XP (não testei em outros sistemas, mas tem gente que garante ter conseguido rodar no Windows 7). Quando der testo ele no Windows 7 e posto aqui o resultado.

Notas:
1) Mantive todos créditos dos autores, só retirei os vídeos legendados do patch do Bruno César, senão ficava grande demais os arquivos. Mantive somente o patch com o fix já. No caso do patch do Shoometsu, retirei a senha que o arquivo original mantinha e só deixei arquivos do patch com os créditos devidos também. Caso os autores queiram, retiro do ar e coloco link para o arquivo original.
2) Os dois patches as vezes dão um trancadinha ao acessar o menu, mas logo volta ao normal, e só acontece as vezes.
3) O patch no formato Bink tem um pequeno bug ao acessar o último vídeo em Chronoplast. Geralmente demora algum tempo até iniciar o vídeo (Chrono13.bik), mas ele inicia na grande maioria das vezes.


Update:
Testei no Windows 7 novamente. O que acontecia é que o consumo de CPU era muito alto, e na época usava um Pentium 4. O resultado era que o jogo ficava injogável. Mas tendo uma CPU mais forte, com 2 núcleos, roda perfeitamente com qualquer um dos patches: é só escolher. Mas consumo em 2 núcleos é bem alto:
Imagem

Outra observação: pelo que verifiquei não é necessária a alteração no registro com os patches para o jogo funcionar, basta colocar todos vídeos no diretório de instalação do jogo (sejam os RPL ou os vídeos BIK), que no WIndows 7 é arkRed">Drive:\Program Files (x86)\Eidos Interactive\Soul Reaver por padrão. No Windows 7, caso queiram alterar a chave de registro, a chave é HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Crystal Dynamics\Legacy of Kain: Soul Reaver\1.00.000 .

Uma screen do jogo rodando:
Imagem

Para jogar com joystick recomendo usar o Xpadder, a versão 5.3 é freeware, sem o Xpadder, o jogo reconhece os mínimos inputs do direcional analógico, causando todos vídeos de serem passados direto e o Raziel ficar andando continuamente em círculos. Basta setar para o teclado o controle após mapeados corretamente no Xpadder as teclas para os botões do controle.

Caso tenham problema com os links postem aqui que dou uma olhada.
E era isso então. Fica a dica e os vídeos traduzidos. comemorando.gif
Responder
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
6.9K Mensagens 694 Curtidas
#2 Por sephiroth0
23/10/2010 - 11:40
Testei no Windos 7 e não consegui fazer ele funcionar direito:
- em compatibilidade com Windows 98, fica injogável, com mais de 90% de utilização de CPU.
- sem a compatibilidade com oWindows 98 fica normal a utilização de CPU e a velocidade, mas o jogo fica com os antigos problemas de rodar em sistemas mais modernos: falas travadas, com tempos mais lentos, e cutscenes ficam dando travadas.
gcfrancoso
gcfrancoso General de Pijama Registrado
3K Mensagens 116 Curtidas
#3 Por gcfrancoso
09/11/2010 - 14:41
sephiroth0 disse:
Testei no Windos 7 e não consegui fazer ele funcionar direito:
- em compatibilidade com Windows 98, fica injogável, com mais de 90% de utilização de CPU.
- sem a compatibilidade com oWindows 98 fica normal a utilização de CPU e a velocidade, mas o jogo fica com os antigos problemas de rodar em sistemas mais modernos: falas travadas, com tempos mais lentos, e cutscenes ficam dando travadas.


O jogo é leve... Já experimentou rodar pelo VirtualBox? A nova versão inclui suporte para aceleração 3D... Acho que emula uma Intel x3100... Talvez role de instalar o Windows 98 em uma máquina virtual...
REVIEW:SAGER NP8760
i5-540M
4GB 1333MHz
Radeon 5870 1GB DDR5
320GB 7.2k rpm
Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
6.9K Mensagens 694 Curtidas
#4 Por sephiroth0
09/11/2010 - 21:16
gcfrancoso disse:
O jogo é leve... Já experimentou rodar pelo VirtualBox? A nova versão inclui suporte para aceleração 3D... Acho que emula uma Intel x3100... Talvez role de instalar o Windows 98 em uma máquina virtual...

VirtualBox é uma coisa que quero ver se instalo quando tiver um tempo, não pelo Soul Reaver só, mas pra testar umas outras coisas.
Mas a dica funciona perfeitamente no XP.
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
6.9K Mensagens 694 Curtidas
#5 Por sephiroth0
14/02/2012 - 19:18
Post inicial atualizado, confirmado que ambos patches funcionam no Windows 7, salvo consumo alto de CPU, o que faz os requisitos para rodar no Windows 7 serem bem superiores.
Com isso, todos jogos da série rodam em todos sistemas modernos, salvo o Blood Omen 1 que roda, mas não bem. No caso dele é recomendável jogar a versão de Playstation 1 ou esperar a versão final do ótimo remake que está em andamento (tem demo): https://www.hardware.com.br/comunidade/showpost/5576367.html
Vale olhar esses vídeos do projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=METuciFfBKQ&feature=channel_video_title
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=en&rurl=translate.google.com&sl=ru&tl=en&twu=1&u=http://expo2011.quakewiki.net/detail-view.php%3Fid%3D115&usg=ALkJrhjyacPjZFf7mGtQtXLWFrJI6wlVtA

gcfrancoso disse:
O jogo é leve... Já experimentou rodar pelo VirtualBox?

Testei em uma VM, desempenho muito fraco, mesmo sendo um jogo antigo, não roda de forma aceitável. Mas como é perfeitamente jogável no Windows 7, não tem o porque de usar VM nesse caso.


Estou tentando configurar o controle do XBOX360. Sem dead-zone não rola, e não tem como configurar (ao menos por interface) para usar o direcional digital ao invés do analógico. Mas funciona perfeitamente com o Xpadder. Basta setar para o teclado e configurar no Xpadder as teclas para mapear para o controle.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal