Logo Hardware.com.br
Tuxjr
Tuxjr Novo Membro Registrado
30 Mensagens 0 Curtidas

Conflito de IP numa rede DHCP com WinXP como pode?

#1 Por Tuxjr 07/02/2006 - 10:22
big_green.png Olá gALLera!!! Blz?
Seguinte, tenho uma rede com 5 micros. 3 Win XP e dois Win 98. Um dos Xp recebe a internet e divide com o restante (Via radio, tem um IP fixo, daí vc faz uma conexao e ele transforma a placa em 192.168.0.1, depois colocamos esse end nos pc´s como gateway.) E nele tem apresentado a famosa mensagem de conflito de IP. Mas a rede, está configurada como DHCP. Ou seja, os Ip´s estao automatico e´por via das dúvidas, já fui de maquina em maquina e verifiquei os Ip´s. Pasmem!! Todos estao na casa dos cento e pouco )121, 132, 181 e assim por diante. Entao, não há como haver conflito. Bem, isso é o que parecia. E ainda... eu como pensando que iria mandar bem, defini IP para cada máquina, detalhe... mesma mensagem. Voltei entao para o DHCP. E o mais interessante, se eu reinicio os micros e tento de novo, às vezes fica por umas duas ou tres horas sem dar o conflito. Mas logo, logo, ele volta.
GALLera por favor... vc´s que já passaram por isso ajudem-me! Estou desisperado e nao resolvi ainda... valeu fico no aguardo!
Responder
macckk
macckk Novo Membro Registrado
22 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por macckk
07/02/2006 - 12:14
olá amigo.. o winXP não tem servidor DHCP, ou seja, vc tem que configurar cada micro manualmente, a não ser que vc tenha um servidor DHCP com windows 2003 server ou linux.... mas a princípio vc não tem servidor DHCP... então configure cada estação manualmente, é melhor... o micro que tem a conexão com a internet, deixe em 192.168.0.1 na placa de rede que fica na rede local,... na sua placa de internet sem fio, entre nas propriedades dela, na pasta Avançado e habilite a caixa "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet"... fazendo isso, esse micro com as duas placas de rede serve de roteador... distribuindo assim a internet para todos os micos... nos outros vc coloca ip: 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4, 192.168.0.5, todos com gateway 192.168.0.1 -> isso tem que funcionar... um abraço....
Marcelo Cuin - Votuporanga - SP
www.interiorhost.com.br
RoadKill
RoadKill Ubbergeek Registrado
8.9K Mensagens 6 Curtidas
#3 Por RoadKill
07/02/2006 - 13:06
macckk
olá amigo.. o winXP não tem servidor DHCP, ou seja, vc tem que configurar cada micro manualmente, a não ser que vc te...
macckk, pelo que percebi foi isso mesmo que ele fez. Quando ativa esse compartilhamento o XP cria um servidor DHCP sim e não precisa configurar manualmente.

Tuxjr, qual computador está apresentando o conflito? Se for no servidor, não adianta mexer nas estações. Já reparou se esse IP em conflito é o da rede local ou o da Internet?
Não sei como é que foi...
Só sei que foi assim.
Sou a favor da netiqueta
http://octopusland.com
http://www.ogimp.com.br/
apterix
apterix Zumbi Registrado
9.4K Mensagens 171 Curtidas
#4 Por apterix
07/02/2006 - 14:01
RoadKill, fez a pergunta que eu ia fazer.

Olha, não quero ser chato e nem dar uma de moderador, mas eu acesso esse fórum com muita frequência e sei que deixar a mensagem inteira em negrito atrapalha a leitura.
Coloque apenas o que você quer dar ênfase, e não tudo.
Imagina eu que leio vários tópicos por dia e tenho que fazer um esforço para não embaralher na minha cabeça o seu problema, ok? Issto também te prejudica, pois muitos outros não tem respondem por causa disso.

Quanto ao seu problema,
1) "radio, tem um IP fixo, daí vc faz uma conexao e ele transforma a placa em 192.168.0.1,"
Você se conecta a rede e ele transforma o IP?
O que acontece é o seguinte: A placa recebe a conexão rádio (e recebe um IP Local X). Esse IP local X será o IP da máquina compartilhadora em sua LAN LOCAL e o IP GATEWAY da sua rede, portanto, os computadores devem se conectar à conexão que recebe a internet a rádio, no caso, o IP Local X.
Como você não disse como a Internet se conecta ao seu PC, suponho que seja por uma entrada RJ45!
E para você compartilhar para a rede, você tem que ter outra entrada RJ45.
Essa então terá o seu IP Local.
Os terminais, neste caso, terão que acessar o IP Local da placa que liga o servidor a rede (que não é o IP Local X) mas capatar a internet pela conexão com a rádio (para tal você deve especificar que os computadores devem partilhar a conexão na Conexão Local da rede IP Local X).

Portanto, provávelmente o erro está aqui:
A placa que recebe a conexão com a Internet tem o IP 192.168.0.1 e a placa que liga o servidor aos terminais também está com este IP.
Você terá que configurá-la para uma faixa de IP diferente (não é necesário, só torna mais organizado), como por exemplo 10.0.0.1 no servidor e 10.0.0.X nos terminais.
Isso resolverá o seu problema, caso tenha as duas conexões em entrada RJ45.

Boa sorte!
Hospedagem de sites low-end: www.ilax.com.br Com cPanel 11 e suporte técnico inteligente. isso_ai.png
Tuxjr
Tuxjr Novo Membro Registrado
30 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Tuxjr
10/02/2006 - 08:25
macckk
olá amigo.. o winXP não tem servidor DHCP, ou seja, vc tem que configurar cada micro manualmente, a não ser que vc te...


Camarada, realmente me espressei mal, o certo seria habilitar o serviço ICS do Windows ( melhorou? foi mal, desculpe a gaf) mas o restante todo eu já fiz. Como vc falou, eu já tentei tres vezes e pasme! Mesmo dedicando IP maquina por mqn, ele às vezes apresenta o conflito e o pior é isso ""às vezes,"" Como pode? HElllllllllllllpppp!
Tuxjr
Tuxjr Novo Membro Registrado
30 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Tuxjr
10/02/2006 - 08:28
RoadKill
macckk, pelo que percebi foi isso mesmo que ele fez. Quando ativa esse compartilhamento o XP cria um servidor DHCP si...


POis é doido, foi realmente isso que eu fiz e detalhe, nao consegui ainda identificar de onde vem o erro, pois essa coisa chata é aleatória, às vezes aparece e exatamente qndo eu nao estou na empresa q eu presto serviço. Como pode cara? Todos so micros mesmo definindo IP mao a mao a praga ocorre? E se for a placa da Internet? Liguei para aempresa do Radio e eles me confirmaram que aquele IP é só meu. Como pode?
Me ajuda aí doido, to precisando muito é minha segunda semana na empresa e ganhei esse abacaxi imagina só!
Fico no aguardo!!
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal