Logo Hardware.com.br
N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas

Tutorial: Personalizando uma instalação desktop com o CD do Ubuntu Server

#1 Por N0625 24/07/2009 - 00:28
Fala, galera!!

A instalação do Ubuntu, por padrão, não oferece uma forma de escolher quais pacotes se deseja instalar, assim como a escolha do ambiente gráfico. Caso não goste do ambiente Gnome e prefira o Kubuntu é necessário baixar o CD do Kubuntu, o mesmo vale para o Xubuntu, Edubuntu e outras variações. É possível instalar quaisquer destes desktops a partir da instalação já feita através do uso do apt-get caso queira ter mais de um ambiente instalado, porém descobri uma forma de escolher o ambiente gráfico a ser usado na instalação sem ter que recorrer ao CD específico ou mesmo ter que baixar o DVD. A vantagem é que você pode escolher qual o ambiente usar independente do CD que estiver usando, além de poder escolher quais pacotes deseja instalar. A desvantagem é que é necessário uma conexão rápida (e ativa durante o processo) à Internet, pois a instalação será feita em modo netinstall como ao instalar o Debian usando o CD Netinst, além de ter prévios conhecimentos em instalação modo texto e também, caso prefira escolher o que instalar, do Aptitude. Instalando em Modo Especialista tem como selecionar um componente para conexão via PPPoE, mas como não estou muito afim de resetar meu modem para testar, vamos usar mesmo uma conexão roteada. =)

Para este tutorial vou presumir uma instalação no modo padrão e no idioma PTBR, além de:O CD do Ubuntu Server não traz nenhum ambiente gráfico para a instalação, entretanto é possível usá-lo para instalar o Ubuntu Clássico, Kubuntu, Edubuntu, Ubuntu MID, Mythbuntu e até mesmo o UNR. Então vamos lá. Inicie o PC com o CD do Ubuntu Server e prossiga normalmente com a instalação usual até que você chegue na tela de instalação de software. Não marque nada nesta tela (a não ser que deseje instalar algum recurso presente nela) e prossiga. A opção Manual Package Selection nos leva ao Aptitude, mas não vamos falar dele ainda, então deixe desmarcado.

Imagem


Se estiver instalado em dual-boot com o Windows surgirá a questão da instalação do Grub. Caso esteja instalando o Ubuntu em um disco limpo já verá direto a tela abaixo. Em qualquer um dos casos selecione Voltar. Recoloque o CD no drive por precaução caso tenha chegado na tela abaixo.

Imagem


Voltamos ao menu principal da instalação. Ele surge a qualquer momento quando você retorna de uma tela (como fizemos agora) ou ao fazer uma instalação em Modo Especialista ( tecla F6 na tela de menu do CD) onde ele faz uma série de perguntas, resultando numa instalação mais demorada. Voltando ao nosso assunto escolha Selecionar e instalar software.

Imagem


Após alguns instantes você terá de volta a tela de seleção de software, só que agora com muito mais opções além dos recursos para servidores.

Imagem


Rolando a barra...

Imagem


Basta fazer as escolhas desejadas e tabule para o Continuar. A partir daqui a instalação será feita via Internet. Uma previsão do tempo de download irá aparecer, calculada de acordo com a velocidade de conexão. Paralelamente você calcula quantos cafezinhos irá tomar, se dá tempo de dar uma fugidinha até a casa da patroa, dar uns beijinhos e tal...e_o_amor.gif ler um livro ou fazer qualquer outra coisa enquanto aguarda o download dos arquivos.

Manual package Selection - esta opção chama o Aptitude, um aplicativo em modo texto onde você pode personalizar a instalação, removendo pacotes indesejados e instalando outros, além de ter um controle melhor sobre o software a ser instalado - você pode, por exemplo, instalar o Gnome sem o OpenOffice. A parte chata é que ele é bem indigesto de se mexer. Veja mais sobre ele em http://www.gdhpress.com.br/blog/dicas-apt-get-aptitude/. Lembram que falei para não utilizarem esta opção lá na primeira tela? Então, não que seja proibido usá-lo, pelo contrário. O problema é que nesta etapa da instalação você só terá controle do que está sendo instalado apenas da utilização do software incluso no CD, ou seja, ele é efetivo apenas para o software para servidores disponível no CD. Se deseja personalizar uma instalação desktop recomendo que o faça seguindo o tutorial até o fim. Aí sim o Manual Package Selection terá efeito para uma instalação desktop personalizada.

Bom proveito!
Ev3rTon
Ev3rTon Super Participante Registrado
475 Mensagens 9 Curtidas
#4 Por Ev3rTon
24/07/2009 - 19:48
Grande dica!

Ontem tinha visto em algum lugar como fazer uma instalação parecida mas com a mini-imagem, ai tinha que baixar tudo da internet. Nessa o sistema básico já instala certo?
Windows 7 Ultimate/ Ubuntu 10.04
Foxconn 45GMX
Intel Pentium e5300
2x 1GB DDR2 667
Point of View GeForce 9800GT
HD Samsung 160GB Sata II
DVD-RW Samsung
3RSystem IceAge 450w

N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas
#5 Por N0625
24/07/2009 - 22:39
Ev3rTon disse:

Sim. Não instalando nenhum pacote durante a instalação você tem uma instalação básica. Basta utilizar o apt-get para instalar os pacotes desejados depois do primeiro boot.

Uma outra dica que deixo aqui é instalar o meta-pacote linux-server no Ubuntu clássico via Synaptic. Este pacote instala a imagem server do Kernel do Ubuntu Server. Achei o sistema mais rápido com este Kernel. Porém caso esteja usando algum driver restrito será necessário recorrer ao applet adequado para compilar o módulo para o novo kernel.

Edit.: existe uma mini imagem de instalação?

© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal