Logo Hardware.com.br
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas

Guia básico: aprenda a usar o Everest!

#1 Por _oeek_ 25/06/2007 - 02:31
Guia Básico de como utitlizar o Everest


rindo_atoa.gif


Que placa mãe será que eu estou usando? Qual a velocidade do processador? Quantos MB tem esta placa de vídeo? Você já deve ter passado pela incômoda situação de não saber a marca ou modelo do hardware de seu computador e não saber como descobrir isso - afinal nem todos os usuários tem a destreza de abrir seus computadores, certo ? Para isso existem softwares de informação de sistema, feitos para fornecer informações sobre seu hardware rapidamente. Um deles é o Everest.

Nesse básico tutorial vamos saber como usufruir deste software que pode nos ajudar em alguns problemas.

Nos link abaixo segue para download a versão free (Everest Home Edition) e a versão trial (Everest Ultimate Edition), porém, a maioria das imagens deste tutorial são da versão TRIAL (Trial Version).










Após a instalação, abra o software e vá até o Menu File >Preferences, para configurar o software corretamente. A grande maioria das opções presentes no software não apresentam uma configuração necessária para os usuários, mas outras são mais importantes:


Imagem



Preferências: Aqui você poderá mudar o idioma do Everest para português brasileiro, bastando parcar a opção correspondente e clicar em OK.


Imagem



Geral: Nesta guia, o Everest pode ser configurado para iniciar com o Windows (Carregar o Everest na inicialização do Windows) e para que ele seja integrado ao Painel de Controle do sistema (Carregar o Everest no painel de Controle). Você também pode decidir qual o comportamento do software quando este for iniciado (Quando o Everest iniciar).



Imagem



Layout: Nesta guia, você pode ativar e desativar quais recursos serão mostrados no Everest e como algumas informações serão mostradas.



Imagem



Basicamente, o Everest utiliza um layout muito parecido com o Windows Explorer para mostrar todos os principais recursos do sistema. A foto , por exemplo, mostra informações sobre a placa mãe do meu computador.



Imagem



Segue mais alguns itens e exemplos de imagem que o Everest consegue faz:

- Itentificar ID da BIOS:
http://img458.imageshack.us/my.php?image=bioskm0.jpg

- Verificar temperaturas, voltagens e rotações:
http://img458.imageshack.us/my.php?image=sensortf0.jpg

_ Se quiser pode monitorar as temperaturas a todo tempo apenas pela barra de tarefas com as informações ilustradas ao lado do relógio:

Clique em Arquivo > Preferênciais > Monitoramento de Hardware > Ícones, OSD.

Depois é só marcar os que deseja e depois clicar no X ao lado do botão de minimizar para que as temperaturas fiquem na bandeja do windows.

O Everest tambem é capaz de fazer um teste básico de instabilidade do seu sistema. Opçao ''ferramentas'' - ''teste de instabilidade do sistema'' - Aperta a tecla start para o teste começar e deixe mais ou menos por 10min para ver o resultado.Segue imagem abxio:

Imagem

___

No Everest vc também pode obter informações dos períféricos presentes em seu computador.
Vamos usar como exemplo o disco rígido:

Vá em Armazenamento e escolha ATA

Tipo de dispositivo >>> SATA II

Se suporta NCQ (Native Command Queuing) >>> Suportado

Taxa de transferência >>> 300 Mb/s

Tamanho do buffer >>> 8 MB

Imagens do exemplo acima:
- http://cache.guiadohardware.net/comunidade/attachment.php?attachmentid=3192&d=1189523099
- http://cache.guiadohardware.net/comunidade/attachment.php?attachmentid=3193&d=1189523144
- http://cache.guiadohardware.net/comunidade/attachment.php?attachmentid=3194&d=1189523264
- http://cache.guiadohardware.net/comunidade/attachment.php?attachmentid=3195&d=1189523297


Também falando em disco rígido, no Everest temos a opção SMART, que é muito famosa nos setup's. No Everest vc pode ver um rewie de erros do SMART. Ver imagem abaixo:

Imagem


Podemos encontrar outras coisas interessantes também como:

Se vc for em arquivo > preferencias tem essas duas opções abaixo:

veja.png Suporte para o SideBar do Vista:

Imagem

veja.png Janela transparente com informações (OSD)

Imagem


Exemplo de diagnósticos:

- Verificar o Modo Ativo do Controlador de memória... Single Channel ou Dual Channel:
http://img458.imageshack.us/my.php?image=dclt1.jpg

- Barramento da Placa de vídeo:
http://img454.imageshack.us/my.php?i...ramentokp7.jpg

O Everest também é capaz de fazer algumas comparações entre computadores, é tipo um bechmark da "letura de memória, latência da memória, etc. Segue imagem da guia "comparações" que fica no "menu" principal:

http://img409.imageshack.us/my.php?image=screenfh1.jpg



Em dispositivos de hardware poderá ser visto os recursos e assim diagnosticar possíveis erros que podem estar aparecendo na tela azul.


O CPUID do Everest, Ferramentas>>> Everest CpuID: Diagnóstico completo do seu processador:


O Everest também apresenta alguns utilitários de diagnóstico, como o Monitor de Diagnósticos no Menu Ferramentas, que faz vários testes no monitor instalado, em busca de algum erro que, obviamente, só o usuário pode perceber, como partes do mesmo que já estão queimadas, ou outros problemas do tipo. O Everest também apresenta uma versão próprio do CPUID, um software que mostra informações detalhadas sobre o o processador instalado, e pode ser ativado com a opção Everest CPUID.


Imagem



Você também poderá criar relatórios dos softwares em questão, a partir do menuRelatório. A opção mais rápida é utilizar o Relatório rápido, que faz um relatório do recurso selecionado no momento. Como você pode ver na imagem, o Everest permite fazer relatórios em vários formatos diferentes.


Imagem




Após criar o relatório (a imagem é um relatório em texto simples de todos os recursos), você poderá salva-lo (Salvar em um arquivo), imprimi-lo (Imprimir) ou enviá-lo para um e-mail qualquer (Enviar por e-mail)



Imagem




O Everest também é capaz de mostrar quais programas estão sendo inicalizados juntos com o sistema. Esta é uma das causas da demora da inicialização do sistema que poucos conheçem.


Este exelente software também tem opção de desinstalador de programas na aba ''programas'' depois em ''programas instalados''.

Verifique também quando seu Windows foi instalado - menu - sistema operacional - horário de carga.




Ps: *Lembrando apenas que por ser um software como outro qualquer pode acontecer problemas, como dar informações erradas ou até mesmo não conseguir enxergar tais marcas e modelos de alguns periféricos.*


Devo lembrar tambem que algumas das opçoes citadas no guia so serao encontradas na versao Ultimate Edition.E que tambem ''tal'' opçao nao será mostrada e com o anunciado ''TRIAL VERSION'' caso nao tenham adquirido a licença do Ultimate edition!





Postado: _oeek_


Contribuições:


Dr. Chapatim
JRotten
Uchiha Sharingan
Andróide Cell



ze_bonitinho.png


PS: Mais dicas serão bem vindas para serem implementadas nesse guia básico!


... Bom proveito para todos ...

Anexos

Responder
Ail5on
Ail5on Super Zumbi Registrado
8.1K Mensagens 463 Curtidas
#4 Por Ail5on
25/06/2007 - 09:23
Muito bom ta de parabéns!!!

Tenta falar com algum moderador pra fixar teu topico...
Core i7 8700k 3.7GHz + WC  corsair H90 | Asus Z370-H Gaming | Zotac GTX 1080Ti 11GB 352 Bits  @ 2025MHz | 64GB DDR4 2666MHz Micron(16GBx4) | 2x SSD M.2 NVMe 1TB RAID 0 -  Western Digital Black | HD - 1TB Western Digital Blue  - 5400 Rpm | EVGA 1000w Modular |AOC AGON 25" 240Hz 0,5ms punk.gif Tudo com Deus, nada sem Jesus!!!!! rolleyes.png
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal