Logo Hardware.com.br
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas

Conflitos no projeto GNU

#1 Por Marcos FRM 26/12/2012 - 08:35
Como ninguém postou até agora, lá vai.

GNU sed 4.2.2 lançado, mantenedor sai e deixa críticas ao estado do GNU e da FSF (BR-Linux)

GNU sed maintainer resigns with 4.2.2 release (The H)

GNU Grep & Sed: Fallout Within The GNU FSF Camp (Phoronix)

A raiz do problema originou-se com a cessão de direito autoral para a FSF. Eu sou totalmente contrário a isso -- que, aliás, é prática usada pela Canonical também. O código continua livre, mas não é mais seu. No caso do GNU, fica ainda pior devido às políticas obsoletas de gerenciamento adotadas e a mão de ferro de RMS.

Meu conselho: programe open source, mas não doe seu código para os outros. Você deve ser o dono dele; o código é seu.
Responder
freeosbr
freeosbr Geek Registrado
1.9K Mensagens 216 Curtidas
#2 Por freeosbr
26/12/2012 - 09:36
O que é isso bro, regime ditatorial no GNU não é nada bom para a saúde do projeto. Pode-se perder muito com essa atitude. Tudo bem o Stallman é um dos gurus, a cabeça tem que estar aberta para a evolução, desde que continue livre. E mais o programador passar o código e a FSF simplesmente tomar posse do código é no mínimo uma senhora falcatrua. Muito preocupante isso.
Grande abraço.
Antes de perguntar leia
O Guia do e-mala
http://br-linux.org/linux/e-mala

Co Yvy Oguereco Yara
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#3 Por Marcos FRM
26/12/2012 - 10:03
Não é que seja falcatrua. A cessão do copyright é requerida para qualquer projeto que deseje ficar sobre o guarda-chuva do GNU. Em tempos passados, era vantajoso. Hoje, não mais. Você terá que bater continência para uma gerência lenta, cheia de entraves burocráticos, onde qualidade técnica não é mais o que comanda. Ou seja, você perde o controle sobre o seu código.

Em época de GitHub, Google Code, SourceForge, está fácil ter uma infraestrutra para seu projeto sem grande trabalho e com baixo custo. Não existe vantagem voluntariamente se algemar ao GNU/FSF.

Nikos Mavrogiannopoulos, criador e mantenedor do GnuTLS, terá que fazer um fork do seu próprio projeto para se livrar das algemas do GNU/FSF. Diz ele estar muito arrependido de ter cedido o copyright doze anos atrás.
...
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
5.8K Mensagens 715 Curtidas
#5 Por Ilkyest
28/12/2012 - 15:18
é o eterno problema do doe para ser respaldado..... serás respaldado mas não será mais seu.

tem algo parecido no "morte acidental de um anarquista e outras peças subversivas" donde o tigre protege, vem o estado, leva o tigre, não protege mais....... compram outro tigre, parabéns pela proteção, mas agora nós te protegeremos, abandone o tigre....blablabla.....

eu só não entendo uma coisa. O GNU, alterou-se de tal forma que tem de estar vinculado ao FSF?. Porque "dessa união", o GNU não tinha vida própria não?
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal