Logo Hardware.com.br
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas

Lançado flashrom 0.9.4

#1 Por Marcos FRM 26/07/2011 - 20:38
http://www.flashrom.org/Flashrom/0.9.4

O flashrom, programa de atualização de BIOS/firmwares para Linux e outros Unix-like (com port para DOS e Windows -- o segundo ainda incompleto), continua avançando. O suporte a hardware está a cada lançamento melhor. Por segurança, sugiro que apenas use o flashrom caso sua placa-mãe esteja entre as testadas. Nas demais, use o flashrom só se tiver recursos e conhecimento para recuperar o BIOS em caso de uma atualização malsucedida.

Muito bom ver um programador universal de flash ROMs nativo para Unix-like progredindo.

A versão disponível no repositório das distribuições costuma ser velha. Para compilar no braço, dê uma olhada aqui: https://www.hardware.com.br/comunidade/atualizacao-faq/239131/#post4329760

Compilações prontas: https://www.hardware.com.br/comunidade/compilacoes-flashrom/1155605/

ATENÇÃO: atualização de BIOS/firmwares é coisa séria. Só atualize se souber o que estiver fazendo! E não use o flashrom para atualizar BIOS de notebooks! Na maioria dos casos, ele lhe avisará e recusar-se-á a prosseguir caso a máquina seja um notebook ou similar, a menos que você use uma opção específica ao chamá-lo. Notebooks usam embedded controllers, que são complicados e de difícil suporte.


Outra boa notícia é que foi iniciado, há alguns dias, o desenvolvimento de uma interface em Qt para o flashrom. Ainda está crua, mas é o começo.

.
Responder
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal