Logo Hardware.com.br
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 339 Curtidas

Discussão: O fim da era do desktop. O que você acha?

#1 Por Fábio Garcia 25/04/2011 - 12:29
Olá pessoal!

Resolvi criar um tópico para discutir os assuntos relacionados com o possível fim da era do desktop, visto que os recentes lançamentos em tecnologia (como smartphones poderosos e tablets) estão ganhando cada vez mais aplicações e autonomia para substituírem o desktop em boa parte das tarefas (parcialmente).

Para encurtar o assunto e deixar uma referência a quem ainda não trata a possibilidade do fim do desktop como real e relevante, deixo um link com uma matéria do Morimoto, de Julho de 2009:

https://www.hardware.com.br/dicas/fim-dos-desktops.html

-----------------------------------------------------------------------------

Agora a minha opinião sobre o tema:

Não creio que o desktop esteja com o fim decretado pela tendência ditada pelos recém criados segmentos de "bolso" por alguns motivos dos quais considero indiscutíveis:

1) O poder de fogo (processamento)
Este talvez seja o principal motivo que me leva a crer que o desktop é insubstituível. O fato de que os aparelhos de bolso estão chegando com cada vez mais poder de fogo ainda não representa uma ameaça. Há vários segmentos que precisam de alto poder como: o mercado gamer, o pessoal que trabalha com criação/ edição (eu mesmo faço isso com o Ableton Live) de áudio e vídeo, a indústria de filmes e por aí vai. Logicamente que aqui entram as Workstations, mas não consigo imaginar o desktop em seu puro sentido separado em outra categoria no assunto deste tópico.

2) A história da indústria
Pensar que a Intel, AMD, Asus, VIA e trocentos outros fabricantes especializados no segmento de desktops simplesmente mudem de segmentação, passando a trabalhar em plataformas móveis unicamente, é algo que não entra na minha cabeça.

3) A febre
Talvez muitos pensam que a febre do momento ditará regras sobre o que eu e você vamos usar em termos de computação nos próximos anos, mas não creio que a fama destes brinquedos de bolso seja suficiente para fazer com que eu quando precisar de um computador novo acabe decidindo por um tablet e não um novo desktop.

Os três fatores acima me parecem os mais relevantes que consigo pensar no momento, ligado a minha opinião e experiência com o desktop.

No momento em que escrevo isto, estou no sofá com o desktop desligado e o notebook no colo, mas cabe dizer que uso os dois de acordo com a necessidade. Aí que está o ponto! A necessidade! Será que algum dia o tablet será capaz de suprir todas as minhas necessidades para que eu possa largar o desktop e o laptop?

Vejamos por outro lado. Atualmente trabalho com Consultoria Corporativa em Telecom. Para convencer os parceiros a oferecerem o tablet e terem argumentos sificientes para concluírem a inserção do produto nos clientes, uso um discurso baseado na produtividade e flexibilidade do tablet, resumidamente; o tablet acabou unindo as funções (100% das funções) do smartphone + boa parte das funções de um notebook (pelo menos pra quem usa pra trabalho) e ainda agrega valores de entretenimento.^^

Ou seja, o tablet une em um aparelho: um smartphone, um notebook e uma central de entretenimento. Isso sem falar nas possibilidades de uso com softwares diversos para automação e uma porrada de outras coisas.

Por hora, acho que a computação de bolso ainda terá que comer muito feijão (calculo uns 10 anos pelo menos) para que o fim do desktop seja algo real.

observe.png

Aqui está o começo da discussão. Espero que vocês contribuam com suas opiniões. Obrigado por lerem!
Responder
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#2 Por Kraftwerk
25/04/2011 - 12:51
Olá amigo.anjinho.gif


A nível corporativo vai demorar mais, mas a nível pessoal a tendência é a portabilidade acabar ficando com a maior fatia. A era das caixas retangulares tende a acabar paulatinamente. Principalmente com a evolução dos processadores.

Até mais.bebi_demais.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#4 Por Marcos FRM
25/04/2011 - 13:42
Se o fim está distante nos países desenvolvidos, aqui demorará uma eternidade. Algumas causas:

- Preço insano dos trablets/smartphones/etc
- Banda larga ridícula e cara

frown.png

Conclusão: nossos gabinetezões desajeitados continuarão nos acompanhados por vários anos.

Quanto ao resto, acho que em muitos casos dá para substituir um PC por um bom tablet.
...
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#5 Por OP
25/04/2011 - 14:00
Eu acredito que os sucessores do desktop são os notebooks e netbooks, não os dispositivos móveis (ipad, smartphones etc.) no estágio de desenvolvimento em que se encontram e pelo custo que tem.
Todas as pessoas que tem estes dispositivos usam eles como complemento ao sistema principal e não de forma exclusiva, pelo menos pelo que tenho visto.

E o interessante é que mesmo no Brasil, desde 2010 a venda de notebooks já é maior que a de desktops, o que mostra que este padrão de troca do desktop por soluções menores já é fato: Link.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#6 Por Kraftwerk
25/04/2011 - 14:14
Olá amigos.anjinho.gif


É algo próprio do ser humano querer levar as coisas que mais gosta e usa com ele para onde for e convenhamos que não dá para levar um desktop debaixo do braço ou numa mochila nas costas. O desktop é uma das poucas coisas que ainda prendem o ser humano num espaço imóvel. O que parecia impossível a cinco anos hoje não é mais e ano a ano a tendência é multiplicar por dez o uso de computadores móveis, com destaque para note e netbooks. O restante vem na rabeira.

Até mais.bebi_demais.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
luiz.ricardo16
luiz.ricardo... Membro Senior Registrado
276 Mensagens 4 Curtidas
#10 Por luiz.ricardo...
25/04/2011 - 18:17
Olha eu acredito que os desktops ainda tem um bom tempo de reinado pois seria muito dificil você executar algumas tarefas em aparelhos portateis como no caso dos gamers os portateis no caso um notbook não se compara a um desktop mesmo o not mais top, pois alem de custar muito ainda sim não tera o mesmo desempenho de um desktop pelo fato da bateria não aguentar muito caso não esteja na tomada apesar de ser burrice compra um not potente para larga na tomada quando usar, mas voltando ao assunto outra coisa tambem, é que os produtores como Intel, AMD, NVIDIA não teria interesse em fabricar um produto como uma vga super poderosa sendo que a bateria de um not por exemplo não aguetaria e assim não avera pessoas que a compraria, mas isso seria mas correto dizer para os dias atuais quem sabe num futuro, mas voltando outra coisa tambem é a edição de videos ou uma programa de modelagem 3D, e a tambem muitas outras desvantagems, como tambem a vantagens entre um Not em relação ao desktop . Mas resumindo isso eu diria que os desktops terão ainda um reinado bem logo pelas vantagems que ele leva pelo fato do hardware mais robusto sair mas antecipadamente para o desktop como por exemplo o i7 980x ou 990x.
Bom mas essa é minha opnião T+
|| PhenonII x4 955 || Asus M4N68T-M LE v2 || HD Seagate 1TB || 6GB DDR3 1333Mhz || XFX Radeon HD5670 || Ocz 400w Stealthxstream 2 || AOC e2243fwk || Satellite 311k || Windows 7 x64 ||
luky22
luky22 General de Pijama Registrado
3.3K Mensagens 229 Curtidas
#11 Por luky22
25/04/2011 - 18:46
Olá amigos;

De fato os desktops da vida vem perdendo espaço a passo largos para nots e nets, mas como o amigo falou ainda vai dar um bom calda primcipalmente para fan boys games.
Os demais vem no calcanhar de aquiles daqueles que daqui a 10 ou 20 anos vão superar nos cases de mesa.
arkGreen">I54460 @3,2 Corsair h70 || Asus Z97 pro || Gskill ripawjes 1600 Blue || Mouse Logitech Gs402 || Mouse pad Sirius || Teclado Anansi Razer ||VGA GTX 960 MSI || Antec gamer 620W || half 912 || samsung Sync Master P2370 + LG 32' ||


Origin: kinin22
Steam: Ferrari noobizito
Tchones
Tchones General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 213 Curtidas
#12 Por Tchones
25/04/2011 - 18:54
Alguém sabe qual a porcentagem de usuários que são considerados "heavy-users" ou "gamers"?

Eu conheço muita gente que já não quer trocar o desktop por outro. Agora quer só notebook/netbook, porque só usa internet/office e não precisa de algo extretamente poderoso.

E concordo com o OP. Smartphones e afins ainda não serão os substitutos dos desktops, apenas complementam seu uso.
CB
CB Zumbi Registrado
8.7K Mensagens 131 Curtidas
#13 Por CB
25/04/2011 - 18:59
Minha experiencia, a alguns anos adquiri meu primeiro notebook.

Depois de passar anos lutando com um teclado encolhido e carregando peso nas costas voltei pra desktop, não tenho intenção de larga-lo tão cedo.

Notebook agora é um complemento. Preciso de um PC mais parrudo para trabalhar e jogos, o note fica em secundário quase esquecido. Sem falar o preço da montágem comparado com notebook saiu de graça.
comemorando.gifComputador é minha Cachaça. e_o_amor.gif
vanilg
vanilg Tô em todas Registrado
1.5K Mensagens 106 Curtidas
#14 Por vanilg
25/04/2011 - 19:17
minha visão:

O Fim não vai ter,a diferença é que vai ser minoria, porque quem quer apenas acesso a web, office, ve rum video basico, etc, vai focar nos notebooks, tablet, smarts, etc, o Desktop sera voltado para empresas e hard users, que precisam de aior processamento, etc, o que no futuro acho que pode encarecer mais as peças, ja que a tendência é diminuir essas vendas no futuro, por isso acho agor aum bom momento para montar desktop.
21 anos de Fórum Comunidade Hardware -E com o mesmo Avatar ! punk.gif
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.1K Mensagens 3.8K Curtidas
#15 Por apimente.br
25/04/2011 - 22:46
No meu caso, já não uso desktop há mais de 4 anos - foi substituído pelo Notebook, os tablets ainda estão muito fracos para serem considerados substitutos e não tenho nenhuma disposição para deixar meus documentos nas nuvens...
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal