Logo Hardware.com.br
Zord
Zord Novo Membro Registrado
63 Mensagens 0 Curtidas

Ideia genial (ferramenta de detecção do Knoppix + menu para compilar o Kernel)

#1 Por Zord 12/04/2011 - 04:39
Estive pensando aqui, por que tem que ser tão difícil e desgastante compilar o Kernel ideal para sua máquina? Selecionar os componentes de hardware que você usa, as mais diversas funções, saber para que servem e se você usa elas de uma forma ou de outra, etc, etc.

Aí então eu lembrei; ué, mas o Knoppix e todas as distros live-CD já não detectam os componentes de hardwares automaticamente? Por que não usar essa ferramenta combinando com o menu de seleções da compilação do Kernel?

Desse modo, as opções do menu já seriam automaticamente e devidamente selecionadas tornando imensamente mais fácil compilar o Kernel para cada máquina, e então será que funcionaria?

O que vocês acham? Eu não entendo muito das duas ferramentas, só tive essa ideia genial e gostaria de saber se ela seria viável para quem é bom entendedor de Linux.

Flws!
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#2 Por PHIRON
12/04/2011 - 07:39
Zord disse:


Eu acredito que é justamente por esse motivo, hoje o kernel do linux é muito modular, portanto somente o necessário é carregado (claro que pode não ser somente o necessário mas a priori é) então compilar o kernel, a não ser por um objetivo específico 9aplicar algum patch0 não faz muito sentido.
Eu já verifiquei através do lsmod e compilei o kernel diversas vezes e sinceramente não vi nenhuma diferença que compensasse o esforço, e olha que não é nada complicado compilar o kernel, mas é que realmente não vale à pena, a não ser que você queira uma versão que não exista nos repos ou por qualquer outro motivo.
Portanto, como não existem ganhos reais, apesar de ser completamente possível fazer isso que você sugeriu (mas volto a dizer, desnecessário visto que o kernel carrega apenas os módulos que ele irá precisar) ninguém se propôs a fazer isso...
cipolla
cipolla Super Participante Registrado
561 Mensagens 49 Curtidas
#7 Por cipolla
12/04/2011 - 19:49
Eu não entendo disso (atenção: opinião de leigo), mas na instalação do Debian (modo expert) se me lembro bem o instalador pergunta se queremos um kernel pau-pra-toda-obra ou se queremos só com os módulos pro nosso hardware.
Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.
ALBERT SCHWEITZER - filósofo, prêmio nobel da paz em 1952

Não compre animais de estimação, adote.
Encontrou um animal?
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#9 Por PHIRON
12/04/2011 - 21:24
KarlPC disse:


m45t3r disse:


Sinceramente, eu realmente não vi diferença nenhuma, a detecção de hardware do udev está rápida então a escolha dos módulos necessários também.
Realmente compila o kernel quem quiser, porque (in?)felizmente não faz diferença perceptível ultimamente, agora quanto ao boot, os serviços a serem iniciados sim, são decisivos na velocidade de inicialização.
Exatamente como o m45t3r disse.
Zord
Zord Novo Membro Registrado
63 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por Zord
12/04/2011 - 22:10
Mas sei lá, se o cara tiver um PC muito parrudo com 6 cores e tals ou então um netbookzin que precisa só de poucos módulos de hardwares para rodar, muitos proprietários até, ao invés de rodar coisas para um notebook...

"Marcos FRM"
make localmodconfig
(desde o 2.6.32)

http://article.gmane.org/gmane.linux.kbuild.devel/3750
http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_3...597554d9d05a5f

Poxa, que massa que já bolaram isso, genial! Um dia vou tentar, já que eu mexo no Linux pra brincar! ^^

Flws!

PS: acho que cabe editar o título deste e por um [RESOLVIDO] para casos parecidos. =)
"Tudo vale o preço que custa. Linux é excessão."
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal