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andremachado
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Falta qualidade nos cursos técnicos de Informática?

#1 Por andremachado 27/11/2011 - 17:42
Vez que outra quem frequenta este - e outros - fóruns se depara com algumas barbaridades, tanto da parte dos usuários - tipicamente os adolescentes que perguntam em caixa alta como fazem para tirar o "linuz" e como fazem para "abaixar" o Windows XP porque não conseguem "estalar" o Counter-Strike - até alguns técnicos em Informática que se sentem um pouco perdidos com as novas tecnologias ou totalmente desorientados quando recebem um computador com um sistema não-Microsoft, como por exemplo esse tópico.

Acredito que não seja novidade alguma o fato de que na maioria dos cursos técnicos de Informática o fato de Windows ser sinônimo de computador, mas isso tem pontos exageradamente negativos. Em 2007, fui obrigado a fazer um curso de práticas administrativas em uma instituição que também lecionava Informática e todos os micros de lá tinham Windows XP e IE6. Quando perguntei a um monitor por que eles não usavam um navegador melhor, como Firefox, ele respondeu que ali eles usavam o navegador "padrão" - e já naquela época o IE estava em segundo lugar.

Fora isso, é sabido que em 99% das assistências técnicas a pirataria rola solta e a palavra ética é uma ilustre desconhecida. São inúmeros os casos de pessoas que levam seus desktops e notebooks para a AT porque eles vieram com Windows Starter ou Linux e os "técnicos" instalam a versão Ultimate do Windows 7 sem a mínima preocupação com as licenças de uso.

Pior ainda foram os casos de um antigo contato meu que ele disse que levou seu PC com Linux que estava com problemas estranhos para uma AT e o mesmo voltou com Windows, ou um laudo técnico que apareceu na net em torno de 2006 (o qual não sei mais encontrar e não sei se é verídico) no qual o "competente técnico" ao pegar um micro que tinha Slackware escreveu que o PC estava com um vírus de boot chamado LILO que exibia um ambiente similar ao MS-DOS e acabou formatando a máquina. Ou o caso de um membro desse fórum o qual disse que está fazendo uma "engenharia reversa de serviços" no qual constatou que um simples NTLDR faltando é motivo para formatação.

De quem é a culpa, afinal? Dos cursos técnicos que se prendem a uma única tecnologia e não se preocupam em demonstrar outros sistemas para os alunos porque nem os professores estão preparados para isso? Dos alunos, que não prestam atenção nos conteúdos teóricos e negligenciam a existência de outros sistemas operacionais? Do Governo, que não regulamenta a profissão de técnico em informática e não estabelece padrões nacionais de ensino para os cursos profissionalizantes? E o que podemos nós fazer em relação a isso?
Responder
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
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#2 Por Quemel
27/11/2011 - 18:05
andremachado
Ou o caso de um membro desse fórum o qual disse que está fazendo uma "engenharia reversa de serviços" no qual constatou que um simples NTLDR faltando é motivo para formatação.


Caro André Machado, salve!

Li sua bronca, mas não entendi o contexto em que você citou a engenharia reversa de serviços e o NTLDR.

Você está criticando o autor do post ou o texto?

Você poderia ser mais claro, pois seu período ficou meio ambíguo.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png
Raul_Kl
Raul_Kl Veterano Registrado
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#3 Por Raul_Kl
27/11/2011 - 18:17
Eu poderia citar vários motivos pois também estou terminando um curso técnico, mas um dos motivos que me chamou a atenção é que vejo um certo excesso de abrangência do curso.

O lado bom é que isso dá ao aluno uma visão mais ampla sobre toda a área da Informática, mas o lado ruim é que em um curso de 1000 horas, é impossível que alguém saia com um profundo conhecimento em todas as áreas.

Por exemplo, um curso desses abrange hardware, sistemas operacionais, redes, algoritmos, programação em várias linguagens, webdesign, bancos de dados, tecnologias gráficas, legislação, relações humanas, etc.
andremachado
andremachado Highlander Registrado
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#4 Por andremachado
27/11/2011 - 18:47
Querido Quemel,

não estou criticando ninguém, apenas citei o texto como exemplo e usei "um membro desse fórum" porque sou ruim pra guardar nomes.

Raul_Kl

Concordo, é necessário fazer um equilíbrio entre a teoria e a prática!
56 6F 63 EA 20 E9 20 6D 75 69 74 6F 20 63 75 72 69 6F 73 6F 2E 2E 2E
----------------------------------------
Acer Aspire E5-471-30DG (Casa)
Samsung Book 550XDA-K07 (Trabalho)
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
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#5 Por Quemel
27/11/2011 - 18:57
Caro André, salve!

Engenharia Reversa de Serviços é minha assinatura e foi um post em meu blog.

A constatação foi minha, mas o diagnóstico, não! Entendi, now!

Penso que se o técnico conhece a fundo qualquer SO e presta um bom $erviço isso é importante.

Não dá para ser um especialista em Linux, Windows, Solaris e outros...

Quando meu cliente migra para Mac ou Linux e digo que não posso acompanhá-lo. $ó!

O que não dá é pegar um Mac e ficar brincando de acerto e erro.

Bração e boa $orte,
Quemel
Lukas.Bios
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#8 Por Lukas.Bios
28/11/2011 - 01:35
Sempre teremos técnicos proficionais trabalhando na area de instalações de uma forma geral, são pessoas que prostituem sua profissão no "mercado", mas isso não prejudica de forma direta aos profissionais bem qualificados, pois o valor no serviço-trabalho quem agrega é o profissional, e não o mercado, digo isso relacionado a pessoas que sabem enxergar o mercado, e não a relez profissionais que vendem seus "conhecimentos" pelo menor preço condicionado ao serviço.

Não se existe um senso ético na maioria das assistencias técnicas, e muito menos existe um limite ético na propria sociedade sobre a questão, as assistencias visam lucro e o numero de clientes satisfeitos e que tem grande probabilidade de voltarem a comprar seus serviços, e os clientes visam gastar o minimo possivel na assistencia.

Conheci um proprietário de assistencia técnica, onde quando o cliente levava sua maquina para formatar, retirar o linux e instalar o Windows principalmente, ele oferecia uma versão do windows XP, Professional, e uma do Windows 7 - Home Basic ou Premium - o custo aumentava exponencialmente, pois era cobrado por volta de 120 reais a formatação + instalações e demais custos. No final, o cliente pedia para instalar um Windows pirata mesmo, este meu amigo apresentava todas as desvantagens desse feito, e as vantagens de um sistema genuino, mas isso não mudava ou se quer abalava a opinião do cliente, e ele não queria perde-los, então concedia a instalação do sistema pirata. E isso não acontece poucas vezes.

Portanto, o senso ético é completamente limitado, existe corrupção em todos os niveis da sociedade.

Forte abraço

Lukas
Não existe Homens melhores que outros Homens, apenas Homens mais preparados.
Roteiro Final / Principais areas de TI
JAPICHIN
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#9 Por JAPICHIN
28/11/2011 - 03:31
Olá andremachado,
existem cursos bem fraquinhos mesmo, mas graças a Deus, também existem cursos bons.
acho que o maior problema, está nas pessoas que fazem o curso, tanto alunos como professores, onde muitos por acharem que já sabem muito, só porque conseguem diferenciar o que é uma placa mãe, cpu, memórias, fonte, hd, etc e também sabem colocar um sistema operacional para rodar num PC e tal... Saem por ai se gabando, quando na realidade isso é quase nada dentro do que se deve conhecer e saber, e acabam fazendo essas práticas como você bem colocou sobre essa banalização e depreciação da atividade.
abs
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
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PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
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#10 Por PHIRON
28/11/2011 - 06:43
Quemel disse:
Caro André, salve!

Engenharia Reversa de Serviços é minha assinatura e foi um post em meu blog.

A constatação foi minha, mas o diagnóstico, não! Entendi, now!

Penso que se o técnico conhece a fundo qualquer SO e presta um bom $erviço isso é importante.

Não dá para ser um especialista em Linux, Windows, Solaris e outros...

Quando meu cliente migra para Mac ou Linux e digo que não posso acompanhá-lo. $ó!

O que não dá é pegar um Mac e ficar brincando de acerto e erro.

Bração e boa $orte,
Quemel


Eu acho que o que ele quis dizer é que os técnicos possuem tão pouco conhecimento que formatam apenas por faltar o NTLDR de acordo com um membro do fórum.
Eu concordo que não dá pra ser especialista em tudo, mas ter um conhecimento mínino de mais de um sistema eu acredito que é obrigação de todo o técnico.
leoaspas
leoaspas Zumbi Registrado
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#11 Por leoaspas
28/11/2011 - 08:26
Como Carlos93 disse, o conhecimento que os cursos "técnicos" me passaram foi mínimo perto do conhecimento que adquiri lendo aqui e em outros sites de informática...

Quase comprei o livro: Hardware - O Guia definitivo, mas, por questões de tempo, preferi comprar um menor, pois já sabia que não conseguiria ler tudo aquilo enquanto estudava...

A minha posição sobre os "cursos" de informática que escolas particulares oferecem(salvo algumas exceções) no quesito Hardware (Montagem e Manutenção) é que essas instituições não preparam um técnico, mas sim um formatador e trocador de placas...

Num curso que fiz numa escola aqui perto de casa, o caso mais "especial" que fiz foi passar pasta térmica num processador...
Aprendi a diagnosticar problemas, testar componentes, com toda essa experiência de quase 2 anos aqui no GdH e em outros livros que comprei desde lá (vale até em outros idiomas...) em sebos (temos que entender o passado para compreender o presente...) e revistarias (revista INFO ajuda bastante até...), portanto, se você pretende fazer algum curso relacionado a informática, procure uma boa instituição, pois de picaretas, o mundo está cheio...
Portal ELT! Visite-me!!!
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
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#12 Por Quemel
28/11/2011 - 12:04
Fonte: Blog do QUEMEL

Em 2009 fui convocado para fazer uma reportagem especial sobre serviços de assistência técnica. Seria uma matéria de serviços e denúncia. Ao apresentar o material, houve um certo desconforto por parte do solicitante: o principal patrocinador e player da mídia não apareceu bem na fita. “Se você não puder falar bem do seu player patrocinador ou parceiro comercial, mal, jamais”.

O teste fora simples: apagara o arquivo NTLDR e levara o desktop para as empresas de informática que prestavam serviços de assistência técnica. Os diagnósticos foram os mais absurdos. Desde formatação geral até a troca da placa mãe. A solução era simples, bastava carregar um CD de Boot do Linux e copiar para o disco o arquivo NTLDR.

Fiquei com um grande mico nas mãos, digo no micro. Foi ai que meu anjo-de-guarda me sugeriu: por que você não faz um teste de Engenharia Reversa em Serviços?

- Mas não sou engenheiro, sou técnico de informática. Já ouvi falar dessa engenharia reversa em softwares, mas em serviços será a 1ª vez. Como é que funciona?

- É simples, compre os serviços e teste TODOS os parâmetros, desde o prazo até a pontualidade dos atendentes. Assim você manterá vigilância a condições potencialmente disruptas em relação à CDINFO.

Durante todo o ano de 2009 comprei vários “serviços de assistência técnica em domicílio”. Os resultados? Para evitar o conflito de interesses, serão publicados aos poucos e apenas dentro da 9ª Oficina de Formação de Consultores Domésticos em Informática.

Sabecumequié, já tinha empresa querendo me processar antes da matéria ser publicada, imagina o que poderá acontecer se eu der “nome aos bois”.

Bração e boa $orte.
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Lukas.Bios
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#13 Por Lukas.Bios
29/11/2011 - 18:03
De quem é a culpa, afinal? Dos cursos técnicos que se prendem a uma única tecnologia e não se preocupam em demonstrar outros sistemas para os alunos porque nem os professores estão preparados para isso? Dos alunos, que não prestam atenção nos conteúdos teóricos e negligenciam a existência de outros sistemas operacionais? Do Governo, que não regulamenta a profissão de técnico em informática e não estabelece padrões nacionais de ensino para os cursos profissionalizantes? E o que podemos nós fazer em relação a isso?
A culpa? Não existe um unico culpado, nem tão pouco uma solução acertiva e definitiva para o problema, pois ele é amplo e gigantesco para a formação de uma unica posição de resolução.

Todos que você citou acima possui sua parcela de culpa, seja pelos Professores de muitas instituições de ensino que negligenciam outros sistemas operacionais, que estes não enfatizam outros sistemas além do Windows graças a sua universalização operacional ao user comum.

Mas, se você for até algumas instituições em cursos como Redes e superiores de curta duração - tecnologos - vai verificar que isso é ensinado sim, ou seja, o Linux esta presente, por exemplo, na carga horaria.

Neste caso entra a segunda acusação, os discentes estão negligenciando o conteudo teórico-prático passado a eles, sim teorico-prático pois não se baseia os estudos apenas em apostilas, se trabalha com as ferramentas que são os computadores e os sistemas operacionais.

A negligência dos discentes se baseia também no fato da universalização do Windows, pois ele não pensa que poderá pegar uma rede de servidores cujo sistema operacional seja um Linux, e quando pega acaba quebrando a cara e depois corre atrás de certificação.

A não regulamentação do técnico em informática é totalmente questionavel, seria realmente relevante isso? Por quais motivos? Quem o que é ser um técnico em informática? Seriamos capazes de traçar suas competências e devidos valores sem negligenciarmos conteudos?

Existem sim padrões de ensino para os cursos profissionalizantes, mas o que deturpa são as negligencias acima abordadas.

O que podemos fazer em relação a isso tudo? Pouca coisa. O individualismo fala muito mais alto que a solidariedade ou altruismo. Não espere que vários "técnicos em informática" adotem a causa pois não irão adotar nunca.

A unica diferença que podemos fazer é em nosso proprio ciclo social, como fazemos aqui no Forum, orientar as pessoas proximas que desejam trabalhar na area - especificamente com TI - a não se focarem precisamente a grade curricular de seus cursos e instituições. Orienta-los a comprar livros, ler afincamente.

Veja aqui mesmo neste Fórum, quantas pessoas não tiveram que comprar livros por fora dentro da area de estudo de seus cursos por falta de apoio conceitual/teórico? A diferença esta aqui.

Forte abraço

Lukas
Não existe Homens melhores que outros Homens, apenas Homens mais preparados.
Roteiro Final / Principais areas de TI
André0991
André0991 Geek Registrado
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#14 Por André0991
29/11/2011 - 18:43
Postei no tópico errado, vou colar aqui.

A educação é um problema ainda mais acentuado em TI, pois muitas vezes os professores têm dificuldade imensa em passar o conhecimento, organizar as aulas, sistematizar o ensino, etc. Sem contar a falta de mão-de-obra, afinal, dificilmente alguém ganhara mais leconando do que programando (no caso de Java, por exemplo, especialmente).


Fiz um curso técnico numa escola estadual de SP (era o curso mais concorrido) e posso dizer que transmitir o conhecimento de forma clara é um dos maiores problemas dos profs da área.


Abraços.
m0z4r7
m0z4r7 Ubbergeek Registrado
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#15 Por m0z4r7
29/11/2011 - 18:44
Primeiro precisamos diferenciar o Curso Técnico do Curso Profissionalizante.

O Técnico parte da premissa de que vc tenha conhecimentos de nível médio, estando apto ao prosseguimento em nível Técnico ou Superior, por ter capacidade de leitura e pesquisas comprovados.

O Profissionalizante é geralmente um curso 'pago' para vc aprender o que 'todo mundo já sabe', eu mesmo já fiz cursos Profissionalizantes do tipo Introdução à Microinformática, BASIC e Cobol, 'automação de escritório', na epoca fiz MS-DOS 6.x, Windows 95, Ms-Office 7.0, Internet que na epoca era simplesmente o Navegador Internet Explorer 5.5

Mas como observado, o profissionalizante não é formador de um técnico (vou citar algumas escolas que talvez nem existam mais, ou se for proibido eu deleto ou edito depois) a Introdução à microinformática com BASIC e COBOL eu fiz numa escola chamada Data Center, na epoca se vc tivesse o 2º grau e concluisse o COBOL já entrava direto no Itaú (pelo menos onde estudei, e isso pode confundir com um curso técnico), pois COBOL é utilizado até hoje nos Mainframes pelo que ouvi dizer, mas tem lugares que até hoje dizem bastar vc saber COBOL, SQL e já está 'dentro', mas a verdade é que qualquer um faz um curso desses tipo PROBEC, SALLIENS, MICROCAMP, isso é profissionalizante! não tecnico.

O tecnico não precisa 'saber tudo', é até impossível isso atualmente dado a grande quantidade de informações, ele precisa saber ler e pesquisar, ter conhecimentos dos termos técnicos, ler fórmulas, etc. e habilidade para aplicação das tecnicas, o que é chamado habilitação.

Corrijam se eu estiver errado.
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