Logo Hardware.com.br
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas

[Dica] Experimentando o Krita

#1 Por Rogério Guer... 04/06/2017 - 16:30
Um grande número de artistas usava unicamente o Photoshop para ilustrações...depois veio o Paint Tool SAI e uma boa parte migrou para ele, especialmente aqueles que desenhavam mangá. Mas, é evidente, existem outros ótimos programas além desses e hoje vou apresentar, rapidamente, um deles: o Krita.

Primeira grande vantagem do Krita: você pode baixá-lo e usá-lo legalmente, sem pagar nada. Segunda vantagem: não é preciso, necessariamente, instalar em seu computador para experimentá-lo: há versões para instalar em pendrive, como é o caso desta que eu testei. Além disso, ele possui assistentes (ferramentas) destinadas a facilitar tarefas comuns no desenho tais como desenhar objetos em perspectiva . Nesta página do Manual do Krita há maiores detalhes.

Uma ferramenta que eu testei, há poucos dias, é Horizontal Mirror Tool: basicamente ela existe para te ajudar a desenhar um personagem em pose frontal. Este vídeo dá uma boa demonstração do recurso. Porém, eu me baseei neste tutorial de David Revoy. Aí está meu primeiro resultado:

Imagem

Não tive muito sucesso na colorização...terminei deixando o desenho em tons de cinza mesmo e aproveitei para testar alguns pincéis do Krita nele: os traços das hachuras dos cantos esquerdos foram feitos desta maneira. Nesse meio tempo mexi com um outro pincel, traçando com eles alguns desenhos sem compromisso:

Imagem

De fato, não exatamente uma obra de arte...porém os resultados me animaram a prosseguir. Hoje criei este desenho, colorizado desta vez:

Imagem

Verdade que algumas cores não saíram como eu desejava, mas com a prática essa parte tenderá a melhorar! Para concluir, deixo alguns links interessantes sobre o Krita.

• Vídeo de Mozart Couto - Uma boa apresentação sobre o Krita. Para encontrar mais vídeos, acesse o canal do artista;

• Krita tutorial - Basics - Tutorial de uma única página, escrito por White-Heron, membro do Deviantart;

• Line-art tips with Krita - Vídeo de David Revoy mostrando recursos do Krita. Um que me chamou a atenção é o de Speddlines (aos 05:09 min do vídeo). Saiba, ainda, que as Speddlines podem ser conseguidas em outros programas, veja aqui para maiores detalhes.
Responder
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#2 Por TRONNER
04/06/2017 - 16:36
Veja essa HQ, ela é feita praticamente no Krita { https://www.peppercarrot.com } e disponibilizada por financiamento coletivo.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
Edson A. F.
Edson A. F. Ubbergeek Registrado
3.5K Mensagens 658 Curtidas
#5 Por Edson A. F.
09/06/2017 - 18:18
Com um pouco de criatividade associar programas trás resultados bastante interessante. E o Krita é um programa que contribui e muito. Valeu Rogério.
[ ]`s
________ _ _______
Hay hombres que luchan um día y son buenos.
Hay otros que luchan muchos ãnos e son mejores.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles.
Bertolt Brecht
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal