Logo Hardware.com.br
GABRIELBAC
GABRIELBAC Novo Membro Registrado
43 Mensagens 0 Curtidas

Excesso De Lentidão Na Rede

#1 Por GABRIELBAC 26/06/2009 - 11:57
Olá amigos,

Sou técnico de uma empresa que tem 1 Servidor com Windows 2003 Server e mais 18 Clientes com XP Pro. Todos os sistemas operacionais são originais e os clientes chegam ao servidor através de alguns Switchs Encore 16 portas. A rede se comunica por grupo de trabalho. Tenho umas pastas no Server que estão compartilhadas, e eu faço um mapeamento nas estações, para que os usuários possam ter acesso aos documentos das pastas compartilhadas no servidor. De uns dias pra cá, os usuários vêm reclamando muito, com relação ao uso da rede. Vim verificar e realmente notei que é impraticável. Eu clico com o mouse no ícone da unidade mapeada, logo aparece aquela famigerada lanterna pra um lado e pra outro, como se estivesse tentando localizar ou aguardando pra visualizar os ícones dessa pasta. Não sei se isso influencia, mas isso acontece apenas em uma pasta. Essa pasta tem muitos arquivos, cerca de uns 2.000 além de mais umas 10 sub-pastas com mais uns 1.000 em cada pasta. Pensei em fazer um atalho direto para essas sub-pastas e a lentidão para conseguir visualizar os ícones é a mesma. Aí alguns usuários que utilizam um programa reclamaram de lentidão constante. Clica em um botão, demora horrores. Que que eu fiz, peguei uma máquina da rede, sem uso nenhum, formatei ela, instalei uma licença do XP Pro, só pra servir de servidor desses documentos de Word. A lentidão continua a mesma, e pra minha surpresa ainda piorou. Ou seja, com isso matei que o problema não era excesso de tráfego em cima de um servidor.

1 - Todas as máquinas usam antivírus e não existe nenhum sintoma de praga;
2 – Já troquei placa de rede de alguns terminais só pra testar, continua a mesma coisa;
3 – Já desativei o antivírus dos terminais e nada;
4 – Já mudei o nome da pasta, do compartilhamento, mudei as pastas compartilhadas de unidade, nada;
5 – Mudei a placa de rede do servidor, mesma coisa;
6 – Todos os terminais estão com IP 192.168.0.x, e o Gateway e DNS Pref estão com o IP do Modem.

Sendo bem sincero, sempre tive curiosidade de transformar esse grupo de trabalho em um domínio, só que não sei e tenho medo de aprender aqui e nas porradas básicas que eu for tomar, deixar o cliente sem rede e assim para o trabalho do pessoal.

Meus problemas são: Lentidão para abrir arquivos da rede, aí depois que abre, lentidão pra salvar, mandar imprimir, congeladas básicas nos programas da rede (tipo de automação), etc.

Alguém pode me ajudar ??? Desde já agradeço.
Responder
SpiritFX
SpiritFX Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#2 Por SpiritFX
26/06/2009 - 12:07
Geralmente essa lentidão é causada pelos Switchs, principalmente se tiver muitos "encavalados".

Faz um teste básico, pega um pc e conecta ele direto no servidor, se não der lentidão, ai o negócio é ir testando cada Switchs separado ou conseguir um com mais portas e testar.

Com relação a velocidade, passar para dominio não vai mudar, o que vai ajudar é que você controla e administra melhor a rede/sistema/usuario, tudo de uma vez só e num único lugar, mas se você nunca mexeu com isso vai dar trabalho, eu fiz isso aqui na empresa, e foi uma semana "configurando" até entender, se prentende fazer isso, tem que pegar outro pc e deixar no lugar do principal, senão tu vai parar a rede com certeza ^^
SpiritFX
SpiritFX Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#6 Por SpiritFX
26/06/2009 - 14:22
E já testou com uma máquina direto na placa de rede do servidor?

GABRIELBAC disse:
Vc diz um servidor de dados com essa versão aí do Linux ??


Eu acredito que seja um servidor de rede mesmo, mas aconselho antes de tudo achar o problema da lentidão.

EDIT: Bom tudo isso é necessário para se eliminar o problema fisicamente (hardware), pois a partir dai se parte para o software.
SpiritFX
SpiritFX Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#12 Por SpiritFX
26/06/2009 - 15:43
Bom se já fez ai prova que não é nada fisico (cabos, switch, placa de redes, etc), e nem configuração de DNS, não vejo mais nada alem de virus.

E não sei ver esses log não, usa essa sala https://www.hardware.com.br/comunidade/v-f/59, la tem os topicos fixo ensinando como fazer o log e postar.
GABRIELBAC
GABRIELBAC Novo Membro Registrado
43 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por GABRIELBAC
26/06/2009 - 16:22
1 Servidor c/ 2003 e 18 teminais com o XP Pro. O servidor é apenas de dados compartilhando suas pastas com Grupo de Trabalho e uns 2 Gerenciadosres de Dados em plena operação.

Detalhe ... mandando um \\terminal de máquina pra máquina ... fica na lentidão braba ... até aparecer os ícones .... rola um choro ...
Vlw, By Gab Band cap_feceiro.png: Fiquem com Deus! adeus.gif
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#15 Por Alexandre Gr...
26/06/2009 - 16:27
GABRIELBAC disse:
1 Servidor c/ 2003 e 18 teminais com o XP Pro. O servidor é apenas de dados compartilhando suas pastas com Grupo de Trabalho e uns 2 Gerenciadosres de Dados em plena operação.

Detalhe ... mandando um \\terminal de máquina pra máquina ... fica na lentidão braba ... até aparecer os ícones .... rola um choro ...


Creio que vc não me entendeu ...

Perguntei como está a estrutura ou infra estrutura e não a estrutura de comunicação.



..............................
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal