Logo Hardware.com.br
Spook
Spook Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 35 Curtidas

Estudo polêmico diz: pirataria de software favorece Windows

#1 Por Spook 11/09/2006 - 21:09
Londres - Dois pesquisadores de Havard criam modelo para analisar a competição entre o Windows e Linux e chegam a conclusões surpreendentes.

A pirataria de software ao contrário do que pensa o senso comum pode ajudar a Microsoft em sua batalha contra o Linux.

Essa é uma das conclusões de um estudo polêmico de dois pesquisadores da Havard Business School, dos Estados Unidos.

O texto acadêmico (Dynamic Mixed Duopoly: A Model Motivated by Linux vs. Windows) foi escrito pelo professor assistente Ramon Casadesus-Masanell e pelo professor Pankaj Ghemawat e publicado em uma edição especial da revista Management Science.

Os dois basearam seus estudos em modelos econômicos simplificados para recriar a dinâmica de competição entre o Windows e o Linux, no qual o Windows tem participação de mercado e lucratividade de seu lado, enquanto o Linux beneficia-se de um ciclo de desenvolvimento mais rápido e de um custo mais baixo.

Casadesus-Masanell e Ghemawat, para surpresa deles mesmos, descobriram que as vantagens do Linux sozinhas não significam que com isso ele vai superar o Windows, que se beneficia inicialmente de seu poder dominante de mercado.

Um fato que poderia ajudar o Linux a ganhar espaço são os “compradores estratégicos” - grandes empresas e governos, que se sentem mais confortáveis em ter acesso ao código fonte.

“Esta deve ser uma das razões porque a Microsoft está fornecendo acesso ao código fonte do Windows para os governos”, disseram os pesquisadores.

Outra surpresa, segundo os pesquisadores da Harvard Business School, é que a pirataria do Windows pode, na verdade, ajudar a Microsoft. Isso porque quanto mais pessoas usam o software, maior é o efeito rede, o que torna o Windows mais valioso e permite que a Microsoft cobre mais por ele.

O estudo diz também que a pirataria do Windows ajuda a reduzir o entusiasmo pelo Linux. “Descobrimos que em países onde a pirataria é alta, o Linux tem as taxas mais baixas de penetração”, disseram Casadesus-Masanell e Ghemawat.

A terceira descoberta dos estudiosos é que o Linux não significa necessariamente um efeito de bem-estar social melhor do que o Windows.

“Com o monopólio, os esforços para desenvolver um novo software e melhorar uma plataforma são direcionados para um único sistema e isso pode ser melhor em uma perspectiva de bem-estar social”, escreveram os pesquisadores.

Os dois pesquisadores admitem que o modelo econômico que construíram para estudar os impactos do Windows e do Linux é bastante simplificado e pode não refletir fatores importantes que existem no mundo real.

Detalhes da pesquisa podem ser conferidas em uma entrevista dos dois pesquisadores (em inglês).


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/09/11/idgnoticia.2006-09-11.3554208066/IDGNoticia_view
Gigabyte GA-AB350M-D3H | AMD Ryzen 5 1600 | AMD RX 480 4GB | Samsung 830 128GB | Samsung 750 EVO 250GB | WD Blue 1TB | Crucial CT8G4DFD8213.C16FDR2 2x8GB | LG 21,5" W2253V | Razer DeathAdder | Thermaltake V4 Black
Responder
imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas
#2 Por imhotep
11/09/2006 - 21:27
Mas isso é verdade...a MS não tá nem aí se eu ou vc usamos Windows pirata...
Ela ganha o dela em cima das licenças vendidas p grandes empresas...

O fato de eu ou você usarmos o Win pirata só ajuda a "entranhar" mais e mais o sistema dela no cotidiano das pessoas.
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
matheus_rj
matheus_rj General de Pijama Registrado
4.8K Mensagens 57 Curtidas
#3 Por matheus_rj
11/09/2006 - 21:34
nenhuma novidade isso.

o dinheiro da empresa do Bill Gates vem das grandes companhias q usam o Windows original, é com esses q o tio Bill se importa e não pensa na hipótese de perder este mercado pro software livre.

não tá nem aí pro João da Silva, se ele compra ou não o windows pirata ou original. Com a pirataria mto forte em relação ao windows ajuda a difundir o SO da M$e torná-lo ainda mais conhecido em todas as partes do mundo.


Claudio Pena
Claudio Pena Super Zumbi Registrado
11.2K Mensagens 144 Curtidas
#6 Por Claudio Pena
12/09/2006 - 00:52
Eu vivo dizendo isso aqui. A maior beneficiária da pirataria é a Microsoft. Ela ganha bilhões com as corporações. Ter pc ser sinônimo de usar Windows é uma grande vantagem da M$. Esse é um ponto de vista favorável a ela.

Se ela investir pesado no combate à pirataria e criar mecanismos para dificultar o sujeito comum de usar Windows pirata ela vai estar obrigando a pessoa a migrar para o software livre, coisa que duvido que a empresa queira.

Não existe programa mais fácil de ser pirateado que o próprio Windows. E isso é de propósito. Ultimamente estão criando certos empecilhos, como não poder usar WMP 11 beta e Windows Defender se não tiver cópia original, mas isso é muito recente. Acho que é um meio de dizer aos que compram o original que existe vantagem em pagar por ele. 8)
arkGreen">
lidyon
lidyon Tô em todas Registrado
2K Mensagens 10 Curtidas
#7 Por lidyon
12/09/2006 - 08:07
Porque será que demoram tanto pra descobrir o que já se sabe a tanto tempo. Eu já cansei de afirmar isso aqui nesse fórum e em outros. Também já vi outros dizerem o mesmo. E a micro$oft sempre soube disso melhor que qualquer um! Essas campanhas e esses programas fajutos que a m$ faz pra eliminar a pirataria são tudo coisa pra inglês ver. Eu mesmo - só pra testar , já que não uso windows - já burlei ,sem qualquer dificuldade, o tal Windows Genuine Advantage ... t++++
Slackware GNU/Linux 13.0
Linux User #372970

# cd /Brasil/Congresso
# rm -f ./Camara/* ./Senado/*
# echo "yuhuuuuuuuuu"
Dr. Hank
Dr. Hank General de Pijama Registrado
3.7K Mensagens 119 Curtidas
#12 Por Dr. Hank
12/09/2006 - 15:43
Uma escola de informática com trocentas franquias no Brasil, com milhares de PC's vai comprar Windows um por um? Eles compram uma ação paga milhões e usam o Windows nos computadores. Qualquer firma grande faz isso.

"I am Alpha and Omega, the beginning and the end. I will give unto him that is athirst of the fountain of the water of life freely."

— Revelation 21:6, KJV
Uncle Bill
Uncle Bill Membro Junior Registrado
56 Mensagens 2 Curtidas
#14 Por Uncle Bill
13/09/2006 - 08:51
Dava até pra microsoft impedir os usuários de windows pirata acessarem a internet, mas ela prefere deixar-los sem algumas atualizações e um aviso chato (que eh facil de ser retirado).

Seria melhor que a microsoft desse um bom desconto nas versões pessoais do windows, assim todo mundo teria seu windows legalizado.
"Windows Vista: segurança, praticidade e compatibilidade, pena que ainda seja muito pesado."
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal