Logo Hardware.com.br
mundodascapas
mundodascapa... Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

Tutorial - DVD Shrink

#1 Por mundodascapa... 23/03/2007 - 13:19
||| TUTORIAL DVD SHRINK |||


O DVD Shrink é uma das mais populares ferramentas de backup de DVDs. A maioria dos filmes ou shows encontrados no mercado são feito em discos dual layer (9.4GB) e este tutorial irá ajudá-lo a comprimir DVDs de tamanho superior a 4.7GB para um disco de 4.7GB ou então dividí-los em dois discos de 4.7GB mantendo o máximo de qualidade possível.


Configurando o DVD Shrink



Após a instalação do DVD Shrink, você poderá configurá-lo de acordo com a sua necessidade. Isto é bastante útil para quem está usando o DVD Shrink pela primeira vez.
[LIST=1]
Inicie o DVD Shrink.
No menu "Edit" selecione a opção "Preferences...". Na janela de preferências, você poderá configurar diversas opções do DVD Shrink.[/LIST]Explicando as opções:

Aba "Preferences"

  • Target DVD Size - Nesta opção, você irá selecionar o tipo de disco e sua capacidade. Normalmente, o padrão de disco é "DVD-5 (4.7GB)" e, a não ser que você use outro tipo de disco, mantenha esta opção.
  • Hide audio and subpicture streams of insifnificant size - Em determinados DVDs, pode haver lotes de audio ou legenda que não são importantes. Selecionando esta opção, estes fluxos de audio/legenda não serão exibidos.
  • Automatically open VIDEO_TS subfolders - Quando esta opção é selecionada, o DVD Shrink irá procurar pela sub-pasta "VIDEO_TS" na pasta do filme. Deixe esta opção ativada mesmo que não haja a sub-pasta.
  • Run analysis and Backup in low priority mode to improve multi-tasking - Esta opção irá fazer com que o DVD Shrink trabalhe com prioridade baixa. Selecione esta opção apenas se você pretende usar o PC enquanto o DVD Shrink efetua o backup.
Aba "Preview "
  • Enable video and audio preview - Selecione esta opção apenas se você desejar habilitar a pré-visualização do áudio e do vídeo.
  • Select audio preview mode suitable for your hardware configuration - Esta opção irá determinar o modo de áudio durante a pré-visualização.
  • Select DirectX video render - VMR-9 permite que outra aplicação de vídeo seja executado enquanto você está pré-visualizando o vídeo no DVD Shrink. Se você não quiser usar outras aplicações, então selecione VMR-7 ou "Overlay Mixer", pois esses modos serão bem mais rápidos.
Aba "Output Files"
  • Remove macrovision protection - O próprio nome já diz tudo, esta opção irá remover a proteção macrovision.
  • Remove P-UOPs (Prohibited User Operations) - Esta opção remove as operações pribidas ao usuário, como avançar durante a tela do copyright. Neste caso, a melhor opção é deixar habilitado, pois quem tem paciência de visualizar aquela maldita tela?
  • Remove layer break - Os discos dual layer possuem uma quebra de camada que causa uma pequena pausa quando está rodando um filme. Se você estiver efetuando o backup para um DVD de camada única, então esta opção deverá estar ativada.
  • Split VOB files into 1GB size chunks (recommended) - A compilação do DVD requer arquivos VOB com menos de 1GB, portanto, mantenha esta opção ativada.
  • Logical remapping of enabled streams - se você remover algum conteúdo do DVD, o DVD Shrink irá refazer o mapeamento do conteúdo e remover as opções de menu do conteúdo que você removeu (Se você remover uma legenda por exemplo, o DVD player não irá exibir esta opção no menu). Não há problemas em deixar esta opção desativada, pois ela nem sempre funciona.
Aba "Stream Selections"
  • Audio language and coding type e subpicture language - Você poderá determinar a linguagem do áudio e da legenda (ex: Você pode manter o áudio original com a legenda em português)
  • Disabe all subpicture - Esta opção é para desabilitar todas as legendas com excessão do menu.
Aba "File I/O"
  • Enabel overlapped I/O - this may increase ripping performance - O nome já diz tudo, esta opção, se ativada irá aumentar o desempenho do processo.
  • Read 32KB blocks (default is 64KB) - Também está relacionado a performance do processo.
  • Check RPC2 drive region code when opening a DVD - Desabilitar esta opção poderá resolver alguns problemas com drives que tenham suas regiões desbloqueadas com firmwares modificadas.
  • Enable burning with Nero - Esta opção habilita a integração com o Nero Burning Rom. Mantenha esta opção selecionada, até porque podemos escolher outra aplicação para gravação além dele.
  • Always erase non-empty RW media without prompt - Esta opção, se ativada, irá apagar qualquer mídia RW que não esteja vazia. É bom deixar desabilitada, pois pode acontecer de colocar algum outro disco por engano.
Configurando o Backup
[LIST=1]
Se você usou um ripador externo, então clique no botão "Open Files" e carregue os arquivos ripados. Caso queira usar o próprio DVD Shrink para ripar, então clique no botão "Open Disk" - Esta opção irá exibir uma janela onde você poderá selecionar o drive onde você inseriu o seu DVD.
O DVD Shrink vai fazer a varredura do seu DVD e analizar a taxa de compressão. O DVD Shrink precisa efetuar esta varredura apenas uma vez por DVD, pois o mesmo manterá as informações sobre o disco armazenadas em seu banco de dados e se você precisar efetuar o backup de um mesmo DVD, esta varredura será descartada automaticamente. A análise é rápida e esta não deve ser confundida com a análise profunda efetuada nos próximos estágios.
Por padrão, o DVD Shrink irá selecionar o modo "Full Disk", onde será efetuado o backup de todo o conteúdo do DVD, mas ele escolherá o índice de compressão para que seja gravado em um único disco. A opção "Re-author" permite que você remova determinado conteúdo do DVD. Cabe a você optar pelo modo mais adequado para efetuar o backup do seu disco.[/LIST]Modo "Full Disk"
[LIST=1]
Certifique-se que o modo "Full Disk" esteja selecionado.
O DVD Shrink irá exibir 3 diferentes painéis. O painel superior esquerdo, exibirá a estrutura do DVD onde você irá visualizar o conteúdo do DVD em uma forma de "árvore", assim como no Windows Explorer. Na parte inferior, você terá o painel de pré-visualização que você poderá usar para ver o conteúdo selecionado na painel "DVD Structure". Já o painel à direita é a configuração de compressão, onde você poderá ajustar a taxa de compressão do conteúdo selecionado.
Vamos nos concentrar no painel "DVD Structure" onde será exibido a estrutura do seu disco. Cada DVD possui três componentes principais: Menu, Main Movie e Extras (tem também o Unreferenced Material cujo conteúdo o DVD Shrink não consegue classificar). Cada componente pode ter alguns títulos (Extras: trailers, propagandas, documentários, etc). O tamanho do arquivo, tanto antes quanto depois da compressão, é exibido.[/LIST]Para especificar um nível compressão para o DVD inteiro, basta selecionar o item DVD. Se você deseja definir níveis de compressão diferente para cada componente em particular (recomendável para quem deseja manter a melhor qualidade possível no filme) selecione os componentes e altere em configurações de compressão. Eu costumo sempre diminuir a porcentagem da taxa de compressão ao máximo dos componentes "Menu" e "Extras" permitindo assim mais qualidade no vídeo.

Nota: Quanto maior é a porcentagem, menor é a taxa de compressão e, consequentemente, maior será a qualidade.

[LIST=1]
O painel "Compression Settings" geralmente exibe a taxa de compressão do vídeo e diferentes indiomas de áudio e de legendas presente no disco selecionado. Assim como a compressão, você também pode definir o que deseja manter em seu backup e o que deseja remover.
Se você preferir customizar ou remover a taxa de compressão, não deixe de verificar a barra verde localizada acima, pois ela exibe o tamanho exato do DVD que será criado. Tenha certeza de que o conteúdo caberá no disco de destino.[/LIST]Espero que sirva para a galera que é iniciante.

Em breve estarei postando o Modo "Re-author"

Um abraço.
Responder
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal