Logo Hardware.com.br
luishoc
luishoc Geek Registrado
2.4K Mensagens 126 Curtidas

Dvd shrink - Dicas, truques, tutoriais e manhas do programa

#1 Por luishoc 19/09/2007 - 11:58
Blz galera?
Então, a minha sugestão é fazer um tópico com reunião de dicas, tutoriais, etc, do programa.
Assim fica mais fácil de achar um tópico bom com aquilo que nós mais precisamos.
Se você tiver alguma sugestão ou dica sobre o programa, posta aqui.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, então eu começo com um tutorial excelente que me ajudou bastante a aprender a gravar dvds com o programa.
Vejam:

observe.png Gravando um dvd com o dvd shinkobserve.png


O DVD Shrink é um programa para cópia e backup de DVDs. Ele é capaz de remover a proteção anti-cópia dos DVDs, compactar e reduzir seu tamanho e gravá-los. É uma ferramenta muito útil, e gratuita. Neste tutorial, você irá aprender a criar uma cópia de um DVD.
Antes de iniciar, gostaria de fazer algumas ressalvas.
Segundo nossas leis atuais do Brasil, é permitida a cópia de DVDs para backup e uso pessoal, ou seja, você pode usar esse programa para copiar DVDs para você, mas não pode usá-lo com finalidade de distrubuir DVDs copiados ou vendê-los. Gostaríamos de deixar claro que o bom uso deste maravilhoso programa depende de cada um, e que o procedimento mostrado aqui é totalmente lícito, desde que seja feito para o propósito correto.
O DVD Shrink funciona em Windows 9x, 2000, XP e 2003. É preciso que você tenha o Nero (versão 6 ou mais recente) instalado, que geralmente vem junto com seu gravador de DVD em um CD, ou então o programa CopytoDVD. Ambos servirão para gravar a imagem que o DVD Shrink gerará.
Assegure-se de ter pelo menos 5 GB livres em disco para copiar um DVD, sendo recomendado 9 GB. Para que o processo não se torne muito lento, tenha pelo menos 256 MB de memória.
Baixe o DVD Shrink, descompacte e abra o instalador. Surgirá então esta tela:
Imagem
Clique em Next, leia os termos de uso e clique em I accept the agreement, avance novamente usando Next, selecione o local onde instalar (o padrão é recomendado), avance mais três vezes, aguarde a instalação. Ao terminar, aparecerá uma tela com a opção Lauch DVD Shrink. Se ela não estiver selecionada, selecione. Em seguida clique em Finish e o programa se abrirá.
Basicamente, o DVD Shrink já vem configurado. O que você pode mudar é o tipo de DVD, caso você vá usar um DVD-9 (Dual Layer). Para isso, vá em Edit, Preferences e escolha DVD-9 no lugar de DVD-5 (4.7gb). Outra configuração possível é aumentar a velocidade de cópia clicando em File/IO e selecionando Overlapped I/O. No entanto, em máquinas mais antigas isso pode dar problemas e não funcionar corretamente.
Feito tudo, clique em OK para voltar a tela principal e insira um DVD, e clique em Open Disc.
Imagem
O DVD Shrink então analisará o DVD, processo que costuma ser rápido. Marcando a opção Enable Video Preview, você acompanha a análise em tempo real.
Imagem
Caso o DVD original seja normal, ou seja, tenha 4,7 GB ou menos, não será necessário compactar e não haverá perda nenhuma na qualidade. Para saber o tamanho, observe a barra verde no topo da janela:
Imagem
Se for este o caso, basta gravar diretamente, passo que veremos a seguir.
Porém, se você inserir um DVD-9, terá duas opções: a primeira será ter um gravador de DVD com suporte a dual layer, bem como ter uma mídia DVD-9 virgem, muito cara e difícil de achar; a segunda é compactar o conteúdo para caber no DVD tradicional (DVD-5).
Insira então o DVD e abra novamente. Observe que há uma parte vermelha na barra verde. Em alguns (raríssimos) casos ela aparece porque o DVD-9, que é grande, está tão cheio, como este do exemplo, que mesmo compactando ainda acaba excedendo um pouco o limite. Veja:
Imagem
Se a barra vermelha não aparecer, você pode ir diretamente para o passo da gravação. Também assegure-se de estar marcada a opção Automatic, em Compression.
Como um DVD de 4,7 GB tem 4484 MB reais, precisamos eliminar cerca de 100MB, para que a barra voltar a ficar verde. Para eliminar algo de modo a caber, pode-se remover o áudio 5.1. Para remover o áudio 5.1, clique no DVD e desabilite a caixa AC3 5.1ch. Caso decida permanecer com o áudio 5.1, então remova alguma parte do DVD, como uma faixa bônus.
Para remover uma faixa bônus, basta procurá-la no menu ao lado esquerdo, clicar em play para assistir um preview e ter certeza de que é ela. Em seguida, do lado direito, em video, mude de Automatic para Still Image. Isso mostrará uma imagem no “buraco” deixado pela faixa bônus que foi apagada.
Imagem
Pronto! Agora a barra está somente verde e você já pode gravar o DVD.
Clique no botão Backup! para aparecer a janela de gravação. Caso apareça uma janela perguntando se você já verificou que a compressão estava em Automatic, clique em Yes.
Imagem
Você pode diretamente clicar em OK, mas para não restarem dúvidas explicarei tudo que há nesta janela.
Em Select backup target, mantenha o gravador. Caso você esteja sem mídias de DVD no momento, e só queira criar uma imagem ou descompactar esse conteúdo no HD, para futuramente gravar, troque a opção para ISO ou Hard Disk, respectivamente. Em Select folder for temporary files, você seleciona aonde ficarão gravados temporariamente os dados do DVD.
Em DVD Region, mantenha o padrão.
Em Quality Settings, você pode selecionar opções para melhorarem a imagem de DVDs que foram compactados, diminuindo a perda de qualidade. No entanto, este processo se torna muito demorado. Se desejar usá-los, Perform Deep Analysis irá analisar melhor o DVD para garantir qualidade, e em Quality Enhancements você poderá usar a melhoria Sharp que tenta preservar a aparência original, ou a Smooth, que suaviza a imagem para melhorá-la. Se for usar alguma, Sharp é recomendada.
Em Options, Run backup in low priority mode faz ele rodar em baixa prioridade, para não atrapalhar o uso do PC. Se você não for usar o PC, e for deixá-lo copiando o DVD, desmarque esta caixa para o backup ocorrer mais rápido. Outra forma de agilizar o processo, é desativar seu antivírus enquanto for copiar DVD. Em Shutdown computer, após copiar o DVD o DVD Shrink desliga o PC.
Por fim, em Burn Settings, você pode selecionar o nome que dará ao DVD em Volume Label e a velocidade de gravação. O resto você pode deixar marcado.
Clique em OK e o processo começará a copiar o DVD para seu HD e mostrará as porcentagens concluídas. Em seguida, ao terminar, a bandeja do DVD abrirá, e basta você colocar o DVD virgem no lugar para que a gravação comece.
Ao final, aparecerá essa janela:
Imagem
Pronto! Seu DVD foi copiado e está pronto para uso!

ideia.png Fonte deste tutorial:http://www.guiadopc.com.br/2006/09/14/copiando-dvds-com-o-dvd-shrink/

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Responder
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#6 Por _oeek_
23/11/2007 - 13:39
Poison Eve disse:
luishoc

no meu caso,mesmo tirando o áudio e extras desenecessários,o dvd ainda fica com 5,3Gb.
Tem como corrigir isso usando um dvd de 4,7?

Obrigada
Bjo

Escolha para comprimir automaticamente. Desse modo também não vai perder qualidade e ficará com extras e aúdios.

Se você tiver um filme que já está num DVD5 não precisa comprimir, mande gravar normalmente e pronto.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal