Logo Hardware.com.br
FVM
FVM Geek Registrado
4.2K Mensagens 20 Curtidas

Compatibilidade docs LibreOffice X MS Office

#1 Por FVM 05/09/2012 - 11:33
Olá pessoal,

Gostaria de saber qual seria a melhor maneira de diminuir a incompatibilidade entre os documentos (doc, ppt, xls) do MS Office e o LibreOffice.


Estamos tentando fazer uma migração dos aplicativos mas diversas vezes ocorre de ser necessário editar, no LIbreOffice, arquivos gerados no MS Office e fica uma bagunça só, principalmente nos casos em que há figuras e formatação de texto muito variadas.


Valeu!
Responder
deusdara
deusdara Tô em todas Registrado
1.8K Mensagens 70 Curtidas
#2 Por deusdara
05/09/2012 - 16:39
Olá
Inicialmente pode-se usar esta sugestão e depois aos pouco ir transformando os arquivos para o padrão ODF no LibreOffice.


Utilizar o Microsoft Office e o BrOffice

http://help.libreoffice.org/Common/Using_Microsoft_Office_and/pt-BR


Sobre a conversão de documentos do Microsoft Office

http://help.libreoffice.org/Common/About_Converting_Microsoft_Office_Documents/pt-BR


Salvando arquivos no formato .doc, .xls e .ppt automaticamente no LibreOffice

http://www.libreofficeparaleigos.com/openoffice-salvando-arquivos-no-formato-doc-xls-e-ppt-automaticamente/
Abraços
Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: nVidia GTX 570][HD:Seagate 1,0 TB SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W ][Sabayon Gnome]
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#5 Por Marcos FRM
08/09/2012 - 15:38
PHIRON disse:
A compatibilidade é horrível, não testei o contrário ainda, mas ouvi dizer que versões mais modernas do ms office abrem arquivos odf.O engraçado disso é que reza a lenda que os arquivos openxml são de especificação aberta, sendo assim, o libreoffice deveria abri-los sem problemas.

Eu tenho o Office 2007 SP3 (que suporta OpenDocument desde o SP2) e a compatibilidade também não é grande coisa. Eu abri uns ODTs e a formatação até que ficou razoável, com uma falha que outra, porém o maior problema é que as imagens embutidas no documento simplemente não são exibidas no Word. me_espantei.png

A compatibilidade com o OpenDocument no MS Office 2007/2010 é pior ainda com tabelas, pois a Microsoft implementou neles o OD 1.1, que era uma especificação incompleta no que tange a formulas. Como o OpenOffice/LibreOffice criam arquivos OD 1.2 (mesmo quando a especificação não era finalizada), a compatiblidade era ruim.

Há alguns meses o OpenDocument 1.2 finalmente foi publicado como especificação final, que em teoria é para resolver os problemas de compatiblidade uma vez que os aplicativos sejam atualizados. Infelizmente a Microsoft não backportará o suporte para o Office 2007/2010, de forma que só no futuro Office 2013 a situação deverá começar a melhorar para quem quer abrir OpenDocument no MS Office.
...
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#7 Por PHIRON
09/09/2012 - 07:20
Na minha opinião o recurso que mais faz falta no LibreOffice é a área de transferência do MSOffice e o recortar e colar.Por exemplo, se eu tenho n itens em um documento de planilha e quero passar para documento de texto, seleciono as "n" linhas e colunas e coloco em uma tabela de texto de "N x M" linhas x colunas e o MsOffice cola numa boa.
No libre ele cria uma caixa de texto não manipulável, você tem que copiar item a item, se forem muitos itens aí lascou geral.
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#10 Por PHIRON
10/09/2012 - 14:49
carq disse:
sim porem ate certo ponto, pode tenta o office pelo wine


O Office 2003 roda perfeitamente no Wine, e inserindo o plugin para abrir documentos openxml ele é uma suíte muito boa.
Isso se você estiver fazendo uma migração windows > Linux, se for só uma migração de suíte de escritório você pode recomendar o uso e distribuição de arquivos .pdf
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7K Mensagens 2.2K Curtidas
#11 Por ivoaudio
10/09/2012 - 14:50
FVM disse:
Gostaria de saber qual seria a melhor maneira de diminuir a compatibilidade entre os documentos (doc, ppt, xls) do MS Office e o LibreOffice.


Basta parar de pressionar a Microsoft, que ela faz tudo fechado e proprietário de novo. E fica menos compatível com o resto do mundo.

mostrando_lingua.png

Tá, lendo o resto do tópico suspeito que estás tentando aumentar a compatibilidade. Recomendo mais cuidado ao escrever.
Jazz rocks!
---
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7K Mensagens 2.2K Curtidas
#13 Por ivoaudio
10/09/2012 - 15:19
FVM disse:
Fala ivoaudio

Pois é... a ideia era diminuir a "incompatibilidade" e não o contrário! Valeu pelo toque, passou despercebido. Ainda bem que o pessoal entendeu o espírito da coisa...


Pois eu só me dei conta na segunda leitura...

Mas essas coisas costumam me alertar, pois da correta descrição dos problemas depende a taxa de acertos das respostas.

Abraço.
Jazz rocks!
---
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7K Mensagens 2.2K Curtidas
#15 Por ivoaudio
10/09/2012 - 16:35
Aqui onde trabalho iniciaram uma operação de instalação de LibreOffice para as pessoas que não precisem ter necessariamente o Microsoft Office. Fizeram isso apenas para economizar várias centenas de licenças: pretendem tirar MS Office de pessoas dos baixos escalões, suponho. Ouvi falar em tentar eliminar cerca de 500 licenças.

Estamos tão dependentes da Microsoft que seria complicado extirpar tudo.

Se conseguir informações sobre como estão lidando com a questão da compatibilidade, tentarei postar aqui (se me permitirem, é claro - preciso seguir as orientações e regras daqui).
Jazz rocks!
---
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal