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AnjoPerverso
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Diferencial em uma assistência técnica.

#1 Por AnjoPerverso 12/10/2010 - 23:01
Olá pessoal.

Estive pesquisando na net sobre oferecer algum diferencial em uma loja e assistencia técnica para o cliente. Não consegui muita coisa, entao resolvi postar aqui. O que você oferece de diferente em relação as outras lojas para seu cliente. Eu comprei um rolo de plastico bolha e embrulho o pc do cliente depois de consertado. Acho que isso ja conta alguma coisa. O atendimento é o maior cartão de visitas.
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Quemel
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#2 Por Quemel
12/10/2010 - 23:07
Caro AnjoPerverso, salve!

Isso não é diferencial (parece mais peça de carro...rs). Isso representa apenas um indício de materialidade de bons serviços.

Se uma outra loja comprar o mesmo rolo de pástico e fizer o mesmo, qual será seu diferencial?

Bração e boa $orte,
Quemel
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AnjoPerverso
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#3 Por AnjoPerverso
13/10/2010 - 01:40
Quemel disse:
Caro AnjoPerverso, salve!

Isso não é diferencial (parece mais peça de carro...rs). Isso representa apenas um indício de materialidade de bons serviços.

Se uma outra loja comprar o mesmo rolo de pástico e fizer o mesmo, qual será seu diferencial?

Bração e boa $orte,
Quemel


Na medida em que nenhuma outra assistencia faz, considero sim um diferencial amigo Quemel. Assim como podem copiar o plastico bolha, entao porque nao copiar outras coisas tambem? Então nessa sua teoria, nao existe diferencial, pois qualquer coisa pode ser copiada. Estou certo?
jaguar_boadica
jaguar_boadi... Tô em todas Registrado
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#5 Por jaguar_boadi...
13/10/2010 - 08:29
Colega DMARTINS, o preço pode atrair um, dois um três clientes... mas se a qualidade não convencer o cliente, você estará apenas contando os dias pra perder MUITOS deles.

Cuidado quando pensar dessa forma, se você jogar o preço lá embaixo, quem estará ganhando? O cliente ou você?

Se jogar o preço lá em cima, eu faço a mesma pergunta.

O que está em questão aqui, é o POR QUE você cobra o que cobra!

A mesma coisa, se você for pedir um aumento para um patrão, você deve convencê-lo do "por que".

Ele sempre irá comparar você, com um colega seu, que ganha mais ou menos do que você e analisar o desempenho, pra depois decidir se cede ou não. Você estaria a altura de um colega seu que faz serviços mais "pedreira"? Se sentiria pronto pra encarar e resolver os mesmos pepinos?
Lenovo M75S Gen 2 SFF

Ryzen 5 Pro 5650G || 32GB DDR4-3200 Smart || 512GB M2 || AMD RX550 4GB Pegatron
Quemel
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#6 Por Quemel
13/10/2010 - 09:17
AnjoPerverso
Na medida em que nenhuma outra assistencia faz, considero sim um diferencial amigo Quemel. Assim como podem copiar o plastico bolha, entao porque nao copiar outras coisas tambem? Então nessa sua teoria, nao existe diferencial, pois qualquer coisa pode ser copiada. Estou certo?


Caro AnjoPerverso, salve!

Então aí está JUSTAMENTE a oportunidade do seu achado ser realmente um diferencial

Quando você enxerga uma oportunidade não basta apenas sair da frente, mas sempre se manter à frente.

Veja o caso da Consultoria Doméstica em Informática e sua metodologia. Até agora NINGUÉM conseguiu estabelecer essa metodologia em sua versão integral.

Quem mais se aproxima é a DELL, daí ser minha única concorrente. Mas se ela conseguir entregar o que entrego em domícílio por menos de R$ 420, eu perco meu diferencial.

Por enquanto o valor da DELL está em R$ 443. E não é só uma diferença de R$ 23, mas envolve muito mais coisa.

Veja mais nesse post!

Há! Essa teoria não é minha, mas de Theodore Levitt em a Miópia do Marketing.

Bração e boa $orte,
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JoaoNeto
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#7 Por JoaoNeto
13/10/2010 - 12:09
AnjoPerverso disse:
O que você oferece de diferente em relação as outras lojas para seu cliente.


Eu não tenho loja. Minha oficina é em casa e na maioria das vezes atendo a domicílio/empresa.

Os diferenciais variam do serviço que irei prestar. Mas em sua maioria, posso dizer que o maior diferencial é um treinamento básico para não acontecer determinado problema para o qual fui chamado para solucionar.

No caso da reinstalação do SO (sistema operacional), além do treinamento básico mencionado, crio uma imagem de restauração do SO. Isso é algo que, na cidade inteira, só eu faço, o restante dos técnicos não.

Eu procuro seguir também uma ideia que aprendi quando iniciei na carreira de técnico e que revi nas publicações do Iberê. Que quando o técnico é chamado para consertar determinada coisa e vê outros problemas que vão resultar em novos chamados, se propõe em resolvê-los na mesma ocasião, sem deixar para depois. No caso de ser coisa simples e rápida, resolve e pronto, entrega pro cliente dizendo o que fez. Se for coisa mais complicada/demorada, avisa o cliente de antemão do problema e se dispõe em solucionar o problema. Isso conquista a confiança da clientela.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
AnjoPerverso
AnjoPerverso Tô em todas Registrado
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#8 Por AnjoPerverso
13/10/2010 - 12:13
DMARTINS-_-_-_-_ disse:
Acho que o principal diferencial deve estar no atendimento e atenção que se dá ao problema do cliente.
Atendendo bem, fazendo um bom serviço, e talvez até fazendo um bom preço (não desmerecendo a profissão, eu sei como ela é).
Mas geralmente o que atrai o cliente acaba sendo o preço.


Se você for pensar apenas no preço como diferencial, está dando um tiro no pé, como citei em alguns topicos, no preço eu nao mexo. Não vou fazer uma formatação(exemplo) pelo mesmo valor que o cidadao da esquina que acabou de aprender a formatar por um tutorial da internet, ou acabou de sair de um curso na microlins (não desmerecendo). O que quero dizer é que esses caras, nao tem nada a perder, formata em casa mesmo, quem paga a conta de luz sao os pais e afinal

Como diz um ex-professora da facul:cap_feceiro.png:

Voce formata um pc por 20,00 pra mim?

Formato sim, estou parado mesmo.
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
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#9 Por Quemel
13/10/2010 - 12:21
JoaoNeto
Eu procuro seguir também uma ideia que aprendi quando iniciei na carreira de técnico e que revi nas publicações do Iberê. .


Caro João, salve!

acho que somente eu e você conhecemos o Iberê...até rimou.

Acho que para consertar equipamentos de informática nos temos até o Laercio, Morimoto, Baboo.

Mas para ajudar a outros técnicos a ganharem dinheiro, somente o Iberê tem esse dom.

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AnjoPerverso
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#10 Por AnjoPerverso
13/10/2010 - 12:42
Quemel disse:
Caro João, salve!

acho que somente eu e você conhecemos o Iberê...até rimou.

Acho que para consertar equipamentos de informática nos temos até o Laercio, Morimoto, Baboo.

Mas para ajudar a outros técnicos a ganharem dinheiro, somente o Iberê tem esse dom.

Bração e boa $orte,
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Realmente eu nao conheço. hehehe

Fiquei curioso. Vou consultar o pai google hehehehe
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
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#12 Por JoaoNeto
13/10/2010 - 13:32
Quemel disse:
Caro João, salve!

acho que somente eu e você conhecemos o Iberê...até rimou.

Acho que para consertar equipamentos de informática nos temos até o Laercio, Morimoto, Baboo.

Mas para ajudar a outros técnicos a ganharem dinheiro, somente o Iberê tem esse dom.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png


Realmete o cara é bom. Ele, Laércio Vasconselos, Carlos Morimoto, Benito Piropo... Tem muito cara bom em nosso país. Procurei ler e estudar um pouco sobre os escritos de cada um deles. Hoje, com a ajuda destes (e de outros), me tornei um técnico melhor (mesmo não tendo terminado o curso técnico, o que pretendo em breve).



AnjoPerverso disse:
Realmente eu nao conheço. hehehe

Fiquei curioso. Vou consultar o pai google hehehehe


jaguar_boadica disse:
A única coisa familiar é o nome de um político... rolleyes.png


Sobre o Iberê, é um cara que é técnico em um monte de coisa (eletrônica, mecânica e informática). Um dos pioneiros da editoração eletrônica aqui no Brasil. Escrevia para revista PCs, PCs e Redes e PC Extreme. Atualmente é o editor da ótima revista PNP.

Site: www.thecnica.com
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3Click
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#14 Por 3Click
13/10/2010 - 15:10
O que realmente fideliza o cliente é o atendimento e a solução do problema, não necessariamente nesta ordem. Dar brindes, por em sacolas, entregar, sempre terá um qua faça isso cobrando menos...

Eu por exemplo, costumo a ligar para os clientes, após serviço pronto, para verificar se está tudo correndo bem. Faço isso pelo menos 2 vezes na primeira semana em que foi entregue o serviço. Seria um diferencial? Não sei, mas os clientes se sentem seguros e respeitados.

Faço questão de chamá-los pelo nome e ligar para parabenizar, quando fazem aniversário. Bobeira? Não sei, mas os clientes percebem que o valor maior não é o dinheiro e sim ele o cliente.

Enfim, o verdadeiro diferencial está no "manter" clientes.


Abraços!
"Quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra."
Alexandre Grecco
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#15 Por Alexandre Gr...
21/10/2010 - 15:01
AnjoPerverso disse:
Olá pessoal.

Estive pesquisando na net sobre oferecer algum diferencial em uma loja e assistencia técnica para o cliente. Não consegui muita coisa, entao resolvi postar aqui. O que você oferece de diferente em relação as outras lojas para seu cliente. Eu comprei um rolo de plastico bolha e embrulho o pc do cliente depois de consertado. Acho que isso ja conta alguma coisa. O atendimento é o maior cartão de visitas.


Olá AnjoPerverso,

Rolo plástico bolha para empacotar o computador não é diferencial, e sim um desconforto, se eu fosse você não o usuaria mais, pois se eu levar meu PC na sua loja, antes de eu retirar quero testar !

Não existe muitas coisas diferenciada para sua loja a não ser a comodidade entre loja e cliente e é o que eu faço, apesar de eu não ter loja e nem pretendo abrir uma.

Que tal também atender o cliente na casa dele ! Isso pode ser um bom diferencial. O cliente não quer ou tem preguiça de desmontar os cabos, pegar o computador, colocar no carro e levar até a loja, pra que ele vai fazer isso, se ele pode pagar a alguém para vir buscar ou até mesmo resolver seu problema na hora, pois por outro lado o cliente não quer ficar sem seu computador.

Melhor preço no mercado também não é um bom diferencial, acredito que meus preços é bem superiores ao seu.

Outra coisa também que pode ser um bom diferencial é em concordar com tudo o que ele quer, mesmo que para você seja impossivel, para isso existe o Google.




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