Logo Hardware.com.br
Leonardo Ribeiro
Leonardo Rib... Tô em todas Registrado
2.6K Mensagens 0 Curtidas

Dicas para 1º emprego?

#1 Por Leonardo Rib... 21/08/2003 - 01:05
Eu queria que vocês me dessem dicas para encontrar meu primeiro emprego!
Eu sou um cara muito futurista, mas vamos em frente..
Agora eu estava querendo trabalhar com hardware, mas pretendeo ser programador..

Eu queria dicas, aonde procurar emprego, como se portar?

Eu sei que não consiguirei nada extraordinário agora (nem quero), mas quero um emprego pra pegar mais experiência..
Responder
asolivei
asolivei Geek Registrado
4.2K Mensagens 24 Curtidas
#2 Por asolivei
22/08/2003 - 17:12
Bom, vamos lá !!!!!

Procurar emprego o algo muito chato de se fazer !!!

Além de paciência, muita paciência, tem que ser perseverante.

Pode procurar o primeiro emprego em jornal mesmo, estágios, agências de emprego ou entidades de convênio escola-empresa.

Minhas 10 dicas para quem busca emprego:

1 - Estar limpo, bem arrumado, cabelos e unhas bem aparados. Se tiver cabelos compridos, amarre-os, se não quiser cortá-los.

2 - Roupa social é sempre o mais indicado. Preste atenção nos detalhes, sapatos limpos e engraxados, roupa bem passada e devidamente abotoada. Pode não parecer, mas se você não prestar atenção, que está te contratando vai prestar.

3 - Ao adentrar a sala do entrevistador seja educado e formal, tomando a iniciativa de cumprimentá-lo com bom dia e estendendo a mão. Palavras somo Sr., Sra., Srta., devem ser usadas sempre que julgar necessário, ao perceber que a pessoa é muito formal.

4 - Tenha confiança em você mesmo, mas só fale sobre o que sabe e pode fazer. Não minta jamais.

5 - Não utilize gírias ou termos técnicos demais, seja claro e objetivo.

6 - Não use demais as mão para "falar". Gestos demais e muita movimentação são sinais de nervosismo e insegurança. Roer unhas e mexer demais nos cabelos também.

7 - Seja honesto e diga sempre que não entendeu algo, quando ele se referir a alguma atividade profissional que poderá vir a desempenhar. Pergunte sobre detalhes da atividade e se mesmo assim não enteder, diga que não sabe do assunto.

8 - Enfatize bastante suas qualidades profissionais e suas áreas de conhecimento. Suas qualidades pessoais também deverão ser colocadas a vista. Mostre liderança, tolerância e capacidade de absorver informações.

9 - Seja cordeal em todos os momentos, mesmo se o entrevistador mostrar descaso com sua entrevista. Isso pode ser apenas um teste. Mostre também interesse sobre a empresa e entusiasmo sobre o que poderá vir a fazer.

10 - Mesmo se for recusado na entrevista, mostre ânimo e cordialidade. Hoje você não foi o escolhido, mas amanhã poderá ser.


Boa sorte big_green.png
observe.png Não respondo dúvidas por MP nem por E-mail!!
Andreia_Sp
Andreia_Sp Super Participante Registrado
654 Mensagens 1 Curtida
#6 Por Andreia_Sp
26/08/2003 - 18:42
Leonardo Ribeiro
Eu queria que vocês me dessem dicas para encontrar meu primeiro emprego!
Eu sou um cara muito futurista, mas vamos e...


Aeeee Leo,

depois das dicas do Asolivei, quero ver você todo bunitinhu di terno, gravata, socialzao, heheheheh
Oia, eu ja fiz tanta entrevista que conheço sampa soh por causa disso, se quiser posso conversar contigo. Mas assim, as entrevistas que eu fiz na maioria eram pra area administrativa, qto de informatica, eu ja fiz bastante mas tá complicado.
Ja que vc está atras soh de experiencia, tenha em mente o que vc quer e vá atras, procure conhecer bem a empresa, cuidado com as armadilhas!!! eu já cai em duas!
Completando as dicas do colega, tb nao use palavras de duplo sentido. Seja firme e nao se mostre nem menos e nem mais que os candidatos.
Tenho bastante nome de agencias e sites, se voce quiser me da um alo que eu lhe mando ok???


boa sorteeeeeee :o) e ps: nao esqueça de me manda a fotim heheheh :***
"Eu acreditava no sistema, até que formataram minha família."

"Se as coisas são feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, por que amamos as coisas e usamos as pessoas ???"
Leonardo Ribeiro
Leonardo Rib... Tô em todas Registrado
2.6K Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Leonardo Rib...
29/08/2003 - 11:15
Andreia_Sp
Aeeee Leo,

depois das dicas do Asolivei, quero ver você todo bunitinhu di terno, gravata, socialzao, heheheheh
Oi...


Valeu Galera, essas dicas estão sendo excelentes (zupa! :lolsmile.png
É deia, estou conversando bastante com pessoas mais experientes.
Meu pai me falou, que para esse ano, eu não consiguiria nada, só para ano que vem. Mas o tecnico da empresa que ele trabalha, falou para eu ir fazendo cursos..

[]'s

Ps: no have photo :lol:
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#9 Por FMC
29/08/2003 - 17:04
Leonardo Ribeiro
Eu queria que vocês me dessem dicas para encontrar meu primeiro emprego!
Eu sou um cara muito futurista, mas vamos e...


As dicas passadas são super legais, leval a força que o povo tá dando!

Agora eu vou dar uma dica baseada na MINHA experiência, pode não funcionar pra todos e para tudo, mas acho que vale tentar!

Curriculun é uma coisa super complicada, vc passa pra todo lado e nunca é chamado, incrivel isso! Baseado nesse fato o que fiz foi sair por ai procurando emprego... tive uma super sorte, estava olhando para o teto e um amigo meu me ligou perguntando se eu queria trabalhar no suporte tecnico que ele trampa, aceitei...
Resumindo (tive um rabo do caramba? de certa forma!). Mas isso mostra que algo que vale muito é o QI (quem indicou). Esse camarada meu encheu minha bola quando me indicou, chegando lá eu só fiz o que já foi comentado, fui bem vestido, me compostei bem, falei de forma clara e direta... pronto, contratado na minha primeira entrevista!

Depois de 4 meses no suporte, fizeram algumas mudanças que me desagradaram muito, então comecei a procurar outro emprego. Como sempre tive muita boa vontade com os amigos e tal, fui até a casa de uma amiga minha, o pai dela tem um instituto de pesquisa nacional, pois bem, consegui um emprego na mesma hora devido a minha boa vontade e simpatia em resolver os pepinos que ele sempre teve com os PC's em casa! Trabalhei um mes inteiro sem sequer combinar salário, só pra ver como era a coisa... na final consegui o dobro do que eu ganhava no suporte e ainda posso trabalhar em casa por ter passado confiança!

Conclusões simples: Quer trabalhar? então vá procurar trabalho e não procurar emprego - trabalhar é bem diferente de ter um emprego - boa vontade é indispensavel, conhecimento é primordial, simpatia a confiança são básicos e conhecer bastante gente ajuda na hora de conseguir o emprego!

As vezes é mais fácil vc bater de porta em porta do que ficar mandando spam de curriculun, minha ex fazia isso e nunca ficou mais de uma semana desempregada, era revoltante, nem formada nem nada e conseguiu um salário de 4500 na acessoria de imprensa da HP... fora da nossa area, mas mostra que as coisas podem rolar se vc for em busca.

Ah, uma dica... como é seu primeiro emprego, procure um suporte técnico, é horrivel, vc vai se dar conta de como não sabe nada de informática, problemas que vc jamais imaginaria que existem. O conhecimento adquirido é muito bom para saber os problemas que os usuarios comuns tem, tb é bom para aprender a tratar as pessoas cordialmente além de conhecer bastante gente que pode te ajudar num futuro (proximo ou distante).

Chega de escrever... []'s e boa sorte, FMC!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
WarriorZD
WarriorZD Veterano Registrado
1.5K Mensagens 0 Curtidas
#10 Por WarriorZD
31/08/2003 - 16:51
Uma cosia que deve ser levada em consideração na hora da entrevista é não ficar fazendo piadinhas, dando tapinhas no ombro ou demonstar intimidade com a pessoa que está lhe entrevistando. Um empresário daqui estava comentando um tempo atrás, que ele estava montando uma fábrica e um funcionario dele disse: "Po cara, contrate umas funcionárias bem gostosas ai pra gente fazer umas festas." Eu sei que ninguem aqui vai fazer uma coisa dessas, claro, mas isso é só um exemplo dos erros que muitas pessoas cometem sem perceber, mostrar seguraça nos seus objetivos também ajudam.
"Os barcos estão seguros no cais, mas não é para isso que foram construídos."
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal