Logo Hardware.com.br
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas

[Dica] Usando Degradês do Gimp no Inkscape

#1 Por Rogério Guer... 02/09/2014 - 21:34
Para quem não sabe, os degradês do Gimp também podem ser utilizados no Inkscape! Como fazer? É simples. Com o Inkscape aberto (1), vamos importar um degradê. Há três meios para isso: vá em Arquivo/Importar (A). ou, se preferir, use o atalho Ctrl+I... ou, ainda, clique no quinto ícone da barra do canto direito da tela.

Imagem

Irá abrir um quadro de diálogo (2). Na base desse quadro (A), em Arquivos do tipo, escolha a opção Gradiente do GIMP (*.ggr). No topo do quadro, B, selecione a pasta onde estão os degradês. Caso você não saiba onde eles estão, dê uma busca no seu computador. Para isso, basta escrever, no campo de busca, as palavras: "*.ggr" (sem as aspas), isto localizará todos os arquivos de gradiente do Gimp.

No exemplo, escolhi um dos gradientes criados por mim, o Golden 2 (C). (Para fazer o download desse e de outros degradês, bem como outros recursos para o Gimp, clique aqui). Quando terminar, clique no botão Abrir, D.

Imagem

Aparentemente, nada aconteceu... mas isto porque você precisa ter um objeto na tela e o mesmo deve estar selecionado. Para experimentar, vá na barra de ferramentas do canto esquerdo, 3 e clique na ferramenta de criar quadros e retângulos (A). Com ela, faça um retângulo B. Não se preocupe com o contorno e as cores dele, esses detalhes podem ser mudado depois.

Imagem

Empregue o atalho Shift+Ctrl+F para abrir o quadro de diálogo Preenchimento e contorno (4). Na primeira aba, Preenchimento, escolha o terceiro ícone (A), o do gradiente linear. Um degradê aparecerá na lista B e o preenchimento do retângulo automaticamente mudará (C)

No entanto, não é esse degradê que queremos! Para localizar aquele que importamos, clique na setinha, D, e selecione o degradê desejado (E).

Imagem

O preenchimento do retâgulo será alterado, desta vez com o degradê importado (5). Para tirar o contorno do retângulo, vá no quadro Preenchimento e contorno e clique na segunda aba (6). Clique no primeiro ícone (A), o do "X"...e o contorno desaparecerá (7).

Imagem

O degradê pode ser editado... mas, para tanto, é preciso que você já possua um conhecimento básico do Inkscape. Caso você não tenha, o site do programa dispõe de ótimos tutoriais para iniciantes.

Para mexer do degradê, selecione a ferramenta apropriada (8) na barra de ferramentas do canto esquerdo da tela. Clique no primeiro quadradinho do degradê, no canto esquerdo (A). Segure a tecla Ctrl e arraste para direita... até o degradê ficar no sentido vertical (9). O retângulo terá o aspecto da figura 10.

O degradê também mudará caso você clique no último quadradinho dele e o arraste para baixo (figuras 11 e 12).

Imagem

Experimente, agora, alterar o estilo do degradê para o tipo radial, em Preenchimento e contorno, (13), primeira aba e clicando no quarto ícone (A)... e teremos o resultado da figura 14. Mexendo nos controles do degradê, obtemos outros efeitos (15).

Imagem

Para importar outros degradês, é só refazer o processo. A figura 16 mostra três objetos que eu fiz importando três tipos de degradê do Gimp, além de dois degradês criados no Inkscape para os brilhos na figura marrom e na estrela. O programa mostra mais degradês (17) porque cada pequena mudança que você faz neles, ele guarda na memória.

Imagem

Obviamente esses objetos foram criados empregando outras técnicas, além dos degradês. Técnicas que aprendi em diversos tutoriais e outros programas, inclusive... praticando e experimentando, sempre que possível! big_green.png


Veja também:
• Criando suas próprias Speedlines
• Construindo uma Forma Especial no Photoshop
• Recursos para Photoshop
Responder
Edson A. F.
Edson A. F. Ubbergeek Registrado
3.5K Mensagens 658 Curtidas
#2 Por Edson A. F.
02/09/2014 - 23:48
Rogério Guerreiro disse:

Obviamente esses objetos foram criados empregando outras técnicas, além dos degradês. Técnicas que aprendi em diversos tutoriais e outros programas, inclusive... praticando e experimentando, sempre que possível! big_green.png


Veja também:
• Criando suas próprias Speedlines
• Construindo uma Forma Especial no Photoshop
• Recursos para Photoshop

Esses tópicos deveriam ser unidos e fixados em uma sala especifica e apropriada, maravilha.
Obrigado por mais esta. trabalho_duro.gif
[ ]`s
________ _ _______
Hay hombres que luchan um día y son buenos.
Hay otros que luchan muchos ãnos e son mejores.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles.
Bertolt Brecht
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal