Logo Hardware.com.br
carlos seo
carlos seo Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 15 Curtidas

Configurando placas da nVidia

#1 Por carlos seo 30/03/2003 - 04:02
Esse tutorial é destinado àqueles que possuem placas nVidia, desde a TNT até a GeForce FX 5800. Aqui estão cobertos a grande maioria das configurações possíveis para extrair o máximo de desempenho e compatibilidade das placas. As partes voltadas aos iniciantes estão bem simples e diretas, porém com explicações sobre alguns conceitos sempre que necessário; enquanto as partes voltadas para os usuários avançados possuem várias informações técnicas.

Usuários de placas da ATI também podem aproveitar esse tutorial para configurar suas placas, visto que o RivaTuner (citado na seção 3 deste texto) pode ser usado com qualquer placa 3D suportada pelo programa (inclusive as ATI) e as configurações são bem similares. Alguns termos equivalentes (ATI ---> nVidia):

SmartShader ---> Pixel Shader
Smoothvision ---> Anti-Aliasing / Anisotropic Filtering

Mais informações sobre essas equivalências, consulte no site da ATI: http://www.ati.com

Sempre que houver algo de novo a ser comentado, esse texto será atualizado.
Bom proveito! :-)

Última atualização: 04/10/2003

Drivers oficiais atuais para Win2000/WinXP (52.16): http://www.nvidia.com/view.asp?IO=winxp-2k_archive
Drivers oficiais atuais para Win9x (45.23): http://www.nvidia.com/view.asp?IO=win9x_archive
Drivers oficiais atuais para Linux (1.0-4496): http://www.nvidia.com/view.asp?IO=linux_display_archive


Parte 1: instalando os drivers no Windows

As placas da nVidia possuem uma ampla gama de drivers disponíveis para download na internet: oficiais, leaked ou desenvolvidos por terceiros. Nessa confusão toda, é difícil achar aquele que oferece o melhor desempenho para sua placa. Via de regra, placas mais antigas funcionam melhor com drivers antigos, enquanto as mais novas aproveitam melhor os drivers mais recentes. Como podem (e existem) exceções a essa regra, o melhor a fazer é testar diferentes drivers e verificar qual se encaixa melhor no seu sistema. Uma grande quantidade de drivers é encontrada em: http://download.guru3d.com/ , incluindo oficiais e não-oficiais.

Lembre-se que antes de instalar um novo driver, é necessário remover o antigo por segurança. os usuários do Win2000/WinXP podem simplesmente desinstalar os drivers via 'Painel de Controle'; no entanto, no Win9x, esse tipo de desinstalação às vezes pode não ser suficiente e freqüentemente causa problemas de conflito. Para resolver isso, existe um programa chamado 'Detonator Destroyer', que pode ser baixado em: http://www.guru3d.com/detonator-destroyer . Após instalar seu driver favorito, vamos ao que interessa: configurações! :-)

* Nota: os passos abaixo foram feitos utilizando o driver 43.45 e uma GeForce 4 Ti4200. Drivers de versões mais novas/antigas ou placas diferentes podem apresentar algumas variações nas opções disponíveis. Lembre-se também de ter o DirectX 8.1 ou superior instalado. Se sua placa for AGP, certifique-se que seus drivers da motherboard (particularmente do controlador AGP) estão atualizados.

Parte 2: configurando a placa no Windows -- iniciantes

Quem não tem muita familiaridade com todas as siglas e termos complicados referentes às placas de vídeo, pode conseguir um ajuste satisfatório utilizando as opções das 'Propriedades de Vídeo' do Windows. Na aba 'Configurações', clique em 'Avançado' e depois na aba da nVidia (que contém o nome da sua placa). No menu a esquerda, clique em 'Performance...'. O primeiro item possui três opções de ajuste: 'Aplicativo', 'Balanceado' e 'Agressivo'. A primeira, faz com que a placa atende estritamente às instruções do programa em execução; a segunda, cria um equilíbrio entre qualidade de imagem e desempenho; e a terceira aumenta o desempenho, piorando a qualidade de imagem. Quem tem placas mais potentes (GeForce 3 para cima), pode deixar essa opção em 'Aplicativo', para uma melhor qualidade de imagem; usuários de GeForce 4 MX para baixo, deixem em 'Agressivo', já que o impacto sobre a qualidade não é tão perceptível nessas placas.

Os outros parâmetros influem diretamente na qualidade de imagem e no desempenho. A 'Filtragem Anisotrópica' (Anisotropic Filtering) faz com que as texturas não fiquem "borradas" conforme a distância aumenta, enquanto a 'Suavização' (Anti Aliasing) diminui as "quebras" nas linhas não-retas, tornando a imagem menos poligonal e com curvas mais reais. Ambos os parâmetros influem diretamente na performance, logo, users de placas mais modestas (GeForce 4 MX para baixo) devem deixar essas opções desabilitadas para evitar grande impacto no desempenho. Quem possui placas mais parrudas, pode testar diferentes combinações dos dois parâmetros, até conseguir chegar num ponto de equilíbrio entre qualidade e desempenho. Geralmente, a maioria deixa os dois em '2x', com a 'Nitidez de Textura' (Texture Sharpening) desabilitada.

Próximo ajuste, opção 'Direct3D'. Nessas opções, habilite o 'Fog Table Emulation' (mais útil em programas antigos, onde era preciso especificar via software que as placas nVidia são capazes de usar tanto o Vertex Fog quanto o Table Fog) e desabilite a opção de exibir o logo Direct3D (coisa inútil...). O próximo passo é deixar o 'Nível de detalhe Mipmap' em, pelo menos, 'Alta qualidade de imagem', caso contrário as texturas perdem muito a nititez.

Na configuração do 'OpenGL', configure a profundidade de cores para 32 bits (não existe motivo para usar 16 bits, a não ser que você tenha uma TNT M64 e esteja rodando algo muito pesado), deixe o 'Buffer Flipping' em 'Automático' e configure a 'Sincronização Vertical' (VSync) de acordo com sua preferência. Como eu uso um refresh rate de 85 Hz, prefiro deixar o VSync ativado por padrão (exceto em benchmarks, claro).

*Nota sobre a configuração de liberar memória para texturas PCI: essa opção faz com que as placas de vídeo PCI (ou AGP rodando em modo-compatibilidade PCI) usem, além da memória da placa, uma certa quantidade de memória RAM (especificada pelo usuário) para armazenamento de texturas. Na prática, como hoje a grande maioria das placas são AGP, essa opção é inútil.

Parte 3: configurações avançadas no Windows

* Para esses ajustes, irei usar o RivaTuner 2.0, RC 12.3(que pode ser baixado em http://www.guru3d.com/rivatuner ). No entanto, as configurações são bastante parecidas em outros programas (como o PowerStrip, por exemplo). É bom avisar que o RivaTuner não suporta oficialmente o driver 43.45; no entanto, não tive problemas, conflitos ou nada parecido. Se alguma das opções estiver desabilitada, ou sua placa-mãe, ou sua placa de vídeo não suporta tal recurso.

Na aba principal no RivaTuner, clique na primeira opção 'Customize', ao lado do nome da sua placa e selecione 'Customize low level system settings'. Nessa opção, você pode fazer overclock low-level (é questão de gosto pessoal decidir por overclock low-level ou via software; escolha o que achar melhor ou o que lhe der mais segurança) e habilitar/desabilitar o 'AGP Fast Writes' (faz com que os dados viajem da CPU para a placa de vídeo sem passar pela memória RAM, otimizando as transferências) e 'AGP Sideband Addressing' (faz com que o AGP use 8 linhas extras de endereço (sideband), além das 32 existentes, para transmitir requerimentos de informação). Se sua placa-mãe e placa de vídeo suportarem esses recursos, ative-os (você pode verificar se seu hardware os suporta clicando em 'Customize' e depois em 'Graphics Subsystem Diagnostics Report').

Agora, clique na segunda opção 'Customize' e selecione 'Customize system settings'. Aí você pode fazer overclock via software e configurar questões de compatibilidade com seu hardware (se necessário). Ajuste esses parâmetros de compatibilidade conforme seja necessário.

A próxima configuração é a do DirectDraw/Direct3D. A primeira configuração é a do 'Mipmap LOD bias', que ajusta o desvio no nível de detalhe do mipmap (afeta diretamente a definição e nitidez das texturas). Um ajuste positivo deixa a imagem mais nítida e suave, porém afeta o desempenho; já um ajuste negativo, faz com que menos texels sejam referenciados no processamento gráfico, resultando em uma imagem mais embaçada, porém em desempenho superior. Usuários de placas TNT/TNT2/GeForce 2 MX podem tentar um ajuste de -0.3 para um melhor desempenho. As demais placas podem usar um ajuste neutro, para uma melhor qualidade de imagem. No entanto, quem usa Antialiasing pode tentar valores como -0.6 (FSAA 2x), -1.3 (FSAA 4x) ou ainda -2.0 (Quincunx AA) e verificar se o ganho em desempenho compensa a perda de qualidade. O próximo ajuste se refere aos buffers de profundidade (Z-Buffer e W-Buffer). Ao habilitar o Z-Buffer de 24 bits, existe uma pequena melhora na qualidade de imagem, porém ao custo de algum desempenho. Como alguns jogos se recusam a rodar se essa opção não estiver habilitada, deixe-a ativa; o mesmo vale para o W-Buffer, exceto no caso de jogos que usem o engine do Unreal, que podem apresentar falhas na imagem. Nesse caso, desabilite o W-Buffer. Quanto as configurações de LMA (Lightspeed Memory Architecture), habilite as duas opções. Já nos ajustes de 'Blitting', deixe as opções desmarcadas. O ajuste de VSync deve ser feito de acordo com sua preferência, deixando o Prerender Limit em '2 ou 3'. Nas configurações de textura, deixe tudo no padrão e habilite o Anisotropic Filtering de acordo com sua preferência. A filtragem anisotrópica é usada pela placa para endereçar qual o tipo específico de efeito de textura será aplicado quando uma superfície tridimensional está inclinada em relação ao ponto de vista do observador (isotropismo é quando os vetores que definem o objeto são iguais ao longo dos eixos, como num quadrado, por exemplo). Pode-se inferir então que a filtragem bilinear e trilinear são isotrópicas, pois o padrão de filtragem é quadrado. Quando o padrão de filtragem apresenta diferentes valores ao longo dos eixos (não-quadrado), temos então uma filtragem anisotrópica. O padrão da AF geralmente é retangular, mas também pode ser trapezoidal ou um paralelogramo qualquer. Um pixel na tela pode englobar muitas informações sobre vários texels em um eixo (eixo x, por exemplo) e menos em outro eixo; daí vem a necessidade da filtragem não ser quadrada para manter a perspectiva, nitidez e clareza da imagem. Caso a filtragem seja quadrada, a imagem pode sair fora de perspectiva ou embaçada (que é o efeito mais percebido pelos usuários). Se a superfície for ortogonal à linha de visão, o efeito é ainda pior com filtragem quadrada. Para corrigir isso, é usado o padrão não-quadrado mencionado anteriormente, cujas dimensões variam de acordo com a orientação do efeito de "esticamento" da imagem. Acho que o melhor exemplo ilustrativo para esse fenômeno que eu já vi é o início dos filmes da série Star Wars: quando o texto vai indo para o fundo, as texturas vão perdendo a definição, ficando borradas e, mais tarde, ilegíveis. Claro que é um exemplo um tanto tosco, mas já serve para ilustrar a situação. Para maiores informações sobre AF, leia esse texto da nVidia: http://developer.nvidia.com/view.asp?IO=Anisotropic_Filtering_OpenGL .
Na aba 'Compatibility', habilite o 'Fog Table Emulation' e, finalmente, na aba 'Antialiasing', habilite/desabilite de acordo com a sua preferência e não marque a opção de forçar o AA em aplicações Direct3D, pois alguns jogos (em especial os da 'EA') não irão rodar assim. O Antialiasing, ou melhor, Full Scene Anti Aliasing (no caso das placas nVidia), é uma técnica de amostragem usada para criar contornos mais realíticos na imagem, removendo o efeito "serrilhado" (aliasing) típico de imagens geradas por computador. Isso é feito pela GPU através da detecção e correção das bordas dos subpixels que fazem parte do contorno e aplicando compressão de cores .

A configuração do OpenGL é idêntica a do Direct3D, bastando seguir os mesmos conselhos citados anteriormente.

Parte 4: configurando o monitor

Esse é um ajuste importante, especialmente para a nossa visão. Configure a taxa de atualização vertical do monitor (Propriedades de vídeo/Configurações/Avançado/Monitor) para o máximo que seu monitor suporta na resolução que você usa. Para evitar efeito flick (imagem aparentemente tremendo ou piscando), o recomendado é acima de 70 Hz. No entanto, para diminuir os danos à nossa visão, a VESA (Video Electronics Standards Association) recomenda taxas de atualização acima de 80 Hz. Os power users podem usar a tabela de 'Refresh Rate Override' do RivaTuner ou das configurações do driver da nVidia para garantir que o monitor sempre trabalhe na taxa de atualização máxima suportada em cada resolução utilizada.

Parte 5: overclock no Windows

* Importante! Fazer overclock pode danificar sua placa se você não souber o que está fazendo, portanto, não me responsabilizo por nada que você venha a fazer. Iniciantes não devem passar, a princípio, de 10% do clock original da placa, para evitar maiores contratempos. A partir desse ponto, aumente em incrementos pequenos, até achar o ponto que você julga ideal.

O mais seguro quando se trata de overclock, é fazê-lo driver-level (isso é feito programando a interface de overclock do driver). No RivaTuner, clique na segunda opção 'Customize' e depois em 'Customize system settings'. Nessa tela você pode fazer o overclock driver level. Ajuste o clock do core e da memória de acordo com sua preferência e teste usando algum aplicativo 3D para ver se não existem falhas na imagem ou travamento imediato. Se isso ocorrer, você foi longe demais. Volte um pouco e vá testando, até achar o ponto de equilíbrio. Se quiser fazer o overclock low-level (programando diretamente nos registradores da GPU), basta entrar na primeira opção 'Customize' e seguir os mesmos passos acima. Os mais aventureiros podem baixar o 'nVidia BIOS Editor' ( http://guru3d.com/xbios/ ) e alterar o clock padrão diretamente na BIOS da placa. É bom avisar que isso tem seus riscos, portanto, só mexa com isso se você tem certeza do que está fazendo.

Os hard-tweakers e gurus em eletrônica donos de GeForce 4 Ti podem ainda tentar um Volt-Mod em suas placas. O tutorial está aqui:
http://www.techspot.com/tweaks/geforce4-vmod/index.shtml

Parte 6: configurando a BIOS do sistema para resolver problemas de compatibilidade

Sempre é bom lembrar que é necessário cuidado ao mexer na BIOS. Portanto, saiba o que está fazendo antes de mudar qualquer coisa.

Para evitar maiores problemas com placas nVidia, na BIOS é recomendado desabilitar as seguintes opções: 'Hidden Refresh', 'VGA Palette Snoop', 'DAC Snoop' e qualquer opção de 'Caching' ou 'Shadowing' (por exemplo, 'Video BIOS Shadowing'). O 'Video Memory Caching Mode' também deve estar setado em UC (Uncacheable), em vez de UCSW (Uncacheable Speculative Write-combining).

Parte 7: instalando drivers no Linux

A partir da versão mais recente dos drivers para Linux (1.0-4349), não é mais necessário baixar o driver e o arquivo GLX, como nas versões antigas. Agora você baixa apenas um installer que é bastante simples de se utilizar. O exemplo que se segue é baseado no driver 1.0-4349:
Primeiramente, baixe o driver no site da nVidia através do link no início desse tutorial. Depois, de um boot em modo texto ('X-Server' desligado!!), entre como 'root', selecione o diretório onde está o arquivo baixado e digite:

sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run

Basta seguir as instruções do installer para instalar o driver. O driver também instala o 'nvidia-installer', que pode ser usado mais tarde para desinstalar os drivers ou como ferramenta de auto-update dos mesmos. Para usar o 'nvidia-installer':

nvidia-installer --uninstall : desinstala os drivers atuais.
nvidia-installer --latest : conecta no servidor da nVidia e indica qual é a versão mais recente dos drivers e a URL para baixá-los.
nvidia-installer --update : baixa os drivers mais recentes do servidor da nVidia e os instala.

Existem algumas linhas de comando para o installer que podem ser úteis quando manuseando esses drivers:

sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run --info : mostra informações sobre o arquivo.
sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run --check : verifica a integridade do arquivo baixado.
sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run -- extract-only : extrai o conteúdo do arquivo, mas não executa o installer. Útil para quem quer mexer com o source, que é descompactado em: NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349/usr/src/nv/
sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run --help : ajuda sobre as linhas de comando.
sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run --advanced-options : ajuda sobre as linhas de comando avançadas.

Além disso, se a instalação via installer falhar, você pode tentar instalar manualmente:

sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349.run -- extract-only
cd NVIDIA-Linux-x86-1.0-4349
make install


Após a instalação, verifique seu arquivo /etc/X11/XF86Config-4 ou /etc/X11/XF86Config (dependendo da versão do XFree que você usa). Ele deve conter as seguintes linhas (altere se necessário):

Driver "nvidia", na seção de drivers.
Load "glx", na seção de módulos.

As seguintes linhas, se existirem, devem ser removidas:

Load "dri"
Load "GLcore"


É importante lembrar que se o arquivo XF86Config não estiver devidamente configurado, os drivers não irão funcionar.

Parte 8: overclock no Linux

*Importante: os mesmos avisos dados na Parte 4 também valem aqui! Saiba o que está fazendo e happy overclocking!

Para o overclock no Linux, irei usar um programa chamado 'NVClock', que pode ser baixado em: http://www.evil3d.net/products/nvclock . Ele está disponível tanto no formato '.rpm' como em '.tar.gz'. A instalação do '.tar.gz' se segue da seguinte maneira (lembre-se de estar como 'root'):

./configure --prefix=/usr/local
make
make install


Para utilizá-lo, digite:

./nvclock --speeds : mostra os clocks atuais.
./nvclock --memclk=x --nvclk=y : altera o clock da memória (valor 'x') e do core (valor 'y').

Se quiser que os novos clocks sejam ajustados em toda inicialização, basta colocar a linha de comando do programa no seu script de inicialização.


Bom, aqui termina esse tutorial sobre placas de vídeo da nVidia. Sugestões e críticas são bem-vindas! :-)
Responder
tuskhift
tuskhift Geek Registrado
4.5K Mensagens 20 Curtidas
#2 Por tuskhift
30/03/2003 - 07:22
hmm esse tah bem melhor
o outro ficou na mesma ehehe

sim

uma coisa q eu sempre quis saber

pra q serve akeles mbs q vc libera

tipo assim
mb de memoria do sistema para texturas em modo pci

quantos a gente bota aih? e pra q q isso serve?
Querido Noel, esse ano me comportei, nenhuma CPI me pegou, nesse natal dobre meu salario.
Qual a diferença entre a mulher, o poste e o brasil?
O poste dá luz em cima a mulher embaixo
E o brasil?
tgo
tgo Super Participante Registrado
1.1K Mensagens 0 Curtidas
#7 Por tgo
30/03/2003 - 14:12
q pena sml0110 mas valew a atençao , acho q ja descobri o problema (a imagem da tv-out sai preto e branco) eh por q a placa eh generica das brabas , daquelas feitas en fundo de quintal clandestinamente , mas se alguem souber o por q do mau funcionamento da minha tv-out posta ai blz
t+
celeron d 2,533@3,278 , asus p4s800 , 256mb ddr 333 , r9550 256mb 250/400@375/500 , maxtor d 540-x 20gb , gcr-8521b , gsa-4163b , speed 150...
luiz.trofini
luiz.trofini Novo Membro Registrado
13 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por luiz.trofini
30/03/2003 - 14:51
Ola, amigos estou querendo fazer um upgrad, tenho um pentium 3 866, 512 mg memória Nec, uma placa video ti4200 gforce 4,estou em dúvida sobre a placa mãe, Asus ou Soyo Dragon ultra kt400,Pentium 4 ou Atlon XP 2.0, qual a melhor marca de memória Nec ou Kyngston.
Por favor gostaria de saber qual o melhor modelo de placas mães, o gabinete estou vendo vi o da maxxtro modelo novo Capricorn cs-42 tem um cooler que vem com gabinete, a fonte é de 500w e de 4 baias, já o cooler do processador estou pensando em colocar um volcano 11.O site do gabinete é www.maxxtro.com.br
Ei galera me ajudem por favor :?:
Carlos Eduardo Seo me ajude com seu conhecimento.
tgo
tgo Super Participante Registrado
1.1K Mensagens 0 Curtidas
#13 Por tgo
30/03/2003 - 15:13
vai de axp com certeza , quanto a mobo , se esta disposto a gastar uns 700 mangos numa dragon pega logo uma 8rda+ , as dragon saun boas , mas tem um problema de incompatibilidade com t-bred , e eu naun sei se ja saiu atualizaçao de bios pra ela , pega uma axp t-bred B e investe mais na mobo , pega uma chaintech da serie apogge ou zenith , tem umas gigabites q saun exelentes tbm
t+
celeron d 2,533@3,278 , asus p4s800 , 256mb ddr 333 , r9550 256mb 250/400@375/500 , maxtor d 540-x 20gb , gcr-8521b , gsa-4163b , speed 150...
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal