Logo Hardware.com.br
bfmvforever
bfmvforever Super Participante Registrado
388 Mensagens 28 Curtidas

[Resolução] Configuração de BIOS não salva mesmo com substituição da bateria.

#1 Por bfmvforever 02/04/2014 - 19:11
Geralmente em placas mãe meio antigas ou "xing-lings" acontece um problema onde a configuração da BIOS (data, hora, etc.) volta a configuração de fabrica sempre que o PC é desligado e ligado depois de um tempo. O usuário troca a bateria por uma nova e o problema continua, bom, por algum motivo a bateria deixou de mandar a voltagem correta para o controlador CMOS, passando a enviar 2.7V e não 3V, com isso a placa pensa que não tem bateria alguma ali e ocorre esse problema. Isso geralmente acontece em placas mãe 478, 775, 1366 e as demais.

O que pode causar isso?

Eu não sei dizer ao certo mas pode ser defeito na trilha ou então o MOSFET responsável por receber a voltagem está em curto.

Qual o motivo deste tópico?

Simplesmente o problema ocorreu comigo e o método que ensinarei aqui funcionou perfeitamente. Vale lembrar que a placa mãe em questão é uma Philtronics cujo modelo não me lembro, ela é 775 e de um tempo pra cá veio apresentando esse problema, troquei a bateria umas 3 vezes e nada. Vamos começar.

O que vamos precisar?

Um ferro de solda e a solda, uma bateria nova, um pedaço de fio não muito grande, um jumper CMOS (pode ser o que já vem na placa mesmo) e algum instrumento para raspar um pouco a bateria.

Como fazer?

Bom, o que vamos fazer é uma ligação direta entre o pólo positivo da bateria e o controlador CMOS para que a bateria possa mandar os 3V ao controlador diretamente. Esse é o procedimento:

1 - Com uma faca ou alicate de corte descasque as duas pontas do fio;
2 - Usando a faca você vai raspar um pouco a bateria no lado positivo, no canto, raspe para a solda ficar firme;
3 - Com o ferro de solda, solde uma ponta do fio na bateria onde foi raspado e outra no ferrinho do jumper CMOS;
4 - Verifique se a solda está firme e coloque a bateria na placa mãe;
5 - Coloque o jumper CMOS na posição correta na placa, lembrando que no meu caso o modo padrão é no pino 1-2 mas em alguns casos pode ser o 2-3
6 - Ligue o computador e configure a BIOS depois reinicie o PC, quando ele ligar você desliga completamente e tira da tomada. Espere algum tempo e depois ligue de novo pra saber se funcionou.

É isso, vou colocar fotos do procedimento que eu mesmo fiz. Gostaria de agradecer o Eduardo, autor do tópico original, se não fosse ele não teria tomado a iniciativa de fazer esse tópico pra vocês. Se o procedimento não funcionar considere a troca da placa ou então a troca do MOSFET que falei, se for muito caro o conserto melhor comprar uma nova mesmo, não se esqueçam de testar a bateria em outro computador antes pra saber se o problema não é na bateria. Obrigado.

Segue as fotos:

Esquema
Imagem

Soldagem pronta
Imagem
Na placa
Imagem
Responder
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal