Logo Hardware.com.br
dila
dila Veterano Registrado
1.1K Mensagens 4 Curtidas

Fabricação de cada computador consome 1.800 quilos de materiais

#1 Por dila 09/03/2007 - 09:21
Fabricação de cada computador consome 1.800 quilos de materiais

Agostinho Rosa
09/03/2007 ImagemVocê sabe quanto pesa o seu computador? Embora possa não ter o dado preciso, você poderia fazer uma boa estimava, com uma grande possibilidade de não errar muito. Mas e quanto pesa todo o material gasto no processo produtivo que transformou todas as matérias-primas, até fazê-las tomar a forma de computador?
O dado é impressionante e acaba de ser divulgado pela Universidade das Nações Unidas. Em um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr, os pesquisadores descobriram que nada menos de 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos são utilizados para se construir um único computador.
O cálculo foi feito tomando-se como base um computador de mesa com um monitor CRT de 17 polegadas. Somente em combustíveis fósseis, o processo de fabricação de um computador consome mais de 10 vezes o seu processo peso.
São, por exemplo, 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos e - talvez o dado mais impressionante - 1.500 quilos de água. O problema é que a fabricação dos chips consome uma enormidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador propriamente dito, exige lavagens seguidas em água extremamente pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente.
O estudo mostra que a fabricação de um computador é muito mais material- intensiva - em termos de peso - do que a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores e fogões, e até mesmo do que a fabricação de automóveis. Esses produtos exigem apenas de 1 a 2 vezes o seu próprio peso em combustíveis fósseis.
Reciclagem de computadores
Mas esta não é a única razão pela qual os pesquisadores das Nações Unidas estão preocupados com a reciclagem de computadores e de todo tipo de equipamento eletrônico. Além do desperdício e do seu grande potencial poluidor e até mesmo tóxico, o chamado e-lixo, ou lixo eletrônico, está fazendo um estrago nas cotações dos metais utilizados na fabricação de componentes e circuitos eletrônicos.
ImagemA primeira preocupação é facilmente perceptível. O simples descarte dos equipamentos eletrônicos tecnicamente obsoletos representa um desperdício enorme de recursos. "Há mais do que ouro nessas montanhas de sucata de alta tecnologia," comenta o Dr. Kuehr. E não é força de expressão: o ouro está mesmo presente nos contatos dos microprocessadores, das memórias e da maioria dos circuitos integrados.
Metais preciosos nos computadores
Além do ouro, da prata e do paládio, os computadores contêm cobre, estanho, gálio, índio e mais um família inteira de metais únicos e indispensáveis e, portanto, de altíssimo valor.
O índio, um subproduto da mineração do zinco, por exemplo, é essencial na fabricação dos monitores de tela plana, ou LCD, e de telefones celulares. Ele está presente em mais de 1 bilhão de equipamentos fabricados todos os anos.
Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não é possível simplesmente produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.
Graças a isso, alguns esforços de reciclagem do índio já estão sendo feitos na Bélgica, no Japão e nos Estados Unidos, com excelentes resultados. O Japão já consegue retirar metade de suas necessidades anuais do elemento a partir da reciclagem.
E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários à indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou. Embora o preço do bismuto, utilizado em soldas sem chumbo, tenha apenas dobrado nos últimos dois anos, o preço do rutênio, utilizado em resistores e em discos rígidos, foi multiplicado por sete.
Ciclo de reciclagem
Imagem"Os grandes picos de preços de todos esses elemento especiais que dependem da produção de metais como zinco, cobre, chumbo ou platina, ressaltam que a manutenção da oferta a preços competitivos não poderá ser garantida indefinidamente a menos que sejam estabelecidos ciclos eficientes de reciclagem para recuperá-los a partir dos produtos obsoletos," diz o Dr. Kuehr.
Só que, da mesma maneira que esses elementos são geralmente sub-produtos, aparecendo em quantidades-traço em relação aos metais principais que a mineração está explorando, eles também aparecem em quantidades-traço na sucata. E reciclá- los é também uma questão de alta tecnologia, que exigirá processos de alta tecnologia.
Mas é essencial fazê-lo, diz o relatório da Universidade das Nações Unidas. O setor de telecomunicações e tecnologia da informação já responde por 7,7% do produto mundial, segundo dados da OCDE. Só os equipamentos são responsáveis por algo entre 4% (Estados Unidos) e 7% (Alemanha), variando conforme a região e o país. É impensável continuar a desperdiçar recursos dessa magnitude, simplesmente descartando esses bens obsoletos ou queimando-os e lançando seus gases tóxicos na atmosfera.
Doação de computadores
Os pesquisadores da ONU também detectaram um problema inédito: uma espécie de "caridade do amigo-da-onça". Algumas empresas de má fé, situadas nos países centrais, estão enviando computadores para os países mais pobres não porque estejam preocupados com a inclusão digital ou com a melhoria da educação nesses países: elas estão simplesmente se livrando de forma desonesta e ilegal de equipamentos cujo descarte seria problemática em seus países e cuja reciclagem é ainda técnica e economicamente pouco interessante.
Essas empresas inescrupulosas contam com a própria incapacidade dos países pobre e em desenvolvimento em viabilizarem o uso imediato dos equipamentos, que acabarão ficando encostados sem que ninguém verifique sequer se eles realmente funcionam. E os que ainda têm condições de funcionar, logo deixarão de ter utilidade, graças ao ritmo alucinante da obsolescência técnica.
Projeto StEP
Para ajudar a organizar esforços mundiais no sentido de se viabilizar a reciclagem de produtos eletrônicos em larga escala e em nível mundial, as Nações Unidas lançaram o programa StEP ("Solving the E-Waste Problem") - resolvendo o problema do e-lixo (lixo eletrônico).
ImagemO projeto StEP já conta com o apoio das maiores empresas fabricantes de equipamentos de informática e telecomunicações do mundo. Esse esforço conjunto almeja criar padrões mundiais de processos de reciclagem de sucata eletrônica, aumentar a vida útil dos produtos eletrônicos e desenvolver mercados para sua reutilização.
As Nações Unidos pretendem ainda dar aos países elementos que permitam a harmonização das legislações nacionais quanto ao tratamento das sucatas eletrônicas e a coordenação de esforços públicos e privados no sentido de re-transformar o lixo eletrônico em riqueza.
Responder
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas
#4 Por goomboom
12/03/2007 - 13:12
Precisamos pensar também em reaproveitamento e eliminação do estúpido consumismo.
Não adianta ficar reciclando , se as pessoas compram uma vga nova todo mês só pra ter um jogo ruim super realista rodando.
Temos que negar comprar de empresas que não utilizem técnicas de aproveitamento de hardware ( e software) mais antigo.
Temos que se ater aos detalhes fora da capa.
The Pretender
The Pretende... Zumbi Registrado
8.5K Mensagens 82 Curtidas
#5 Por The Pretende...
12/03/2007 - 14:59
É interessante...

Existem cosias que são inevitáveis..

Nao existe processo de reciclágem que seja 100% eficaz, sempre terá algo que vc nao poderá reciclar, pelo menos na atualidade...

Talvez com a nanotecnologia seja pocível aprimorar a reciclágem, mas isto é para um futuro distante...


Vamos ver o que acontece, provavelmente daqui algumas decadas vao começar a estocar lixo em planetas vizinhos, e a buscar minerios tbm... rsrs




Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-->Blog Pessoal - Um pianista "desajeitado" <--
-->Eletrônica no YouTube - Bobsien P&D <--


- Sound Blaster Live 5.1! Digital e 3DFX Voodoo 4 4500PCI - Minhas relíquias!
Coloniz@dor
Coloniz@dor General de Pijama Registrado
3.8K Mensagens 153 Curtidas
#6 Por Coloniz@dor
12/03/2007 - 22:35
The Pretender disse:
É interessante...

Existem cosias que são inevitáveis..

Nao existe processo de reciclágem que seja 100% eficaz, sempre terá algo que vc nao poderá reciclar, pelo menos na atualidade...

Talvez com a nanotecnologia seja pocível aprimorar a reciclágem, mas isto é para um futuro distante...


Vamos ver o que acontece, provavelmente daqui algumas decadas vao começar a estocar lixo em planetas vizinhos, e a buscar minerios tbm... rsrs




Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Talvez com a técnologia no ritmo que vai e os perifericos cada vez menores , isso diminua .
Soluções em Excel VBA, Access VBA, C# e ASP.NET
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas
#8 Por goomboom
13/03/2007 - 12:44
E mesmo que o lixo tecnológico fique menor,isso vai demorar tempo e até lá as pessoas continuarão reclamando das coisas. E o lixo de antes não vira fumaça .Vai ficar lá se misturando com o solo e deixando várias pessoas com câncer. É o que eu falo , o ser humano procura sempre a solução fora dele.Ou é uma tecnologia que vai "acabar com o problema" ou que os governos "são ruins e incapazes" (isso eu posso até concordar).
Mas realmente a solução sempre esteve dentro dele. Bastando uma unica coisa , PENSAR.

Pode ser que as coisas sejam inevitáveis,mas então nós devemos parar de se indignar com esse "mundo cruel".


É o que eu falo , consumismo, fanatismo e hedonismo.Tudo relacionado ao ser humano.E não a tecnologia.
The Pretender
The Pretende... Zumbi Registrado
8.5K Mensagens 82 Curtidas
#9 Por The Pretende...
13/03/2007 - 13:11
goomboom disse:
E mesmo que o lixo tecnológico fique menor,isso vai demorar tempo e até lá as pessoas continuarão reclamando das coisas. E o lixo de antes não vira fumaça .Vai ficar lá se misturando com o solo e deixando várias pessoas com câncer. É o que eu falo , o ser humano procura sempre a solução fora dele.Ou é uma tecnologia que vai "acabar com o problema" ou que os governos "são ruins e incapazes" (isso eu posso até concordar).
Mas realmente a solução sempre esteve dentro dele. Bastando uma unica coisa , PENSAR.

Pode ser que as coisas sejam inevitáveis,mas então nós devemos parar de se indignar com esse "mundo cruel".


É o que eu falo , consumismo, fanatismo e hedonismo.Tudo relacionado ao ser humano.E não a tecnologia.


Goomboom

Entao vamos voltar para a era dos 486 quem sabe :P

Não çleva a mal... Mas o mundo evolui sim, e não ha o que fazer para parar isso, não é apenas consumismo e fanatismo.. Para as coisas melhorarem, precisa de tecnologia e investimento.. O consumismo, com certeza é grande, mas eu prefiro não pensar no mesmo, pois acaba sendo algo natural... O Ser humano sempre buscou o melhor e o mais sofisticado e continuará sendo assim.. Duvido que você consiga ficar mais de 5 anos com o mesmo computador.. Ou seja, você, e todos nos, fazemos parte do consumismo....

Pensar??? Para criar novas tecnologias.. Criou um circulo vicioso... As novas tecnologias são sim a solução, e elas devem ser encontradas, e creio que realmente, a solução para aproveitar o máximo de um material, seria a acenção da nano-tecnologia atomica.. Onde poderemos manipular atomos e separar com precisão materiais a fim de purifica-los e reutiliza-los em novos equipamentos.... Emquanto isso, fazemos o que podemos né, e friso novamente.. A solução não se alienar e parar de evoluir ou parar de consumir, mas sim achar uma alternativa...

Sempre falo.. "Não adianta vc popuar água.. Ela esta la, correndo no rio.. Se eu não bebe-la, alguem irá polui-la.. As florestas que são desmatadas fazem com que o leito do rio baixe, e a agua vai parar no oceano.. Toda a água do planeta, sempre esteve aqui, e nunca deixa-ra de estar, pois é um bem renovável.. A questao é se será propria para uso..."

Isso se aplica a tudo... Não adianta NADA poupar.. A questao é mjanter e reutlizar o que você ja tem, parar não destruir o meio ambiente em que vive...


Até mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-->Blog Pessoal - Um pianista "desajeitado" <--
-->Eletrônica no YouTube - Bobsien P&D <--


- Sound Blaster Live 5.1! Digital e 3DFX Voodoo 4 4500PCI - Minhas relíquias!
goomboom
goomboom Super Participante Registrado
920 Mensagens 10 Curtidas
#10 Por goomboom
13/03/2007 - 13:45
Poupar adianta sim.E agua é um bem renovável,mas a população cresce e a poluição também.E a tecnologia e os governos não estão conseguindo acompanhar o mesmo ritmo da poluição.
Mas onde quero chegar que devemos ter um certo controle sob a situação.
As pessoas são ,na grande parte das vezes, submissas pela massa dominante.
Tem vezes que compra sem saber e só porque foi levado pela propaganda (propaganda no sentido de ser um banner até um colega idiota falando do jogo "maravilhoso").

E tem muitas pessoas com computadores com mais de 5 anos.O hard está muito a frente do software.Claro que as empresas (e outros da massa dominante) estão correndo pra forçar o uso de hard novo. Olha só a nvidia com vários contratos com as softhouses.Pode ter certeza que ela força as softhouses "forçarem" hard novo.


Então ,a massa dominante força uma necessidade, cria motivos alienigénas que distorcem os conceitos essenciais do ser humano.

Bem,mas não vou discutir a perspectiva humanistica de crescimento.
E o conceito de melhor é impiedosamente complexo e hipócrita.Muito delicado pra se discutir num fórum de informática.

Mas tem um lado bem engraçado sobre o círculo.Como vc fala das árvores, imaginemos que descobrissem uma solução definitiva para papel ecológico.
Mas vc acha que eles iam deixam a Amazônia quietinha? Não, eles iam pensam em uma forma de explora-la novamente, pra latéx ou coisa qualquer.Ou seja ,quando surgir técnicas novas de nanotecnologia, eles vão pensar em um jeito de aproveitar o que foi liberado.Realmente a perspectiva de crescimento humano de que vc fala é bem complexa.Pode servir como uma auto-realização ,mas pena que essa auto-realização seja a ambição selvagem...

Do jeito que vc falou , "se eu não usar a agua ,alguem irá polui-la",muitos inventores ,cientista não existiriam porque eles forma contra a massa dominante e provaram que eles estavam certos.
Claro que tem seu lado,esse conceito de aceitação da sociedade tem limites.Claro que não podemos dar ataques de rebeldia,mas dizer que "cada um por si ,Deus por todos" é a pior merlin que existe.

O que eu sempre falo é que a sociedade comporta-se como alguém que pensa que tem guardiões para protege-los,mas se equivocam que eles são os próprios guardiões.

Bem ,mas você está certo, a sociedade daqui alguns anos talvez não se comporte dessa forma.Talvez não será mais necessário, reclamar tudo ao governo porque não tem uma tecnologia que limpe os nossos rios.Talvez vamos estar conscientes de que cada um fazer sua parte fundamental e deixar de lado um pouco (só um pouquinho) do seu ser para olhar a sociedade em que vive , o mundo estaria bem melhor.
The Pretender
The Pretende... Zumbi Registrado
8.5K Mensagens 82 Curtidas
#11 Por The Pretende...
13/03/2007 - 15:02
Goomboom...

O que vc falou, se analizar é mais ou menos o que eu falei...

A questão que defendo, é que o "consumismo" existe, veja bem, esta entre aspas... Pois o "consumismo" que falo, não é este desenfreado que as empresas de tecnologia nos colocam... Mas mesmo assim, se existe tecnologia para criar chips mais velozes, com certeza existe tecnologia para reclica-los, soh não eh explorada....

E volto a frisar.. "Não adianta nada deixar de beber a água, se ela sera poluida amanha..."

Pense nisto.... Tudo o que temos no planeta está aí para que nos sirva.. Porém nos devemos saber utilizar isto de forma a não destruir o resto todo.. Mas acabamos provando que não sabemos fazer isso, e estamos pagando caro por isto....



Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-->Blog Pessoal - Um pianista "desajeitado" <--
-->Eletrônica no YouTube - Bobsien P&D <--


- Sound Blaster Live 5.1! Digital e 3DFX Voodoo 4 4500PCI - Minhas relíquias!
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal