Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Artigo: Computação gráfica para todos

#1 Por Equipe GdH 31/10/2008 - 18:57
ImagemArtigo: Computação gráfica para todos

O intuito desse material não é tratar apenas de uma suíte de programas, mas da própria tragetória da computação gráfica. Seja bem-vindo a essa história de, pasme, milhares de anos! Ela remonta o início da caminhada humana e chega até os dias de hoje. Bem, nem preciso falar muito, esse material é produto da própria computação gráfica. Hoje parece trivial visualizar letras, figuras e animações nas telas de computador, mas para que a coisa chegasse até aqui foram necessários os esforços de muitos seres humanos através de idéias e trabalhos científicos. Muitos deles sequer imaginavam que suas invenções ou descobertas desembocariam em soluções que tornariam o nosso mundo atual mais colorido e divertido. Aperte os cintos e me acompanhe nessa longa viagem através dos tempos!
Cícero Moraes
31/10/2008

https://www.hardware.com.br/artigos/computacao-grafica-iniciantes/

Comente aqui!
Responder
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas
#2 Por jose_silva_n...
31/10/2008 - 20:55
Boa noite,

Sou leigo em matéria de arte, então, me perdõem se for banal demais o que vou dizer (ou bobagem mesmo...)
Monet http://en.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet vivenciou a transição da "pintura fotográfica" para uma arte "desmaterializada"; vejo o mesmo em Toulouse e Van Gogh; a invenção da fotografia foi (um dos ?) o motivo para a mudanção de paradigma. E logo depois, no início do século XX, com as pesquisas do psiquismo freudiano e a revolução da relatividade de Einstein, as artes não foram mais as mesmas. Há um quadro (se não me engano, de Duchamp), chamado "nu descendo a escada", é (para mim) claramente uma amostra dessa mudança, seria uma projeção para o mundo bidimensional de um evento em dimensões espaciais superiores.


Fiquem com Deus
rsn130153
rsn130153 Novo Membro Registrado
11 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por rsn130153
01/11/2008 - 00:05
Muito bom o seu tópico.

Atualmente a Computação Gráfica tem tido menos atenção e sido relegada a segundo plano.

Em 1997, até o ano de 2002, trabalhei como designer utilizando CorelDRAW (que aprendi só, com o auxílio de um livro).

Em 2001 fiz um curso de Macromédia Flash.

Tenho habilidade com desenho à mão livre, mas por falta de tempo pratico bem pouco, embora tenha evoluido bastante tecnicamente, de modo que quando necessito não passo dificuldade.

Prefiro as ferrramentas digitais para ilustração, e sendo meu Sistema Operacional o GNU/Linux Debian, utilizo o Inkscape e Gimp, e arranho o Qcad e o Blender.

O conhecimento técnico, a criatividade e a inventividade é que predominam na Computação Gráfica.

No entanto, devido a automatização e suposta facilidade de uso de softwares para CG, amadores tem ocupado espaços que merecidamente seriam de designers profissionais.

"Bons designers nascem bons".
vangelis54
vangelis54 Novo Membro Registrado
6 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por vangelis54
18/11/2008 - 10:43
Parabéns pelo artigo, contudo penso que faltou citar um importante passo na evolução da computação gráfica. Tudo isso começou com D. Sutherland.
Citando a minha própria tese:

"A visualização computacional teve início na tese de doutoramento “Sketchpad, a man-machine graphical communication system” de Sutherland (1963). Esta tese contribui até os dias de hoje, fundamentalmente no desenvolvimento da relação homem-computador por meio de interfaces gráficas que permitem interação com os objetos que são exibidos na tela do computador".


Este pesquisador criou uma maquina na qual era possível desenhar em duas dimensões com uma caneta apontando para a tela.

referencias:
SUTHERLAND, Ivan. “Sketchpad a man-machine graphical communication system”. Massachusets: Tese de doutorado em Ciência da Computação, 1963.
__________________ "The Ultimate display." Proceedings of the IFIP Congress, 1965, 1965.
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#6 Por Bit0N3
03/01/2009 - 01:08
Li so hoje, bem interessante.

mas vc esqueceu ou desconheceu por completo os commodore Amiga que tiveram papel muito grande na area de imagens 3D e 2D (quando PC tinha 4 cores CGA, Mac 2 cores, um amiga 1000 tinha 4600 e poucas cores, natural que era o escolhido para graficos 2d e 3d), nos primordios da computaçao pessoal vindo a morrer por volta de 1994 com programas como Dpaint que inspirou o photoshop, lightwave que ainda existe para plataforma PC e por ai vai... se bem q ainda hoje mantido por entusiastas em todo o mundo.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
markweber
markweber Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#8 Por markweber
26/02/2009 - 13:23
Legal esse negócio de história da Computação Gráfica, mas tem uma coisa que eu não acho legal.

Gratuítos ou pagos, praticamente todos os programas ou bibliotecas vem de fora. Parece que em geral não há pessoas aqui que sejam conhecedores da área a ponto de FAZER e não apenas usar.

Em geral os brasileiros são coadjuvantes no mundo da Computação Gráfica: não passam de meros usuários dos softwares feitos pelos gringos.

Sou fã do brasileiro que faz sozinho este site usando apenas bibliotecas próprias: www.picturetopeople.org. Ele é profundo conhecedor da matemático e do desenvolvimento em Computação Gráfica. Só é pena que não existam muitos outros como ele.

Chega de sermos apenas operadores lidando com botões, mouse e tablet. Chega de sermos meros programadores usando as bibliotecas feitas pelos estrangeiros. Queremos no Brasil pessoas com conhecimento científico!

Mark.
bemlindo
bemlindo Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#9 Por bemlindo
01/05/2009 - 00:29
Parabenz pelo tutorial apreciei muito sua forma de se expressar fazendo com que a leitura seja mais dinamica e interessante. Só tenho que agradecer pois sao pessoas assim que irao mudar o rumo da informatica e dos softwares livres. Abandonei o windows a pouco tempo comecei com o Kurumin 7 e continuo usando ele mesmo sabendo que ele foi descontinuado (fato que me deixou bastante triste) mas foi atravez do Carlos E. Morimoto com seu livro "Linux Entendeno o Sistema" que aprendir a rastejar no mundo dos softwares lives.

Um abraço a todos
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal