jose_silva_n...
General de Pijama
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Boa noite,
Sou leigo em matéria de arte, então, me perdõem se for banal demais o que vou dizer (ou bobagem mesmo...)
Monet http://en.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet vivenciou a transição da "pintura fotográfica" para uma arte "desmaterializada"; vejo o mesmo em Toulouse e Van Gogh; a invenção da fotografia foi (um dos ?) o motivo para a mudanção de paradigma. E logo depois, no início do século XX, com as pesquisas do psiquismo freudiano e a revolução da relatividade de Einstein, as artes não foram mais as mesmas. Há um quadro (se não me engano, de Duchamp), chamado "nu descendo a escada", é (para mim) claramente uma amostra dessa mudança, seria uma projeção para o mundo bidimensional de um evento em dimensões espaciais superiores.
Fiquem com Deus
rsn130153
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Muito bom o seu tópico.
Atualmente a Computação Gráfica tem tido menos atenção e sido relegada a segundo plano.
Em 1997, até o ano de 2002, trabalhei como designer utilizando CorelDRAW (que aprendi só, com o auxílio de um livro).
Em 2001 fiz um curso de Macromédia Flash.
Tenho habilidade com desenho à mão livre, mas por falta de tempo pratico bem pouco, embora tenha evoluido bastante tecnicamente, de modo que quando necessito não passo dificuldade.
Prefiro as ferrramentas digitais para ilustração, e sendo meu Sistema Operacional o GNU/Linux Debian, utilizo o Inkscape e Gimp, e arranho o Qcad e o Blender.
O conhecimento técnico, a criatividade e a inventividade é que predominam na Computação Gráfica.
No entanto, devido a automatização e suposta facilidade de uso de softwares para CG, amadores tem ocupado espaços que merecidamente seriam de designers profissionais.
"Bons designers nascem bons".
vangelis54
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Parabéns pelo artigo, contudo penso que faltou citar um importante passo na evolução da computação gráfica. Tudo isso começou com D. Sutherland.
Citando a minha própria tese:
"A visualização computacional teve início na tese de doutoramento “Sketchpad, a man-machine graphical communication system” de Sutherland (1963). Esta tese contribui até os dias de hoje, fundamentalmente no desenvolvimento da relação homem-computador por meio de interfaces gráficas que permitem interação com os objetos que são exibidos na tela do computador".
Este pesquisador criou uma maquina na qual era possível desenhar em duas dimensões com uma caneta apontando para a tela.
referencias:
SUTHERLAND, Ivan. “Sketchpad a man-machine graphical communication system”. Massachusets: Tese de doutorado em Ciência da Computação, 1963.
__________________ "The Ultimate display." Proceedings of the IFIP Congress, 1965, 1965.
dcardosoa
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Somente hoje que tive tempo para ler este artigo e adorei...
Muito bem feito e escrito.
Parabéns.
ATHLON XP 2600+ (@2900+) Barton | GF FX 5200 | Seagate BARRACUDA 80 GB SATA |2x(256 MB) DDR400 (DC ativo)| ASUS A7N8X-E Deluxe
LINUX USER #397922
Slack 12 (2.6.21.5)
WinXP
Bit0N3
Cyber Highlander
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Li so hoje, bem interessante.
mas vc esqueceu ou desconheceu por completo os commodore Amiga que tiveram papel muito grande na area de imagens 3D e 2D (quando PC tinha 4 cores CGA, Mac 2 cores, um amiga 1000 tinha 4600 e poucas cores, natural que era o escolhido para graficos 2d e 3d), nos primordios da computaçao pessoal vindo a morrer por volta de 1994 com programas como Dpaint que inspirou o photoshop, lightwave que ainda existe para plataforma PC e por ai vai... se bem q ainda hoje mantido por entusiastas em todo o mundo.
[]'s
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MARCZEWSKI
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Acabei de ler.!!
Muito bom o artigo, parabens!!
Estarei um pouco ausente do forum por um tempo!!!
Caso seja importante, mande MP(duvidas somente no forum)
grato,
markweber
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Legal esse negócio de história da Computação Gráfica, mas tem uma coisa que eu não acho legal.
Gratuítos ou pagos, praticamente todos os programas ou bibliotecas vem de fora. Parece que em geral não há pessoas aqui que sejam conhecedores da área a ponto de FAZER e não apenas usar.
Em geral os brasileiros são coadjuvantes no mundo da Computação Gráfica: não passam de meros usuários dos softwares feitos pelos gringos.
Sou fã do brasileiro que faz sozinho este site usando apenas bibliotecas próprias: www.picturetopeople.org. Ele é profundo conhecedor da matemático e do desenvolvimento em Computação Gráfica. Só é pena que não existam muitos outros como ele.
Chega de sermos apenas operadores lidando com botões, mouse e tablet. Chega de sermos meros programadores usando as bibliotecas feitas pelos estrangeiros. Queremos no Brasil pessoas com conhecimento científico!
Mark.
bemlindo
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Parabenz pelo tutorial apreciei muito sua forma de se expressar fazendo com que a leitura seja mais dinamica e interessante. Só tenho que agradecer pois sao pessoas assim que irao mudar o rumo da informatica e dos softwares livres. Abandonei o windows a pouco tempo comecei com o Kurumin 7 e continuo usando ele mesmo sabendo que ele foi descontinuado (fato que me deixou bastante triste) mas foi atravez do Carlos E. Morimoto com seu livro "Linux Entendeno o Sistema" que aprendir a rastejar no mundo dos softwares lives.
Um abraço a todos
pabloguarani
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Bom meu amigo fiquei "impressionado" com citações a respeito da arte de Monet neste forum. Esta de parabéns pelo artigo gostei mesmo!!! e ja tinha baixado seu tutorial do blender, antes de ler este artigo seu!!(meu nome é Pablo e trabalho com 3Ds max)
niltonpess
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Boa tarde!
Excelente matéria. Faltou mencionar os programas de paginação, como o Scribus e o Easypose (para imposição).
Nilton PS - Joinville, SC.