Logo Hardware.com.br
MattMurdock
MattMurdock Veterano Registrado
2.2K Mensagens 0 Curtidas

Sobre o vazamento do código fonte do Windows ...

#1 Por MattMurdock 14/02/2004 - 01:57
... que não me deixou dormir :twisted:

Não vou comentar a notícia aqui por haver um tópico falando sobre isso ( http://www.forumgdh.net/viewtopic.php?t=127383 )
Mas, gostaria de ver opniões dos linuxusers sobre o fato de parte do código fonte do Windows (15% aprox.) estar liberado significa um perigo ao S.O, pois estaria mostrando vulnerabilidades e etc ou seria justamente o contrário? E se fosse um perigo, por que o mesmo não ocorre com o Linux e outros sistemas código aberto?

Então até em que ponto vc ter acesso a um código fonte (ou parte dele) compromete um sistema ? Será que é bem isso ?
Responder
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas
#2 Por jose_silva_n...
14/02/2004 - 02:21
MattMurdock
... que não me deixou dormir :twisted:

Não vou comentar a notícia aqui por haver um tópico falando sobre isso ( ...


Bem...na mente de um "money man" como o tio Bill...seria interessante que "inexplicavelmente" parte do código do Windowz fosse disponibilizado, pois assim um monte de empresas que ainda usam NT/Win2k teriam que migrar para produtos "seguros" como o Win2k3... :evil:
Mas há várias outras possibilidades como...
alguém pertencente a um projeto open source ter a infeliz idéia de estudar o código e incorporar aos seus projetos...o que poderia ser um prato cheio para analistas/advogados de plantão da MS... :evil:

Mas quanto a questão segurança: puxa...600 MB de código, só alguém com muita experiência em programação, para identificar falhas de segurança e explorar... :twisted:

Mas acho que só crackers(excetuando-se os concorrentes comerciais é claro) vão se interessar por essa gosma...hehehe

Espero mesmo que programadores de verdade da comunidade Linux ignorem este arquivo...=)

Té+

Kali
none
none General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 13 Curtidas
#3 Por none
14/02/2004 - 02:35
kalicrates
Mas há várias outras possibilidades como...
alguém pertencente a um projeto open source ter a infeliz idéia de estudar o código e incorporar aos seus projetos...o que poderia ser um prato cheio para analistas/advogados de plantão da MS...


SCO q o diga ...

none
"We will call you Cygnus
The God of Balance you Shall be"

bebi_demais.gif:nao_sei_de_nada: Só pq gostei destes emoticons !
MattMurdock
MattMurdock Veterano Registrado
2.2K Mensagens 0 Curtidas
#4 Por MattMurdock
14/02/2004 - 03:18
kalicrates
Bem...na mente de um "money man" como o tio Bill...seria interessante que "inexplicavelmente" parte do código do Wind...


Faço de vossas palavras, ó sábio Kali, as minhas :twisted:
Uma matéria interessante dirigidas à aqueles da comunidade:
http://www.linuxjournal.com/article.php?sid=7407&mode=thread&order=0
Mais opniões ?
usTrUcX
usTrUcX Super Participante Registrado
1.2K Mensagens 0 Curtidas
#5 Por usTrUcX
14/02/2004 - 12:27
Eu acho que 600mb de codigo de windows na mao de crackers é um perigo, gente que gasta seu tempo fazendo cracker pra programas "inuteis" qdo ver o codigo do windows vai ter "o q fazer" de util. E se isso cai na minha mao eu distribuo pro mundo 8) , eu acho q a grande diferenca de um Linux, que é codigo aberto, e o win, que agora tb eh codigo aberto :P , é que o linux sempre foi aberto, o windows nao, imagina o tanto de codigo porco deve haver nesses 600mb pra esses crackers inuteis fucarem e encherem ainda mais o windows de spy-ware ou sei la o q.Digo isso pois com tantos anos de codigo aberto o linux nunca teve problemas parecidos, melhor, sendo aberto cada pessoa/empresa pode fazer o seu, fora q tanta gente mexe no codigo que ele melhora a cada dia (Nunca o trabalho de uma empresa vai superar o trabalho de uma Comunidade) agora o windows, desperta um interece anormal pois é totalmente fexado.Tudo que é proibido é mais gostozo :lol:
Espero que isso "abra os olhos" do povo, pois esse risco o linux nao corre pq o codigo fonte dele eh aberto, escancarado, jogado na cara de qq um q queira olhar. :twisted:
Adeus NT4, já vai tarde!:evil:
www.tuxresources.org -> O Seu Portal de Downloads
[email]ustrucx@jabber.org[/email] wink.png
NO TROLL
no stress
domus
domus Ubbergeek Registrado
7.6K Mensagens 17 Curtidas
#7 Por domus
14/02/2004 - 16:04
MattMurdock
... que não me deixou dormir :twisted:

Não vou comentar a notícia aqui por haver um tópico falando sobre isso ( ...


olha quanto ao windows sei que tudo pode acontecer, mas no GNU/linux é muito dificil de ocorrer pelo simples fato do programadores usarem como politica os testes MD5 pois eles comprovam se um byte foi alterado, o mesmo teste foi capaz de checar a integridade de quando os pacotes do projeto gnu estariam ao alcance de crackers em certa vez que teve seus servidores envadidos 2 vezes, se alguem alterar o source o MD5 esta lá para tirar as duvidas, bom acho que nao falei besteira, se falei me corrijam, mas o SL passa por um rigoroso controle inspecional nesse sentido, de que o source possa ser usado de má fé ou "segundas" intenções

t+
falcon_dark
falcon_dark Membro Senior Registrado
262 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por falcon_dark
14/02/2004 - 18:56
De fato, isso impediu que código malicioso fosse compilado com o kernel não faz muito tempo, isso é uma segurança. Mas atendo-me ao tópico, não acho que esse código de windows que vazou signifique nada.
Boa parte do código do NT4 já era de conhecimento da IBM desde a época do OS/2 Warp, desenvolvido em conjunto pela IBM e a MS, pois foi isso que serviu de base para o Windows corporativo. Então o que a IBM poderia usar disso no AIX ou passar para a RedHat no Linux ela provavelmente já deve ter feito.
Alguns poderiam usar esse código para criar bibliotecas maliciosas e espalhar por aí, mas dependeria da instalação do usuário. Os que caem nessa são os mesmos que caem nos mails falsos dos bancos, então é um problema nada novo. Como esse código seria impreaticável compilar um Windows cracker em versão full pois seria muito trabalhoso e duvido que alguém, por mais determinado que seja teria esse trabalho.
Por fim, acho que para alguém analisar isso procurando rotinas pra melhorar e implementar em linux estaria perdendo tempo já que acho mais fácil aprimorar o que já existe em open source do próprio GNU/Linux.
Então acho que isso serve só pra afetar a imagem da própria MS, pois ela mal consegue manter seguros seus próprios dados, como um banco de dados de clientes em Windows estaria seguro afinal?
Mas pode ser que o mercado não siga essa idéia, sabe como são as coisas né?
"A verdade nunca foi e não é estritamente importante. O sonho é, essencialmente, uma mentira; mas fundamental para existência humana"
GNU/Linux: Nosso potencial. Nossa inspiração! :twisted:

http://falcon-dark.blogspot.com/
Pink
Pink Zerinho Registrado
2.9K Mensagens 3 Curtidas
#9 Por Pink
14/02/2004 - 19:23
Tudo o código foi disponibilizado?

Eu não posso afirmar nem confirmar, mais,
a parte do código onde a micro$oft poderia pegar
os dados e "algumas coisas mais" dos usuários
desde a primeira versão, será que não vai aparecer por aí?
Os caras fazem tantas burradas que o dia que disponibilizem
o código completo quem sabe não esquecem de retirar algum
"detalhe importante" e quem sabe o que pode aparecer???

De só pensar...me dá arrepios!!!

Sempre Linux e Rolling Stones!!!
Thiago!
Thiago! Membro Junior Registrado
107 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por Thiago!
14/02/2004 - 22:20
15% de código.. parece pouco mas ñ deve ser (600mb)...

se aí no meio tiver uma boa parte de como o windows trabalha com aplicativos, mais um ano e o wine vai estar fazendo mais "milagres"...

Agora se até a microsoft tem medo de mostrar o código-fonte, por causa da segurança... será q tem alguams "brechas propositais" ?! vai saber...
Se o mundo for uma versão beta, devemos ser os bugs
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal