FórumGdH

Página Inicial do Guia do Hardware

Registrar FAQ Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Voltar   FórumGdH > Profissional > Profissões, Empregos, Cursos e Certificações
Bem-vindo ao FórumGdH
Não se esqueça de se registrar, é grátis . Nós temos 754.116 usuários, convidamos você fazer parte de nossa comunidade também! Se ainda não encontrou o que procura use nossa pesquisa. Esperamos que aprecie nosso trabalho.

Resposta
 
Opções do Tópico
Antigo 20-04-2004, 20:22   #1 (permalink)
ºInCuBuSº
Newbie
 
Registrado em: Apr 2004
Mensagens: 6
Reputação: 0 ºInCuBuSº está indo no caminho certo
Enviar mensagem via MSN para ºInCuBuSº
Padrão Ciência da computação

E ai galera to interessado em prestar vestibular para ciencia da computação gostaria de saber se alguém ai faz... se faz... que falasse o pontos positivos e negativos, qual a sua rotina, e o q acha das tendencias do mercado no futuro... tipo se alguém ai faz na UFSC ou na UFPR como q eh lá este curso..... valeu pela atenção....
ºInCuBuSº está offline   Responder com Quote
Antigo 20-04-2004, 20:29   #2 (permalink)
Leonardo Ribeiro
GeeK
 
Registrado em: Oct 2002
Localização: São Paulo
Mensagens: 2.649
Reputação: 22 Leonardo Ribeiro está indo no caminho certo
Padrão

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=31139&highlight=ci%EAncia+da+compu ta%E7%E3o

De uma olhada nos posts do romulo aí no forumpcs, você conhecerá a fundo o curso.

Quanto a essas faculdades, você pode estar dando uma olhada na grade curricular da faculdade, para ter uma base de como são as aulas e como é o curso.
__________________
DevBrasil - Fórum Visitem!
Leonardo Ribeiro está offline   Responder com Quote
Antigo 20-04-2004, 21:19   #3 (permalink)
ºInCuBuSº
Newbie
 
Registrado em: Apr 2004
Mensagens: 6
Reputação: 0 ºInCuBuSº está indo no caminho certo
Enviar mensagem via MSN para ºInCuBuSº
Padrão

pow cara realmente de muita utilidade esse topico q vc me falou...vlw!!!e ja percebi q a matematica quebra tudo heheheh
ºInCuBuSº está offline   Responder com Quote
Antigo 21-04-2004, 4:44   #4 (permalink)
root
Tô em todas
 
Avatar de root
 
Registrado em: Aug 2002
Mensagens: 1.490
Reputação: 21 root está indo no caminho certo
Enviar mensagem via MSN para root
Padrão

Eu me formei em 2002... pô kra, tem MTA matematica... agente estudava coisa q o curso de engenharia tava estudando tb!!! É meio chato... mas isso só nos 2 primeiros anos... aí depois entra umas materias legais, tipo banco de dados, redes, circuitos digitais...
__________________

root está offline   Responder com Quote
Antigo 21-04-2004, 7:19   #5 (permalink)
Atlanticus
Novo Membro
 
Registrado em: Aug 2003
Mensagens: 89
Reputação: 18 Atlanticus está indo no caminho certo
Padrão

Acho que você não deveria se preocupar tanto com a Graduação não..acho que deve pensar no curso de especialização ou no mestrado assim fica melhor para completar e moldar sua profissão.
Se você escolher Ciência da Computação e mesmo assim quiser ir para área administrativa ou qualquer outra área é necessário escolher uma especialização. Você faz Ciência da computação e Curso de Especialização em Administração de Negócios com Sistemas Integrados http://www.fgvsp.br/institucional/cursos/ceag_si.cfm ou Business Intelligence até mesmo Gestão de Segurança da Informação, então existe muitas especializações que você pode escolher fazer depois e creio que ai deve moldar uma boa profissão.

Aqui uma pequena lista de cursos de especialização de pós (Lato Sensu):

Análise de Sistemas Mainframe
Gestão de Redes de Computadores
Gestão de Tecnologia da Informação
Administração de Banco de Dados Oracle
Enterprise Solution Provider Com Java 2 Enterprise Edition
Comunicação de Dados e Convergência Tecnológica
Business Intelligence
Engenharia de Componentes com Java Enterprise e Webservices
Gestão de Projetos aplicando as Práticas do PMI®
Gestão e Estratégia em Negócios
Gestão Empresarial com Suporte em ERP
Gestão de Segurança da Informação
Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software - RUP

É bom ver se o curso é reconhecido pelo MEC. Esses eu retirei da cursos de pós da FIAP. http://www.fiap.com.br

Os cursos de Certificações Microsoft/Sun/Borland/Cisco/ etc.. também te dão uma especialização mesmo assim não é uma pós que é bem mais conveniente e te dá uma aumento de salário significativo.

-Ciência da Computação é mais completo com forte base matemática e física. Sendo mais voltado para pesquisas e desenvolvimento de softwares.

-Sistemas de informação é mais especialização em tecnologia menos matemática e física com mais ênfase em análise de sistemas.

-Engenharia da computação é a mesma coisa que C.C e a partir do 3 ano você pode opitar em continuar seus estudos em Software ou Hardware. Acho quem escolhe Engenharia tende a seguir por Hardware e Automação industrial. Tem aqueles casos que o cara quer fazer C.C na Unicamp mas por ser um curso muito disputado ele presta para Engenharia da computação e consegue passar e depois no 3 ano escolhe a continuar seus estudos em Software que vai dar na mesma.

Falow!
Atlanticus está offline   Responder com Quote
Antigo 21-04-2004, 18:10   #6 (permalink)
Soujirou
Super Participante
 
Avatar de Soujirou
 
Registrado em: Feb 2002
Localização: Maringá-PR
Idade: 24
Mensagens: 477
Reputação: 21 Soujirou está indo no caminho certo
Enviar mensagem via MSN para Soujirou
Padrão

Citação:
Engenharia da computação é a mesma coisa que C.C e a partir do 3 ano você pode opitar em continuar seus estudos em Software ou Hardware. Acho quem escolhe Engenharia tende a seguir por Hardware e Automação industrial. Tem aqueles casos que o cara quer fazer C.C na Unicamp mas por ser um curso muito disputado ele presta para Engenharia da computação e consegue passar e depois no 3 ano escolhe a continuar seus estudos em Software que vai dar na mesma.
sério isso? Porque aqui em Maringá só tem Ciências da computação e eng.da produção de software.. eu não queria mexer com software 100%, posso cursar CC tranquilo e optar depois por caminhos mais ligados à hardware ou só dá pra fazer isso em EC e depois ir pra soft?em que disciplinas dos cursos? li tudo mas ainda tô indeciso :lol:
__________________
Abit NF7-S2|Xp2600+|512Mb Sansung DDR400| Seagate 80gb| ATI Radeon9550 256Mb| Lg Combo|Dr.Hank Pantera| LG1530S |ADSL 800kbps| D-link RTA-100|
Soujirou está offline   Responder com Quote
Antigo 23-04-2004, 12:10   #7 (permalink)
Jarod
Zumbi
 
Avatar de Jarod
 
Registrado em: Jun 2002
Mensagens: 6.937
Reputação: 40 Jarod É esplêndido e chama muita atençãoJarod É esplêndido e chama muita atençãoJarod É esplêndido e chama muita atençãoJarod É esplêndido e chama muita atençãoJarod É esplêndido e chama muita atençãoJarod É esplêndido e chama muita atençãoJarod É esplêndido e chama muita atenção
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Atlanticus
Acho que você não deveria se preocupar tanto com a Graduação não..acho que deve pensar no curso de especialização ou ...

eu to louco para me formar e fazer um mestrado.... hehehe.... :lol: :lol:
Jarod está offline   Responder com Quote
Antigo 23-04-2004, 12:18   #8 (permalink)
Silver FOX
Newbie
 
Registrado em: Aug 2003
Mensagens: 44
Reputação: 0 Silver FOX está indo no caminho certo
Padrão

To com a meeems duvida..=(

Achei isso aqui no site do MEC:


Os Cursos de Sistemas de Informação possuem as seguintes características.

1. São cursos que oferecem uma formação abrangente, porém não em profundidade, na área teórica de ciência da computação e matemática;
2. São cursos em que a formação tecnológica em computação, com aprofundamento em Engenharia de Software, Redes de Computadores, Banco de Dados e Sistemas Operacionais e Distribuídos, visa o uso adequado e eficiente de tecnologias na solução dos problemas do domínio da aplicação (organizações)
3. São cursos que oferecem uma formação geral na área humanista, abordando aspectos relativos aos impactos das novas tecnologias no homem, nas organizações e na sociedade;
4. São cursos que oferecem uma formação complementar abrangente e em profundidade nas áreas de: ciências da informação, com ênfase em teoria geral dos sistemas, fundamentos de SI, gestão e planejamento de SI, processo decisório e segurança, e organizações, com ênfase nos aspectos relacionados à aplicação de SI e seus impactos organizacionais, do ponto de vista dos níveis decisórios e das áreas funcionais dos negócios;
5. São cursos que oferecem uma formação complementar abrangente e geral nas áreas de: psicologia, abordando aspectos relacionados com a pessoa e o trabalho, motivação, relações interpessoais e liderança, direito, enfocando aspectos relevantes relativos a legislação e aplicação de princípios jurídicos na área de SI, e outras especialidades, dependendo das ênfases especificas de cada curso, nas áreas de contabilidade, economia, ciências políticas, comunicação, etc.
6. São cursos centrados em trabalhos cooperativos e experiências práticas no mundo das organizações, inclusive através de estagio profissional.
7. São cursos que devem possuir corpo docente com formações complementares, contando com professores com grande experiência profissional na área de negócios.
8. São cursos que devem viabilizar o turno noturno como preferencial.
9. São cursos que devem ter uma clara inserção em seu amplo mercado empresarial de atuação.


Os Cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Computação possuem as seguintes características:

1) São cursos cujos currículos possuem uma base teórica profunda em computação;
2) São cursos nos quais os alunos têm uma intensa atividade de estudos e exercícios extra-classe;
3) São cursos de formação tecnológica que visam o desenvolvimento tecnológico e, portanto, pretendem ou devem estar cercados por um ambiente industrial/empresarial de computação;
4) São cursos em que a formação complementar visa conhecer um domínio de aplicação, fora da área de computação, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias (ferramentas) para a solução dos problemas do domínio;
5) São cursos voltados não apenas para o mercado de trabalho imediato mas, principalmente, para alavancar/transformar o mercado de trabalho, através da produção/geração de novas tecnologias;
6) São cursos em que os alunos são instados a participar dos projetos de pesquisas dos professores na qualidade de alunos de iniciação científica;
7) São cursos em que seus professores estão engajados efetivamente na pesquisa científica/tecnológica sendo, portanto, recomendável a inserção desses cursos em um ambiente de pós-graduação e/ou de pesquisa na área;
8) São cursos recomendados para serem oferecidos no turno diurno.
9) São cursos de mercado de trabalho restrito;
10) São cursos em que os melhores alunos devem ser estimulados a prosseguir estudos em nível de mestrado e doutorado.


Mas ainda estou em duvida..

Digamos que:

O que eu acho (heheh) que gostaria de fazer:

Tipo, ter um problema, e saber fazer a solucao dele: Em outras palavras tipo... hipoteticamente: Alguem chega pra mim com um problema ou necessidade.. e eu, faco a solucao para ele. Baseado no que ele precisa, eu programo algo que atenda estritamente ao que ele precisa..

Mas ou menos isso....

Eh mais relacionado a ciencia ou Si?
Silver FOX está offline   Responder com Quote
Antigo 23-04-2004, 20:21   #9 (permalink)
ºInCuBuSº
Newbie
 
Registrado em: Apr 2004
Mensagens: 6
Reputação: 0 ºInCuBuSº está indo no caminho certo
Enviar mensagem via MSN para ºInCuBuSº
Padrão

Duas coisas: São cursos que devem viabilizar o turno noturno como preferencial (SI)São cursos recomendados para serem oferecidos no turno diurno(cc) pode parecer besta a pergunta e realmente é! mas por que um ele recomendam ser feito de dia e outro de noite....
ºInCuBuSº está offline   Responder com Quote
Antigo 24-04-2004, 9:11   #10 (permalink)
Abe San
Newbie
 
Registrado em: Mar 2004
Localização: Bauru
Mensagens: 20
Reputação: 0 Abe San está indo no caminho certo
Padrão

Aki na unesp o curso de ciencia da computacao eh em periodo integral pq tem mais creditos, ja o de sistemas de informacao eh noturno talvez por ter menos
Abe San está offline   Responder com Quote
Antigo 26-04-2004, 8:59   #11 (permalink)
LEDMAN
Novo Membro
 
Registrado em: Jan 2004
Localização: Tatuapé-Sampa-SP-Brasil_Terra-Sistema Solar-Universo Setor Alpha 3
Mensagens: 59
Reputação: 17 LEDMAN está indo no caminho certo
Enviar mensagem via ICQ para LEDMAN Enviar mensagem via MSN para LEDMAN
Padrão

soh falo uma coisa... tem q ter mto saco pra aguentar essa ***** de cco!

to no 3 semestre e to ficando loco!

soh nao mudo pra radio e tv pq sou analista junior em uma multinacional americana, ou seja, jah estou com a carreira engatilhada!
__________________
...yURI
LEDMAN está offline   Responder com Quote
Antigo 26-04-2004, 14:18   #12 (permalink)
aylons
General de Pijama
 
Avatar de aylons
 
Registrado em: Mar 2004
Localização: São Paulo
Idade: 27
Mensagens: 3.740
Reputação: 21 aylons possui ótimo potencial
Enviar mensagem via ICQ para aylons Enviar mensagem via MSN para aylons Enviar mensagem via Yahoo para aylons Enviar mensagem via Skype para aylons
Padrão

Nossa,kra, n acredito... voce vai continuar com algo q, definitivamente, naum curte, soh pq tah garantido? Tipo, vc vai ficar maluco! E deprimido!
__________________
Ayloиs Hazzud, com N invertido
aylons está offline   Responder com Quote
Antigo 26-04-2004, 14:25   #13 (permalink)
Ricardo de Castilho
Ubbergeek
 
Avatar de Ricardo de Castilho
 
Registrado em: Sep 2002
Localização: Ponta Grossa - PR
Mensagens: 4.411
Reputação: 26 Ricardo de Castilho possui ótimo potencial
Enviar mensagem via Yahoo para Ricardo de Castilho
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por LEDMAN
soh falo uma coisa... tem q ter mto saco pra aguentar essa ***** de cco!

to no 3 semestre e to ficando loco!

so...
Se é analista não deveria estar fazendo Sistemas?
Ricardo de Castilho está offline   Responder com Quote
Antigo 27-04-2004, 8:19   #14 (permalink)
rafaelguedes
Membro Senior
 
Registrado em: Aug 2002
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagens: 319
Reputação: 20 rafaelguedes está indo no caminho certo
Enviar mensagem via ICQ para rafaelguedes Enviar mensagem via MSN para rafaelguedes
Padrão

Já ia dizer Ricardo....
Faço SI e tenho me identificado com o curso, não sou muito chegado a matemática por isso to correndo de Eng. e CC.
Estou no 5º Periodo mas devo transferir para o RJ.
Alguma faculdade no Rio de Janeiro -RJ tem o curso de SI sabem dizer...

[]s
__________________
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
rafaelguedes está offline   Responder com Quote
Antigo 27-04-2004, 8:38   #15 (permalink)
Ricardo de Castilho
Ubbergeek
 
Avatar de Ricardo de Castilho
 
Registrado em: Sep 2002
Localização: Ponta Grossa - PR
Mensagens: 4.411
Reputação: 26 Ricardo de Castilho possui ótimo potencial
Enviar mensagem via Yahoo para Ricardo de Castilho
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por rafaelguedes
Já ia dizer Ricardo....
Faço SI e tenho me identificado com o curso, não sou muito chegado a matemática por isso to...
Pelo que o pessoal tem falado por aqui existem somente 6 cursos autorizados em todo o brasil 2 aqui no Paraná e mais 2 em SP (que eu sei) onde estão os outros 2 ?

No site do MEC tem isso...
Ricardo de Castilho está offline   Responder com Quote
Antigo 27-04-2004, 9:05   #16 (permalink)
MaSCaRaDe
Super Participante
 
Avatar de MaSCaRaDe
 
Registrado em: Feb 2003
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Idade: 30
Mensagens: 917
Reputação: 84 MaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputaçãoMaSCaRaDe tem uma fabulosa reputação
Enviar mensagem via ICQ para MaSCaRaDe Enviar mensagem via MSN para MaSCaRaDe
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por rafaelguedes
Já ia dizer Ricardo....
Faço SI e tenho me identificado com o curso, não sou muito chegado a matemática por isso to...
Fala Rafael... cara, aki no RJ tem a UniverCidade (com "C" mesmo), q eh a 3ª melhor do RJ em informática (1º PUC, 2º UFRJ), além de ter SI tem CC tb.....

[]s DB! :twisted:
__________________
"Read the directions and directly you will be directed in the right direction."

http://www.dmbtecnologia.com.br
MaSCaRaDe está offline   Responder com Quote
Antigo 27-04-2004, 10:35   #17 (permalink)
rafaelguedes
Membro Senior
 
Registrado em: Aug 2002
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagens: 319
Reputação: 20 rafaelguedes está indo no caminho certo
Enviar mensagem via ICQ para rafaelguedes Enviar mensagem via MSN para rafaelguedes
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por xSlApSx
Fala Rafael... cara, aki no RJ tem a UniverCidade (com "C" mesmo), q eh a 3ª melhor do RJ em informática (1º PUC, 2º ...
Beleza Obrigado pela Dica... Abraços.
__________________
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
rafaelguedes está offline   Responder com Quote
Antigo 27-04-2004, 19:53   #18 (permalink)
Atlanticus
Novo Membro
 
Registrado em: Aug 2003
Mensagens: 89
Reputação: 18 Atlanticus está indo no caminho certo
Padrão

Soujirou:
Citação:
posso cursar CC tranquilo e optar depois por caminhos mais ligados à hardware ou só dá pra fazer isso em EC e depois ir pra soft?em que disciplinas dos cursos?
Soujirou, em Ciência da Computação não tem como. Quando você entra em Engenharia da Computação como no caso da Unicamp, veja:

"O aluno ingressante pelo Concurso Vestibular será matriculado na modalidade AX e, ao fim do quinto semestre, deverá optar por uma de duas modalidades, AA - Sistemas de Computação ou AB - Sistemas e Processos Industriais.Cada modalidade tem 60 vagas; em caso de excesso de procura por uma modalidade, terão prioridade os alunos que tiverem tido melhores notas nas disciplinas do núcleo comum.

Sistemas de Computação: almeja formar profissionais atuando no projeto e desenvolvimento de sistemas integrados de informação, de computação de grande porte, redes de computadores, software básico e aplicações.

Sistemas e Processos Industriais: dedica-se à utilização de sistemas computacionais que interagem com diversos processos presentes em engenharia, reconhecida como a área do conhecimento dedicada a transformar, transmitir e manipular energia em suas diversas formas. Este profissional está apto a construir, configurar e determinar a utilização de sistemas que captam, transmitem e manipulam a informação registrada sob a forma de sinais de natureza diversa, principalmente elétricos e ópticos. "

--Unicamp--

Falow
Atlanticus está offline   Responder com Quote
Antigo 04-05-2004, 15:55   #19 (permalink)
rafaelguedes
Membro Senior
 
Registrado em: Aug 2002
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagens: 319
Reputação: 20 rafaelguedes está indo no caminho certo
Enviar mensagem via ICQ para rafaelguedes Enviar mensagem via MSN para rafaelguedes
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Ricardo de Castilho
Pelo que o pessoal tem falado por aqui existem somente 6 cursos autorizados em todo o brasil 2 aqui no Paraná e mais ...
Existem duas faculdades com o curso de Sistemas de Informação aqui em Macapá, na Faculdade SEAMA www.seama.edu.br e na FAT - Faculdade Atual.

Estudo na Faculdade SEAMA, mas vou transferir para alguma faculdade do Rio...
To pensando em CC na UniverCidade ou na Unicarioca.

Tem a PUC mas não tenho condições $$$ para estudar lá
__________________
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
rafaelguedes está offline   Responder com Quote
Antigo 07-05-2004, 19:39   #20 (permalink)
andre1211
Super Participante
 
Registrado em: Apr 2002
Localização: São Paulo - Zona Norte
Mensagens: 957
Reputação: 22 andre1211 está indo no caminho certo
Enviar mensagem via ICQ para andre1211
Padrão

aee kara.. eu faço SI no mackenzie... lah tem ciencia tbm.. mas c nao tem noção.. osc caras falam que eh muito chato e muito dificil... poukos conseguem acabar o curso.. a maioria tranca e vai fazer SI ou outra coisa..
__________________
[Gigabyte P35-DS3 v2.0] [Intel Core 2 Duo E4500] [2Gb Kingston DDR2-800] [HD 250gb Maxtrox Sata II] [GF 8600GT 256mb XxX Edition ] [Gravador DVD Samsung] [Speedy 2MB]
andre1211 está offline   Responder com Quote
Resposta


Opções do Tópico

Regras de Mensagens
Você não pode criar tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode anexar arquivos
Você não pode editar suas mensagens

Código vB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Ir para...


Horários baseados na GMT -3. Agora são 13:24.