Logo Hardware.com.br
Andre_Vidal
Andre_Vidal Membro Senior Registrado
276 Mensagens 1 Curtida

O que é centelhador?

#1 Por Andre_Vidal 05/01/2006 - 21:12
Pessoal, não faço a mínima idéia do que é um centelhador, mas ouvi falar que dá pra proteger o PC contra raios.
Aqui onde moro tenho muitos problemas com raios, já queimou monitor, hd, placa mãe... estou precisando de uma solução.

Quem puder ajudar, obrigado!
Responder
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.1K Mensagens 3.8K Curtidas
#2 Por apimente.br
05/01/2006 - 21:48
A melhor proteção que eu conheço é desligar o micro da tomada quando está chovendo. Lembrar de desconectar o cabo do telefone.
Você pode dar uma olhada neste artigo para saber um pouco mais.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

Eric Gagulich
Eric Gagulic... Super Zumbi Registrado
13.4K Mensagens 380 Curtidas
#3 Por Eric Gagulic...
05/01/2006 - 21:53
Eu também não fazia a menor idéia o que era centelhador: 8O

O centelhador opera como uma chave dependente da tensão. Quando a tensão supera seu valor de "corte" (operação), um arco é criado entre seus terminais, oferecendo um caminho de baixa impedância, pelo pino de menor resistência que deverá estar conectado ao terra. Esta operação oferece proteção a sistemas eletro-eletrônicos contra surtos de corrente e tensão, permitindo que o sistema opere em seus níveis normais. (Fonte: Elematti Eng. & Sistemas)

O centelhador a gás é um elemento de proteção de alta capacidade de corrente e baixa velocidade de condução , apresentando duas tensões de disparo, a nominal (100V/s) àquela especificada no componente e a de regime de impulso (1kV/µs), que pode variar entre 350V e 1,2kV dependendo do fabricante e da tensão nominal. Fabricado com dois ou três eletrodos, estes separados por uma cerâmica especial que tem o mesmo coeficiente de dilatação do metal aplicado, onde o dielétrico é o argônio dopado com um ionizador primário, e seus eletrodos são depositados elementos radioativos para manter um disparo constante. A pressão interna do gás do centelhador normalmente é menor que a pressão atmosférica, na existência de qualquer micro fissura na cerâmica ou na solda dos eletrodos provocada por manuseio errado ou envelhecimento, esta permitirá a entrada do oxigênio para dentro da câmara, contaminando o gás e alterando a tensão de disparo em regime de impulso, chegando a tensões de 2 a 5 kV, e posteriormente todo o funcionamento do componente, comprometendo o desempenho do protetor e colocando o equipamento protegido em risco. É aconselhável testar os protetores a cada 3 anos, substituindo os produtos que apresentarem alterações. (Fonte: MTM - Protetores elétricos e eletrônicos)
Andre_Vidal
Andre_Vidal Membro Senior Registrado
276 Mensagens 1 Curtida
#4 Por Andre_Vidal
08/01/2006 - 08:01
apimente.br
A melhor proteção que eu conheço é desligar o micro da tomada quando está chovendo. Lembrar de desconectar o cabo ...


Eric Gagulich
Eu também não fazia a menor idéia o que era [b]centelhador: 8O


Valeu pelas dicas, tirar da tomada sempre é melhor, o problema é que preciso deixar ligado um modem a cabo e um roteador D-link praticamente durante o horário comercial, pois ele compartilha internet com um escritório de meu pai ao lado de casa. E o pessoal lá não entende muito de computadores, por mais que eu fale pra desligar tudo, ás vezes eles esquecem e tal, como disse, nem sempre estou em casa aí o risco de um raio danificar esses aparelhos é grande.

Pensei em colocar um disjuntor, esse centelhador e um estabilizador, formando um sitema mais segura contra surtos, só pra pedurar o router e o cable modem.

O que vcs acham? Obrigado!
i5 4460 | gtx 970 g1 gaming | ga z97x-sli | 8gb hyperx savage 1866 | cm hyper t4 | evga 750 b2 | corsair 780t
sdruft
sdruft Tô em todas Registrado
2.1K Mensagens 4 Curtidas
#5 Por sdruft
08/01/2006 - 09:14
Andre_Vidal
Valeu pelas dicas, tirar da tomada sempre é melhor, o problema é que preciso deixar ligado um modem a cabo e um rotea...

Disjuntor até onde eu sei não serve para isto não. Para garantir mesmo, que eu saiba, só um pára-raios mesmo. Se não for caro, ponha um na sua casa.

Mas mesmo assim, se cair um raio na rede elétrica, você tá lascado do mesmo jeito.

Omcentelhador achei no link abaixo, mas acho que você já deve ter lido:

http://www.mtm.ind.br/nova/produtos.html
"E eu, que nunca vou ter coragem suficiente para mostrar a minha covardia?"(Millôr Fernandes)
Anus bebedorum no habitat est.
Osteos gluteus tu!
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56K Mensagens 4K Curtidas
#6 Por A6_INFO
08/01/2006 - 12:24
também concordo com o pessoal, o ideal é sempre tirar da tomada e desconectar o fio do telefone para evitar prejuizos, mais se vc precisa dele ligado, deve se proteger com algo que diminua esse risco.
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
pflynn
pflynn Ubbergeek Registrado
5.5K Mensagens 122 Curtidas
#7 Por pflynn
08/01/2006 - 13:04
apimente.br
A melhor proteção que eu conheço é desligar o micro da tomada quando está chovendo. [b]Lembrar de desconectar o cabo ...


A não ser que você seja azarado a ponto de o raio cair bem em cima do gabinete do seu computador big_green.png
------------------------------------------------
Muito bom. Mas tijolo não revida!
------------------------------------------------
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56K Mensagens 4K Curtidas
#8 Por A6_INFO
08/01/2006 - 13:54
eu já tive primo meu, tendo a MoBo indo embora pra causa um raio.
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
romulopfarias
romulopfaria... Geek Registrado
3.3K Mensagens 24 Curtidas
#10 Por romulopfaria...
09/01/2006 - 01:18
li no jornal que a partir de 01/01 se ocorrer dano a algum aparleho eletronico devido a raios ou qualquer coisa... que seja transmitido pelo fio de telefone... a companhia telefonica tem que arcar com os custos.... tipo asim.. se cair um raio e sua TV queimar por causa do raio na rede eletrica... a companhia de energia tem que pagar o conserto... se cair um raio e queimar seu PC pq o modem tava conectado com o fio telefonico... e a corrente passo atraves do cabo de telefone.. a companhia de telefonia é quem arca com os custos...
x2 3800+ @ 4600+
2x 1024 Markvision 800 5-5-5-18 CR1
Abit KN9S
PNY Verto 9600GT 512/256 e_o_amor.gif
Spire Rocketeer III 500w
Motorola K1 GSM/VIVO
Andre_Vidal
Andre_Vidal Membro Senior Registrado
276 Mensagens 1 Curtida
#11 Por Andre_Vidal
09/01/2006 - 01:45
romulopfarias
li no jornal que a partir de 01/01 se ocorrer dano a algum aparleho eletronico devido a raios ou qualquer coisa... qu...


Acho que a melhor solução é tirar da tomada... mas estou procurando um eletrecista pra fazer um orçamento de um para-raios. Parece que ele precisa de uns cabos bem grossos enterrados no chão e ao todo são 9 astes de cobre...

Quanto a vc Romulo, realmente isso que vc falou é verdade, o problema é que até eles restituirem os aparelhos, já se foram uns 5 anos. Já vi isso acontecer com vizinho meu, acho que era uma televisão que queimou e demorou um tempão até eles darem outra.
i5 4460 | gtx 970 g1 gaming | ga z97x-sli | 8gb hyperx savage 1866 | cm hyper t4 | evga 750 b2 | corsair 780t
marcosvidal
marcosvidal Novo Membro Registrado
13 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por marcosvidal
11/01/2006 - 23:35
Cuidado na hora da instalação de para raios, exija que no estudo do terreno seja utilizado um "TERROMETRO", um aparelho capaz de medir a resistencia do solo, se nao for bem extruturado o aterramento todo pode nao funcionar... assim como todo os equipamentos de "Para-raios"
NÃO EXISTE FORMA SEGURA DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS, até hoje nao entendemos ao certo como eles funcionam, ate alguns anos achava-mos que eles somente "desciam" e "subiam" mais descobrimos que eles tem base tambem acima das nuvens...

Não acreditem em papai noel proteção mesmo é remover o aparelho de qualquer fonte de energia elétrica...

Outra dica...

Nunca coloquem um estabilizador junto com um nobreak... NUNCA nem antes nem depois...
ffugita
ffugita Zerinho Registrado
10K Mensagens 221 Curtidas
#15 Por ffugita
12/01/2006 - 01:29
Tudo ia funcionar perfeitamente, até a primeira tempestade... 8O

Outra dica, alem de usar terras independentes, cuidado com terras multiplos em uma instalação. Toda a instalação elétrica deve estar sob o mesmo terra ( e não em vários espalhados, como alguns podem fazer para simplificar as coisas)... isso pode gerar problemas tão grandes qto ao individuo que conectou o nobreak ao para-raios.... e o terra do para-raios deve estar a uma distancia segura do terra dos equipamentos tb.

Consulte as normas da ABNT sobre aterramento, para evitar problemas muito sérios com seus micros e a instalação eletrica em geral depois....
Procurando algo mais descontraido?
http://www.bebuns.com.br comemorando.gif
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal