Logo Hardware.com.br
Z0
Z0 Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 0 Curtidas

No boot, monitor acusa: Out of Range

#1 Por Z0 11/10/2005 - 16:22
Instalei o SUSE 10, configurando tudo certinho e ainda na instalação baixando todas as atualizações e beleza. Terminado, falou que eu podia dar o boot. Depois de carregar as paradas, seja no terminal ou aqueles iconezinhos, na hora que deveria entrar a tela de pedir login e senha o monitor fica todo preto e com a mensagem Out of Range (ou outra parecida, esqueci!) e embaixo escrito algo como Frequência horizontal: 77hz Vertical, 40Hz.

Daí tenho que meter o dedão no reset.

Obrigado pela atenção!
Responder
Alex-gurgel
Alex-gurgel Veterano Registrado
2K Mensagens 0 Curtidas
#2 Por Alex-gurgel
11/10/2005 - 16:30
Problema simples.... O que houve é que ou seu monitor não foi reconhecido corretamente pelo X.org ou voce selecionou uma resolução (ou até mesmo a taxa de atualização) incompatível com o monitor. Dai que, para evitar danos o monitor deixa de mostrar a imagem certa, passando para essa mensagem.
Voce pode presionar Ctrl+Alt++ (sinal de + no teclado numérico) que vai trocar a resolução para uma que seja "mostrável". Então vai conseguir se logar e reconfigurar o X.org (Use o YaST ou o SaX para isso).
Ajuda muito se voce souber exatamente quais as faixas de frequencia (horizontal e vertical) do seu monitor. Se a reconfiguração não reconhecer exatamente qual o monitor, ou se o monitor correto não constar da lista, voce pode entrar com a informação sobre ele manualmente. Ai essas informações são importantes.

Só como exemplo, meu monitor é um Samsung Syncmaster 551v, que não consta da lista de monitores do SuSE (pelo menos até o 9.3 não constava). Então, na configuração eu entro com os valores de Hfreq e Vfreq (35-50 e 50-120, respectivamente)e seleciono a resolução máxima informada pelo fabricante (1024x768, já que ele é um monitor de 15" ).
Funciona 100%, mesmo se eu fornecer uma resolução maior, mas ai fica muito pequeno.
Skavurska !!! mostrando_lingua.png

Motorola ROKR E2 - SD 1Gb - 96Mb Swap

Windows XP - OpenSuse 10.3

PERGUNTADORES VIA MP SERÃO EXECUTADOS !
Alex-gurgel
Alex-gurgel Veterano Registrado
2K Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Alex-gurgel
12/10/2005 - 00:17
Vai em inglês mesmo (o PCLinuxOS que tenho instalado está em inglês....)

Abra o Centro de Controle do KDE, vá em System --> Login Manager e clique em Administrator Mode, entrando com a senha de root. Vá no tab Convenience que o que voce precisa está lá.

Espero ter ajudado.
Skavurska !!! mostrando_lingua.png

Motorola ROKR E2 - SD 1Gb - 96Mb Swap

Windows XP - OpenSuse 10.3

PERGUNTADORES VIA MP SERÃO EXECUTADOS !
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal