Logo Hardware.com.br
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas

Bom conversor de PDFs para o Kindle

#1 Por Penitante 05/06/2014 - 22:43
Pessoal, uma dica simples que quero deixar, mas bem importante pra quem pensa em ter (ou já tem um Kindle). Tanto o modelo mais barato/antigo como o novo (touchscreen) não leem PDFs de uma maneira ideal.

Explico: ao menos todos que testei parecem bem pequenos já que só é possível dar zoom na tela, não aumentar a fonte.

Se não dá pra aumentar a fonte então o processo de ler nem que seja uma página fica engessado, já que quando der zoom em uma parte da página você precisa ficar movendo pros lados pra continuar lendo.

Pelo menos foi isso que constatei. Já com os ebooks que estejam em formato como MOBI ou AZW (do próprio Kindle), seja os comprados, seja os que a gente acha na internet, são lidos sem dificuldade alguma e é possível ajustar a fonte.

Eu já consegui reunir Gigabytes de PDFs pra ler num iPAD 4.

Alguns PDFs não são convertidos 100% e outros possuem erros do tipo juntar palavras em algumas partes do ebook e o resto OK.

Ebooks com uma formatação mais elaborada ou específica, aqueles com mais ilustrações que texto puro devem ser lidos no iPAD.

O Kindle é melhor que o iPAD pra ler ebooks só de texto, o iPAD mesmo com brilho lá embaixo cansa a vista, é maior/mais pesado, e a bateria gasta mais rápido.

Eu tentei usar um programa chamado CALIBRE pra converter PDFs mas achei o mesmo ruim. Porque os arquivos ficavam sempre grandes e zoados.

Um programa também gratuito que converte os PDFs é o

Mobipocket Creator Publisher Edition (atualmente na versão 4.2).

Ele pode ser baixado nesta página:
http://www.mobipocket.com/en/DownloadSoft/default.asp?Language=EN

Mas atenção: só vale essa versão, pois a Home Edition nessa mesma página não importa arquivos PDF.

Eu achei os arquivos pequenos e o resultado final ficou ótimo.

Para converter, o procedimento é este:

******************
1) Em IMPORT FROM EXISTING FILE, clique em ADOBE PDF.

2) Selecione o arquivo a ser convertido e seu idioma (exemplo: English (US) ou Portuguese (Brazil). Se quiser deixar algum já marcado pras próximas vezes vá em SETTINGS.

3) Na mesma tela clique em IMPORT.

4) No lado esquerdo clique em METADATA. Edite o título do ebook e o autor. Há outras opções que podem ser editadas, mas fica a seu critério. Depois que terminar, clique em UPDATE lá embaixo.

5) Clique em BUILD. Na tela que aparecer, clique em BUILD DE NOVO.

6) Clique em OK com a opção "OPEN FOLDER CONTAINING EBOOK" selecionada.

7) Copie apenas o arquivo com extensão .PRC (atenção: APENAS ESSE ARQUIVO, O RESTO PODE DESCARTAR E APAGAR) pro seu Kindle.

******************

Para copiar qualquer arquivo convertido pro Kindle, basta conectá-lo a seu computador por meio do cabo USB que já vem com ele e enviar esse arquivo pra pasta DOCUMENTS do KINDLE.

E só... Já converti vários ebooks com esse programa, e até agora estou achando o resultado final satisfatório. Desconheço outro que seja igual ou até melhor.

O ruim é que (pelo menos até o presente momento) não deu pra visualizar previamente como esse .PRC fica antes de mandar pro Kindle.
Responder
tadeuboato
tadeuboato Geek Registrado
1.5K Mensagens 407 Curtidas
#2 Por tadeuboato
06/06/2014 - 07:11
Sidrack Marinho disse:
Eu tentei usar um programa chamado CALIBRE pra converter PDFs mas achei o mesmo ruim. Porque os arquivos ficavam sempre grandes e zoados.


Uso o Calibre a mais de um ano e acho ele excelente.
Você pode ajustar o PDF da forma que você desejar.

Neste tópico tem algumas dicas básicas, mas você consegue aproveitar muitos recursos desse software.
É nas urnas que o povo brasileiro mostra a força e o tamanho de sua ignorância .

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei"
Allan Kardec
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#3 Por Penitante
14/06/2014 - 13:35
Olha aí um exemplo de falha: o ebook "Hume em 90 Minutos" que só achei em PDF foi convertido OK, mas a letra F foi comida em algumas palavras, então FILOSOFIA e FILÓSOFOS ficou ILOSO IA e ILOSO OS...

Os livros que não convertem OK são os mal-escaneados, aqueles que não estão em OCR (que como expliquei aqui dá muito, mas muito trabalho fazer: https://www.hardware.com.br/comunidade/escanear-corretamente/1328155/), sendo um ebook com texto mas basicamente composto de imagens (e não OCR, texto puro) eu acho que nem dá pra converter OK pra ler no Kindle.

Alguns que estão assim ficam como ficariam os PDFs se você tentasse ler no aparelho: com letras miúdas, difícil de enxergar.

Porém, como eu disse, a maioria é lida sem problema algum ao se tentar converter.

Atualmente eu tenho mais de 200 ebooks armazenados nesse Kindle PW.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal