Logo Hardware.com.br
TrancëJay
TrancëJay Geek Registrado
3.2K Mensagens 3 Curtidas

Mini-Tutorial para BiosMod nas placas da nVIDIA...

#1 Por TrancëJay 01/02/2004 - 21:17
Mini-Tutorial de BiosMod para as GeForce...

Resolvi fazer esse pequeno tutorial porque sei que tem muita gente que gostaria de fazer BiosMod, mas por algum motivo tem medo, e de certa forma se pessoa não souber das possíveis consequências é melhor que não faça e/ou que se imforme mais primeiro. Não sou muito bom com palavras, qualquer dúvida é só perguntar...

Bem, o quê é BiosMod?
Basicamente é você alterar as configurações padrões da sua VGA via hardware, para que quando você tiver que reinstalar drivers ou SO, as configurações do 'seu gosto' já estarão como padrão.

É perigoso fazer BiosMod?
Sim e não. Sim se você não tiver conhecimento total do que está fazendo, mudar configurações que não devem ser mudadas, colocar um Bios de outra VGA, exagerar no over, etc...caso contrário, faça tranquilamente...de qualquer forma é interessante dar uma lida nessas páginas:

http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm
http://www.guru3d.com/xbios

O que é preciso para fazer o BiosMod?
Você tem que baixar esses programas:

X-Bios Editor (programa para editar o Bios)
DumpBios (programa para descarregar o Bios da VGA da memória para o HD)
NVFlash (programa para regravar o Bios)

Como faço o BiosMod?
Bem, vou tentar explicar da forma mais simples possível.
1-Crie uma pasta chamada flash em C:\ (você pode colocar o nome que quiser);
2-Nela, extraia todo o conteúdo do arquivo nvflash446.zip e copie o arquivo DumpBios.exe;
3-Instale o programa X-Bios Editor;
4-Execute o arquivo DumpBios.exe, ele vai descarregar uma imagem do Bios da sua VGA para o mesmo diretório onde o DumpBios.exe está (C:\flash). O nome do arquivo gerado será Bios.bin;
5-Execute o X-Bios Editor, verifique se o programa está em Português (se não estiver você pode mudar o idioma em 'Opções'. A tradução tá tosca, você escolhe o idioma que quiser). Clique em abrir, vá para o diretório C:\flash e abra o arquivo bios.bin;
6-Vai aparecer uma tela parecida com essa (para melhor exemplificar vou usar minha VGA, Uma GeForce4 Ti4200 128MB 8x da Asus):
1.jpg

Antes de começar a edição, faça um back up do Bios da sua VGA. Antes de alterar qualquer configuração, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério).

Bem, continuando...

Nessa 1ª tela 'Geral' nós temos basicamente 3 partes: Informações sobre o bloco PCI, Informações mostradas no arranque do dispositivo (que tradução tosca) e Mensagens de entrada.

Na parte 'Informações sobre o bloco PCI' não iremos fazer nenhuma alteração pois é onde se guardam as informações sobre o Fabricante, o Chip da placa e o modelo (se você alterar isso e tentar gravar, sua VGA não vai dar mais video, isso se você conseguir gravar porque nessa versão do programa ele impede, mas é sempre bom não confiar).

Na parte 'Informação mostrada no arranque do dispositivo temos 5
opções:
Ignorar detecção de Monitor DDC: marcando essa opção você desabilita a detecção de monitores antigos;
Ativar mensagem de tamanho de memória: mostra a quantidade de memória da VGA (eu acho que fica feio pois só aparece o 'M' do MB...sei lá você que decide);
Ativar mensagem de entrada: selecionando essa opção, na hora que você estiver ligando o computador vão aparecer as informações sobre a placa;
Distribuição de planejamento: num serve pra nada!, só aparece uma mensagem tosca junto das outras informações (Engineering Release);
Force Adapter Scaling: ativando essa e outra opção que veremos mais a frente (Ativar STRAP Overwrite), dizem que o Bios tenta forçar, via hardware (através do registro STRAP, não entendi direito o que é esse registro) a habilitação do FastWrites e do Side Band Addressing, vamos discutir isso depois.

Bem, sugiro que deixem habilitadas a 1ª, 3ª e 5ª opções mas você faz do jeito que quiser.

Na 3ª parte dessa tela temos 'Mensagens de entrada'. Também temos 5 opções:
Mensagem de entrada: Aqui você digita o que quiser, mas como está especificado lá mesmo, há um limite de 80 caracteres;
Cor da mensagem: você muda o número na opção para que a mensagem aparece em outra cor (não funcionou aqui);
Contagem de frames: Aqui você escolhe o tempo em que a mensagem será exibida;
Mensagem de versão da Bios: você també digita o que quiser, há um limite de 23 caracteres;
Versão da Bios: No primeiro 'quadrado', temos a informação sobre o 'core' da placa, no meu caso 04 pois é uma GeForce4. No segundo temos a informação sobre o chip da placa, no meu caso 28 pois o chip da Ti4200 é o NV28. O terceiro e quarto 'quadrados' indicam a versão da bios em si...cada alteração nos valores indica alguma adição de tweak, resolução de bugs e assim por diante (se você alterar o 3º e/ou 4º, não será exibida a mensagem de Copyright da nVIDIA).

Bem, a minha ficou assim:
2.jpg
______________________________________________________

Partindo para o segundo menu, 'Inicialização', temos 3 partes:
Inicialização geral do registro STRAP, Tabela de velocidade de memória e Modos de TV
3.jpg

Na parte 'Inicialização geral do registro STRAP' temos 3 opções:
AGP SBA desativado: Desativa o Side Band Addressing via Hardware;
FW desativado: Desativa o FastWrites via hardware;
Ativar STRAP Overwrite: Força a ativação do FW e do SBA via hardware.

Você deixa do jeito que achar melhor. Tem gente que acha que habilitando o FW e o SBA aumenta o desempenho, mas com isso pode causar instabilidade no sistema. Comigo acontece justamente isso, por iisso deixo os 2 desabilitados pois o ganho de performance é mínimo. Para ter ativadas essas funções é válido ressaltar que, tanto a placa-mãe, quanto a Placa de video e o Sistema operacional precisam suportá-las e não necessariamente marcando a caixa 'Ativar STRAP Overwrite' e 'Force Adapter Scaling' significa que o SBA e/ou FW vai ser ativado na VGA. Aqui, sempre aparece que o WinXPPro não suporta o SBA (não sei porque), por isso tem muita gente que se espanta quando abre o AIDA e se depara com a informação que o SBA e/ou o FW é suportado mas está
desativado.

Na parte 'Tabela de velocidade de memória', temos duas tabelas: a 1ª é destinada às placas com memória DDR e a 2ª às placas com memória SDR.Para alterar um valor, clique em qualquer valor, digite o valor desejado e após isso clique em DUP para duplicar os valores, tanto da GPU, quanto das memos (é importante que você não esquece de clicar no 'DUP').
Na parte 'Modos de TV' você tem duas opções:
Fonte do modo de TV: Você escolhe entre 'Use override' e 'Use Straps'. Se escolher a 1ª opção voê poderá alterar via hardware o formato do Sinal de saída padrão na opção ao lado, que são: Force NTSC-M, NTSC-J, PAL-M, PAL-BDGHI, PAL-N e PAL-NC. Se escolher a 2ª opção o padrão será NTSC-M e você não poderá alterar via software. (aqui não deu para editar essa opção).

Aqui ficou assim:
4.jpg
_________________________________________________________

No 3º menu, 'Fontes (tipo de leitura)' você altera a fonte padrão do Bios da placa...não consegui mudar aqui...

É importante ressaltar que algumas opções podem não estar disponíveis em algumas placas, como por exemplo a opcão 'TV Mode' que não funciona com as GeForce 4 MX e algumas opções podem ser 'alteráveis' mas não surtirão efeito.

Ah, o BiosMod pode ser feito tanto em placas AGP como PCI.


Pronto, agora basta salvar o bios no diretório criado (c:\flash), você coloca no nome que quiser, no meu caso, 4200.rom

_________________________________________________________

Ufa...eu sei que teve muita coisa que não expliquei de forma coesa mas vamos a parte principal: a regravação.

Para isso basta você fazer um disco de inicialização (clique no A:, formatar, criar disco de inicialização, isso no caso do Win2000/XP).
Reinicie o micro, coloque no setup da sua placa-mãe a 1ª opção de boot para floopy, salve e saia do setup (você pode dar boot pelo CD do Win98/ME também). Depois que os arquivos do floopy tiverem sido carregados, vá para o diretório que você criou onde estão os arquivos.
[color=green]
c:
cd flash


dê um 'dir' para verificar se todos os arquivos necessários para a regrevação estão lá:


nvflash.exe
CWSDPMI.EXE
4200.rom
(mais uma vez, onde está 4200.rom você colocq o nome que você deu ao salvar o bios :lol: )

Se sim, digite no prompt:


nvflash.exe -f 4200.rom

e dê Enter, lembrando que você digita o nome que você deu ao arquivo quando o salvou no lugar do '4200'.

O programa nvflash vai conferir a integridade do Bios e se tudo estiver
certo, o monitor vai piscar por alguns segundos e se não houver nenhum erro durante a regravação, você receberá a mensagem de confirmação que tudo ocorreu 100% (infelizmente não teve como eu postar fotos dessa parte pois não consegui uma câmera, se alguém o fizer agradeço).

Reinicie o micro e veja as alterações!

Ah, não tenho informações se tem algum lugar para baixar atualizações de bios de VGAs, por isso é recomendável que você utilize a imagem do seu bios mesmo. Para restaurar o Bios original basta fazer o mesmo processo só que com o arquivo original que você tem é claro...

É isso...mas não acabou...hehehe...
E se porventura, quando você reiniciar o micro, não aparecer imagem?

sacanagem né, mas há solução: lembra que falei que era necessário guardar o Bios original? pois agora vamos precisar do arquivo. Há duas maneira de regravar o Bios se não aparecer imagem depois da 1ª regravação:

1ª) desligue o PC e coloque uma placa de Video PCI. Entre o Setup e escolha a placa PCI com o 'adaptador VGA primário (Primary VGA Adapter)' ou outro nome que estiver escrito no Setup. Reinicie o micro e repita o processo de regravação.

2ª)Se ainda não der certo, putz, essa é a última solução:
Arrume outro PC (de um amigo, sei lá) e faça um arquivo 'config.sys' com essas linhas:



[menu]menuitem=Restore,Restore origin bios
menuitem=Def, Default start
default=Restore,5

[Restore]

[Def]


and autoexec.bat
goto %config%

:Restore
NVFLASH.EXE -s4 /fold.rom -h
big_green.pngef


Copie o arquivo 'config.sys' para o disquete de inicialização que você criou e reinicie o micro. Onde está escrito 'old.rom' você coloca o nome do bios que você fez de back up. Tem que ter a extensão .rom, não pense que o back up e o arquivo 'bios.bin', por isso antes de começar a editar o Bios, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério OK?). Espere uns 30 segundos e se tudo der certo a regravação vai ser feita automaticamente (sem imagem no monitor). Aê é só reiniciar. Nesse segundo modo, não se esquece de tirar a placa de video PCI que por ventura você tiver instalado.

Se mesmo assim não der certo, aê meu amigo...minhas condolências...

Importante: faça por sua conta e risco! se acontecer algo com sua placa não tenho nenhuma responsabilidade, apenas coloquei aqui um tutorial básico.


Bem, é isso, não sou bom redator, sei que ficaram coisas subentendidas e mal explicadas, até mesmo devo ter falado alguma besteira, mas qualquer dúvida é só postar aê, eu e o resto da galera está aqui para ajudar OK?
Acho que valeu o intuito pois procurei e não vi muita discussão sobre esse assunto aqui no fórum. Ah, esse mini-tutorial só vale para as placas da nVIDIA, espero que alguém tome iniciativa e faça um para nossa queridas Radeon...


Atualização 1: Atualização de Bios das VGAs
Se você quer atualizar o bios da sua VGA, visite essa página:
http://whitebunny.demon.nl/hardware/chipset_nvidia.html
lá tem quase todas bios, mas não são oficiais e as mudanças e melhorias são desconhecidas...

Atualização 2: Transformar GeForce para Quadro
Se você quer saber como transformar sua GeForce1, 2, 3, 4 e ou FX para uma Quadro, vejam esses links:
http://www.3donline.com.br/forum/viewtopic.php?t=2449&highlight=
http://www.geocities.com/tnaw_xtennis/

Atualização 3: Mudar os Timings das memos nas GeForce 1, 2 e/ou 3.
Estou preparando um tutorial sobre isso mais detalhado, estou meio sem tempo agora e sem acesso banda larga à Internet, aê fica meio difícil de ficar baixando alguns arquivos pra testar...mas se vocês quiserem ir mexendo, os programas são esses:
http://www.nvworld.ru/downloads/gf123edit.zip
ftp://ftp.ni.com/support/labwindows/cvi/runtime/5.0.1p4/win32/disk1.zip
ftp://ftp.ni.com/support/labwindows/cvi/runtime/5.0.1p4/win32/disk2.zip
Só pode ser feito, como já citei, nas GF 1, 2, 3 e algumas MX

Atualização 4: 3 programas excelentes para Tweaks nas GeForce:
RivaTuner
nVHardPage
GeForce Tweak Utility

Atualização 5: BiosMod FX5900 para FX5950 Ultra...
aqui tem tudo o que você precisa pra fazer o BiosMod:
http://www.cluboverclocker.com/guides/5900_Flash_Mod/
http://forums.extremeoverclocking.com/showthread.php?t=84721&highlight=bfg+5900+bios

Atualização 6: Um FAQ gigantesco com quase tudo sobre as GeForce...
muito bom mesmo:
http://www.technologyvault.co.uk/geforce/all_print2.php?prog=gef&lang=en



um abraço...

TrancëJay
:lol:
Responder
TrancëJay
TrancëJay Geek Registrado
3.2K Mensagens 3 Curtidas
#2 Por TrancëJay
04/02/2004 - 20:15
Ah, uma sugestão sobre drivers: navegando em outros fóruns e páginas, pesquisei e descobri os 'melhores' drivers para cada SO e cada tipo de placa. Aê vai: (não estou dizendo que são os melhores e fim de conversa, só é uma sugestão)

Se você tem uma GeForce FX/GeForce6:
Use sempre a última versão disponível na página da nVIDIA

__________________________________________

Se você tem uma GeForce4 Ti ou uma GeForce3 Ti:
Windows 2000/XP/2003
StarStorm 44.67Q
ou
StarStorm 45.23Q
ou
Detonator XP 40.52
e para fazer Benchmarks:
StarStorm 44.67p

Windows 98/ME
Omega Detonator 45.23
___________________________________________

Para as outras VGAs [GeForce4 MX, GeForce2, TNT, Vanta...]:
Windows 2000/XP/2003
Omega Detonator 45.23a
e para fazer Benchmarks:
StarStorm 44.67p

Windows 98/ME
Omega Detonator 45.23

Se estiver tendo problemas com jogos novos, instale a última versão disponível.
Se alguém discorda, ou conhece outros drivers 'melhores' se manifeste por favor...

_________________________________________________-
Entendendo os recursos das placas de video.
Com certeza todos, mesmo os usuários mais experts geralmente não sabem o que significam os recursos das VGAs, por exemplo, Z-Buffer, Fog, etc...então aê vão alguns:

16 e 32-bit rendering:
32 bits de profundidade de cor são armazenadas na memória da placa de vídeo para cada pixel (ponto na tela). A diferença é que com 16-bit são usadas cerca de 65 mil cores para as texturas, e com 32-bit alcança-se mais do que 4 bilhões de cores, tendo como resultado maior número de tons de cor, tornando as imagens mais reais, vibrantes e vivas. Mas você terá que ter uma boa placa de vídeo com boa memória RAM (ex.:TNT) e um bom processador para não sentir uma perda de performance grande.

Filtro Anisotrópico:
Efeito de suavização de bordas de objetos representados em terceira dimensão.
Serve para reduzir o aspecto serrilhado que tende a ocorrer em bordas muito agudas. Praticamente todos os chips 3D suportam este recurso.

Dithering:
É o efeito que encobre mudanças repentinas de cor em ambientes com menor opção de cores (ex.:16-Bit), tornando suave a mudança de tom entre cores. Assim, você tem a impressão de um cenário mais realista do que seria possível com o número de cores disponível.

Frame Buffer:
Reside na memória RAM onboard de sua placa de vídeo, onde são armazenadas e mostradas as cores no monitor.

Double buffering:
É a técnica de dividir o frame buffer (acima) em duas áreas, a "draw buffer" (buffer p/ armazenamento de cores) e a "display buffer" (para mostrar as cores no monitor). Isso permite ao programa ou jogo mostrar um quadro de animação através do display buffer enquanto escreve o próximo quadro no draw buffer, aumentando a performance fazendo duas coisas ao mesmo tempo.

Triple buffering:
É a técnica de dividir o frame buffer em três áreas, sendo duas "draw buffer" e uma "display buffer". Dessa vez, é possível escrever os dois quadros seguintes ao quadro mostrado, aumentando a performance e evitando "quebra" de texturas.

Texture Thrashing:
Constantes trocas de textura na memória da placa de vídeo fazem com que ela tenha que "jogar fora" as texturas atuais para poder usar texturas novas, o que causa um decréscimo de performance. Ter mais memória e placa AGP ajudam a eliminar o problema.

Anti-Aliasing:
É a técnica de "borrar" os pixels (pontos na tela). É comumente usada para esconder numa cena em menor resolução o efeito de linhas ou pontas protuberantes tornado-as mais suaves.

Bi-linear filtering:
Quando pequenas texturas são usadas para preencher um grande polígono, vai ocorrer um efeito de grandes blocos quadrados de pixels. O bi-linear filtering torna mais suave essa diferença nas texturas aplicando um efeito de blur.

Bump-mapping:
Efeito que simula rugosidades em uma superfície, através de um jogo de luz e sombras. Mudando a posição de uma fonte de luz as sombras e reflexos se modificam de forma correta, dando uma ilusão bem feita de que a superfície é irregular. Este efeito permite, por exemplo, criar reflexos hiper-realistas na superfície ondulada de uma piscina. O bump-mapping pode ser efetuado por software ou por hardware. Este último método (também conhecido como "true bump mapping") é preferível porque é mais rápido e mais bem feito, mas poucos chips o suportam.

Fogging:
Usado para criar um efeito de neblina ou nevoeiro na cena, ou esconder um plano distante, ou seja, ao invés de repentinamente aparecer uma árvore, uma montanha ou um prédio no cenário de uma jogo de corrida, esses objetos distantes aparecem aos poucos, saindo de uma espécie de neblina, o que torna a animação e ambientação mais real.

FXT1:
Tecnologia de compactação de texturas criada pela 3Dfx, similar à tecnologia S3TC da S3 (veja explicação acima). A principal diferença entre os dois métodos (FXT1 e S3TC) é que o FXT1 tem código aberto, o que permite usá-lo em jogos para Windows, Macintosh e Linux.

Gouraud Shading:
Um "shading algorithm" é um algoritmo que pega três cores definidas para cada ponto do triângulo e suavemente as interpola pela superfície do triângulo. Geralmente é usado para deixar objetos arredondados parecerem realmente arredondados e suaves.

MIP-mapping:
Múltiplas texturas de tamanhos crescentes são usadas para representar uma textura. Quando um polígono precisa usá-la para preenchê-lo, essa textura deve ter quase o tamanho exato do polígono, o que é exatamente no que o MIP-mapping se baseia. Isso reduz defeitos de texturas como quebras, desencaixe, quadrados, ou até buracos nas texturas.

Multitexturing:
É a capacidade de aplicar mais de uma textura em uma única "passada" em um pixel, ou então aplicar texturas em mais de um pixel ao mesmo tempo. Esse recurso é extremamente importante porque acelera muito a velocidade de exibição de imagens com texturas detalhadas. O primeiro jogo que usou este recurso foi o Unreal, e o primeiro chip 3D a suportá-lo foi o Voodoo2, da 3Dfx.

Perspective correction:
Correção de perspectiva; é uma técnica usada para dar a devida ilusão de profundidade quando texturas são usadas para mapear polígonos. Sem a correção de perspectiva, distorções irão ocorrer resultando numa imagem não realista.

Specular Highlighting:
É usado para adicionar cores extras a polígonos, com o objetivo de dar a impressão de que são objetos metálicos, úmidos ou brilhantes.

Stencil buffer:
Recurso de hardware utilizado para acelerar o desenho de sombras dinâmicas de objetos em tempo real. Jogos mais modernos, como o Quake 3, se beneficiam deste efeito para aumentar o realismo.

Palettized textures:
É uma forma de compressão de texturas. Usada para reduzir o tamanho de texturas que não apresentam muitas cores únicas. Texturas com 4-bit de cor podem ter 16 (24) cores diferentes, enquanto que texturas de 8-bit podem ter 256 (2 cores diferentes.

Texture mapping:
É o processo de pegar uma figura e inseri-la em um polígono. Podem ser usados para adicionar emblemas, texturas ou fotos a polígonos renderizados.

Triangle setup engine:
É uma circuito especial no chipset gráfico que calcula a parte matemática do que é necessário para desenhar imagens 3D na tela. Isso economiza trabalho da CPU, deixando-a livre para realizar outras tarefas e cálculos, aumentando a performance.

S3TC:
Tecnologia criada pela S3 para permitir que jogos compatíveis usem enormes quantidades de texturas de alta resolução sem queda de desempenho. Logo após seu lançamento a S3TC foi incorporada pela Microsoft no DirectX, o que é um bom sinal de que esta tecnologia pode se tornar um padrão bem aceito. Por enquanto o único chip 3d compatível com S3TC é o Savage 4, encontrado nas placas Creative 3D Blaster Savage 4 e Diamond Stealth 540.

True Color (32 bits de cor):
Suporte a renderização em True Color significa que o chip é capaz de trabalhar com imagens de até 16,7 milhões de cores simultâneas. Este recurso contrasta com o padrão atual de 16 bits (65 mil cores), e tende a se tornar o próximo padrão graças a jogos como o Quake 3 e Nocturne, por exemplo.

T-Buffer:
Criado pela 3Dfx, o objetivo deste novo recurso 3D é permitir efeitos inéditos capazes de aumentar o realismo dos gráficos dos jogos, sendo os principais: "Real-time motion blur" - efeito de "embaçamento" que simula o efeito obtido ao filmar-se objetos movendo-se em alta velocidade. Profundidade de campo - permite que em uma mesma cena alguns objetos apareçam desfocados e outros focados, aumentando a sensação de profundidade. Sombras e reflexos suaves - os objetos têm sombras e reflexões suaves e sem limites nítidos, como na vida real. Transform & Lightning (T/L) Este termo se refere à capacidade do processador gráfico de poupar a CPU dos cálculos geométricos referentes à animação e iluminação de objetos 3D. Destaforma o chip 3D pode trabalhar com imagens com maior número de polígonos (mais bem modeladas) e passa a concentrar todas as etapas do processo de renderização, liberando a CPU para se concentrar em outras tarefas (como a iteligência artificial dos personagens do jogo). Por enquanto os únicos chips 3D com este recurso são o Savage 2000 e o GeForce 256.

Vibrant Color Quality(VCQ):
Faz uso da exatidão que 32-bits de profundidade de cor proporciona à renderização. Todos os cálculos internos são executados com a precisão dos 32-bit de cor para obter resultados muito realistas e fiéis ao original. Exige muito processamento e poucos aceleradores 3D atuais o suporta com um bom frame-rate (EX.: Diamond Viper 770 com chipset TNT2).

Vsync:
Abreviatura de Vertical Syncrony ,ou seja, sincronia vertical, que se baseia em pausar a tela nos milisegundos que se leva para renovar a tela verticalmente.

Z-buffer:
Uma estrutura 2D na tela possui duas coordenadas (x,y) uma para altura e outra para largura. Mas uma estrutura 3D possui três coordenadas (x,y,z) pois além de altura e largura possui também a profundidade, que é a coordenada z. Sem ela, a placa não tem como saber que objeto está na frente ou atrás de outro num ambiente 3D, tornando a tela um bagunça indecifrável. Por isso, uma placa só é 3D se suporta bem Z-buffering. Acredito que todas suportam

T&L:
Esta tecnologia refere-se a processos que as cenas 3D têm de passar antes de serem mostradas no ecrã. Pondo as coisas a claro, todos os modelos de uma cena têm de ser transformados, o que significa que têm de ser escalonados e rodados para a posição correcta antes de a cena ser mostrada, sendo neste ponto que se aplica a iluminação artificial. O T&L por hardware levou este fardo para bem longe do processador, libertando-o para outras tarefas como a parte física, a IA e outras particularidades relacionadas com os jogos.

:lol:
Linxz
Linxz Membro Senior Registrado
506 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Linxz
04/02/2004 - 20:32
yo

parabens pelo topico FIXO, cara.
ainda bem q fui o primeiro a v, assim pud salvar a pagina por completo =D

isso adianta 1 lado pq todos sabemos q a reinstalaçao do windows eh inevitavel... eh bom saber q a reconfiguraçao da VGA nao eh.

gj
. . . . . . .
L i n x z
______________________________
ECS K7S5A | XP 1700+ | 512Sdr
MSI GF4 Ti4200 128Ddr
WinXP Pro SP2
Win98 SE
LinuxMDK 10.1
mrobert
mrobert Super Participante Registrado
706 Mensagens 2 Curtidas
#10 Por mrobert
18/02/2004 - 02:03
TrancëJay
Atualização:
se você quer atualizar o bios da sua VGA, visite essa página:
http://whitebunny.demon.nl/hardware/chipset_nvidia.html
lá tem quase todas bios, mas não são oficiais...


pessoal, achei a BIOS pra minha vga, porém quando vou atualizar, ele dá um erro de "Subsystem Vendor ID", ele avisa q não é o mesmo, na minha vga, o cód é 0000, mas no arquivo da bios é 10DE, porém no nvflash.exe tem uma opção para ignorar esse erro e continuar, será q vai dar problema se eu ignorar????

PS: usei o vgabios.exe e a rom rodou normal
(pra quem não conhece, vgabios.exe testa a rom para ver se funciona com a vga, antes de atualizar a bios da vga)

Obrigado!!
Um braço!
The Pretender
The Pretende... Zumbi Registrado
8.5K Mensagens 82 Curtidas
#11 Por The Pretende...
18/02/2004 - 09:40
mrobert
pessoal, achei a BIOS pra minha vga, porém quando vou atualizar, ele dá um erro de "Subsystem Vendor ID", ele avisa q...


Onde eu concigo isto???

TrancëJay
...consequências é melhor que não faça e/ou que se imforme mais primeiro. Não sou muito bom com palavras, qualquer dúvida é só perguntar...


Ae cara, por um acaso, vc num sabe como mudar o CAS das memos da VGA????

Onde concigo os progs???


Otimo tutoria
Vou tentar na minha MX 440-SE



Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-->Blog Pessoal - Um pianista "desajeitado" <--
-->Eletrônica no YouTube - Bobsien P&D <--


- Sound Blaster Live 5.1! Digital e 3DFX Voodoo 4 4500PCI - Minhas relíquias!
TrancëJay
TrancëJay Geek Registrado
3.2K Mensagens 3 Curtidas
#13 Por TrancëJay
18/02/2004 - 13:12
mrobert
pessoal, achei a BIOS pra minha vga, porém quando vou atualizar, ele dá um erro de "Subsystem Vendor ID", ele avisa q...

é o seguinte: esse erro acontece pq no Bios que você baixou não ha informação sobre o fabricante e o modelo da VGA. Pega o DumpBios e descarrega o Bios original da tua placa. Abri o X-Bios Editor, e carrega o bios que tu acabou de descarregar. Agora irão aparecer as informações sobre 'Device ID', 'Sub Vendor' e 'Sub Device ID', aquelas 3 opções da primeira tela...aê tu copia as informações que aparecem para o bloco de notas. Feito isso tu abre o bios que tu baixou e cola as informações em seus respectivos lugares, dessa forma não vai dar esse erro.

The Pretender
Onde eu concigo isto???

consegue o quê?
The Pretender
Ae cara, por um acaso, vc num sabe como mudar o CAS das memos da VGA????

Onde concigo os progs???


Otimo tutoria
Vou tentar na minha MX 440-SE



Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

isso é a próxima atualização do tutorial que já comecei fazer, já adianto que pelo que achei só é possível fazer isso nas GeForce 1, 2 e 3 e algumas MX. Os programas são esses pra quem quiser ir mexendo:
ftp://ftp.ni.com/support/labwindows/cvi/runtime/5.0.1p4/win32/disk1.zip
ftp://ftp.ni.com/support/labwindows/cvi/runtime/5.0.1p4/win32/disk2.zip
http://www.nvworld.ru/downloads/gf123edit.zip

ah, ia esquecendo de dizer: tomem cuidado com os arquivos de bios que vocês baixam...fui tentar atualizar da minha VGA e para minha surpresa baixei um bios que não dava opção pra mudar os clocks das memos...
mrobert
mrobert Super Participante Registrado
706 Mensagens 2 Curtidas
#15 Por mrobert
18/02/2004 - 13:22
TrancëJay
[color=red]é o seguinte: esse erro acontece pq no Bios que você baixou não ha informação sobre o fabricante e o model...


vendo o help do nvflash (nvflash.exe /?) encontrei esses comandos:

overridetype 5 Don't pause if file & chip PCI VenID/DevID mismatch.
overridesub 6 Don't pause if file & chip PCI subsystem ID mismatch.

será q se eu usar, pode dar problema na atualização já q com o vgabios.exe a rom rodou normal??
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal