Logo Hardware.com.br
Shoiti
Shoiti Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas

BCC Unicamp X UFSCar

#1 Por Shoiti 21/03/2009 - 14:24
Alô galera!
Então, eu preciso postar meu dilema aqui:
Passei na UFSCar esse ano em Ciência da Computação. Confesso que no começo, eu tava achando meio estranho, já que eu tava esperando a USP - Capital (IME-USP). Mas depois que fiz a primeira semana, passei a gostar mesmo do lugar, das aulas e etc. Ainda mais porque toda a infra-estrutura do Departamento de Computação é novinha e as aulas são muito boas (mesmo não tendo visto muito ainda).

Mas o dilema começou quando saiu meu nome na lista de aprovados da Unicamp essa semana (espantado.pngsmile.png. Até agora eu to meio em dúvida se eu vou la fazer e deixo a ufscar. As duas são muito boas e etc. Entretanto meu medo é o seguinte: na Unicamp o curso é noturno, enquanto que na UFSCar ele é integral. Por isso, tem uma razoável diferença entre a carga horária total dos cursos de cada um.
Por exemplo: na UFSCar, a partir do semestre X, a gente passa a ter 4 aulas por dia (o dia inteiro), 5 vezes por semana, totalizando 20 aulas/semana.
Na Unicamp, o curso inteiro noturno tem 2 aulas por dia, 6 vezes por semana (no sábado tem também), o que dá 12 aulas/semana.
Essa diferença de 8 aulas/semana cria uma diferença muito grande na abrangência ou na profundidade com que o curso da Unicamp é visto?
Sei que a UFSCar não pode ser comparada com a Unicamp, mas até que ponto é relevante dizer que não vale a pena fazer a unicamp?

Abraços!
Responder
moize2aw
moize2aw Membro Junior Registrado
87 Mensagens 3 Curtidas
#2 Por moize2aw
21/03/2009 - 18:58
Olá Shoiti.
Bem eu não posso decidir para você mas posso te dar minha opinião.
Se você já se acostumou com a Ufscar e não há nada que que te "obrigue" a ir pra Unicamp(tipo menos gasto pra vc e tal) talvez ficar na Ufscar seja a melhor escolha por se tratar de uma Universidade muito boa e também por você já estar acostumado com ela já passadas 3 semanas. Querendo ou não se você fosse para a Unicamp teria que se acostumar com as matérias, professores, estrutura.

Agora quanto a ter mais créditos na Ufscar depende das matérias são excesso. Quando eu falo excesso quero dizer coisas a mais, extras que não são o essencial de uma boa grade. Ou seja, no curso há o essencial e mais um pouco.

Qualquer dúvida...,
Abraço,
Moize.
Guia do jose_silva_neto com livros(Matemática, Física e Computação):boa.gif
https://www.hardware.com.br/comunidade/bibliografico-guia/824339/




Shoiti
Shoiti Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Shoiti
21/03/2009 - 20:37
Opa, valeu pela dica!
Então, meus pais me falaram pra eu não me preocupar com ter que me mudar e etc. E várias pessoas tbm me disseram que não importa onde eu for estudar.... eu vou conseguir me enturmar e talz.
Eu sei que em Campinas eu teria mais vantagens para estágios, especialmente porque é noturno e depois eu posso estagiar de dia. Maaaas, eu realmente não sei o que fazer XD. Tenho receio de que na Unicamp o aprofundamento não seja tão intenso quanto na Ufscar.
Eh verdade que na Unicamp por eu ter perdido a semana de integração vai ser um pouco mais chato e talz, mas isso não tem como ser evitado (ao contrário da federal, que eu fui na Calourada, já fiz amizades e tudo mais).....

Não sei mesmo o que fazer.... já fiz minha matrícula na Unicamp, e deixei confirmado a da federal, então tenho que cancelar uma das duas. Agora, qual delas será?

Quanto às atividades de integração, tipo jogos da atlética e outras coisas, pra cursos noturnos é muito diferente em relação aos cursos integrais? Diferente que eu digo, as pessoas participam menos? (na unicamp pelo que eu vi, os treinos da atlética são nos horários que eu vou ter aula XD -- isso pra vôlei, que é o que eu participaria HAuUAHaH -- então eu não poderia participar?!?!? O.o)

Abraços!
moize2aw
moize2aw Membro Junior Registrado
87 Mensagens 3 Curtidas
#4 Por moize2aw
21/03/2009 - 22:07
Então amigo eu estudo à noite na Unesp. Quanto às atividades da atlética que você perguntou aqui é normal.

As vantagens da Unicamp é que por ser noturno você pode mesmo fazer estágio, só cuidado para não se dedicar muito ao estágio e acabar deixando de lado os estudos. E Campinas tem muita empresa. Mas na UFSCar você pode ir atrás de Iniciação Científica.

Eu não posso falar muito porque é uma decisão sua.piscadela.png

Qualquer dúvida....faceiro.png
Abraço,
Moize.
Guia do jose_silva_neto com livros(Matemática, Física e Computação):boa.gif
https://www.hardware.com.br/comunidade/bibliografico-guia/824339/




moize2aw
moize2aw Membro Junior Registrado
87 Mensagens 3 Curtidas
#6 Por moize2aw
21/03/2009 - 22:51
Opa amigo, estágio é trabalhar numa empresa isso você deve saber.
Iniciação Científica é um trabalho cientifico que você faz na Universidade.
Leia esse link:
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12170

E aqui tem o link do IC da UFSCar:
http://www.propg.ufscar.br/pdf/PUIC-UFSCar.pdf

Abraço,
Moize.
Guia do jose_silva_neto com livros(Matemática, Física e Computação):boa.gif
https://www.hardware.com.br/comunidade/bibliografico-guia/824339/




Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal