Logo Hardware.com.br
Alechand
Alechand Super Participante Registrado
699 Mensagens 1 Curtida

Veja Como Polir a Base do Cooler !!

#1 Por Alechand 08/01/2004 - 14:03
:lol: Diante de tantas dúvidas, achei interessante abrir esse tópico.

Uma técnica para Lapidação/Polimento/Espelhamento da base de dissipadores, aberta a contribuições e criticas.

Meta do trabalho: Aperfeiçoar o interfaceamento da base do dissipador com o Die do processador, para uma melhor troca de temperaturas entre os sólidos para posterior dissipação para o ambiente.

1. Material

a. 2 Lixas d'água 500
b. 2 Lixas d'água 1200
c. 1 Lata de Brasso ou Kaol
d. Flanelas limpas e secas
e. 1 Vidro plano para servir de base, quanto mais grosso melhor se possível temperado e com as bordas lapidadas para evitar cortes nas mãos.
f. Álcool isopropilico


2. Procedimentos (Lapidação)

a. Colocar o vidro sobre uma superfície firme e sólida, uma mesa ou bancada que não balance.
b. Molhar a superficie do vidro
c. Colocar a lixa 500 com a granulação voltada para cima, de maneira que atue como uma ventosa na água, "colando" a lixa na superfície do vidro.
d. Agitar bem a lata de Brasso ou Kaol e regar generosamente com o produto.
e. Colocar a base do dissipador em cima da lixa segurar firmemente com uma das mãos e com a outra segurar a lixa.
f. Iniciar o processo de lapidação com movimento circulares.
g. Lá pelo vigésimo movimento circular limpar a base do dissipador e olhar, as imperfeições e irregularidades já estarão visíveis.
h. Voltar aos movimentos circulares, sempre virando o dissipador e distribuindo a pressão exercida de maneira uniforme para que o desgaste da base seja uniforme.
i. Conferir sempre, limpando a base, se a lapidação já foi conseguida, se a base do dissipador já está perfeitamente plana.
j. Ao encerrar esta fase, partir para a próxima.


3. Procedimento (Polimento)

a. Repetir todas as etapas acima, passo a passo, apenas variando a lixa, utilizando desta feita a 1200, sempre usando Brasso ou Kaol.
b. Conferir sempre, limpando a base do dissipador para certificar-se que a retirada dos riscos e sulcos deixados pela lixa 500 tenham sido efetivados e a base encontra-se perfeitamente lisa.


4. Procedimento (Espelhamento)

a. Regar a base do dissipador com 1 dos produtos já mencionados.
b. Enrolar a flanela, limpa e seca, no dedo indicador e iniciar o espelhamento.
c. Aplicar movimentos longitudinais, aplicando o máximo de pressão possível com o dedo indicador.
d. Alternar os movimentos longitudinais com movimentos transversais,por quantas vezes forem necessário.
e. Observar que a medida que os movimentos forem evoluindo o líquido vai ficando escuro e pastoso, limpar e regar novamente com o líquido e prosseguir com os movimentos, ora longitudinais ora transverssais.
f. Parar, limpar e conferir se o espelhamento já foi conseguido, repetir a operação por quantas vezes forem necessário.
g. Como última operação, enrolar um pano limpo e seco no dedo indicador e repetir os movimentos longitudinais e transversais, trocando o pano para uma posição limpa, até que não esteja mais impregnado por qualquer resíduo dos liquidos aplicados anteriormente.
h. Dar o trabalho por encerrado quando sua imagem for refletida pela base do dissipador como se fosse um verdadeiro espelho e sua base esteja absolutamente limpa.


Importante:

Os procedimentos acima se aplicam aos dissipadores de alumínio ou cobre, ou até mesmo mistos e que apresentem sinais de mau acabamento da usinagem de fábrica, listas ou sulcos gerados pelo ato de fabricação.

Algumas etapas poderão ser abreviadas em dissipadores com bom acabamento, podendo o executante do serviço partir diretamente para o Procedimento de Polimento e Espelhamento.

Tradicionalmente as lixas d'água são usadas com água mesmo, mas minhas experiências com o Brasso ou Kaol redundaram em menor tempo de trabalho e melhor acabamento final.

Sei que os produtos mencionados (Brasso/Kaol) não são bem vistos por muitos usuários, sob as mais diferentes alegações, desde que os produtos engorduram e até que preenchem as micro-fissuras contaminando com seus ingredientes. Analisando o rótulo dos produtos temos:

- Oleína (gordura de origem animal ou vegetal), que serve para lubrificar o ato da Lapidação/Polimento, tornando a ação mais macia.
- Amônia, componente de grande ação de limpeza.
- Solvente de Petróleo, para retirar gorduras e graxas.
- Agente de Polimento que age como uma fina lixa líquida, portanto a operação acontece por abrasão e não por preenchimento de micro-fissuras.
- Perfume apenas para suavisar o odor da Amônia.

Mais importante ainda:

Impaciência, ansiedade e mau humor não combinam com qualquer trabalho. Procure executar o trabalho quando o astral estiver em alta, de bem com a vida e o mau humor não se faça presente.

Estou recebendo mensagens das mais diferentes formas de colegas que estão se iniciando na arte da lapidação e polimento.
A dúvida mais recorrente é que quando iniciam o trabalho, cerca de 15 minutos depois começam a aparacer meias luas e até luas inteiras na base do dissipador, côncavas e convexas.
Gostaria de deixar claro que por mais "Griffe" que tenha um cooler a sua base pode apresentar defeitos de fabricação que não são visíveis a olho nu. Só aparecem com as primeiras lixadas.
Os colegas estão preocupados que essas irregularidades estejam sendo provocados por eles em sua falta de habilidade ou por ser a primeira vez que estão executando a lapidação.
Queria tranquilizá-los e deixar claro que isso é perfeitamente normal e o trabalho não deve ser abandonado por receio de aumentar o "defeito", muito pelo contrário devem continuar até conseguirem que a base fique totalmente plana.
Nunca esquecendo que, podemos até estabeler um método, a cada 30 movimentos circulares girar o Cooler em 180º e reiniciar os movimentos de maneira sucessiva até o completo desaparecimento dos defeitos encontrados. E, sempre tendo como norma exercer a pressão com a mão, quando dos movimentos circulares, de maneira uniforme para não causar um arredondamento das beiradas da base do dissipador.

O trabalho de lapidação só estará pronto até que a limpeza esteja totalmente completa, até que os vestígios dos produtos estejam totalmente retirados. Para ter certeza que o polimento está pronto basta passar um pano limpo e seco, enrolado no dedo indicador, repetindo como na fase de espelhamento, até que não apresente sinal de qualquer "sujeira", podendo para isso fazer uso de álcool isopropílico como auxiliar na limpeza.

Antes..

DSCF0001.JPG

DSCF0002.JPG


Depois..

DSCF0006.JPG

DSCF0007.JPG

Falows!!
Hu-GoD
Hu-GoD Veterano Registrado
2.1K Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Hu-GoD
08/01/2004 - 16:03
acabei de termonar com esse troço aki em casa.....

putz dá muito trabalho... meu braço começou a dar caimbra... aí parei.....

na lixa 600.........

a... e a propósito, como faz pro dissipador não ficar grudando a cada vez que vai, e q vem..... fica grudando, e acaba estragando a lixa... frown.png

e en quanto tempo termina a lapidação???
ҜӨИΡ∟ΣΧ

[[ Slackware 10 ]]
[kernel] - 2.6.8
KDE 3.3.1

rodando PERFEITO!

windows pra brincar
ResPiDeR
ResPiDeR Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 1 Curtida
#8 Por ResPiDeR
08/01/2004 - 19:17
droga... nao deu mto certo.. teve uma parte que ficou aspera ainda e eu nao conseguia tirar daí desisti...
ele ta bem espelhado fora aquela parte, é que nao da pra ver pela foto
dissipa.jpg
dissipa2.jpg
desse jeito é pior q se nao lapidasse né? :lol:
com essa parte sem lixar estraguei o dissipador?
tem como consertar ainda?

obs: nao usei brasso e nem o outro la, soh as lixas mesmo
-=|£ëö|=-
-=|£ëö|=- Veterano Registrado
2K Mensagens 4 Curtidas
#15 Por -=|£ëö|=-
19/04/2004 - 22:23
Não entendi direito essa história.... É pra molhar o vidro, colar a lixa nele, regar com kaol e...? Tipo assim eu devo esfregar o dissipador no vidro com a lixa ou o vidrocom a lixa no dissipador, boiei mesmo. Desculpe a ignorancia absurda hehe sml0081
Asus TUF Gaming x570 Plus/BR | AMD Ryzen 5 5600X | Corsair Vengeance RGB Pro 16 GB (2 x 8 GB) DDR4 3600 MHz C18 | VGA MSI R7850 Twin Frozr 2GD5/OC | 2 SSD Samsung 970 EVO Plus (1TB + 512GB) | O/S: Win10 | Fonte Corsair CS650M
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal