Logo Hardware.com.br
peterwhite
peterwhite Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas

Barra de tarefas trava juntamente com o menu iniciar. Por quê?

#1 Por peterwhite 22/09/2010 - 21:04
Uso Windows XP. Logo após a tela de boas vindas, o menu iniciar e a Barra de tarefas funcionam apenas por alguns segundos e logo após ambos travam.
O comando Ctrl Alt Delete não funciona. O processo explorer.exe consome 90%-99% de CPU. Basicamente o único lugar que funciona bem é o Desktop, porém, se você tenta abrir um software ou um "atalho para software" presente na área de trabalho, não é certo que você consiga. Nem todos abrem, e muitos dos que abrem, após alguns segundos ficam travados. O mesmo ocorre para pastas e "atalhos para pasta" presentes no desktop.
A única maneira de "navegar" pelo explorer.exe é clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta ou atalho e selecionar "explorar", pois não é possível abrir pastas na mesma janela. E mesmo "explorando" as pastas chega uma hora que trava.
Após muito muito muito tempo o windows volta ao normal. Tudo o que antes estava travado funciona bem, o Ctrl Alt Del volta a funcionar, porém o sistema fica muito lento. Se você tentar assistir um filme, ele fica dando lag e você chega a se impressionar com o delay.
A única forma que encontrei para poder acessar as pastas e arquivos do PC foi iniciar em "modo de segurança".
E agora? O que fazer?
Responder
peterwhite
peterwhite Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por peterwhite
22/09/2010 - 21:16
Criei essa pergunta só para ajudar as pessoas que assim como eu, passaram por este problema, procuraram ajuda na internet mas não obtiveram, e quase sempre tiveram que apelar para a formatação do HD.
O problema ilustrado acima pode parecer obra de um vírus/worm/trojan/malware etc, porém, ao contrário do que parece, é ocasionado por disco fragmentado.
O HD excessivamente fragmentado é um obstáculo para o funcionamento pleno e correto do sistema operacional.
Solução:
Execute o "Desfragmentador de Disco" do Windows (Propriedades de Disco Local (Csmile.png, aba ferramentas) e veja se resolve o problema.
Caso não resolva, reinicie o PC e fique apertando a tecla F8 até aparecer uma tela com diversos modos de inicialização. Com as setas do teclado, selecione "Modo seguro com Rede" e aperte enter. Caso outra tela apareça depois, provavelmente será para você escolher o sistema operacional a ser usado, no caso windows XP.
conecte-se à Internet, vá ao site "superdownloads" ou "baixaki" e procure por um programa chamado "O&O Defrag Professional", é software trial de 30 dias, porém o melhor da categoria. Baixe, instale e execute-o. Se o desfragmentador do windows não deu jeito, tenho certeza que esse dará.
OBS: Não sei se é comum um disco fragmentado corromper ou danificar os dispositivos de hardware instalados no computador, mas posso afirmar que isso aconteceu comigo. Precisei reinstalar o USB do meu MP4 e o da impressora, fora alguns drives de som e o de vídeo.
Vá em "Painel de Controle" (modo de exibição clássico), abra o item "Sistema", guia "Hardware". Clique no botão "Gerenciador de dispositivos" e veja se há na lista algum item danificado ou com problema.
Caso ache algum assim, reinstale-o fazendo o seguinte: Clique com o botão direito do mouse em cima do item desejado e vá em "atualizar drive...". Selecione "não, não agora" e clique em avançar. Selecione "Instalar de uma lista ou local específico (avançado)" e clique em avançar. Selecione "Não pesquisar. Escolherei o drive a ser instalado" e clique em avançar. No outra tela clique no drive que você quer instalar e depois em avançar. Aguarde a instalação terminar e clique em concluir.
PS: Nessa minha busca por soluções, encontrei algumas pessoas com um problema parecido, porém a causa do "travamento" era algo relacionado ao MSN. Portanto, se o seu problema não for HD fragmentado, recomendo buscar maiores informações sobre esse erro do messenger.

E pra finalizar deixo aqui o meu humilde apelo para aqueles sugerem formatação para tudo e ainda acham que estão ajudando: Parem com esse negócio de formatar o PC pra qualquer coisa. É o mesmo que o veterinário sacrificar o animal sem se preocupar em descobrir o real problema. É melhor você saber resolver o problema do que ficar reparando com medidas paleativas, pois um dia o problema pode retornar e você não saberá a maneira pra resolvê-lo definitivamente.

Abraços
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#3 Por Lord Enigm@
22/09/2010 - 22:43
Muito boa as dicas mas, tenho algúns observações,

vamos lá... smile.png

peterwhite disse:

(...) procuraram ajuda na internet mas não obtiveram, e quase sempre tiveram que apelar para a formatação do HD(...)


Não vejo nada demais em formatar o hd. Quanto mais o usuário formata o hd, ele aprende a ter mais cuidado com sua máquina e suas informações sigilosas.

Em relação à procurar na internet e não obter ajuda ou informação, significa que "esse" usuário não veio aqui no fórum. wink.png

peterwhite disse:

(...)O problema ilustrado acima pode parecer obra de um vírus/worm/trojan/malware etc, porém, ao contrário do que parece, é ocasionado por disco fragmentado.
O HD excessivamente fragmentado é um obstáculo para o funcionamento pleno e correto do sistema operacional(...)


É facto, 70% das lentidões em sistemas e em uma lan são provocados por malwares correndo na máquinas.

Máquinas antigas, hds antigos, sistemas operactivos antigos e desactualizados, tabelas de alocação fora ntfs certamente proverão maior lentidão em acessos I-O. Porém e além disso, é dígno de nota esclarecer que as chaves de registros "bagunçadas" seriam os maiores precurssores após infecções por malwares (ou não), e não a fragmentação dos arquivos propriamente dito, a real causa da lentidão nos acessos.

peterwhite disse:

(...)OBS: Não sei se é comum um disco fragmentado corromper ou danificar os dispositivos de hardware instalados no computador, mas posso afirmar que isso aconteceu comigo. Precisei reinstalar o USB do meu MP4 e o da impressora, fora alguns drives de som e o de vídeo(...)


Não, isso não é comum acontecer apenas por files fragmentados. Muito provavlemente o problema foi ocasionado por outro motivo.

peterwhite disse:

(...)E pra finalizar deixo aqui o meu humilde apelo para aqueles sugerem formatação para tudo e ainda acham que estão ajudando: Parem com esse negócio de formatar o PC pra qualquer coisa. É o mesmo que o veterinário sacrificar o animal sem se preocupar em descobrir o real problema(...)


Sua analogia foi um tanto surrealista, desde quanto formatar um hd irás "sacrificar" sua vida "útil" ?

peterwhite disse:

(...)É melhor você saber resolver o problema do que ficar reparando com medidas paleativas, pois um dia o problema pode retornar e você não saberá a maneira pra resolvê-lo definitivamente(...)


Nesse quote eu concordo. É muito melhor aprender, conhecer o problema e saber resolvê-lo do que formatar o hd mas, não é assim que a banda toca. Em muitos casos, principalmente certas infecções, não há procedimentos satisfactórios do que uma formatação full e uma nova instalação do sistema limpo. Além de ser simples, fácil, indolor, e 99,9% dos usuários com mais de 3 meses de operação pc sabem fazê-lo.
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#4 Por Xupeta
23/09/2010 - 08:20
Olha, eu já vi máquinas com o disco fragmentado em 20% funcionando numa boa sem esse tipo de comportamento; o seu problema pode ser parte disso, mas não por inteiro. Uma das razões dessa "travada" do menu iniciar e da barra de tarefas é a tentativa de estabelecimento de rede ou mesmo do antivírus utilizado que intercepta a abertura de alguns serviços e programas do sistema para que estes sejam analisados antes de poderem rodar na máquina.
peterwhite
peterwhite Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por peterwhite
24/09/2010 - 12:30
Olá amigos.
Caro Lord Enigm@,
Concordo que quanto mais o usuário fizer formatação de HD mais cuidado ele terá. Porém seria mais viável para esse usuário descobrir qual o problema ao invés de formatar o PC, ainda mais se o problema relatado for fácil de se resolver.

Quando disse "procurar ajuda e não receber" estava me referindo à ajuda ou informação que de fato resolvessem o problema, ou seja, descartando conselhos de tipo: Roda o antivíus! Formate a máquina!
Eu procurei muito pela net e por vários fóruns e não achei ninguém com o meu problema e ainda mais que tivesse resolvido-o.

Quanto a "sacrificar a vida útil", não foi bem isso que eu quis dizer. O que eu pretendia era salientar que formatar o HD sem se interessar em descobrir o motivo do problema, é o mesmo que o veterinário desistir de diagnosticar o animal e sacrificá-lo. Confesso que foi uma analogia equivocada, pois o HD depois de formatado continua "vivo" mas o animal depois de sacrificado não. Mas se você parar pra pensar que, para bens duráveis em geral, a própria utilização destes reduz sua vida útil, não é errado dizer que uma formatação reduzirá a vida útil do HD. Ela depreciará o bem da mesma forma que o seu uso faria.

No meu caso, uma formatação não seria simples, fácil e indolor. O meu HD tá lotado. Iria me dar uma baita dor de cabeça fazer o backup de tudo, formatar, instalar o OS, copiar e reinstalar tudo o que tinha antes.


Caro amigo Xupeta,
Eu infelizmente não dei um printscreen na imagem que o desfragmentador do windows oferece. O meu PC estava muito muito muito fragmentado. Eu diria que uns 70% - 80%.


Forte abraço a todos.
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#6 Por Xupeta
24/09/2010 - 12:56
Cacetada, 80%? Eu nunca vi uma máquina com essa taxa de fragmentação, nem a minha, que é usada pra edição de vídeo e áudio e vivo apagando e instalando programas e arquivos...


peterwhite disse:
Olá amigos.
Caro Lord Enigm@,
Concordo que quanto mais o usuário fizer formatação de HD mais cuidado ele terá. Porém seria mais viável para esse usuário descobrir qual o problema ao invés de formatar o PC, ainda mais se o problema relatado for fácil de se resolver.

Quando disse "procurar ajuda e não receber" estava me referindo à ajuda ou informação que de fato resolvessem o problema, ou seja, descartando conselhos de tipo: Roda o antivíus! Formate a máquina!
Eu procurei muito pela net e por vários fóruns e não achei ninguém com o meu problema e ainda mais que tivesse resolvido-o.

Quanto a "sacrificar a vida útil", não foi bem isso que eu quis dizer. O que eu pretendia era salientar que formatar o HD sem se interessar em descobrir o motivo do problema, é o mesmo que o veterinário desistir de diagnosticar o animal e sacrificá-lo. Confesso que foi uma analogia equivocada, pois o HD depois de formatado continua "vivo" mas o animal depois de sacrificado não. Mas se você parar pra pensar que, para bens duráveis em geral, a própria utilização destes reduz sua vida útil, não é errado dizer que uma formatação reduzirá a vida útil do HD. Ela depreciará o bem da mesma forma que o seu uso faria.

No meu caso, uma formatação não seria simples, fácil e indolor. O meu HD tá lotado. Iria me dar uma baita dor de cabeça fazer o backup de tudo, formatar, instalar o OS, copiar e reinstalar tudo o que tinha antes.


Caro amigo Xupeta,
Eu infelizmente não dei um printscreen na imagem que o desfragmentador do windows oferece. O meu PC estava muito muito muito fragmentado. Eu diria que uns 70% - 80%.


Forte abraço a todos.
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#7 Por Lord Enigm@
24/09/2010 - 14:07
peterwhite disse:


(...)Concordo que quanto mais o usuário fizer formatação de HD mais cuidado ele terá(...)

(...)Mas se você parar pra pensar que, para bens duráveis em geral, a própria utilização destes reduz sua vida útil, não é errado dizer que uma formatação reduzirá a vida útil do HD. Ela depreciará o bem da mesma forma que o seu uso faria(...)


Nesse caso costumamos avaliar aquilo que chamamos custo x benefício.

peterwhite disse:

No meu caso, uma formatação não seria simples, fácil e indolor. O meu HD tá lotado. Iria me dar uma baita dor de cabeça fazer o backup de tudo, formatar, instalar o OS, copiar e reinstalar tudo o que tinha antes.


Seria SE já tivesse backup dos arquivos de dados.


Xupeta disse:
Cacetada, 80%? Eu nunca vi uma máquina com essa taxa de fragmentação, nem a minha, que é usada pra edição de vídeo e áudio e vivo apagando e instalando programas e arquivos...


Pois é... mais um forte motivo para full format, colocar a casa em ordem e os arquivos na miúda da fila. wink.png

Enfim, o que está valendo é que o problema foi resolvido, de uma maneira ou de outra. smile.png
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7K Mensagens 2.2K Curtidas
#8 Por ivoaudio
24/09/2010 - 14:24
peterwhite disse:
Caro amigo Xupeta,
Eu infelizmente não dei um printscreen na imagem que o desfragmentador do windows oferece. O meu PC estava muito muito muito fragmentado. Eu diria que uns 70% - 80%.


Xupeta disse:
Cacetada, 80%? Eu nunca vi uma máquina com essa taxa de fragmentação, nem a minha, que é usada pra edição de vídeo e áudio e vivo apagando e instalando programas e arquivos...


Forte argumento a favor de particionar o disco e separar o sistema operacional e os programas dos dados... Coisa recomendada e facílima de fazer no Linux, por exemplo.

Outra boa medida higiênica é apagar periodicamente os arquivos temporários e os caches de programas.
Jazz rocks!
---
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal