Logo Hardware.com.br
icefusion
icefusion Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 41 Curtidas

Artigo: O Shell

#1 Por icefusion 09/12/2008 - 08:42
A um tempo atrás eu havia escrito um pequeno artigo sobre kernel e kernel linux, estou retomando as atividades em meu site, mudei o endereço do mesmo, e começarei a postar os artigos aqui no Forum novamente.... =]...com a permissão do jqueiroz..q conversei a algum tempo!

O que é o Shell?


A tradução de Shell é concha. O Shell é a camada que envolve o Kernel. Como dito antes o Kernel é o núcleo do Sistema Operacional. É ele quem conversa com o Hardware indicando o que deve ser feito. O Kernel abstrai a interface de hardware fazendo com que os processos utilizem os recursos do computador de forma organizada. O Shell é a camada mais acima do Kernel. É a camada que o usuário tem acesso para que ele possa fazer as requisições para o Kernel para que o Kernel entre em contato com o Hardware. Resumindo o Shell nada mais é que o interpretador de comandos que transmite ao Kernel o que é para ser realizado. Vale lembrar que existe uma diferença gritante de poder entre os Shells para Windows e os Shells para Linux. O Shell para linux tem muito mais recursos e é onde um administrador de servidores pode trabalhar a maior parte de seu tempo. Pode-se realizar muitas tarefas usando o shell e criando scripts para o mesmo.

Imagem


Shell e as Camadas do SO



Shells do Windows




Command.com e cmd.exe

É o nome do shell padrão para o Sistema Operacional Dos e padrão de linha de comando para (Windows 9X/ME). O cmd.exe veio para substituir o Command.com nos sistemas operacionais mais novos da Microsoft, Windows Nt, 2000, XP, Vista, CE e nos OS2 da IBM.

Modos de operação


O command.com tem dois modos distintos de trabalho. O primeiro é o modo interativo, no qual o usuário entra com os comandos, que são executados assim que pressionado o nome do comando e enter. O segundo é o modo batch, o qual executa uma seqüência de comandos predefinidos armazenados como um arquivo texto.


4Dos / 4Nt / 4OS2

O 4Dos é um interpretador de comando desenvolvido por JP Software projetado para substituir o interpretador de comando padrão Command.com em Dos, Windows 95, Windows 98 e Windows ME.

O 4Nt foi desenvolvido pela mesma empresa e foi projetado para substituir o cmd.exe do Windows NT. E a empresa também desenvolveu um Shell para substituir o Shell padrão, no caso o cmd.exe também, do OS2 da IBM.


Windows PowerShell

OWindows PowerShell é uma versão aprimorada do prompt de comando do Windows voltada ao uso de scripts para manutenção de sistemas por parte de administradores, para um controle maior do sistema, acelerar e automatizar tarefas. O Windows PowerShell é integrada como componente opcional do Windows Server 2008 e pode ser feito o download gratuitamente para instalação em Windows XP SP2, Vista e 2003 Server.




Shells do Linux




Bourne shell(sh)

O Bourne shell, ou simplesmente sh, foi o shell padrão do Unix Versão 7 e substituiu o Thompson shell, cujo arquivo executável tinha o mesmo nome, sh. Ele foi desenvolvido por Stephen Bourne dos laboratórios AT&T e foi lançado em 1977 junto com o Unix Versão 7 distribuído para as faculdades e universidades. Logo tornou-se um shell popular para as contas Unix. O programa binário do Bourne shell fica em /bin/sh da maioria dos sistemas Unix e ainda permanece como o shell padrão para o superusuário root em muitas das implementações do Unix atuais.


Korn Shell (ksh)

Sendo considerado o mais popular Shell em sistemas unix, o Korn Shell foi desenvolvido por David Korn e é um superconjunto do sh, isto é, possui todas as facilidades do sh e a elas agregou muitas outras. A compatibilidade total com o sh vem trazendo muitos usuários e programadores de Shell para este ambiente. O ksh foi o primeiro shell a introduzir recursos avançados.


C Shell (csh)

O csh foi desenvolvido por Bill Joy da Universidade de Berkeley é o shell mais utilizado em ambientes bsd e xenix. Derivado originalmente da sexta edição do Unix /bin/sh. A sintaxe foi modelada segundo a linguagem de programação C. A estruturação de seus comandos é bem similar à da linguagem C. Seu grande pecado foi ignorar a compatibilidade com o sh, partindo por um caminho próprio.


Bash

O Bash é o shell desenvolvido para o projeto GNU, da Free Software Foudation, que se tornou padrão nas várias distribuições Linux. Pode ser usado também com outros sitemas operacionais, como o Unix. É compatível com o Bourne shell(sh), incorporando os melhores recursos do C shell (csh) e do Korn shell (ksh).
Responder
Cigano
Cigano Tô em todas Registrado
1.5K Mensagens 38 Curtidas
#2 Por Cigano
09/12/2008 - 09:12
Muito bom eu gostei do artigo, é muito importante conhecermos melhor os sistemas que usamos, eu cheguei de usar muito linha de comando no Windows, eu sei que são sistmas distintos mais quando passei a usar Linux eu não senti muitas dificudades pq o que eu gosto em um sistema operacional é usar o modo texto !!

Parabens pelo artigo !!
Slackware 14.2 - KDE/XFCE
Lenovo G400S - Processor i3 - Memory 8GB - Hdd 1TB
Abraços,


Cigano!
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal