Logo Hardware.com.br
Jaer2012
Jaer2012 Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas

Arquivo .rar de 790Kb contém arquivo com + de 1GB, como pode?

#1 Por Jaer2012 11/11/2012 - 17:46
Eu baixei há algum tempo o Need For Speed Most Wanted e me veio um arquivo .rar de apenas, eu digo APENAS 790KB...


Pensei, isso num ta certo...
Mas abri o arquivo e tinha outro arquivo .rar de 859KB. E dentro desse, pra minha surpresa, uma imagem .mdf com de 1.74GB!!!


Eu queria entender isso...


Já compartilhei os arquivos no Skydrive, mas só vou postar o link depois que alguém se interessar pq criei um post desse hoje mesmo com os links e um adm excluiu (post #post6285816)


Obrigado.
Responder
ripongao
ripongao Veterano Registrado
755 Mensagens 94 Curtidas
#2 Por ripongao
11/11/2012 - 19:41
boas Jaer2012;
esse arquivo com certeza absoluta é falso. Para comprimir de tal jeito, ou o arquivo contém várias paternidades sequenciais, digo, o arquivo pode conter vários zeros em seu interior, gerando assim um arquivo super compresso.
Eu mesmo não sendo moderador também apagaria seu arquivo, pois pode conter algum programa malicioso no interior, ou o arquivo esta corrompido, ou alterado para induzir tal tamanho compresso, ou ainda questões referentes aos direitos autorais.
Até onde estudei sobre, existe um limite entrópico que diz estatisticamente o máximo que um arquivo pode ser compresso. Você talvez se lembre do kgb, um programa compressor, ele usa internamente "compressão aritmética", e esta é uma das que mais se aproxima à "entropia", porém patenteada. Procure por "PAQ", e encontrará um programa sobre compressão aritmética.
Faça um teste simplísitico, várias pessoas acham que os compressores comprimem até o fim, ledo engano. Comprima um arquivo, depois tente comprimir novamente o arquivo e assim sucessivamente, você irá perceber que o arquivo não irá ficar menor, e sim, irá aumentar gradativamente de acordo com as demais compressões.
abraços
Desliguei-me do fórum. Conta canelada.
Jaer2012
Jaer2012 Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Jaer2012
11/11/2012 - 20:28
Olha ripongao, eu não sei como isso pode acontecer, já copiei ele pra um pen drive que tinha pouco espaço disponível e ele passou.

Eu só queria entender, pq não sou leigo em informática e nem sou nunca fui hacker pra vir aqui em um fórum e fazer sacanagem.


O arquivo tem exatamente 790kb, eu descompactei, instalei e joguei o NFSMW usando o XP (pq no Win 7 não é compativel) e não sei pq q esse troço funciona...


Se eu pudesse colocava uma imagem pra me expressar melhor, mas não posso.


É só uma dúvida, só isso, não sou malandro e nem quero vender nem compartilhar nada...


Mas GARANTO que o arquivo compactado contém isso tudo...

Até por e-mail ele vai e e-mail normalmente não guenta + do q 10MB...
ripongao
ripongao Veterano Registrado
755 Mensagens 94 Curtidas
#4 Por ripongao
12/11/2012 - 02:23
De boa dom, perdão se fui indelicado ou se parecí ser, sempre busquei a verdade das coisas ao invés de aceitá-las, assim como o senhor.
Se realmente é verídico, o que sendo franco e sincero creio não ser, devido a vários testes que realizei, então a imagem do cd contém várias sequências repetidas.
Quando tiramos uma imagem de um cd ou dvd, existem várias porções do disco que contém vários zeros repetidos, isso gera grande compressão, até mesmo utilizando a forma mais primitiva que é o caso do RLE. Mas, em um jogo desse nype, que possui imagens (já compressas, pois não é .bmp e acredito eu ser ou .gif, ou .jpg, .png, ...), e ainda, vários sons (que não são .wav, e sim alguma variação do .mp3, ou .ogg), e por fim, ainda suponho que o arquivo executável ( que possa estar compresso usando-se algum packer), fica difícil.
Tente comprimir 10 arquivos .wav, e após, tente com .mp3 ou .ogg, e verá o que estou dizendo, a compressão é ínfima ou nenhuma no último caso, e o compressor fará apenas um invólucro no arquivo final.

Um pouco fora do tópico, existe na internet um cara que está dando 50.000 euros se alguem conseguir comprimir aquém do que já foi alcançado, e comparações anteriores mostraram que o .rar não esta entre os campeões, apesar de ser usado ultimamente devido a sua taxa de compressão e velocidade para tal. O detalhe deste prêmio ainda, é que existe apenas textos, e não imagens ou arquivos, o que tornaria ainda mais difícil. O link esta abaixo:
http://prize.hutter1.net/

O criador do PAQ, Matt Mahoney, fez vários testes sobre compressores, buscando o melhor, digo, o que comprime mais e não o mais eficiente, o link abaixo esta em ingles, talvez um tradutor online o ajude-o.
http://mattmahoney.net/dc/text.html

Não é impossível o que dissestes, apenas creio não ser verídico. Tire a imagem de um cd-virgem ou dvd-virgem e comprima e verá o que digo. Vai comprimir muito, talvez até caiba dentro de um disquete o arquivo gerado, mas, não contém dados aleatórios e sim várias sequências de zero (paternidades), que pode ser representado facilmente numa compresão como:
existem 4 bilhões de zeros sequenciais.
Estou duvidando apenas devido ao jogo possuir várias cenas, várias músicas, que não aparentam possuir igualdades entre sí, mesmo levando em conta um programa desempenhar deformações nas imagens ou repetir incansavelmente ondas sonoras.
Sinceras desculpas se parecí rude ou duvidei de vossa ética ou ombridade, longe de mim ser esse tipo de pessoa.
abraços.
Desliguei-me do fórum. Conta canelada.
Jaer2012
Jaer2012 Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Jaer2012
12/11/2012 - 03:25
hehe é complicado msm...

Mas ta difícil, será q alguém tem alguma idéia ou aceita pegar o arquivo pra testar?


Já disse, mas vou repetir, não fui eu que criei um método novo pra fazer tal compactação, apenas baixei o arquivo e ao descompacta-lo me deparei com a situação descrita...


Agora mesmo fiz um teste, peguei a imagem .mdf e simplesmente compactei em 7zip, uma operação básica, o arquivo ficou com 951KB...


Se algum expert souber como pode isso seria ótimo...

Acredito que talvez seja algo feito na criação da imagem e não na hora de compactar...


Amanhã vou tentar demonstrar, fazer um vídeo ou algo parecido.


Agradeço a quem acompanhar ;D
Jaer2012
Jaer2012 Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por Jaer2012
12/11/2012 - 15:38
Pessoal, olhem as propriedades do arquivo em questão:

https://skydrive.live.com/redir?resid=178D754E12B4F81B!1433&authkey=!AA07rEnEGCeVsVw


Coloquei apenas 2 prints de tela e se por algum motivo isto for proibido, peço ao moderador/administrador que me comunique e retiro o link imediatamente.


Como pode ser visto o print que contém as propriedades do arquivo .mdf dizem tudo... ele é bem claro em relação ao tamanho do arquivo e tamanho compactado:
- Tamanho: 1 877 301 248
- Tamanho compactado: 878 767


Como isso é possível?


E a imagem descompactada pode ser emulada por qualquer programa e o jogo é instalado normalmente...
reginaldodd
reginaldodd Geek Registrado
2.1K Mensagens 158 Curtidas
#8 Por reginaldodd
12/11/2012 - 16:43
como citado no post indicado pelo meyer!, o software KGB (acha-se em superdownloads/baixaki) compacta muuuuito os arquivos (mas demora pra compactar/descompactar, ao menos quando usei a muuuitos meses atras), e é de grátis.....

experimente ele
pc xt genuine intel 8088 - 4.77mhz (8, teclando ctrl alt +) - 640kb ram - fd 360k - winchester de 10mbsuper.gifmaquinão, heim
user # 133910
Jaer2012
Jaer2012 Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por Jaer2012
12/11/2012 - 17:50
Pois é, mas o arquivo de 1.74GB compactado pelo 7zip fica com apenas 951Kb...

Como o ripongao comentou, parece impossível um arquivo desse tamanho (que não tem apenas 0000000 como o meyer já demonstrou ser possível) ser compactado e ficar com menos de 1MB, mas é o que acontece.


O arquivo descompactado tem 1.74GB e eu posso emular o CD de instalação do Need For Speed Most Wanted e depois jogar tranquilamente...


Eu acho que o segredo está em como a imagem foi feita, pois usando até mesmo o 7zip com opções padrão a compactação é absolutamente exagerada...


Não posso postar imagens, mas veja as propriedades do arquivo:


Tamanho: 1 877 301 248
Tamanho Compactado: 878 767
Atributos: A
Sistema Operacional: Win32
Método: m5:22
Versão: 29
Tipo: rar
Características: Solid
Sólido: +
Blocos: 1
Multivolume: -
Volumes: 1


É um jogo que vem dentro de menos de 1MB, isso que é impressionante...


Alguém já viu isso?
ripongao
ripongao Veterano Registrado
755 Mensagens 94 Curtidas
#10 Por ripongao
12/11/2012 - 21:45
Cheguei a estudar sobre compressão durante um bom tempo, fiquei anti-social devido à tantos estudos. Eu simplesmente não acreditava que estamos limitados à regras matemáticas, e como tantos outros, criei várias fórmulas matemágicas para comprimir, porém, em vão.
Tente comprimir algum arquivo criptografado e perceberá o efeito da "entropia", ou se desejar, do caos.
Se alguem conseguir colocar ordem no caos, serei o primeiro a bater palmas, pois foi algo que tentei durante dois anos e não obtive sucesso.
Segue em anexo um arquivo para os que gostam do assunto, tente comprimir/compactar usando qualquer compactador existente no mercado, e perceberá que nenhum, é, nenhum irá conseguir comprimí-lo.

abraços.

Anexos

Desliguei-me do fórum. Conta canelada.
Fergo
Fergo Highlander Registrado
9.3K Mensagens 1.1K Curtidas
#11 Por Fergo
12/11/2012 - 22:12
Você instalou o jogo por esse MDF ou apenas tá usando para jogar? Se for a segunda opção, é bem provável que trata-se de uma mini-image, contendo apenas os setores iniciais do disco original que é usado pelo sistema de DRM (Securom, Safedisc, Starforce etc) para validação. Nesse caso, não interessa os arquivos do disco, apenas algumas informações referentes aos setores iniciais do mesmo, então basta apenas clonar uma parte pequena da mídia original. O resto, se quiser, preenche com zero.

Baixe algum editor hexadecimal e abra o mdf de 1.7GB nele. Veja se a partir de um ponto não se trata apenas de uma porção de bytes nulos no arquivo.
Site pessoal www.fergonez.net
Portfolio
www.fbirck.com
Artigos
Informática
Jaer2012
Jaer2012 Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas
#12 Por Jaer2012
13/11/2012 - 00:13
Boa noite,

Fergo eu instalei o jogo por esse mdf...


Dentro do arquivo .rar principal tem + 2 arquivos .rar, um é o speed loader q é o executável modificado e o outro é a imagem.


Descompactando a imagem eu a emulo e instalo o jogo...


Mesmo assim achei interessante e vou instalar um editor hexadecimal pra ver o q tem dentro desse arquivo...


Quem quiser eu mando o arquivo por e-mail, pois, como eu disse ele tem apenas 790Kb


Obrigado.

Ripongao valeu pelos comentários e por estar participando...

Pelo visto vc é um expert no processo de compactação e é bacana estar aqui pra nos ajudar a decifrar esse enigma, apesar de ainda não acreditar nessa situação ;D
jricslima
jricslima General de Pijama Registrado
2K Mensagens 468 Curtidas
#13 Por jricslima
13/11/2012 - 10:49
Uma vez baixei um arquivo assim e era de jogo também, foi quando conheci esse KGB, que é interessante, mais de que adianta, se leva quase um século para compactar 1GB em 1MB?
Realmente, quem está conseguindo fazer essa proeza?
Eu não dou o peixe ><((((º>Ooº...,não sou peixeiro,
não ensino a pescar!
..._)¯`·._)¯`·._)¯`·...,não sou pescador.
rvf.es
rvf.es Geek Registrado
2.5K Mensagens 73 Curtidas
#14 Por rvf.es
13/11/2012 - 11:18
ripongao disse:
...

Um pouco fora do tópico, existe na internet um cara que está dando 50.000 euros se alguem conseguir comprimir aquém do que já foi alcançado, e comparações anteriores mostraram que o .rar não esta entre os campeões, apesar de ser usado ultimamente devido a sua taxa de compressão e velocidade para tal. O detalhe deste prêmio ainda, é que existe apenas textos, e não imagens ou arquivos, o que tornaria ainda mais difícil. O link esta abaixo:
http://prize.hutter1.net/
---
abraços.

Se é veridico as informações a respeito desse arquivos. Jaer2012 vai ganhar uma boa grana....
# Desk Intel Dual Core G630 2.70Ghz imGray">| Asus P8h61-m lximGray"> | Atx px300mrg imGray">| 4GB RamimGray">| HD 512GBimGray">| Windows 10 Home 64bits
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal