Logo Hardware.com.br
Tolland
Tolland General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 116 Curtidas

Iniciante em animação 2D: que programa usar?

#1 Por Tolland 18/05/2008 - 03:22
Olá, pessoal! Ando meio sumido do fórum, pois estou montando uma nova máquina no momento, mas agora venho pedir a ajuda de vocês para uma dúvida que tenho.

Quero começar a aprender Animação 2D, e estou em dúvida quanto a que software devo usar, já que hoje são usados softwares no lugar de folhas de acetato. Não quero dispensar totalmente o uso do desenho à mão livre, e quero utilizar um software mas ainda tirando proveito dos desenhos que faço no papel.

A dúvida é entre o Anime Studio Pro 5 e o Toon Boom Studio 4. Ambos são famosos e parecem muito bons. Os dois vêm com seus manuais digitais, que parecem ser completos. Pretendo aprender seguindo-os do começo ao fim.

Como não dá para aprender os 2 programas ao mesmo tempo e dominar ambos de uma vez só, tenho que escolher um deles, e não tenho idéia de qual é melhor, mais completo ou mais apropriado.

Qual me indicam?

Agradeço desde já.
Responder
Fergo
Fergo Highlander Registrado
9.3K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por Fergo
18/05/2008 - 16:01
Se você pretende entrar nessa área, recomendaria a compra de uma Tablet digital, da Wacom. São caras, mas é a única que presta. A mais básica você encontra por uns 350 reais. Tem algumas da Genius por 150, mas por experiência própria, não compre, é uma tranqueira.

Quando ao software, não sei ao certo que tipo de desenho você se refere, mas aprender a trabalhar no Flash, Illustrator e Photoshop seria interessante (todos eles suportam tablets com níveis de pressão).

Fergo
Site pessoal www.fergonez.net
Portfolio
www.fbirck.com
Artigos
Informática
Tolland
Tolland General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 116 Curtidas
#4 Por Tolland
20/05/2008 - 10:26
Desculpem-me pela demora e obrigado pelas respostas.

Fergo, pretendo fazer animações do tipo desenho animado, como os que se vê na televisão e no cinema, não essencialmente apresentações para internet, entende? Eu deveria dominar esses softwares antes de trabalhar com um especializado em animação?

E quanto aos softwares, vocês sabem qual pode ser melhor para mim? Acho que a grande diferença entre eles é que o Anime Studio trabalha com Keyframes e o recurso "bones" (mais prático) e o Toon Boom com frame-by-frame (demorado, claro). No entanto o Toon Boom é profissional e foi usado no The Simpsons Movie. Por isso estou em dúvida quanto à qual usar. E (exceto para Internet) creio que ambos substituiriam o flash para o fim de desenhos animados. Então, qual devo usar?

Jarod, atualmente o Blender é tão bom quanto o Maya e o 3D Studio Max, ou ao menos chega perto? E ele tem recursos para se fazer animações 2D também, além de 3D (que pretendo estudar depois)?
Tolland
Tolland General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 116 Curtidas
#6 Por Tolland
27/05/2008 - 14:15
Desculpem a grande demora para responder. Fiquei meio afastado do fórum essa semana.

Mas ainda restaram algumas dúvidas:

> Pensando em 2D, qual de fato eu deveria usar entre os citados: Anime Studio Pro 5 ou o Toon Boom Studio 4 (ambos trabalham com .swf, pelo que vi)?

> E se eu trabalhar no Blender, poderei fazer 2D nele também, além de 3D? Quero dizer, ele possui ferramentas para 2D como esses softwares que citei?
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal