Logo Hardware.com.br
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

#1 Por lfaller 18/04/2008 - 13:57
Esse questionamento só tem sentido para aquelas pessoas que tem a distribuição de energia de sua cidade feita na tensão de 220 Volts. Para todos os demais não tem a menor dúvida, alimente-o na tensão da rede elétrica da tomada, nos 110, ou 115 ou 120, o que seja...

É impressionante a quantidade, e ai não tenho estatística formal mas tenho a percepção, a quantidade de pessoas que, em tendo a alimentação em 220 Volts trata de rebaixar essa tensão para 115 Volts para então alimentar seu PC, monitor, impressora e demais equipamentos.

Inicialmente saiba que o Brasil é uma colcha de retalhos se for considerada a tensão de alimentação, 110 ou 220 Volts. Já procurei se existe uma regulamentação que rege essa distribuição, dentro do Brasil, para definir onde a alimentação das habitações seria em 110, (127 volts) ou em 220 Volts. Não achei nada a não ser uma característica de herança, de legado histórico.

O Brasil, um país relativamente novo e comercial, industrial e tecnologicamente dependente de outros em seus primórdios (ainda hoje), eletricamente falando, dependente das mais diversas companhias que se aventuravam na geração/distribuição da eletricidade. Pois cada uma dessas companhias que aqui aportavam traziam de sua origem as melhores práticas e topologias de geração/distribuição. Desse modo certamente as empresas que dos EUA vinham traziam a distribuição em 110 Volts como é de praxe em seu país. As companhias européias traziam um legado de distribuição em 220 Volts, e assim por diante.

Resultado: Essa colcha de retalhos que até já foi pior quando se tinha geração em 50 Hz e 60 Hz, em outros tempos... Uma verdadeira zona, sem possibilidade de integração...

Em meu estado, por exemplo, na capital e algumas outras cidades da região metropolitana a tensão de distribuição de baixa é de 127 Volts enquanto massivamente o interior essa tensão é de 220 Volts, fase neutro. Certamente em cada estado essa colcha recebe diferentes remendos e desenhos.

Pois é para aqueles usuários que tem 220 Volts na tomada de sua casa que estou falando agora. Também historicamente os equipamentos de informática que aportam no Brasil são fortemente derivados da cultura USA, aonde se adota a distribuição em 115 Volts. Lembro ainda da época em que todos os monitores (CRT) era alimentados somente por 115 Volts. Isso tudo acabou criando uma cultura de transformar os 220 Volts em 110 antes de alimentar os equipamentos de informática. A informática por algum tempo também era tratada como uma área "intocável", de comportamento frágil. Os computadores maiores tinha que obrigatoriamente trabalhar em ambientes com condicionamento de ar, etc.. Isso dai também ajudou a forçar a necessidade ou a cultura de transformar os 220 em 110 antes de alimentar os equipamentos de informática. O "medo" dos 220 Volts, uma tensão talvez muito elevada para PC´s quem sabe, na cabeça do usuário típico de informática.... Mitos se criam do nada e tomam conta, viram cultura..

Tecnicamente falando tem uma boa diferença, em uma instalação aonde são supridos pela tomada 220 Volts, alimentar o PC direto na tomada ou rebaixar para 110 para então alimentar o PC e periféricos.

Não existe correto ou errado nessa discussão. Existe sim o mais indicado, ou mais econômico, ou mais simples, e é isso que quero explorar.

A alimentação em 220 volts já por si só faz com que as correntes envolvidas sejam a metade do que seriam, para a mesma potência, se comparada com a alimentação em 110 Volts. Isso dai já é uma boa dica para bem alimentar em 220 Volts mesmo. Claro que o equipamento necessita ter a condição de poder operar nessa tensão de 220 Volts. Hoje existe uma tendência dentro dos equipamentos da faixa de potência da qual estamos falando que é a de poder ser alimentado com qualquer tensão de 90 a 270 Volts, ou de 100 a 240 Volts com tolerância de mais ou menos 10%, dá na mesma. Mas não é só por causa das correntes mais baixas que a alimentação em 220 Volts é mais adequada para quem pode dispor dessa condição.

Uma fonte típica de PC tem o seguinte diagrama de blocos para que se entenda melhor sem necessitar aprofundar a análise:
Imagem
Veja lá, na entrada, se setada para 220 Volts a rede vai direto aos retificadores da fonte. Se setada para 110 Volts, se faz necessário a colocação de um dobrador de tensão para resgatar os 220 Volts que a fonte necessita para bem operar. A fonte do PC é concebida para operar em 220 Volts, in natura. Quando alimentada em 110 volts ela tem que gastar alguma energia para buscar novamente a tensão de 220 Volts.

Está ai a minha defesa da tese do bem alimentar uma config direto nos 220 Volts, quando essa é a tensão de sua tomada. Inexplicavelmente a grande maioria dos usuários de informática, moradores daquelas partes do Brasil aonde a alimentação é 220 Volts providenciam o rebaixamento dessa tensão para os 110 Volts, e para tal perdem alguma energia, perda essa que pode chegar a 10% da potência envolvida, para depois novamente a fonte de seu PC gastar mais um pouco de energia recuperando esses 220 Volts que originalmente estavam lá, de graça, disponíveis na tomada da parede.

Ai a expressão que usei acerca do modo correto ou errado de fazer a coisa passa a ter um pouco de sentido e, se poderia dizer, em nome da economia, da simplicidade, do custo, que o modo correto seria alimentar toda a sua config diretamente em 220 Volts, se essa tensão estiver disponível, e se seu equipamento tolerar.

Isso não quer dizer que você usuário de distribuição em 110 Volts vá providenciar que seu PC tenha uma tomada de 220 Volts para alimentar o mesmo. Muito menos colocar ai um transformador para conseguir isso. Desde o início falamos que esse papo todo somente serviria para aqueles usuários que, alimentados em 220 Volts, rebaixam a tensão para somente então colocar ali seu PC e periféricos.

Essa também é uma das explicações da tamanha popularidade dos estabilizadores que fazem também essa conversão de 220 para 110 Volts. Pois saibam que esse tipo de dispositivo não é nada comum em outros locais no mundo.. Só aqui no Brasil.

Também os no-breaks mais comuns são aqueles que alimentados na entrada por 220 Volts somente geram saída de 115 Volts, forçando desse modo que sua config fique alimentada sempre com esses 115 Volts AC.

Pois saiba que os no-breaks também existem nas configurações 220 na entrada e 220 Volts na saída. Talvez mais difíceis de encontrar, mais raros, até por que esse aculturamento de alimentar em 110 Volts seu PC faça com que os lojistas mantenham em estoque somente esses. Sem demanda não existe a oferta...

E o que devo fazer se algum dispositivo só aceitar alimentação de 120 Volts??? Um modem por exemplo?? Resolva o caso dele, coloque um autotransformador de 220 para 110 volts na potência adequada para ele, no caso de um modem por exemplo, nada mais do que 20 a 30 Watts. Simples.

Então, sem mitos nem cultura legada, se você tem uma alimentação na tomada em 220 Volts, comute todos os seus equipamentos para se capacitarem a alimentação em 220 Volts, e ligue-os ali tranquilamente. A Europa toda, por exemplo, é alimentada com 230 Volts. Fosse inseguro não seria utilizado... Aliás, a maior parte do mundo, em área, é alimentado em 220 Volts
Imagem
Mapa de tensões (Wikipedia).

Quanto à proteção. Use uma boa régua de proteção contra surtos e filtro de linha. Um bom aterramento também faz parte do aconselhamento ai nessa hora, e, não pense que é o estabilizador, seja ele rebaixador ou não, que lhe dá essa proteção pois não dá. Estabilizador é um elemento totalmente desnecessário na sua configuração, as fontes modernas dão conta do recado de modo muito mais eficaz.

Abraço.
Responder
fragasoares
fragasoares Geek Registrado
2.6K Mensagens 39 Curtidas
#4 Por fragasoares
19/04/2008 - 09:46
o ideal seria que todos eletroeletronicos sairem de fabrica
com o ajuste automatico de 60 a 280V , ae poderiamos
plugar em qualquer tomada sem medo!! e ainda suportava
os mergulhos (variação) da tensão.

..
Q6600 []GA-P35C-DS3R []NVIDIA MSI 8600GTS[]LG L1952T LCD]2X500 GB SEAGATE SATA-II []PIONEER DVD-RW DVR-212D []Corsair XMS2 CM2X1024-6400C4DHX[]7TEAM 550W[]Thermaltake Mambo[] Creative SBS 5.1


Ainda que eu falasse A língua dos homens E Falasse a língua do anjos
OfflineUser
OfflineUser General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 228 Curtidas
#5 Por OfflineUser
19/04/2008 - 11:14
De acordo com o post:

https://www.hardware.com.br/comunidade/estabelisador-fonte/857798/#post3675510

Esta aqui meu comentário, antes sobre o tópico:

o ideal seria que todos eletroeletronicos sairem de fabrica
com o ajuste automatico de 60 a 280V , ae poderiamos
plugar em qualquer tomada sem medo!! e ainda suportava
os mergulhos (variação) da tensão.

..


Seria bom mesmo, so que acho algo quase que imposível, pelo custo muito elevado, não pela possibilidade.

Comentário:

Amigo muito obrigado pela a informação não tinha esse conhecimento do fornecimento de energia no mundo (maior parte 220 v e “cultura”), agora queria falar algo com minhas palavras e conhecimento até agora:

BEM, vejamos:

Um estabilizador faz um tal de “tek,tek,tek” talvez alguém já tenha percebido, bem este som é devido a uma chave eletrônica (chamada Relê):

Foto exemplo:
Imagem

Imagem

Bem existe um circuito que “lê” a tensão de entrada e controla dois relês (geralmente, nuca vi com mais de 2), de acordo com variações de energia elétrica, as chaves são acionadas selecionando linhas do transformador que se encontra dentro do mesmo (linhas seriam filamentos de um transformador, [primário e secundário]).

Imaginemos agora que tenhamos uma máquina de lavar roupas, ou um compressor de ar com motor quatro pólos, ligados em paralelo com as tomadas da casa, e ao mesmo tempo a um estabilizador e um computador (todos podem ser considerados uma resistência, como um chuveiro, por exemplo, pois certa parte da corrente é consumida ali [como uma resistência elétrica]), estes dois “aparelhos” são exemplos, mas tudo, batedeira, geladeira, televisão, todos consomem uma parte do todo e podem ir à soma do consumo geral, quanto mais aparelhos ou aparelhos que consomem muito mais ligados mais consumo tem e assim chegando ao “limite máximo da tomada” começa há reduzir um pouco a voltagem, o que é normal.

Neste caso seja qual dos dois que estiverem ligados, consumirão uma “boa” quantidade de corrente, e o estabilizador estará sujeito ao “tek, tek, tek”, observamos o “tek” a cada som emitido, significa que as chaves estão “sendo mudadas de posição” assim pode tanto passar a corrente da tomada mesmo (direto) ou então acionar um filamento do trafo para inverter (aumentar o fornecimento) ou diminuir (reduzir o fornecimento, não é o caso do exemplo) , como existem um resistência maior na rede (no exemplo ou a máquina ou o compressor) que esta a consumir existem a tendência e reduzir a entrada de 110 ou 220 então o trabalho de estabilizar começa (para estabilizar).

O relê seleciona o “modo” inversor onde entra menos que 110 ou 220 e deve sair a corrente adequada, nessa troca (ligamento da chave) pode haver uma pequena oscilação (pulso, uma VPP “volts pico a pico” ou na freqüência da rede, entre outros), para uma fonte de computador que é chaveada, ou seja, não tem transformador, oscilações podem estragar (talvez não estragar de vez, mais fragilizar sendo igual a diminuir a vida útil do componente) componentes das primeiras etapas da fonte, depois da retificação da corrente (diodos), que são transistores de chaveamento que trabalham em lá os seus cento e poucos hertz (não lembro ao certo a freqüência) ou dependendo da qualidade das peças (fonte genérica pode estragar fácil, pois usa componentes simples ou “equivalentes”, ou que são mais frágeis e em conta também [$$$], por isso o preço bom, porém não são ruins funcionam perfeitamente e são recomendadas pelo preço bom e para quem não tem um PC tunnig).

Não sou a favor de um estabilizador por esse motivo (oscilação, VPP).
Várias vezes em pesquisas por esquema de fonte, e tinha esquema em blocos também, me deparei com isso, mas nunca reparei para a chave 100/220, boa observação!

Depois disso posso afirmar 220 v (do que usar estabilizador) é melhor. Mas mesmo assim não quer dizer q seja a solução:

A rede também não é perfeita como citei a VPP da “tomada em casa” é de 280V, e varia de 218 ate 280 isso ou mais depende....
Então no caso um estabilizador que entra 220V e sai 220V ajuda mas na variação pode ter “o pulso” quase insignificativo. Quem já ouviu a frase de Jô Soares?

“água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”

Bem a fonte agüenta muito ate mesmo se for genérica, mas como na frase, a persistência pode fragilizar os componentes (digamos assim). (isso poder levar anos, mas como semicondutores, são mais frágeis (diodos, transistores feitos de silício) não duram para sempre e com o tempo podem perder “grandezas” na condução ou algo do tipo) podemos ter, por exemplo, os processadores que são completamente trasistorizados “plaquiinha de silício”.

Resumindo:

Depende de cada um, existem vários usuários q fazem o que dizem para eles e não buscam saber o que estão fazendo mais afundo, como por exemplo, pessoas que recebem uma conta e paga ela, não vêem do que estão sendo cobrados, e porque estão cobrando (porcaria fui enganado no sistema fidelidade nunca mais caio nessa! Tomara!), então pagam para consertar e boa, e já tem os que querem abrir tudo e saber como funciona (meu caso também), e procuram meios de melhorar, economizam também, cada caso é um caso, usar um estabilizador depende do ponto de vista de cada um, do tempo que se vai usar a máquina até migrar para uma melhor (nesse tempo pode não ocorrer nada) existe uma gama de situações, não tem como descrever todas....

Então temos dois tipo de pessoas, as que pagam e não procuram conhecimento, e as que pagam procuram o porque e tenta melhorar: As que continuam na mesma, e as que Mudam.

O fato de continuar na mesma não é ruim, é lucro pra quem vende algo que não chega ao seu conhecimento (muita gente ganha dinheiro hoje em dia pelo título número de cursos, entre outros, mas o que sempre valerá é a prática {opinião minha} [não quero ofender, é uma realidade]). Cada um escolhe o que fazer, vamos sair do papo social.

Conclusão minha:

Usar um estabilizador fica a critério de pessoa por pessoa, assim um estabilizador pode ser usado ou não depende do que cada um pensa, e pode gastar.

Para ter algo quase”95% seguro”, como nada é 100%, recomendaria o uso de um filtro (com varistores) contra aumento alto de voltagem (pico momentâneo alto), bom aterramento (barra de cobre 60cm pra baixo na terra, em local pelo menos um pouco úmido), e um no-break em caso de queda de energia mesmo.

Não devemos nos esquecer: Se deixar o computador ficar ligado (sem no-break ou estabilizador, uma chave que desligue o computador geral, gabinete, monitor caixa de som, etc.) na tomada mesmo desligado a fonte chaveada fica ligada mesmo com ele sem “ação” uma parte dela se encontra em “funcionamento” (recebendo carga). Então caso não queria um estabilizador, tenha uma “chave geral” para ligar e desligar tudo de uma vez, ou então o famoso tira e coloca na tomada. ^^.
Bem chega de ler, é isso....

Agora pra finalizar, minhas recomendações:

Para quem quer estabilizador: >>Continue assim mesmo. (creio que tem uns 60% de efetividade)

Para quem quer usar em 220V direto: >>use um filtro de linha com chave geral, ligar e desligar o computador geral. (creio que tem uns 85% de efetividade)

Imagem
Foto ilustrativa.

Para quem quer investir (pelo menos uns +/- 95% de segurança): >> usar um filtro antes do no-break e o no-break. (aqui acredito que ate uns 95% tem de efetividade)

Imagem
Foto ilustrativa.

Finalização: Aqui tudo foi escrito por mim, estou aberto a críticas dúvidas entre outros, o conhecimento sempre é bem vindo!

Um abraço a todos. Dúvidas críticas sugestões, estou ai pra isso!
Obrigado desde já pela atenção, este textinho levou.....(afff dexa quieto!)
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#6 Por lfaller
19/04/2008 - 13:18
Antes de mais nada, parabéns pela dedicação a esse post tão longo.

Ъñ!€£;3677190
Um estabilizador faz um tal de “tek,tek,tek” talvez alguém já tenha percebido, bem este som é devido a uma chave eletrônica (chamada Relê):

Não só percebi, como também o fotografei. Veja ai: http://www.adrenaline.com.br/forum/hardwares/171039-voce-ja-viu-tlec-estabilizadores.html

Entretanto teu texto está um pouco confuso. Ora estás contra o estabilizador mas diz não ser a solução não usá-lo. Estranho posicionamento. Não sei se você entendeu o simples recado de meu tópico sobre usar ou não o PC em 220 Volts... O âmago da questão é... Se você baixar para 110 a fonte tratará de levantar de novo. Então, não me venha a atrapalhar a fonte, simples, ligue em 220 Volts. E justifico o porque. Você economizará com isso. Simples.

Dai você conclui, se referindo ao estabilizador.. "Quer usar use... Não quer usar não use.".. Mais ou menos assim...
Isso dai está implícito em toda a recomendação que a gente faz em um fórum. Eu, ou algum outro, não somos os donos da verdade. Nesse caso só estou defendendo uma tese que muito provavelmente nenhum de vocês a tenham visto por ai, cuja bandeira é a de economia. Não fosse assim não se teria tantos PCs ligados em 110 quando a tensão da rede é 220 Volts. Faça uma enquete com seus amigos, seus parentes, seus conhecidos, sempre em cidades cuja a alimentação seja 220 Volts e verá que, inexplicavelmente seus usuários tacam lá um estabilizador para rebaixar para 110 Volts... Inexplicavelmente (pergunte a eles qual a explicação lógica para fazer isso, rebaixar para somente então ligar seu PC). É possível que você colecione uma batelada de respostas de explicações das mais variadas e insustentáveis. É cultural....

Eu não gosto e não uso estabilizador. Tenho um na minha config, um pouco adaptado, fiz com que ele se tornasse útil para mim. Veja: http://www.adrenaline.com.br/forum/hardwares/175777-tornei-util-estabilizador.html

Mas nem é com relação a combater ou não o estabilizador que me debruço sobre a questão "Alimentar um PC em 110 quando a tensão da tomada é de 220 Volts" . Esse rebaixamento bem poderia ter sido feito por um transformador que eu iria me opor do mesmo modo.

Abraço...
henriqueberthem
henriquebert... Super Participante Registrado
819 Mensagens 13 Curtidas
#7 Por henriquebert...
21/04/2008 - 01:36
Bah.......... será que só eu fui "louco" o suficiente para ligar minha config em 220v SEM proteção senhuma e com fonte das mais genérica impossivel e beeeem antiga por mais de 12 horas ???? hehehe bem louco né !!!!

E ainda tá ai, funcionando redondinho.

Mas sabia dos riscos de fazer essa "arte".
Em casa, uso 110 da tomada mais um estabilizador da TS Shara (ele deve ter mais de 10 anos de uso) por causa da fonte que é bem ruim.
Athlon II 240 2.8GHz l ASUS M4A785-M l 2x 2GB DDR2 1066 G.Skill PI Black @ 1066 5-5-5-15 l GeForce 9600GT (600/1800) l 1TB Seagate 7200.12 + 500GB Seagate 7200.12 l Corsair 650TX l Monitor 19" LG W1952TQ

Win 7 Ultimate PT-BR x64

Home Theather Samsung HT-Z210

visaodupla.com - WebHost
OfflineUser
OfflineUser General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 228 Curtidas
#8 Por OfflineUser
22/04/2008 - 11:52
Referente ao meu post:

"Quer usar use... Não quer usar não use." >> é isso mesmo que quero dizer, pois não existem estabilizadores por acaso, até hoje nunca tive problemas em usar um estabilizador ou não usar, nunca deu um defeito por qual seja das duas razões, depende da pessoa, o que quero dizer é que com um filtro, tal bem elaborado como oque vc fez [PARABÉNS, gostei muito], ou um estabilizador, de qualquer forma, ao ligarmos (um usuário simples) o pc irá ligar o computador e verá que ele está ligado, oque é igual (a pessoa entende) funciona, uma pessoa que não entende de eletrônica ou não se aprofunda no assunto não faz idéia do "estrago" que um estabilizador faz, somente vê, que o pc ta ligado e funciona, "boa é isso que eu preciso", então para quem entende (eu concordo com vc, muito bom trocar um estabilizador por um filtro desses, to intereçado em montar um tbem, seguir seu exemplo), so que muitos veem que ta funcionando, não sabem se gasta ou não, se pode estragar ou não, aliás, um defeito desse demora a acontecer (as vezes), e simplesmente quando acontece, trocam a fonte, "pronto dura mais um tempo".

Se usar um filtro é bom, digamos = durabilidade da fonte por mais tempo

Se usarmos um estabilizador, digamos = a fonte pode estragar mais rápido ou "ítens de hardware" (após a fonte, mobo, placa de vídeo, etc...), consequentemente, com o defeito o computador vai pro conserto, são trocadas as peças e volta a funcionar até um possível problema, onde a ação se repete nesse ciclo de gastos, que leva um tempo....(o que lucra quem conserta)

Pra vc entender:

Uso filtro: Eu tenho meu computador muito bem protegido (não força a fonte, entre outros), irá durar mais tempo, e "gastarei para montar ou colocar o filtro e fim de gastos"

Uso estabilizador: A qualquer momento pode haver anormalidade na rede, a ação do "tleck" e estragar a fonte, ai conserta o pc (gastar $$$) funciona, mais futuramente pode voltar o mesmo problema com a fonte (gastar de novo $$$). Porém não deixa de fazer sua função. ("ciclo de gastos e possíveis problemas na fonte do pc")

Agora: "Quer usar use... Não quer usar não use." Existem pessoas que querem ter o conhecimento e gastar uma única vez (o uso do filtro, que sai em torno de uns R$ 40 a 50). E tem aquelas, que preferem ver funcionando por pelo menos R$ 30,00 (o preço de uns estabilizador normal) e acham que nunca vai ter problema algum....(mas futuramente pode haver problemas)

É a isso que me refiro a ficar ao critério de cada um!

"gastar um pouco mais e se garantir, ou gastar menos e fica no pode estragar ou não"

[qoute]Agora pra finalizar, minhas recomendações:

Para quem quer estabilizador: >>Continue assim mesmo. (creio que tem uns 60% de efetividade)

Para quem quer usar em 220V direto: >>use um filtro de linha com chave geral, ligar e desligar o computador geral. (creio que tem uns 85% de efetividade)

Imagem
Foto ilustrativa.

Para quem quer investir (pelo menos uns +/- 95% de segurança): >> usar um filtro antes do no-break e o no-break. (aqui acredito que ate uns 95% tem de efetividade)

Imagem
Foto ilustrativa.
[/quote]

Deixe-me explicar:

Para quem quer estabilizador: >>Continue assim mesmo. (creio que tem uns 60% de efetividade)

Seria: 60% de efetividade (funcionamento sem irregularidades visíveis, computador funcionando na boa) em relação ao tempo de uso e a fonte em funcionanmento, e +/- 40% em gastos, manutenção e consertos em caso de ajam defeitos futuros.

Para quem quer usar em 220V direto: >>use um filtro de linha com chave geral, ligar e desligar o computador geral. (creio que tem uns 85% de efetividade)

Se não me engano, filtro de linha tem varistores e um filtro (tipo indutor), o que seria algo que mantesse protegido assim como tbem tem um fusível.

A chave seria o caso de ligar o computador e desligar, pois, sem o uso do estabilizador, se não "tirar-mos ele da tomada" ou então haver uma chave para desligar tudo, com o plug na tomada mesmo com o computador desligado, a fonte ATX (no caso da maioria dos computadores hoje em dia) permanesse recebendo corrente, oq seria, que se não desligarmos completamente a fonte fika semi-desligada, ou seja, fika em standby, fornecendo 5V no pino do fio roxo do plug ATX se não me engano, então o chave ligaria o computador todo, monitor e tals, assim não seria mais nescessário ligar monitor caixinha do som e case um por um, e sim tudo de uma vez no geral, facilitando.

OBS: A maioria das caixinhas de som de computador não tem seletor (a maioria) 110/220V, então vem de fábrica para 110V, caso não haja esse botão não ligue direto.

Para quem quer investir (pelo menos uns +/- 95% de segurança): >> usar um filtro antes do no-break e o no-break. (aqui acredito que ate uns 95% tem de efetividade)

Filtro como aquele que vc disse, ou então comprado, e o no-break em caso de queda de energia mesmo, para não perder dados.

É isso...

Referente a sua montagem...tens ums esquema completo pra eu poder montar um, fiquei muito intereçado...

outra coisa, que idade vc tem? por curiosidade.

vlw
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#9 Por lfaller
22/04/2008 - 21:02
Ъñ!€£ disse:
Referente a sua montagem...tens ums esquema completo pra eu poder montar um, fiquei muito intereçado...

Saiu de cabeça.. mas assim que eu o colocar num esquemático aporto aqui no fórum. Tô trocando de máquina e não tenho nenhum editor instalado. Mas, para que você saiba, tirei a idéia com uma série de adaptações de um tópico de grande amigo meu, o Almeida Filho, daqui: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=219963


Ъñ!€£ disse:
outra coisa, que idade vc tem? por curiosidade.

Não estás querendo casar comigo estás?? Sou comprometido!!!
Minha idade não revelo, aliás, me sinto cada vez mais jovem, mas te digo que labuto na eletrônica já tem 42 Anos...
Abraço...
gutopereira
gutopereira Super Participante Registrado
556 Mensagens 5 Curtidas
#10 Por gutopereira
22/04/2008 - 22:58
Dizem que os aparelhos eletronicos que trabalham em 220v "gastam" menos energia que os 110v, porque?

Alguem sabe o porque, e quanto a menos?

abraco
PC 1
Pentium IV 3.2Ghz
ASUS P5VDC-X
1Gb DDR2 533Mhz Kingston
7600GT XFX
Huntkey 450W

PC 2
E2180 2,0@3,46Ghz(só teste)
ASUS P5KC
2x 1Gb DDR2 800Mhz(?) Kingston
9600GT ECS
HD SATA II sansung 250Gb
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#11 Por lfaller
23/04/2008 - 00:24
gutopereira disse:
Dizem que os aparelhos eletronicos que trabalham em 220v "gastam" menos energia que os 110v, porque?

Isso não é verdade em absoluto e sim parcialmente. Veja porque:
Um aparelho que tem uma determinada potência, só para simplificar, 1100 Watts, se operar em 110 Volts ira demandar 1100/110 = 10 Amperes.
Se operar em 220 Volts irá demandar 1100/220 = 5 Amperes.
A energia cobrada é baseada em Watts hora e não em amperes. Desse modo, em 110 Volts foram gastos 1100 Watts hora e em 220 Volts também 1100 Watts hora, igual potência, igual custo.
Acontece que até chegar em nosso aparelho, que está consumindo esses 1100 Watts, a energia tem que passar pela fiação elétrica, desde o contador, lá fora até a tomada na parede. Existe ai uma queda de tensão relativa a (E=RxI) corrente passando na resistência da fiação. Se tivessemos a mesma fiação tanto em 110 quanto em 220 Volts, diria que a queda na fiação seria o dobro em 110 do que é em 220 Volts (pois a corrente em 110 é o dobro de 220). Essa queda na fiação não gera trabalho outro que não aquecer essa fiação, trabalho esse não desejado nem aproveitado.

Então se pode concluir que:
1) As perdas por efeito da resistência da fiação são menores em 220 Volts;
2) Em 220 Volts para uma mesma perda, se comparado com 110 Volts, se pode ter uma fiação de menor bitola, e consequentemente mais barata;
3) Em instalações bem feitas, segundo a norma, teoricamente a perda em 110 é a mesma que em 220, só que o custo da instalação em 110 é pouco maior por ter que ter fiação mais reforçada.
4) Esse valor da economia pelo uso de 220 Volts é bastante não significativo para instalações normais e pode até ser desconsiderado para o consumo de uma típica residência.

Abraço...
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#13 Por lfaller
23/04/2008 - 08:37
gutopereira disse:
Entendi...

Bom, mas pelo que voce escreveu, não vejo nenhuma vantagem usar 110V, porque o 220V não foi definido como padrão?

Quase foi, veja lá no Mapa Mundi que em área a maior parte do mundo é alimentada com 220 Volts.
Quanto ao Brasil, como já citei no tópico, as múltiplas operadoras que aqui se lançaram a gerar/distribuir energia eram oriundas dos mais diversos lugares o que deixou como legado essa colcha de retalhos que é o Brasil no quesito de distribuição de baixa tensão.
Abraço...
OfflineUser
OfflineUser General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 228 Curtidas
#14 Por OfflineUser
23/04/2008 - 09:37
Saiu de cabeça.. mas assim que eu o colocar num esquemático aporto aqui no fórum. Tô trocando de máquina e não tenho nenhum editor instalado. Mas, para que você saiba, tirei a idéia com uma série de adaptações de um tópico de grande amigo meu, o Almeida Filho, daqui: "" target="_blank">http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=219963 [/quote]

me avisa quando vc postar!

Uhm obrigado, mas oq mais me xamou a atenção foi que vc usou dois componentes que eu desconhecia, um centelhador, e um esqueci o nome no meio dos varistores.
Fiquei muito curioso, então. Mesmo assim, esisto para que quando vc tiver alguma forma de passa esse esquema passe, pois eu julgaria ele muito mais útil que um estabilizador.

Não estás querendo casar comigo estás?? Sou comprometido!!!
Minha idade não revelo, aliás, me sinto cada vez mais jovem, mas te digo que labuto na eletrônica já tem 42 Anos...
Abraço...


heheheh (ashaushaushuash) Bem tudo certo, só queria ter mesmo uma noção do tempo que vc meche com isso, pra eu ter uma idéia de com quem estou falando, pois, eu sou bem novinho ainda, estou a caminho dos meus cursos de pic, engenharia elétrica, programação C, etc. Sei pouca coisa ainda, mas com oque eu sei tiro o máximo que consigo disso!

nem vo dizer mais nada, 42 anos, páh!!!!! ainda vo chegar lá!
bem, tava lendo uns dos tópicos, achei curioso o fato de vc citar aqueles estabilizadores (regulador de tensão) antigos, com uma chave (que gira) e tem um voltímetro.

A geração de nossos pais e a minha, conviveu com essa caixinha maluca chamada regulador de tensão. A tecnologia evoluiu e,ao mesmo tempo que essa necessidade de levantar e ajustar manualmente o regulador de tensão foi substituída pela eletrônica do estabilizador, cuja função é a de escolher, dentre algumas saídas de um transformador, a mais parecida com 115 Volts.

Dizia, a eletrônica tomou conta do regulador manual e esse virou estabilizador. Ao mesmo tempo nasciam os primeiros computadores e também as fontes iam melhorando e as primeiras fontes chaveadas vinham substituir as fontes lineares. O estabilizador lá firme e forte se mantinha, no televisor e também no computador doméstico, só aqui no Brasil, pois em nenhum outro lugar que eu conheça ele existe para manter um PC na ativa.

Logo se foi vendo que um TV não tinha mais nenhum reflexo de variação de tamanho de imagem na tela, ligasse ou não o chuveiro, variasse ou não a tensão... Deu para o estabilizador na TV... Foi abolido pois visualmente nada acontecia se ele existisse ou não. No PC, esse bruxo da tecnologia, jamais tirar o estabilizador, diziam os técnicos de plantão... Os donos de indústria que já viam a reserva de mercado da informática ir para o brejo, não viam nenhum concorrente que os assustasse com o tal de estabilizador (pudera, não é fabricado em lugar nenhum para auxiliar PC)
Era um mercadinho garantido e até hoje ai está essa peça troglodítica, evoluindo desnecessariamente ao longo do tempo.
Digo evoluindo desnecessariamente pois seu conceito está errado. É o mesmo conceito de 30 anos atrás, só que agora controlado por uma CPU RISC.


gostaria de comentar que usei un destes da minha "oma" pra ligar um estanhador, para esquentar mais colocava no máximo dpois diminuia (faz tempo já, tinhas uns 12 anos no tempo).

Me diga, tem alguma coisa que eu possa fazer com o voltímetro? se não me engano é de ferro móvel e de 50 á 250V.

veja umas fotos:

Anexo do post

Anexo do post

Tava pensando em modificar um estabilizador com ele e usar o esquema de proteção mais esse voltímetro. Isso se vc concordar em permitir que mais pessoas montem essa sua criação neh! faceiro.png

aliás, gostei muito do filtro do URL, mas ensisto pelo seu, se quiser eu tenho vários programas posso te passa, todos completos. Exemplo: circuit Maker 2000, professional proteus 6.0...etc

sou fã de montagem de placa, se quiser uma amostra de uma que eu fiz, levei alguns anos para chegar nesse resultado mas ta ai:

Exemplo, JDM programmer (gravador de PICs):

Anexo do post

eu peguei o esquema no site da www.eletronica.net e fiz o cursinho básico de PIC tbem montei a placa de testes....

Eu "tento montar placas descentes" desde os 11 aos 16 anos, só agora consegui chegar nesse resultado.

Anexos

lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#15 Por lfaller
26/04/2008 - 06:55
Ъñ!€£ disse:
Uhm obrigado, mas oq mais me xamou a atenção foi que vc usou dois componentes que eu desconhecia, um centelhador, e um esqueci o nome no meio dos varistores.
Fiquei muito curioso, então. Mesmo assim, esisto para que quando vc tiver alguma forma de passa esse esquema passe, pois eu julgaria ele muito mais útil que um estabilizador..

A mecânica de operação de um supressor de surto /filtro de linha é extremamente simples. Veja aqui:

1) De cara você necessita de uma chave liga/desliga. Coloque uma dessas que também é microdisjuntor e também serve de piloto lumionoso:
Imagem
É uma chave um pouco mais cara (cerca dr R$8,00) mas já resolve 3 problemas. Liga/desliga, disjuntor e sinalização luminosa.
2) Mesmo que você tenha uma chave desse tipo, coloque na caixa um porta fusível e dentro dele coloque um fusível rápido (a velocidade de abertura é inversamente proporcional ao estrago possível de acontecer em seus equipamentos), fusível esse dimensionado para a corrente de manutenção que seus equipamentos necessitem.
3) Logo após, entre fase e neutro, de cara, coloque uma proteção robusta, de alta capacidade de absorção de energia como é um centelhador a gás, como algum desses que são mostrados abaixo: (para fase-neutro, ou para fase-terra-neutro) Preço típico de R$ 2,00 a R$4,00 se simples ou duplo.
Imagem
4) A seguir deverão ser colocados, em série com o fio fase, um número de fusíveis térmicos em um número de uma unidade a menos que os varistores que ficarão logo após esses fusíveis (se dois varistores serão colocados, coloque um fusóivel térmico, também chamado de TCO (Thermal Cutt-Off). Se somente um varistor for colocado, coloque ao menos 1 TCO. Esse TCO providenciará a abertura do circuito por temperatura desse varistor. Escolha uma temperatura de fusão bastante baixa, tal como 72º C, como mostrado abaixo: Preço típico de R$ 0,50 cada peça. Sua função é, se acaso o varistor aquecer esse componente, sanduichado com o varistor, abra a linha do fase e proteja tanto o varistor quanto seus equipamentos.
Imagem
5) Logo após os TCO's um ou mais varistores deverão ser colocados entre fase e neutro, e ai se deve decidir a capacidade de supressão de energia na hora da anormalidade que esse supressor deverá ter. Varistores são fabricados desde seu diâmetro de 5 até 60 milímetros. Evidente que varistores maiores tem maior capacidade de absorção de energia. Um bom aconselhamento é tratar fase e neutro com no mínimo um varistor de 20 milímetros de diâmetro, para já ser considerada uma proteção razoável para boa. Evidente que se pode colocar ai varistores de maior diâmetro e/ou alguma asociação paralela de alguns varistores. A primeira alternativa sempre é a melhor: Preço típíco de um varistor de 20 milímetro R$ 1,00 e de R$ 10,00 um varistor de 40 milímetros.
Imagem
Após a colocação dos varistores entre fase e neutro, coloque também um varistor entre fase e aterramento e também um varistor emtre neutro e aterramento.
6) Após os varistores coloque um filtro LC balanceado. Entrada entre fase e neutro e saída deverá alimentar as tomadas de alimentação para servir a seus equipamentos.
Ai abaixo dois filtros de diferentes configurações por mim montados para equipar esse tipo de dispositivo. Inicialmente um filtro de 2 polos, simples, mas com boa resposta ao que se necessita. Indutores montados sobre forma toroidal de ferrite como essa ai abaixo de custo aproximado de R$ 2,00. Enrolada com fio cabinho com bitola coerente com a corrente do filtro:
Imagem
Imagem

Imagem
Veja que o filtro é tão somente os dois indutores e o capacitor de 330nFarads. O resistor de 70R representa meus equipamentos drenando uma corrente de 127/70 = 1,8 Amperes, e os resistores de baixo valor da entrada representam a resistência interna do ferador que é a rede elétrica.

Ou um filtro passa baixa já mais elaborado, de quinta ordem e maior atenuação, como o mostrado abaixo:
Imagem
Imagem
Veja ai, na prática, detalhes da proteção/filtro como um todo. Veja que os as indutores usados no filtro são enrolados dois enrolamentos em um mesmo núcleo, quer toroidal quer tipo transformador, mas sempre de ferrite.
Imagem
Imagem
Imagem

Terminou o filtro/supressor de surto. Simples e relativamente fácil de fazer, barato e fornece uma proteção muito maior que a maioria dos dispositivos de mercado. O aterramento é um item bastante importante no uso desse filtro, para eliminação de distúrbios induzidos na rede, em modo comum, típico de tempestades elétricas. Para eliminação dos demais distúrbios possíveis de se encontrar na rede, entre fase e neutro, não se faz necessário o aterramento.

Abraço...
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal