[Papo Aberto] Como o Hardware.com.br recebe os produtos para análise?

[Papo Aberto] Como o Hardware.com.br recebe os produtos para análise?

 

Caro leitor você que acompanha o Hardware.com.br e diversos outros sites de tecnologia ou qualquer outro assunto, já deve ter usufruido da seção de análises, que basicamente são as impressões que o autor da matéria passa sobre determinado produto, servindo de ajuda para que você solucione algumas de suas dúvidas e posteriormente até adquira o produto em questão.

As análises estão presentes em todas as categorias de páginas na web seja de blogs a grandes portais com recursos e investimentos gigantescos. Mas você já parou pra pensar como que esses produtos chegam até aquele determinado site em para que seja dissecado pelo autor? Tentarei explicar o passos-a-passo deste processo que em alguns casos é bastante legal e prático, mas em outros é maçante e acaba não saindo do papel. 

Claro que nas minhas explicações sobre esse assuto estarei eliminado a parte que o site ou o autor da matéria em questão compra ou já possui o produto e escreve sobre ele, o que irei abordar aqui é o processo de entrar em contato com o representante daquele equipamento que será analisado até ele chegar nas mãos do responsável pela análise.

Partindo do básico, já irei começar elimiando um mito que muitas leitores carregam, ao final da leitura ou então de algum vídeo de análise, a grande maioria acha que tudo que é analisado fica em posse do site, que as empresas literalmente nos oferecem o que foi testado. Bom, para decepção de muitos não é assim que funciona, em alguns casos realmente as empresas não pedem de volta o produto analisado, mas em 99% dos casos tudo é reenviado para o remetente. 

Outro grade mito é relacionado ao estado que os produtos chegam para ser analisado, em muitos casos algumas marcas simplesmente tem um ou dois modelos de determinado item que irá passando de mão em mão por todos os sites, então pode acontecer de quando chegar na sua vez de analisar algum cabo esteja faltando ou algo esteja errado. Mas como nada pode ser generalizado, há excessões em relação a esse aspecto, algumas marcas realmente enviam os produtos novos, totalmente lacrados, favorecendo e muito o desenrolar do teste.

Antes de entrar na parte que se refere aos meios que utilizamos para entrar em contato com as marcas, quero voltar rapidamente a questão sobre os produtos serem reenviados. Isso é completamente ruim para o site e muito bom para o fabricante. Primeiro que como o produto é reenviado, numa eventual segunda versão ou atualização do mesmo produto não teremos mais o modelo anterior para fazer uma comparação e teremos que seolicitar que aquele produto que já havia sido enviado uma vez, retorne para que seja feita a comparação. O segudo ponto em relação as empresas ganharem com isso é no quesito chamado publicidade. Toda análise é um merchandising do produto, seja ela imparcial ou não, o site,blog, portal etc, estará divulgando de graça em alguns casos o produto e a empresa ainda faz questão de pedi-lo de volta. Escrevi divulgando de graça, porque você leitor não é bobo, sabe muito bem que rola uns reviews comprados, isso no Brasil ou até em sites internacionais, isso é muito comum no meio editorial, tem até um nome para isso, publieditorial, que é uma publicação paga, e neste post somente os pontos positivos irão ser ressaltados.

Agora vou adentrar sobre a dúvidas de muitos. Como que os sites recebem os produtos para análise? Bom, para começar explicar isso, você tem que saber que em quase todos os casos o contato mesmo com a marca não acontece. Esse intermédio de relação é feito através da assessoria de imprensa daquela marca. Através das assessorias você consegue ter uma noção dos produtos que estão disponíveis para análise (que aliás são poquissimas as variedades de modelos) e requisitar algum deles para os testes. 

Mas como nada é tão simples assim, o seu site tem que ser conhecido, tem que ter acesso. Como eu mencionei mais acima, a análise basicamente é uma propaganda, entãos as assessorias e fabricantes estão interessadas no seu número de acessos diários, mensais, engajamentos dos seus leitores com as publicações e etc. 

Claro que em alguns casos como do Hardware.com.br, que já tem anos de existência na internet e  no ano passado fehcou uma parceria com o portal R7 que é um dos maiores portais no Brasil, a probabilidade de receber os produtos para os testes aumenta. 

Voltando as assessorias de imprensa um ponto que favorece e agiliza o nosso trabalho é que muitas marcas são gerenciadas por uma mesma assessoria. Por exemplo a Rosa Arrasis Comunicação, assessora a Positivo, Ubisoft, Razer, Kingston e outras. Então caso você tenha o contato da Positivo por exemplo, conseguir as demais é moleza. Para conseguir o contato das assessorias utilizamos basicaente dois métodos, ou entramos em contato por alguma seção do site da marca, como por exemplo naquela área fale conosco ou então imprensa, e em outros casos o ínicio da conversa é feita via inbox do Facebook. 

A moleza na aquisião não reflete na agilidade que eles te respondem. Algumas assessorias de imprensa respondem prontamente algum pedido nosso e estão sempre dispostas a ajudar. Como no caso da matéria sobre o vírus de BIOS LightEater, para desvendar algumas informações sobre o problema consultei algumas assessorias de imprensa que tem essa ligação direta com as marcas e obtive respostas para a publicação.

Mas em outros casos é simplesmente frustrante, imagine você entrar em contato com algumas dessas assessorias e elas simplesmente, desculpe a expressão, cagarem para o seu contato, sem ao menos responder o e-mail com um sim, estamos interessados ou um não. Isso acontece e muito!

Em casos mais bizarros algumas assessorias simplesmente querem dar uma olhada na análise antes dela ser publicada para que eles verifiquem se está dentro dos “padrões e diretrizes” que a empresa preza. Resumindo: querem ver se você está falando mau dos produtos deles.

Felizmente tudo que temos recebido para ser analisado aqui no Hardware.com.br, não teve nenhum pitaco de assessoria ou fabricante em relação ao conteúdo que está sendo publicado. Por outro lado em alguns casos quando você analisa e fala mau do produto e posteriormente aquela assessoria de imprensa lê a análise e verifica que os pontos negativos foram destacados, as relações entre o site e o fabricante fica mais estremecida 🙁

Em relação ao tempo que a análise tem que ser feita é outro fator que pode gerar problemas. Como na grande maioria das situações a assessoria de imprensa faz o intermédio com a marca, quando o produto a ser analisado chega, ele já tem um tempo para retornar as mãos da assessoria e depois ser enviado para o fabricante. Basicamente o tempo que eles nos oferecem para concluir a análise é de mais ou menos um mês. Após esse período alguns e-mails ou ligações começam a ser mais frequentes.

O lado bom da história é que para quem é aficionado por alguma coisa, no nosso caso tecnologia, poder testar algum produto que acabou de chegar ao mercado ou então que você já vinha com o desejo de por as mãos é bem gratificante 🙂

Espero ter esclarecido todas as dúvidas sobre como funciona basicamente para os sites receberem os produtos para serem testados. Volta e meia irei trazer alguns artigos comentando sobre os “bastidores” do nosso trabalho para desvendar algumas dúvidas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X