Os melhores lançamentos de hardware em 2015

Os melhores lançamentos de hardware em 2015

Mais uma vez a indústria de quipamentos eletrônicos trouxe diversas novidades impressionantes para os fãs de hardware, permtindo que os usuários continuem encontrando muitas opções interessantes para aquela velha busca do “PC perfeito”. Fizemos uma seleção dos melhores lançamentos neste ano levando em consideração os reviews mundo a fora, receptividade do público e as nossas próprias impressões. Confira abaixo:

Categorias presentes nesta seleção:

  • Melhor gabinete
  • Melhor placa-mãe
  • Melhor processador
  • Melhor cooler a ar
  • Melhor water cooler para CPU e placa de vídeo
  • Melhor memória RAM
  • Melhor HD
  • Melhor SSD
  • Melhor placa de vídeo
  • Melhor fonte de alimentação
  • Melhor monitor gaming
  • Melhor headset gaming
  • Melhor mouse
  • Melhor teclado
  • Melhor roteador 

♦♦♦♦♦

 

Melhor Gabinete:

Cooler Master MasterCase 5:

 Todos os anos a variedade de gabinetes só aumenta, ainda mais com essa onda de computadores compactos a lista de lançamentos destinados a esse público incrementa ainda mais a imensa lista de opções. Nós escolhemos como o melhor gabinete de 2015, o MasterCase 5, uma opção Mid Tower da Cooler Master que é muito conhecida pela qualidade de seus gabinetes, como por exemplo Cooler Master Storm.

O MasterCase 5 foi apresentado pela Cooler Master pela primeira vez durante a Computex 2015, prometendo elevar o nível de customização do case. Embora o design aposte mais no lado intimista/dark, uma característica que alguns gamers não curtem muito, o nível de possibilidade oferecidas pelo MasterCase 5 são bem interessantes, facillitando a inclusão de alças de transporte, eliminação das gaiolas de unidades de disco e adequando o gabinete de acordo com a sua configuração.

O MasterCase 5 pode ser encontrado em duas opções, uma mais básica e a Pro. A versão Pro, como o próprio nome sugere traz alguns itens extras. como gaiolas extras, janela lateral e tampa superior com suporte a Water Cooler.

MasterCase 5

MasterCase 5 Pro

♦♦♦♦♦

 

Melhor placa-mãe:

 GA-Z170X-Gaming G1

Este ano tivemos os primeiros passos dos processadores Skylake da Intel, e como de praxe diveros fabricantes investiram em placas-mãe preparadas para suprir a demanda dessas novas CPUs. Um desses fabricantes que faz um belo trabalho com a sua linha G1 Gaming é a Gigabyte, que mais uma vez manteve essa “patente”, com a placa-mãe GA-Z170X-Gaming G1, que além do design espetacular, traz recursos de ponta.

Além do chipset Z170, que garante a compatibilidade com o socket LGA 1151, a placa conta com 4 slots DDR4, 4 slots PCI-Express x16, 10 entradas SATA III (6Gb/s), 2x conectores M.2 compatíveis com PCI-Express x4 de 3º geração, 2x conectores Ethernet (Killer E2400) entre outros inumeros recursos.

Como toda linha de placas destinadas a um público gamer/entusiasta, o número de recursos exclusivos também é bem extenso. Podemos citar por exemplo a proteção de metal nas entradas PCI, dando uma “forcinha” extra na hora de suportar placas de vídeo mais robustas. Outro recurso interessante é o Killer DoubleShot-X3 Pro, que combina as três interfaces de redes disponíveis (duas LAN e uma Wan), para que trabalhem em conjunto liberando a maior parte da largura de banda para o tráfego de dados que sejam mais importantes no momento, como por exemplo em jogos online.

♦♦♦♦♦

 

Melhor processador:

Core i7-6700K

Em 2015, o grande lançamento quando falamos de processador (na verdade não tão impactante assim), ficou por conta do Core i7-6700K, que faz parte da 6º geração de procesadores Intel Core (Skylake). Antes do seu lançamento, foi criado um nível de expectativa muito grande em relação aos principais processaodres da linha Skylake (Core i5 660K e Core i7 6700K), mas que infelizmente o desempenho ficou um pouco abaixo do que era aguardado. Quem já “ostenta” um processador high-end da geração passada, não tem muitos motivos para realizar o upgrade para os Skylake, até porque para isso é necessário adqurir uma nova placa-mãe preparada para o chipset Z170 e socket LGA 1150.

Claro que o i7-6700K conta com novidades interessantes, como um IPC superior que alguns processadores passados, desempenho próximo as CPUs da linha Extreme, suporte as memórias DDR4, além de um belo salto gráfico, graças a sua iGPU Intel Grpahics HD 530. 

♦♦♦♦♦

 

Melhor Cooler a ar

DEEPCOOL GamerStrom ASSASSIN II

Em 2015 a DEEPCOOL lançou a segunda geração do cooler a ar The Assassin, e esse produto acabou sendo escolhido pro nós como a melhor opção neste ano. O “robusto” The Assassin II pesa 1,48 Kg, e é formado por dois fans Spinner, um de 120 mm e outro de 140 mm, equipados com a função PWM, garantindo um nível baixo de ruído, além de ser compatível com uma grande gama de sockets Intel e AMD: LGA 2011v3 , LGA 2011, LGA 1366, LGA 1156, LGA 1155, LGA 1150, LGA 775, AMD FM2, FM1, AM3, AM3+, AM2, e AM2+.

A construção do The Assassin II mantém o padrão de qualidade da DEEPCOOl, composto por uma base de cobre niquelado que conta com 8 heatpipes de cobre também banhados a nickel, levando o calor para as duas colunas de aletas de alumínio.

 

♦♦♦♦♦

 

Melhor water cooler para CPU e placa de vídeo

CPU

Corsair Hidro H110i GT

Escolhemos como a principal solução water cooler de 2015, o Hidro H110i GT, da Corsair. Este water cooler foi apresentado durante a CES 2015, e é composto por um radiador de 280 mm, que traz consigo duas ventoinhas de 140 mm (PWM SPL140L. Há também integração com o Corsair Link, permitindo que o usuário possa realizar alguns ajustes no desempenho, monitorar a temperatura, além de alterar a cor da iluminação LED RGB.

O H110i GT é compatível com processadores dos sockets LGA2011v3, LGA 1150, AM3+. e FM2+.  

 

GPU

Artic Accelero Hybrid III-140

Escolhemos também uma solução de resfriamento líquido para placas de vídeo. O Accelero Hybrid III-140 da Artic é uma grande solução de resfriamento para VGAs, combinando uma solução water cooler baseada em um radiador de 140 mm, e uma ventoinha especial voltada a resfriar os módulos VRM e a memória RAM.

O Accelero Hybrid III-140 é compatível com placas de vídeo da Nvidia e AMD. Graças a um software especial é possível realizar alguns ajustes finos para alterar a velocidade da rotação da venotinha, permitindo que o usuário possa equilibrar aquela reação ruído x temepratura. 

♦♦♦♦♦

 

Melhor memória RAM

G-Skill Trident Z 

O anúncio mais impacte se tratando de memória RAM em 2015, são os módulos Trident Z da G-Skill. Além do design imponente, graças a um dissipador personalizado, as especificações são simplesmente impressionantes. O Trident Z será disponibilizado em módulos DDR4 de 8 GB.  Como de costume, memórias topo de linha como essa, são vendidas em kits. E com essaes módulos da G-Skill essa regra é mantida..Os kits são de 32 GB (4x8GB) e de 16 GB (2x 8 GB). 

A frequência de operação e os timings realmente chamam a atenção. Os módulos terão velocidades de 3600 MHz e 4133 MHz. Para alcançar tal velocidade a Trident Z é equipada com perfil XMP 2.0, facilitando o overclocking. O kit com frequência de 3600 MHz trabalha inicialmente com o seguinte timing: 17-18-18-30. Já o kit que alcança 4133 MHz, e o timing é 9-25-25-45.

♦♦♦♦♦

 

Melhor HD (Hard Disk)

HGST Ultrastar He10

Atualmente os SSDs lideram qualquer aspecto relacionado ao desempenho de unidades de armazenamento, porém o custo por giga mais elevado, acaba levando boa porte dos usuários finais e corporativos a adquirirem unidades de disco rígido. Entretanto, não é por que as unidades de estado sólido estão ganhando um nível de populariedade mais alto, que as inovações para os HDs tenham ficado para trás. Escolhemos como o melhor HD de 2015, o Ultrastar He10, uma unidade da HGST destinada ao setor corporativo, que além dos seus incríveis 10 TB de capacidade, é selado a gás hélio, diferenciando-se das unidades convencionais que utilizam vedamento via a ar.

Graças ao hélio, e a tecnologia HelioSeal da HGST, o HD gera menos energia, mantendo um desempenho mais elevado, além de permitir que um número maior de pratos seja incluído.  A HGST diz que essa unidade quando comparado aos drives de 8 TB selados a ar, oferecem uma eficiência energética 56% mais alta,

O Ultrastar He10 utiliza interface de3,5 polegadas, conta com 7.200 RPM de velocidade de rotação dos seus discos, além de um buffer de dados de 256 MB. 

♦♦♦♦♦

 

Melhor SSD

Kingston Savage

Inegavelmente os SSDs do formato M.2, e PCI-Express, apresentam um desempenho bem superior em relação as opções SATA convencionais, até por questões de limitações da interface, porém, as opções SATA são as que são mais utilizadas pelos usuários atualmente. Em 2015 o grande destaque nesse formato ficou por conta ds linha Savage da Kingston, que além do seu belo desgin com as cores da marca, conta com um desempenho fantástico, com velocidade sequencial de até 560 MB/s para leitura e até 530 MB/s para gravação, e IOPS de 100K de leitura e 89K gravação, tudo isso gerenciado pela controladora Phison  S10

O Savage está disponível em versões de 120 GB. 240 GB, 480 GB e 960 GB. Além da opção mais simples composta apenas pelo kit que inclui um case externo com conexão USB 3.0 de 2,5, ferramentas e parafusos para montagem de 3,5 polegadas.

♦♦♦♦♦.

 

Melhor placa de vídeo:

Nvidia GTX 980 Ti

 

Mais uma vez a NVIDIA conseguiu emplacar ótimaos modelos de placas de vídeo em 2015. Em termos de desermpenho a GTX Titan X consegue ser superior, mas por uma questão mais custo x benefício, escolhemos a GTX 980 Ti que é mais barata que a sua irmã maior (Titan X), e consegue segurar muito bem as pontas nos jogos em resolução 4K..

A GTX 980 Ti é mais um modelo da série 900, baseada na já estabelecida arquitetura Maxwell. A placa é baseada no mesmo chip da Titan X (GM200), porém com uma pequena redução no número de SMMs (24 na Titan X, 22 na GTX 980 Ti). O modelo de referência do projeto da Nvidia, conta com clock base de 1000 MHz, alcançando 1075 MHz em modo Boost. São 6 GB de memória GDDR5, barramento de 384 bits, TDP de 250W, além é claro de estar preparado para toda a gama de contéudo baseada em DirectX 12.

Como de praxe o projeto de referência é entregue aos fabricantes parceiros da Nivida, para que possam desenvolver suas versões personalizadas, com modificações no design e no sistema de resfriamento.

Dentre essas inúmeras versões, escolhemos como a melhor a Zotac AMP! Extreme Edition, que conta com o sistema de resfriamento “Ice Storm EKO”, baseada em três fans de 90 mm. O que mais chama atenção neste modelo sem sombra de dúvidas é o seu “poder de fogo”, bem superior em relação ao projeto de referência. A versão AMP” Extreme da GTX 980 Ti conta com clock base de 1253 MHz, alcançando incríveis 1355 MHz em modo Boost. O clock efeito da memória também foi elevado, no modelo de referência este clock é de 7012 MHz, já com a versão da Zotac esse valor é elevado para 7220 MHz.

♦♦♦♦♦

 

Melhor fonte de alimentação:

Seasonic Snow Silent 750W

Durante a Computex 2015, a Seasonic adicionou o modelo de 750W a série Snow Silent, que já é conhecida por apresentar um bom nível de eficiência. Está mais do que provado que em muitos casos ter uma fonte de muita potência não é tão importante quanto valorizar outros aspectos como a eficiência energética, recursos especiais como o PFC, variedade de opções no cabeamento, entre outras coisas. 

A Seasonic costuma ser um ponto de referência nesse “conjunto da “obra, com diversos modelos de fontes incriveis. Esse modelo de 750W Snow Silent, conta com PFC Ativo, certificação 80 Plus Platinum cabeamento full-modular, permitindo um cable management mais eficiente, diversos recursos de proteção como por exemplo os de subtensão e sobretensão. Para a dissipação do calor, foi escolhido um fan de 120 mm. Como o próprio nome sugere, a linha Snow Silent é bem mais silenciosa que outras linhas da Seasonic, além do seu belo design com detalhes em branco, preto e prata.

♦♦♦♦♦

 

Melhor monitor:

ASUS ROG SWIFT PG279Q

2015 ficou marcado como o ano de lançamento de uma infinidade de monitores equipados com a tecnologia G-Sync e FreeSync, que tem como propósito eliminar alguns problemas muito frequentes na vida dos gamers como o screen tearing. Dentre os inúmeros monitores com esses recursos especiais, escolhemos o ASUS ROG SWIFT PG279Q que foi apresentado durante a Computex 2015, e faz parte dessa premia série Swift de monitores da ASUS que no ano passado já tinha despontado com o PG278, um sucesso no Brasil. O PG279Q é equipado com especificações bem interessantes. Além do suporte a tecnologia G-Sync da Nvidia, este monitor de 27 polegadas com painel IPS WQHD (2560 x 1440), taxa de atualização de 165 Hz, 

Dentre os recursos exclusivos destaca-se por exemplo o Game Visual, que permite que o usuário utilize alguns modos pré-definidos para otimizar os aspectos visuais de acordo com diversos tipos de contéudos, como por exemplo RTS, RPG, FPS, etc.

♦♦♦♦♦

 

Melhor headset gaming:

Kingston HyperX Cloud II

No ano passado a Kingston entrou de vez no ramo de periféricos gamers, com o lançamento do headset Cloud, e o resultado foi simplesmente impressionante. A parceria da Kingston com a fabricante europeia de perifécios QPAD, resultou nesse bom headset que nos EUA por exemplo é uma das melhores opções custo x benefício, no Brasil infelizmente o preço acaba sendo salgado. Em 2015 a Kingston lançou a segunda versão do seu headset, com algumas mudanças importantes, mantendo o padrão de qualidade da primeira versão ,e por isso entra nessa nossa lista.

O Cloud II conta com áudio 7.1 canais virtualizado, diferentemente do Cloud que tem o som baseado em 2 canais. A construção do fone manteve-se a mesma da primeira versão, porém uma modificação bem interessante está relacionada ao cabo. No Cloud o cabo de conexão do fone contava com duas vias, uma para o fone e a outra para o microfone, permitindo a conexão na plaquinha externa presente na embalagem, entretanto ao utilizar por exemplo em um smartphone, o conector do microfone ficava sobrando. Já com o Cloud II a Kingston resolveu apostar eu um único conector que é ligado diretamente na placa para virtualizar o som dos 7.1 canais. Essa leve mudança permite que o Cloud II seja  em dispositivos móveis sem nenhum conector sobrando.

♦♦♦♦♦

 

Melhor mouse:

Razer Mamba

Com a cada vez mais estabelecida popularização de campeonatos de e-Sports, os fabricantes de periféricos vem apostando em opções ainda mais inusitadas para esse segmento, A versão 2015 do mouse Mamba da Razer pode ser facilmente considerado como uma grande opção devido aos seus recursos. Um item muito imporante quando falamos da avaliação de um mouse é o seu sensor, e no caso do Mamba, a Razer optou por escolher o melhor sensor do mercado, capaz de rastrear até 16.000 DPI.

Já com a tecnologia Adjustable Click Force, o usuário conseguem ajusar o nível de força do clique dos botões direito/esquerdo do mouse. Esse tipo de ajuste pode acabar dando uma bela ajuda nos gamers, já que em cada tipo de game, o mouse estará ajustado de uma forma distinta.

♦♦♦♦♦

 

Melhor teclado:

Corsair Strafe RGB

A onda dos teclados mecânicos continua firme e forte, e em 2015 a Corsair manteve a tradição dos seus ótimos teclados dessa categoria, com o Corsair Strafe RGB, que além de diversos perfils de iluminação gerando uma imensa variedade de cores para a retroiluminação do teclado, há os famosos switches Cherry, mais precisamente os shitches Cheryy MX Silent, uma tecnologia exclusiva para esse teclado da Corsair, mantendo o silêncio e um tempo de resposta impressionante.

A Corsair também pensou em alguns detalhes que podem ajudar na gora da jogatina, personalizando a textura e a cor de botões muito utilizados em games como os de FPS e MOBA. Um software chamado Corsair Utility Engine, permite um remapeamento das teclas e atribuindo macros.

♦♦♦♦♦

 

Melhor roteador:

D-Link AC3200 Ultra (DIR-895L/R)

Escolhemos como o melhor roteador lançado esse ano, o modelo AC3200 Ultra, que foi apresentado pela D-Link durante a CES 2015. O primeiro grande impacto fica por conta do design totalmente estilizado, lembrando bastante a um drone. Em relação as suas especificações, as coisas ficam ainda mais impressionantes. O AC3200 Ultra é um roteador tri-band, são duas bandas de 5 GHz, e mais uma banda de 2,4 GHz, alcançando uma velocidade máxima de 5.330 Mb/s. Para propagar o sinal a D-Link optou por oito antenas externas.

Obviamente há portas Gigabit Ethernet, portas USB 3.0, e tecnologias de ponta, como o Smart Connect, otimizando largura de banda para um local específico.

 

 

Gostou da nossa seleção? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X