Hardware.com.br entrevista: Alex Becher

Hardware.com.br entrevista: Alex Becher
O nosso entrevistado de hoje traz uma proposta bem ousada reviver os tempos aureos do Orkut, e ao mesmo tempo contrabalancear com inovação, confira nosso bate papo com Alex Becher o criador do Orkuti, ele conta sobre a criação da nova rede social e os planos para o futuro.

Confira:

Hardware.com.br: Alex primeiramente obrigado por aceitar a entrevista, e para esse pontapé inicial queria que você fizesse um resumo sobre os seus passos até chegar a a criação do Orkuti, essa ideia partiu exatamente quando foi oficializado o desfecho do Orkut, ou os planos de ter uma rede social já estavam encaminhados?

Alex Becher: A ideia surgiu após Google anunciar o fim do Orkut, cansado da sobrecarga de propagandas e exposiçao do Facebook, resolvi então trabalhar na criação de uma rede social, tracei uma meta de que precisava lançar no dia do fim do orkut, foram 4 meses de muito trabalho, e no dia 30/09 consegui definitivamente lançar a rede social.

Alex Becher

Hardware.com.br: Em meio a dezenas e dezenas de redes sociais disponíveis para os usuários, o que fazer para convencer esse público a aderir a mais um serviço dessa categoria, somente o lado nostálgico conta?

Alex Becher: Inicialmente a nostalgia foi a atração, juntei algumas características importantes do facebook com umas funcionalidades do finado orkut, aplicados a novas tecnologias pude trazer de volta os depoimentos,scraps,comunidades visitantes do perfil, jogos e outras novidades que pretendemos lançar ainda nesse ano.

Hardware.com.br: O Orkuti atualmente tem em média 170 mil usuários cadastrados certo? Eu li numa outra entrevista sua que os planos é chegar a 1 milhão até o fim do
ano, como está a questão de infraestrutura de servidores pra comportar números que podem ganhar escalas bem maiores, vocês já está se preparando para isso?

Alex Becher: Nossa intenção é chegar no fim do ano com 1 milhão de usuários, contamos hoje com um servidor nos Estados Unidos e já estamos contratando outro servidor para suportar o crescimento da rede.

Hardware.com.br: O finado Orkut passou por algumas mudanças que afastaram o grande
público, além é claro de todo o poder que o Facebook conseguiu ao decorrer desses últimos anos, em sua opinião qual foi o principal erro que o Orkut cometeu ou algum ponto  que não foi trabalhado por eles que você não irá cometer com o Orkuti?

Alex Becher: Acredito que o Google iniciou o Orkut em uma plataforma muito ruim e diante das quantidades de falhas e problemas judiciais acabou deixando  falecer  aos poucos. Pretendo me empenhar a cada dia na minha rede, sempre buscando inovações e atualizações para os usuários haja visto que o Orkuti foi feito do zero e seguindo novas tendências.

Hardware.com.br: Durante os últimos anos do Orkut o grande fluxo de usuários vinha
somente de dois países, Brasil e Índia, tanto que o Orkut era carinhosamente apelidado da rede social brasileiras, como será o Orkuti nessa questão, será um serviço aos fãs locais que acessavam a antiga rede social ou o conceito de globalização faz parte dos planos?

Alex Becher: Inicialmente o site conta apenas com a língua portuguesa, mas já temos acessos do mundo inteiro, acredito que com o tempo vamos ganhar o mundo acho que isso vai ocorrer naturalmente. Brevemente iremos lançar o site em outras línguas.

Hardware.com.br: Através da nossa página no Facebook solicitamos que nossos leitores deixassem nos comentários perguntas e as três melhores seriam incluídas na entrevista, então vamos a elas:

  • Como escolher entre o que manter oferecer de inovação ao se criar uma nova rede social?

Primeiro nossa intenção é atrair o público e com isso investimos em inovação, quando o site conseguir um grande número de seguidores ai sim colocaremos em prática ferramentas para manter o site.

  • Quais as semelhanças e diferenças entre o Orkut e Orkuti?

Tentamos manter pontos fortes no layout como as cores e as posições de ferramentas. As principais semelhanças são as cores como mencionei acima, as fontes e ferramentas. As principais diferenças são o Perfil, Comunidades e Feed onde tentamos corrigir alguns erros que havia no Orkut a nível de segurança. 

  • Qual a finalidade do Orkuti para as pessoas?

O Orkuti não veio para ser apenas mais uma rede social, ela veio com finalidade de colocar aquele usuário que está saturado de vídeos publicitários e em geral publicidades para a interação com seus amigos. Além disso nosso espaço proporciona as pessoas com conhecimentos em criação de CARDs de criar comunidades para divulgação de seus trabalhos além de poetas, escritores…em fim a ideia é diferente das demais.

Hardware.com.br: Alex em relação as questões legais você já se blindou em relação a isso? O fato do Orkuti ter um nome extremamente parecido com o Orkut, utilizar a mesma fonte e  mesma paleta de cores, não pode gerar problemas legais com o Google?

Alex Becher: No lançamento do Orkuti enviamos várias mensagens para o Google comunicando que tínhamos lançado o Orkuti, no entanto não tivemos respostas. Logo após o lançamento entramos com pedido de registro de marcas e patentes do nome e da marca e estamos aguardando. Nós contamos que o Google não nos prejudicará tendo em vista que o Orkut não existe mais, mas se isso acontecer podemos provar que o site foi todo construído do zero e apesar das semelhanças, coisa que até o G + tem com o Facebook, não tem nada do Google ou Orkut no Orkuti, tudo fiz do zero inclusive a fonte para a logo eu tive que usar uma similar e montar o K para ser parecido, mas não usei a fonte original.

Hardware.com.br: O Orkuti está sendo administrado somente por você? Tem algum investidor junto? Conte-nos um pouco mais sobre essas questões.

Alex Becher:  Hoje conto com 4 investidores que me dão apoio financeiro e jurídico, toda a infraestrutura, mídia e publicidade são realizadas por eles.Por enquanto eu sou o desenvolvedor responsável pelas implementações, correções e melhorias, mas nossa intenção e contratar profissionais para isso.

Hardware.com.br: Pra encerrar Alex, queria que você transporte-se para uma sala da imprensa imaginária recheada de repórteres e dissesse  o porque vale a pena criar um cadastro em sua rede social, e claro, por favor deixe o link para que os nossos leitores possam acessar o Orkuti.

Alex Becher: O Orkuti veio para dar aos Brasileiros uma oportunidade de voltar ao passado em um ambiente preparado para o futuro e com isso, promover interação social de forma fácil e segura. Eu penso no Orkuti não como uma rede social e sim como um espaço onde as pessoas realmente vão expor sua vida para amigos e familiares trocando experiências e se ajudando. Bom é isso espero ter ajudado. O link para acesso é este: Orkuti.net

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X