Há 25 anos Tim Berners-Lee colocava no ar o primeiro site da Web

Há 25 anos Tim Berners-Lee colocava no ar o primeiro site da Web

1955 é um ano importantíssimo na história da revolução digital, já que é o ano de nascimento de três grandes personalidades: Steve Jobs, Bill Gates e Tim Berners-Lee. Aposto que desses três nomes, o de Jobs e Gates são os que você rapidamente consegue fazer a associação com seus feitos e importância, contudo, seria bom  que você também incluísse (caso ainda não faça) Berners-Lee nesse processo de associação rápida, já que esse grande físico e cientista da computação é o responsável por imaginar e concretizar o que chamamos de Web.

Como se não bastasse compartilhar o mesmo ano de nascimento, dois desses gigantes também compartilham uma ligação no maior “estilo hyperlink”, em outra ocasião.Tim Berners-Lee utilizou como servidor-web um computador NeXTcube, desenvolvido pela NeXT, empresa que Jobs criou após ser enxotado da Apple, para colocar no ar o primeiro site construído em HTML.

Detalhe para a mensagem colada no computador que dizia que a máquina não podia ser desligada, já que era o servidor

 

O primeiro site da Web foi colocado no ar (continua até hoje em homenagem ao projeto) no dia 06 de agosto de 1991, há exatos 25 anos, no CERN [Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear)], localizado em Genebra, onde Lee era consultor.

Muitas pessoas até hoje não conseguem diferenciador de forma prática internet de web, inclusive uma grande parcela acredita que seja tudo “farinha do mesmo saco”, no entanto não é. A internet é a forma de rede que conecta milhões de computadores (hoje em dia é até melhor dizer milhões de dispositivo), mundo afora, já a Web é um meio de ditar os parâmetros que foram abraçados por toda a indústria para determinar como essas informações são transferidas e criadas em páginas. No caso da Web, estamos falando do HTTP e do HTML.

A Web é apenas a parte do um nome que como um todo traduz a ideia de Berners-Lee: World Wide Web (teia ampa mundial), o famoso WWW, que você vê em todos os sites atualmente. O grande sucesso da web se deve sem dúvidas a essência do projeto, que desde o começo foi pensada para caminhar de forma livre, sem burocracias dos direitos de propriedade intelectual.

Porém, se não fosse a insistência de Berners-Lee, o projeto acabaria sendo patenteado, já que os administradores do CERN estavam ávidos por isso. Tim fez questão que os protocolos fossem colocados de forma livre, em domínio público, essa ação esboçava a dimensão que a Web alcançaria, já que a proliferação de servidores deslanchou.

Desde o inicio da Web o conceito de compartilhamento de informações esteve em pauta, tanto que o primeiro site explicava o processo de configuração de um servidor. Até hoje esse conceito de distribuição de informações continua amplamente ativo, e de múltiplas formas, graças ao progresso da “teia”.

Claro que outros nomes também foram cruciais, como Mark Andreessen, criador do Mosaic, browser que deu inicio a uma revolução de navegação simplificada pela interface, e EV Williams, criador do Blogguer, responsável por facilitar a criação de blogs, que viralizou e virou um portal de entrada para que qualquer um pudesse se aventurar como criador de conteúdo, resgatado uma ideia antiga de Lee, que imaginara a Web como um “tanque de areia”, onde todos pudessem “brincar juntos”. Sabe aquele Youtuber que hoje você passa horas assistindo? Então, ele é um desses participantes desse “imento tanque de areia”.

Depois dessa passagem rápida pela história da Web, caso você que esteja lendo essa matéria ainda não tinha ouvido falar de Tim Berners-Lee, pode ter ficado um pouco constrangido, já que sua criação é tão importante como tantas outras muito mais idolatradas. Mas não precisa se preocupar, desde o início Lee não buscava créditos e sim solucionar problemas e abrir fronteiras. A maior homenagem que você pode prestar é continuar usufruindo e se possível contribuindo com conteúdo para a Web, porque quanto maior a teia, melhor

Siga-me no Twitter@WRPlaza

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X