Há 25 anos eram lançados os primeiros notebooks ThinkPad

Há 25 anos eram lançados os primeiros notebooks ThinkPad

“Não importa onde ou como você pense, existe o IBM ThinkPad esperando para ir com vocꔓUse-o onde achar melhor”. Essas são duas frases utilizadas pela IBM no início dos anos 90 para promover essa que se transformou numa linha histórica de notebooks: ThinkPad.

No dia 05 de outubro de 1992, há exatos 25 anos, eram anunciado os primeiros modelos ThinkPad: 700C, 700 e 300. Na época a imprensa internacional tratava esses novos aparelhos da “Big Blue, que vinham para substituir os L40SX, N51SLC e N51SX, como uma forma de “fazer mais pagando menos”. A tabela abaixo retirada da edição de outubro de 1992 da Computer World compara o L440SX com o ThinkPad 700 e 700C ressaltando que os novos notebooks IBM ofereciam mais recursos do que os modelos anteriores, lançados há 2 anos, e custavam menos.

A série ThinkPad que continua até hoje, sob comando da chinesa Lenovo, que adquiriu a divisão de PCs da IBM em 2005 por US$ 1,25 bilhão, ao passar do tempo virou referência quando o assunto é notebook.

Na época do seu lançamento, a portabilidade que cada vez é mais buscada hoje, já era enfatizada pela IBM, que usou o ThinkPad para representar isso. O dispositivo que iria atender o usuário em qualquer ocasião – até durante um voo de avião. Ressaltando que o TrackPoint, uma espécie de joystick localizado entre as teclas G,H e B poderia substituir o mouse. 

Na própria IBM o ThinkPad era um avanço e tanto. Comparado, por exemplo, ao IBM Portable PC, primeira aposta da companhia em um computador portátil. Lançado em 1986, esse monstro pesava mais de 15 Kg, tinha uma tela de 9 polegadas e 256K de memória interna. O ThinkPad 700C, que era o modelo premium dessa nova linha pesava 3,5 KG, a tela era 10,4 polegadas com painel TFT, HD removível de 120 MB, e três opções de RAM: 4 MB, 8 MB e 16 MB.

O TrackPoint, o teclado em 7 linhas, a cor preta, seu formato quadrado, carcaça em plástico revestida com fibra de carbono, o logo ThinkPad multicolorido, tudo isso hoje são aspectos de uma série histórica, projetada pelo designer italiano Richard Sapper. 

Sapper desenvolveu esse icônico formato a partir de uma Bentō, caixa retangular muito popular no Japão que conta com vários compartimentos para abrigar a comida, similar ao que conhecemos aqui como marmita. 

Graças a essa estrutura icônica elaborada pela IBM em conjunto com Sapper, o 700C recebeu mais de 300 prêmios relacionados à design. 

Até o nome ThinkPad carrega uma boa história. Reza a lenda que durante décadas a IBM distribuía notebooks para os seus clientes e funcionários com a palavra Think carimbada em uma capa de couro marrom. O nome ThinkPad foi sugerido pelo funcionário Denny Wainwright, que tinha um bloco de notas no bolso quando a ideia veio em sua mente.

De início, a IBM rejeitou o nome, já que seus computadores na época eram distinguidos com uma combinação de números e letras. No entanto, devido a excelente aceitação do público e imprensa, o nome ThinkPad foi mantido.

Desde 2005 a Lenovo carrega a responsabilidade de manter o legado da série ThinkPad, e mesmo com as naturais evoluções da tecnologia, vem conservando similaridades com o design que eternizou essa linha. Embora com o ThinkPad Z a tradicional cor preta deu lugar a um novo acabamento, em titânio brilhante.

Para comemorar os 25 anos da série ThinkPad e os seus mais de 130 milhões de unidades vendidas a Lenovo anunciou essa semana uma edição limitada inspirada no 700C. Referências ao passado não faltam: logo multicolorido, trackpoint, teclado em sete linhas, entre outras coisas.

O hardware é de ponta: tela de 14 polegadas com resolução Full HD (1920x 1080 pixels), processador Intel Core i7 de 7ª geração (i7-7500U), 16 GB de memória RAM, SSD de 512 GB e a placa de vídeo NVIDIA GeForce 940MX. O preço é salgadíssimo! Na Europa as 625 unidades serão vendias cada uma por 2.379 euros, cerca de R$ 8.7360, em conversão direta. Confira abaixo algumas imagens dessa versão comemorativa.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X