Conta aí pra gente: qual foi o pior Windows que você usou?

Conta aí pra gente: qual foi o pior Windows que você usou?

A história do sistema operacional Windows remonta há quase quatro décadas. A primeira versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 1.0, foi lançada em 20 de novembro de 1985. E nem era um sistema operacional propriamente dito. Mas sim uma interface gráfica para o MS-DOS. O objetivo era facilitar e popularizar o uso de computadores domésticos.

Pois bem, 37 anos depois, sabemos que o sistema operacional Windows deu muito certo! Hoje ele é o sistema mais usado em desktops e notebooks de todo o mundo. Os concorrentes, como o macOS, da Apple e as várias distribuições Linux não conseguem sequer fazer cócegas na soberania do Windows.

Leia também
Conta aí pra gente: o que você acha do Windows 11?
13 curiosidades sobre o Windows

Ao longo desses quase 40 anos, a Microsoft lançou diversas versões do Windows. Algumas deram muito certo e são lembradas com nostalgia até hoje. É o caso do Windows XP. Outras versões rapidamente conquistaram a antipatia do público (estou olhando para você, Windows Vista).

Minha história com o Windows

Windows 95

A minha história com o sistema operacional da Microsoft começou com o Windows 95. Mas na época eu só tinha a oportunidade de usar um computador no laboratório de informática da escola. Ou seja, no máximo duas vezes por semana. Posteriormente tive a oportunidade de usar o Windows 98 e Windows Millenium, mas sempre de forma muito esporádica.

Comecei a me familiarizar mesmo com o sistema a partir do Windows XP, que foi lançado em 2001. Foi mais ou menos na mesma época em que ganhei o meu primeiro PC. Minha mãe me matriculou em um curso de informática na já extinta SOS Computadores. Lembro do entusiasmo dos professores ao apresentarem o novíssimo Windows XP. Com sua interface bonita, colorida e bem trabalhada.

De lá pra cá não parei mais de usar computadores. Aprendi muita coisa sobre o Windows, hardware e manutenção de computadores. Instalei tantas vezes o Windows XP que sabia decorado os textos de cada tela do processo de instalação.

O pior Windows que eu usei

Windows Vista

Seis anos depois veio o Windows Vista… Pois é, e aqui entramos na pergunta do “Conta aí pra gente” de hoje. O pior Windows que eu usei foi o Vista. Eu lembro que o sistema era bem inovador para a época. Foi o primeiro a trazer a interface Aero, que deixava as bordas das janelas transparentes. E os widgets. Eu achava muito massa poder colocar aquele reloginho e os post-its no canto da tela.

O que eu não sabia, na época, era que o Windows Vista comia tantos recursos. Na época meu computador não tinha nem sequer 2 GB de RAM. Fazer o Windows Vista rodar na minha modesta máquina me proporcionou muita dor de cabeça, raiva, xingamentos e, obviamente, travamentos. Fatalmente eu acabei voltando para o Windows XP, retornando ao Windows Vista apenas depois de fazer um upgrade no meu computador.

Ironicamente, o Windows Vista foi a primeira versão do sistema que eu comprei original! Inclusive, tenho até hoje a caixa dele guardada em algum lugar por aqui.

Agora eu quero saber de vocês! Qual foi o pior Windows que você já usou?

A seção “Conta aí pra gente” é um quadro fixo do Hardware.com.br em que temas interessantes sobre o mundo da tecnologia são colocados em pauta para que você, leitor, participe e interaja conosco 😉

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X