Confira todas as novidades do Windows 10

Confira todas as novidades do Windows 10

Caro leitor, ontem foi um grande dia para a Microsoft, o dia em que oficialmente o Windows 10 foi apresentado. Dia em que Satyla Nadella, CEO da empresa, subiu ao palco para apagar de vez da mente de todos o fantasma do Windows 8 e Windows 8.1 e reconquistar a mídia e os usuários com o novo sistema. Confesso que será uma tarefa difícil apagar a mancha do fracasso do Windows 8, assim como demorou alguns anos para o fracasso do Windows Vista ser arquivado. Mas uma coisa é fato: o Windows 10 é simplesmente uma caixa de novidades, uma enxurrada de tabus que acompanharam o Windows por anos sendo quebrados. O principal deles é a apresentação do novo navegador que substituirá o Internet Explorer. Pensando nisso, resolvemos criar um compilado com todas as novidades apresentadas durante a conferência dia Microsoft. Confira abaixo!

Windows 10 será gratuito para usuários que utilizam Windows 7 e Windows 8.1

A primeira grande informação divulgada sobre o Windows 10 no evento foi direcionada ao modo de distribuição do sistema. Para os usuários do Windows 7 e Windows 8.1 que tiveram seus sistemas com licenças oficiais, poderão atualizar para o novo Windows de forma gratuita durante o primeiro ano de vida do Windows 10. Sem dúvida, uma grande jogada de marketing para ajudar na proliferação do novo sistema. Os usuários que possuírem um smartphone com Windows Phone 8.1 também irão receber a atualização para o novo sistema.

Além disso, Nadella confirmou que o Windows 10 receberá atualizações constantes durante toda a vida útil do seu dispositivo. O novo Windows praticamente vai agir como um “software as a service”, já que o Windows 10 será executado em todos os dispositivos, confirmando os boatos de que o novo sistema será o único a se adaptar ao hardware do dispositivo.

Interface do Windows 10

Claro que durante o evento a Microsoft não deixaria de enfatizar sobre a aparência do Windows 10 com o retorno do menu iniciar. O novo/antigo iniciar é um híbrido entre o iniciar convencional que todos já conhecem com o conceito dos live tiles implementado a partir do Windows 8 com diversas opções de personalização.

Foi mostrado também um centro de ações que irá incluir as novas notificações, nova barra de tarefas e integração com o Bing para pesquisas como calendário, agenda e o modo de assistente pessoal.

Os ícones foram remodelados, com um design mais moderno. A função Continuum vai ser de extrema importância para o novo sistema. Esta função vai adaptar a interface do sistema operacional de acordo com o dispositivo que estará sendo usado, facilitando o uso para qualquer tipo de usuário, independente se você estiver utilizando interface teclado/mouse ou touchscreen.

Cortana está presente no Windows 10

Finalmente confirmou-se que o assistente de voz digital Cortana estará disponível no Windows 10. Como não poderia deixar de ser durante a apresentação, foram usadas aquelas frases impactantes de conferencias desse tipo. A citação sobre a Cortana foi “ter a Cortana em seu PC é como ter outro membro da família para te ajudar a fazer as coisas”.

Os comandos que serão utilizados com a Cortana serão extensos. Poderemos, por exemplo, solicitar o inicio de alguma aplicação, pedir para que seja exibida a galeria de fotografias tiradas em um determinado momento, procurar arquivos que estão armazenados localmente ou na nuvem, abrir uma apresentação, enviar um e-mail e etc. E se você achar que isso é pouco, saiba que a Cortana também será multitarefa, permitindo a execução varias ordens de uma vez, além de aprender com os seus gostos e preferências, montando o seu perfil de uso. A Microsoft garante que será o assistente pessoal mais inteligente do mercado, graças a sua total integração com o Windows 10. A Cortana estará disponível para os usuários que estão testando a versão insiders do Windows 10  nos próximos meses.

Windows 10 para Smartphones

A nova versão do sistema para dispositivos móveis também foi destaque durante o evento. A primeira grande novidade do Windows 10 para smartphones é a questão dos aplicativos universais, um aspecto que reforça o conceito de uma plataforma unificada. Além da reformulação na aparência do Windows 10 para computadores, a versão para smartphones também recebeu uma grande modificação, com sua tela inicial totalmente personalizável, e sua melhor integração com diferentes aplicativos de mensagens.

O novo centro de ações foi um dos pontos altos da apresentação, com uma aparência bem mais organizada e integração com o PC, permitindo a remoção de notificações a partir da plataforma.

Project Spartan, novo navegador do Windows 10

Outra grande surpresa apresentada pela Microsoft foi o seu novo navegador, o Project Spartan, que estará presente em todos os dispositivos equipados com o  Windows 10. O que significa que ele estará disponível em todas as variações de equipamentos, como smartphones, tablets e etc. O novo navegador não estará disponível nas versões de testes do Windows 10, estando disponível somente na versão final. A Microsoft promete que o Spartan irá estrear um novo motor de renderização, que certamente poderá ajudar a melhorar o desempenho contra o Internet Explorer.

.A nova interface mantém um toque minimalista, além de novas funcionalidades como a capacidade de inclusão de notas diretamente na tela do browser, na medida em que poderemos praticamente “brincar” com uma página da web, salvar e compartilhar.

Haverá também uma plena integração com a Cortana, assim como o modo leitura. A Microsoft não deixou claro se será possível utilizar extensões, mas disse que entre 3 a 5 meses estará disponível.

Aplicativos universais para smartphones, tablets e PCs com o Windows 10

O Windows 10 irá oferecer aplicações universais, ou seja, os aplicativos do Windows 10 serão otimizados e poderão ser executados a partir de qualquer dispositivo, como smartphone, tablets ou PCs que rodem o novo sistema. 

A Microsoft está trabalhando na criação de aplicações universais a partir dos aplicativos nativos do sistema, como Skype e o cliente de e-mail Outlook. A gigante de Redmond mostrou uma aplicação que será executada da mesma forma em um notebook ou desktop em um smarthpone com sincronia com o Onedrive.

Uma atenção especial foi dada ao novo Office Touch, especialmente projetado para smartphones e tablets com o  Windows 10. A Microsoft também confirmou uma única Store, loja de aplicações únicas para centralizar todos os dispositivos do Windows 10.

Realidade aumentada para o Windows

Realidade aumentada também fez parte da apresentação da Microsoft. O sistema chamado Windows Holographic é um conceito do futuro, que ainda está em desenvolvimento.  Além disso, também foi apresentado o Microsoft Hololens, outro conceito funcional que funciona completamente de forma autônoma e integrada com um terceiro chip de processamento holográfico que acompanhará a CPU e GPU que será high-end.

Sua disponibilidade foi anunciada simultaneamente com o Windows 10, o que significa que será mais um complemento para o novo sistema. Confira abaixo o vídeo sobre esse novo conceito de realidade aumentada da Microsoft, com a premissa de “transformar suas palavras em hologramas”.

Jogos no Windows 10

Os jogos no Windows 10 serão mais sociais e interativos, algo que vai desempenhar um papel importante na nova aplicação do Xbox para o novo sistema operacional da Microsoft. Esse aplicativo oferece uma estrutura organizada, completa, com a capacidade de conversar com os amigos e visualizar os jogos gravados. Vale destacar a integração com a Steam na barra de tarefas do Windows 10. Outro ponto alto da apresentação foi a menção da nova API, o DirectX 12. Em termos gerais a nova API permite que os desenvolvedores tenham um maior controle sobre a CPU e GPU podendo traduzir num desempenho de 50%.

A Microsoft também mostrou outras características interessantes, como a capacidade de streaming a partir do Xbox One em qualquer PC ou tablet com o Windows 10, outro item que reforça o conceito de unificação das plataformas. O Xbox também receberá o Windows 10, um movimento que certamente irá aumentar as possiblidades de jogo no PC ou console.

Tablet de 84 polegadas com Windows 10

Durante o evento, a Microsoft apresentou o Microsfot Surface Hub, um supertablet de 84 polegadas com resolução 4K projetada para salas de videoconferência. Isso é uma nova categoria de produtos para ajudar as equipes nas empresas. Com o novo dispositivo, é possível escrever diretamente na tela com dois dedos ou com lápis óticos graças ao seu digitalizador ativo.

Será possível também executar aplicativos como o Office 365 a partir de notebooks, tablets ou smartphones, compartilhando conteúdo através da tela diretamente em qualquer site na internet.

A Microsoft também apresentou uma nova versão do Skype for Business, que também conta com recursos de voz e vídeo além da possiblidade de escrita de notas na tela.

O supertablet está disponível em duas versões: 84 e 55 polegadas, com resolução 4K nativa e, claro, o Windows 10. Não foram reveladas as especificações em nível de hardware do novo aparelho, mas o painel poderia ser da Samsung ou da Sharp. O preço e disponibilidade não foram revelados. Confira abaixo um vídeo do Microsoft Surface Hub. 

Windows 10 data de lançamento

Na próxima semana, a Microsoft publicará uma nova versão do programa insider com a nova versão do Windows 10 para os ambientes de trabalho que possivelmente já seja a versão Beta. Com certeza é uma grande oportunidade para testar todas as novidades. A versão do Windows 10 para smartphones estará disponível a partir de fevereiro. 

Em abril a Microsoft discutirá durante a conferência Build as questões ligadas ao desenvolvimento. Se tudo ocorrer nos conformes, a RTM para OEMs poderá estar disponível pouco tempo depois. Já a versão final do novo Windows estará disponível no quarto trimestre desse ano.

Confira abaixo um vídeo em que o vice-presidente do Windows, Joe Belfiore, apresenta um panorama completo sobre o novo Windows. E caso queria assistir a apresentação na íntegra clique aqui.

E ai gostou das novidades? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X