Confira nossas primeiras impressões do ASUS Zenfone 4

Confira nossas primeiras impressões do ASUS Zenfone 4

 

Recebemos da ASUS o Zenfone 4, que será lançado oficialmente no Brasil no dia 03 de outubro. Globalmente a família Zenfone 4 conta com 6 aparelhos. Ainda não sabemos se todos chegarão em nosso país, mas entre os confirmados está o Zenfone 4, que será disponibilizado em duas variantes de hardware: uma com Snapdragon 630 / 4 GB de RAM/ 64 GB de armazenamento interno, e a outra com Snapdragon 660 / 6 GB de RAM / 64 GB de armazenamento interno – essa é a versão que recebemos. Ambos contam com tela de 5,5 polegadas com painel Super IPS+ (600 nits de brilho) e resolução Full HD.

O Zenfone 4 é um aparelho que flerta com uma das “modinhas” da indústria atual, a aplicação de duas câmeras traseiras. Inclusive a questão das câmeras está sendo fortemente enfatizada na campanha de divulgação do aparelho, com o slogan We Love Photo (Amamos fotografia). 

Nesse aspecto a companhia se adequa a tendência atual com um conjunto dual câmera traseira, uma com 12 MP (abertua f/1.8 e sensor Sony IMX362) e uma grande angular (120º, abertura f/2.2 e sensor Omnivision 8856) de 8 MP, porém a tela ainda não está seguindo o padrão do “infinito”, ocupando boa parte da área frontal. O aproveitamento de tela em relação ao corpo do Zenfone 4 melhorou quando comparado ao Zenfone 3 (71,4% contra 70,6%), mas ainda está longe do que vemos na concorrência. Talvez a decisão de manter a tela mais “curtinha” no Zenfone 4 pode ser considerada aceitável já que é um modelo intermediário, mas no Zenfone 4 Pro, que é o carro-chefe da família equipado com o Snapdragon 835, seria interessante se essa relação tela/corpo fosse mais aproveitada.

Na passagem do Zenfone 2 para o 3 a ASUS promoveu mudanças drásticas e excelentes no design, como a questão da construção. Do Zenfone 3 para o 4 há apenas um refinamento. O modelo que recebemos é o da cor Midnight Black, ele passa um ar mais de produto lde luxo em relação ao Zenfone 3 preto safira que analisamos no ano passado.

A construção segue o mesmo padrão unibody, o “sanduíche” com vidro abraçando a estrutura em metal. O vidro utilizado no Zenfone 4 é o mesmo do Zenfone 3, o Gorilla Glass 2.5D, que evita ainda mais que quedas o danifiquem. O botão power e controle de volume continuam nos mesmo lugar, à esquerda. A bandeja dual-SIM na direita. Enquanto no Zenfone 3 o conector P2 é na parte superior no Zenfone 4 ele foi movido para baixo, ao lado do conector USB Tipo-C e do alto-falante.

A principal alteração no design do Zenfone 4 aparece no posicionamento do leitor de digitais e da câmera. No Zenfone 3 o leitor de digitais é na parte traseira, abaixo da câmera. No Zenfone 4 é na parte frontal, seguindo a tradicional aplicação no botão home. Em relação as câmeras, além de mais capacidade e recursos a ASUS conseguiu entregar um aparelho mais flat, não há protuberâncias nos sensores – situação que ocorria no single sensor do Zenfone 3. No lado direito das duas câmeras há o sensor de correção de cor e o flash LED. Embora o aparelho não tenha uma cara única, já que lembra outros modelos como o Honor 8, a questão de manter os círculos concêntricos na parte traseira, uma assinatura da ASUS traz mais identidade ao produto. 

O sistema é o Android 7.1.1 (Nougat), com as modificações promovidas pela ASUS e sua interface ZenUI 4.0 que nesse primeito contato se mostra bem mais clean, com ícones flat ainda mais minimalistas.

A impressão que tive até o momento com o aparelho é que a ASUS continua numa boa caminhada de aprimoramento de seus smartphones, valorizando uma excelente construção, dentro desses parâmetros dos smartphones intermediários de gama alta, e trazendo novos recursos para a família como a presença de duas câmeras.

Fique de olho em nosso site para conferir quando iremos publicar a análise completa dessa nova aposta da ASUS. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X